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Hospital São Paulo conquista o mais alto nível de acreditação em saúde no Brasil

Foto Divulgação
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O Hospital São Paulo, administrado pela Unimed Ribeirão Preto, acaba de alcançar um marco significativo em sua trajetória: a certificação ONA 3 – Nível Excelência, o mais alto reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) para instituições de saúde no país que avalia os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão.

O selo foi concedido após uma visita de manutenção da acreditação anterior, na qual o hospital avançou do Nível 2 (Acreditado Pleno) para o Nível 3 (Excelência). Essa conquista consagra a maturidade institucional e a consolidação de práticas internas. “A ONA 3 confirma que estamos no caminho certo ao priorizar três pilares estratégicos: a experiência do cliente, a humanização do cuidado e uma gestão por eficiência”, afirma Rodrigo Monesi, gerente hospitalar do Hospital São Paulo.

Segundo ele, a certificação ONA 3 atesta que o hospital não apenas cumpre rigorosos critérios de segurança do paciente e gestão integrada, mas também demonstra ciclos consistentes de melhoria 1 contínua. A avaliação foi conduzida por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), com equipe habilitada pela ONA, que analisou mais de 1,7 mil requisitos em áreas como qualidade assistencial, processos de gestão e ambiente organizacional.

Excelência em prática

A evolução do Hospital São Paulo na certificação ONA é resultado de um trabalho progressivo iniciado em 2016, quando obteve a primeira acreditação (Nível 1 – Acreditado). Em 2018, alcançou o Nível 2 – Acreditado Pleno. Agora, em 2025, atinge o Nível 3 – Excelência, consolidando sua posição entre as instituições de saúde mais bem avaliadas do país.

Entre os pontos fortes destacados na recente avaliação estão as ações voltadas para a experiência do paciente, como atividades com contadores de histórias, apresentações musicais ao vivo e acolhimento espiritual, que reforçam o cuidado humanizado. Somam-se a isso as reformas estruturais e melhorias no ambiente hospitalar, os investimentos contínuos na capacitação das equipes e os programas que promovem a cultura de segurança. Também foram valorizadas as comemorações em datas especiais, que fortalecem o vínculo com os colaboradores, além das iniciativas de comunicação interna e gestão participativa.

A atuação ativa das comissões de resíduos e de fornecedores, a implementação de melhorias a partir das manifestações dos clientes e o uso de um sistema que monitora e estimula boas práticas institucionais, completam o conjunto de diferenciais reconhecidos na certificação. 

“Esse resultado reflete o trabalho consistente de toda a equipe do Hospital São Paulo e comprova nosso compromisso com um modelo de assistência centrado nas pessoas, com qualidade, segurança e sustentabilidade”, destaca Julio Cesar Paim, diretor-geral CEO da Unimed Ribeirão Preto.

O selo ONA 3 – Excelência obtido pelo Hospital São Paulo terá validade de dois anos, período durante o qual serão realizadas visitas periódicas de manutenção, com o objetivo de acompanhar e estimular a continuidade das boas práticas.

Referência nacional e internacional

A ONA é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1999 para coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação. Mais de 2.500 certificações já foram homologadas pela instituição, que é reconhecida internacionalmente por meio da ISQua (International Society for Quality in Health Care), ao lado de organizações de países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Canadá.

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O selo foi concedido após uma visita de manutenção da acreditação anterior, na qual o hospital avançou do Nível 2 (Acreditado Pleno) para o Nível 3 (Excelência). Essa conquista consagra a maturidade institucional e a consolidação de práticas internas. “A ONA 3 confirma que estamos no caminho certo ao priorizar três pilares estratégicos: a experiência do cliente, a humanização do cuidado e uma gestão por eficiência”, afirma Rodrigo Monesi, gerente hospitalar do Hospital São Paulo.

Segundo ele, a certificação ONA 3 atesta que o hospital não apenas cumpre rigorosos critérios de segurança do paciente e gestão integrada, mas também demonstra ciclos consistentes de melhoria 1 contínua. A avaliação foi conduzida por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), com equipe habilitada pela ONA, que analisou mais de 1,7 mil requisitos em áreas como qualidade assistencial, processos de gestão e ambiente organizacional.

Excelência em prática

A evolução do Hospital São Paulo na certificação ONA é resultado de um trabalho progressivo iniciado em 2016, quando obteve a primeira acreditação (Nível 1 – Acreditado). Em 2018, alcançou o Nível 2 – Acreditado Pleno. Agora, em 2025, atinge o Nível 3 – Excelência, consolidando sua posição entre as instituições de saúde mais bem avaliadas do país.

Entre os pontos fortes destacados na recente avaliação estão as ações voltadas para a experiência do paciente, como atividades com contadores de histórias, apresentações musicais ao vivo e acolhimento espiritual, que reforçam o cuidado humanizado. Somam-se a isso as reformas estruturais e melhorias no ambiente hospitalar, os investimentos contínuos na capacitação das equipes e os programas que promovem a cultura de segurança. Também foram valorizadas as comemorações em datas especiais, que fortalecem o vínculo com os colaboradores, além das iniciativas de comunicação interna e gestão participativa.

A atuação ativa das comissões de resíduos e de fornecedores, a implementação de melhorias a partir das manifestações dos clientes e o uso de um sistema que monitora e estimula boas práticas institucionais, completam o conjunto de diferenciais reconhecidos na certificação. 

“Esse resultado reflete o trabalho consistente de toda a equipe do Hospital São Paulo e comprova nosso compromisso com um modelo de assistência centrado nas pessoas, com qualidade, segurança e sustentabilidade”, destaca Julio Cesar Paim, diretor-geral CEO da Unimed Ribeirão Preto.

O selo ONA 3 – Excelência obtido pelo Hospital São Paulo terá validade de dois anos, período durante o qual serão realizadas visitas periódicas de manutenção, com o objetivo de acompanhar e estimular a continuidade das boas práticas.

Referência nacional e internacional

A ONA é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1999 para coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação. Mais de 2.500 certificações já foram homologadas pela instituição, que é reconhecida internacionalmente por meio da ISQua (International Society for Quality in Health Care), ao lado de organizações de países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Canadá.

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