Um incêndio atingiu o subsolo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto na manhã desta sexta-feira (10). De acordo com Hilton Ricz, superintendente em exercício da unidade, o fogo teve início na estação de energia do prédio principal. Como resultado das chamas, nove pacientes, sendo oito adultos e uma criança, foram transferidos para hospitais municipais.
Os pacientes que não precisaram ser deslocados já retornaram aos seus leitos, que estão em funcionamento normal. No entanto, a área de recuperação do centro cirúrgico segue fora de operação, pois fica próxima ao local afetado pelas chamas.
Ricz informou que tanto a brigada de incêndio do hospital quanto o Corpo de Bombeiros foram acionados para conter o incêndio e realizar o resgate. Até o momento, não há registros de feridos.
O superintendente explicou que o incidente não afetou diretamente os pacientes internados, mas cinco pessoas que estavam em recuperação pós-cirúrgica precisaram ser transferidas para os hospitais Santa Lydia e Francisco de Assis. Pacientes que aguardavam consultas eletivas também foram retirados do local por medidas de segurança e seus atendimentos foram reagendados.
Ricz destacou que a prioridade no momento é aguardar a dispersão da fumaça no prédio para que as atividades do hospital possam ser retomadas ainda no período da tarde. Ele também mencionou que os geradores foram acionados enquanto se aguarda o restabelecimento da energia no edifício principal.