O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade devido à passagem da frente fria nesta segunda-feira (12). De acordo com o alerta, a umidade relativa do ar pode cair para níveis entre 12% e 20% até quarta-feira (14).
A baixa umidade pode aumentar o risco de incêndios, causar ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. As áreas afetadas incluem Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Campinas, Araçatuba, Marília, Araraquara, Piracicaba, Bauru e Vale do Paraíba.
A frente fria que está atingindo o interior paulista deve continuar a reduzir as temperaturas até, pelo menos, quarta-feira (14). Em Ribeirão Preto, a previsão é de mínima de 10°C, conforme a Climatempo. Não há previsão de chuvas para os próximos dias.
Os meteorologistas informam que a nova frente fria, combinada com um ciclone extratropical no oceano, está trazendo ventos adicionais para a costa do Sudeste e intensificando o ar frio. Como resultado, as manhãs e madrugadas serão bastante frias no Estado de São Paulo.