Projeto aprovado pela Câmara prevê construção em até dois anos em área hoje ocupada pela GCM
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou nesta segunda-feira (12) um projeto de lei complementar que autoriza a doação de um imóvel ao Governo do Estado para a construção da nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). O espaço doado é o atual endereço da Guarda Civil Metropolitana (GCM), localizado na Vila Seixas, na rua Lafaiete, nº 1.676.
A mudança será possível porque a sede da GCM será transferida para outro prédio, na rua Olinda, nº 150, no Jardim Sumaré, onde hoje funciona o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O terreno da futura DDM tem 2 mil metros quadrados de área total, com 823 metros já construídos, e está avaliado em mais de R$ 1,5 milhão.
De acordo com o texto aprovado, a previsão é que a nova delegacia seja construída em até dois anos a partir da publicação oficial da lei. Atualmente, a DDM funciona na avenida Costábile Romano, na Ribeirânia, em instalações consideradas inadequadas para a demanda crescente da unidade.
Desde março, a DDM passou a oferecer atendimento 24 horas, beneficiando também mulheres de outras 15 cidades da região. A nova estrutura pretende ampliar esse serviço, com foco em acolhimento, incentivo à denúncia e combate à subnotificação de casos de violência doméstica.