Lance foi muito contestado pelos jogadores e torcedores do tricolor, após a derrota por 1×0 para o Verdão
A Federação Paulista de Futebol divulgou, nesta terça-feira pela manhã, o áudio da equipe do VAR que analisou a marcação do pênalti de Arboleda em Vitor Roque durante a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o São Paulo, no Allianz Parque.
Aos 43 minutos do primeiro tempo, no confronto válido pela semifinal do Paulistão, o São Paulo cometeu um erro na saída de bola, o atacante palmeirense roubou a posse e, já dentro da área, caiu após o contato com o zagueiro são-paulino.
O árbitro Flávio Rodrigues de Souza assinalou o pênalti imediatamente, e a equipe do VAR ratificou a decisão. Raphael Veiga foi responsável pela cobrança, convertendo o gol que garantiu a vitória do time alviverde.
O VAR Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral explicou durante a análise do lance: “Ele faz o calço com a perna esquerda na perna esquerda do jogador adversário… Esse é contato, ok? O pênalti está confirmado.”

O episódio gerou diversas reclamações por parte do São Paulo, incluindo declarações do presidente Julio Casares e postagens oficiais do clube nas redes sociais.
Com a vitória no Allianz Parque, o Palmeiras garantiu sua vaga na final do Campeonato Paulista, pelo sexto ano consecutivo. Atual tricampeão, o time comandado por Abel Ferreira enfrentará o Corinthians, que superou o Santos na outra semifinal.