A solicitação para a “internacionalização temporária extraordinária” do Aeroporto Leite Lopes foi feita e está aguardando a aprovação dos órgãos competentes.
O Aeroporto Leite Lopes, localizado em Ribeirão Preto, poderá iniciar operações com voos internacionais já em abril. A informação foi comprovada pela Rede Voa, empresa responsável pela gestão do aeroporto.
Segundo a empresa que administra o aeroporto, foi feita uma solicitação para a “internacionalização temporária extraordinária” do terminal, que está atualmente em processo de aprovação pelos órgãos competentes.
O principal objetivo é receber voos internacionais durante a realização da Agrishow 2025, evento que ocorrerá entre 28 de abril e 2 de maio em Ribeirão Preto. Nos próximos dias, as autoridades responsáveis, como a Polícia Federal, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e outros órgãos, devem emitir uma resposta final sobre o pedido.
Reformas no Aeroporto
Visando viabilizar a operação de voos internacionais de maneira permanente, o Aeroporto Leite Lopes está passando por uma reforma desde outubro de 2023. A estimativa é que os investimentos na obra cheguem a R$ 15 milhões, com o objetivo de facilitar o processo de internacionalização. Marcel Moure, CEO da concessionária, acredita que o aeroporto pode começar a receber voos internacionais regulares até o final de 2025.
Vale ressaltar que, no início de fevereiro, o acesso ao terminal passou por modificações devido às obras. Agora, os passageiros estão sendo direcionados ao portão de desembarque, ao invés do portão de embarque, para acessar o terminal. Além disso, o acesso de veículos pela via principal foi fechado, e os carros devem seguir pela via secundária, mantendo-se à esquerda, conforme as novas orientações.