A tão aguardada sequência de O Auto da Compadecida chega aos cinemas no dia 25 de dezembro, trazendo de volta a icônica dupla João Grilo e Chicó, interpretados por Matheus Nachtergaele e Selton Mello. Passados 20 anos da primeira história, o filme, dirigido por Flávia Lacerda e Guel Arraes, mostra a vida tranquila de Chicó em Taperoá, onde ele vive vendendo santinhos, até a surpreendente reaparição de João Grilo.
Agora, João Grilo é visto como uma celebridade na cidade, após rumores de sua morte e ressurreição. Juntamente com Chicó, ele causa uma verdadeira reviravolta em Taperoá, em meio a novas aventuras e situações inusitadas. A amizade entre os dois personagens segue como o núcleo da trama, com temas como fama e ambições sendo explorados de forma bem-humorada.
No elenco, novos rostos se juntam aos antigos. Taís Araújo interpreta a Compadecida, personagem que foi de Fernanda Montenegro no primeiro filme. Outros nomes de peso, como Humberto Martins, Fabíula Nascimento e Luis Miranda, também compõem o time, trazendo novas figuras à mítica cidade de Taperoá.
O filme, que começou a ser planejado em 2019, foi desenvolvido com a ideia de conectar as questões sociais de hoje com o espírito crítico e cômico de Ariano Suassuna, autor do original. A produção também destaca a trilha sonora, com músicas interpretadas por grandes artistas como Maria Bethânia e Juliana Linhares.
Utilizando tecnologia de LED para criar um cenário que remete ao Brasil dos anos 1950, o filme traz uma Taperoá estilizada e fantástica, mais próxima do imaginário nordestino de Suassuna, com uma atmosfera de fábula que complementa a narrativa.
O Auto da Compadecida 2 é produzido pela Conspiração e H2O Produções, com apoio de importantes patrocinadores, e promete continuar a tradição de humor e crítica social do clássico nacional.