Ação inédita começa neste sábado (14) e será realizada por etapas em toda a cidade
Em referência ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, comemorado em junho, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto promove neste sábado (14) um mutirão pioneiro para avaliar o risco de quedas entre pessoas idosas. A ação faz parte do Programa de Saúde da Pessoa Idosa e será executada ao longo de dois anos, com atendimentos planejados para todas as regiões da cidade.
Neste primeiro momento, o foco será nos moradores do distrito Central. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) farão o agendamento diretamente com os usuários. Para participar, é necessário apresentar o Cartão Hygia e a receita médica mais recente. Cada UBS participante oferecerá 30 vagas para atendimento.
UBSs que participam desta primeira etapa:
- UBS Vila Tibério
- UBS Central
- UBS João Rossi
- UBS Campos Elíseos
- CSE Vila Tibério (Centro de Saúde Escola)
Durante o mutirão, os profissionais de saúde realizarão avaliações clínicas e funcionais, incluindo testes para medir equilíbrio, força muscular, velocidade da marcha e outras capacidades físicas. Também serão feitas análises nutricionais e avaliações de vulnerabilidade e fragilidade. As atividades serão coordenadas por fisioterapeutas do Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.
Ao final da avaliação, cada participante receberá a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, contendo dados sobre histórico clínico, vacinas, medicamentos e orientações importantes para o dia a dia. Em até 45 dias, a UBS entregará um relatório personalizado com recomendações médicas, sugestões de atividades físicas ou encaminhamentos para outros serviços de saúde. A próxima fase do projeto deve contemplar os distritos Norte, Leste, Oeste e Sul.