Após a vitória sobre o Coritiba, que marcou o fim da participação do Botafogo na Série B, o clube entrou em período de férias. O técnico Márcio Zanardi declarou que o elenco passará por diversas mudanças até o retorno aos trabalhos, previsto para o dia 16 de dezembro.
Com apenas 18 vitórias em 62 jogos ao longo do ano, o time não atingiu 40% de aproveitamento nas competições, incluindo o Paulistão, Copa do Brasil, Copa Paulista e Série B.
Zanardi anunciou que haverá mudanças significativas no elenco, agradecendo aos jogadores, mas ressaltando que no futebol essas transições são naturais.
“Vamos começar a mexer no elenco. Agradeço os jogadores, e futebol é dessa forma. (…) Temos vários renovando, indo embora e vários chegando. A partir de agora nós pensamos exclusivamente em 2025”, afirmou o treinador.
O técnico também destacou a necessidade de mudança na mentalidade da equipe:
“Futebol é dinâmico, não vamos atirar pedra, apontar dedos, precisamos trazer jogadores vencedores, precisamos nos acostumar a vencer, para termos um ano importante”.
Zanardi também revelou a permanência do volante argentino Leandro Maciel, que renovou seu contrato com o Pantera por mais dois anos.
“Ele já assinou, o Leandro fica com a gente”, confirmou Zanardi.
Ao todo, 19 jogadores têm contrato se encerrando entre novembro e dezembro. Entre eles estão os goleiros João Carlos, Michael e Victor Souza; os zagueiros Fábio Sanches, Bernardo Schappo e Raphael; os laterais Patrick Brey, Pedro Costa, Jean Victor e Thassio; os meio-campistas Felipinho, Fillipe Soutto e Carlos Manuel; e os atacantes Robinho, Negueba, Douglas Baggio, Alex Sandro, Bruno Marques e Victor Andrade.