Estamos no inverno e, com as temperaturas baixas, é importante redobrar os cuidados com a saúde, pois o organismo sofre importantes variações para reagir e se proteger na época mais fria do ano.
Quando falamos em saúde durante o inverno, o que vem à mente são os cuidados para evitar doenças respiratórias, bastante comuns nessa época. Mas o inverno vai além da incidência ou agravamento dessas doenças, ele também está associado ao aumento dos casos de problemas cardiovasculares.
Pois é! Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o frio pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto em até 30%. São dados preocupantes, e vamos entender o motivo pelo qual isso acontece.
O que acontece com o coração no inverno?
Com as temperaturas mais baixas, ocorre uma reação natural do organismo para manter o corpo aquecido. Assim, com o frio, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos para ajudar o corpo a reter calor. Porém, isso dificulta a circulação normal do sangue e aumenta o esforço do coração para bombeá-lo.
Embora seja um mecanismo natural, a vasoconstrição pode causar algumas consequências ao organismo, como dores no peito, falta de ar, coração acelerado ou até mesmo a incidência de algum problema cardiovascular. Aliás, mesmo que pequeno, o estreitamento dos vasos sanguíneos pode causar a ruptura de placas de gordura nas artérias, provocando um infarto ou um AVC.
Os problemas cardiovasculares considerados mais comuns durante o inverno são:
- Infarto;
- Angina – dor no peito ocasionada pela isquemia;
- Isquemia – redução do fluxo sanguíneo no coração;
- Arritmia – batimentos cardíacos fora de ritmo;
- Acidente vascular cerebral (AVC) – rompimento ou entupimento de vasos sanguíneos que transportam sangue ao cérebro.
O risco maior é para as pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas ou com predisposição para desenvolvê-las, como hipertensos, diabéticos, pessoas com colesterol alto, ou ainda aquelas que já infartaram ou tiveram AVC. O cuidado vale para todos, mas esse grupo precisa de atenção redobrada nessa época do ano.
Aliás, a hipertensão também é uma grande vilã da estação, pois muitas pessoas abandonam os cuidados com a saúde, deixando a prática de atividades físicas e alimentação saudável de lado. Até mesmo o acompanhamento médico acaba ficando para depois, e isso aumenta, e muito, os riscos à saúde, principalmente à saúde cardiovascular.
Para evitar problemas cardíacos durante o inverno
Não deixe para depois o check-up médico, principalmente o cardiológico.
Além disso:
- Hidrate-se;
- Agasalhe-se de forma adequada;
- Esteja com a vacinação em dia;
- Mantenha as orientações médicas;
- Evite fumar e o consumo de álcool em excesso;
- Siga com a prática de atividade física;
- Mantenha uma alimentação saudável. Mesmo com o frio, evite os pratos calóricos e priorize frutas, legumes e verduras;
- Evite situações que possam aumentar o risco de contrair infecções, como frequentar ambientes com aglomerações.
Não abandone os cuidados com a saúde durante o inverno e esteja atento aos sinais do próprio organismo. Ao sentir algo diferente, procure ajuda imediatamente. Não importa a estação do ano, cuidar-se é sempre fundamental!