A cidade de Ribeirão Preto se envolveu em dois acidentes aéreos em um período de 10 dias. O primeiro, que envolveu o elenco do Botafogo, aconteceu no dia 30 de julho, quando dois aviões – Latam e Boeing 737 da Gol – colidiram no pátio de taxiamento do Aeroporto de Congonhas.
O elenco do Botafogo se preparava para ir à Florianópolis para enfrentar o Avaí quando o incidente aconteceu. Felizmente, a aeronave que iria a Santa Catarina sofreu danos apenas na fuselagem, e ninguém ficou ferido.
O segundo acidente envolvendo a cidade aconteceu na última sexta-feira (09), quando um avião da VoePass, antiga Passaredo, companhia aérea de Ribeirão Preto, caiu em uma área residencial em Vinhedo, interior de SP. A aeronave havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h58, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O avião transportava 58 passageiros e 4 tripulantes. A prefeitura de Vinhedo (SP) confirmou que não houve sobreviventes.
A Voepass, antiga Passaredo, foi fundada por José Luiz Felício, pai do atual proprietário, José Luiz Felício Filho, em 1995, em Ribeirão Preto (SP). O empresário ficou à frente da empresa apenas por sete anos, antes de transferir o controle e gestão ao filho.
Confira vídeos dos acidentes: