A abertura do movimento “Maio Amarelo 2024”, em Ribeirão Preto, foi marcada por uma exposição de veículos batidos e a simulação de uma cena com vítima fatal por sinistro de trânsito. A ação que chamou a atenção de dezenas de condutores ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6, na praça Hélio Smidt (no cruzamento das avenidas Nove de Julho e Antônio Diederichsen), no Jardim América.
A atividade contou com um carro que aparentava ter capotado, uma motocicleta com a estrutura externa danificada e um boneco utilizado para simular uma fatalidade na malha viária.
“Nossa intenção é chamar atenção da população e essa ação foi realizada com o apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Atualmente, 94% dos sinistros de trânsito acontecem por imprudência e isso é o que gera maior preocupação, porque significa que estas ocorrências poderiam ser evitadas. O trânsito é uma responsabilidade de todos e para isso a gente pede a conscientização da população, principalmente, com atitudes prudentes no trânsito”, afirmou Thainá Diniz, chefe da Escola Pública de Trânisto da RP Mobi.