Uma decisão com muitos gols, uma série de homenagens ao Rei Pelé e o novo recorde de público de 2023. A final da Supercopa Betano do Brasil foi um sucesso.
A decisão estabeleceu o novo recorde de público e renda da temporada atual. No total, 56.095 torcedores assistiram ao jogo em Brasília. A renda foi de R$ 11,6 milhões.
Com dois gols de Raphael Veiga e outros dois de Gabriel Menino, o Palmeiras venceu o Flamengo, por 4 a 3, neste sábado (28), no Mané Garrincha, e conquistou pela primeira vez o título da competição que abre oficialmente o calendário do futebol nacional.
Ao conquistar o título, o Palmeiras recebeu da CBF a maior premiação já entregue ao campeão da Supercopa Betano do Brasil 2023. O Verdão faturou 10 milhões de reais. O Flamengo, por sua vez, recebeu 5 milhões de reais. O valor pago aos dois clubes é mais que o dobro em relação à última edição.
– Foi uma verdadeira festa do futebol. Reverenciamos o nosso maior ídolo com a participação emocionante do torcedor num jogo que os dois clubes mostraram a força do futebol brasileiro em campo – afirmou o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues
O dirigente foi o idealizador das homenagens a Pelé, morto no dia 29 de dezembro.
A CBF levou para Brasília a réplica das três Copas do Mundo conquistadas pelo maior jogador de todos os tempos. Pouco antes do início do jogo, já com os times em campo, Ednaldo Rodrigues, Kely e Flávia Nascimento, filhas do ex-jogador, levaram os troféus ao centro do gramado. Lá, atletas e todo o público presente ao Mané Garrincha fizeram um minuto de aplausos ao Rei do Futebol.
– Obrigado presidente. Que dia lindo, emocionante e divertido. Viva nossa seleção, viva o nosso futebol – disse Kely Nascimento após o encerramento da decisão.
No final da partida, o Palmeiras recebeu o troféu no pódio em formato de uma coroa.
– Essa é uma das muitas homenagens que a CBF vai fazer ao maior ídolo do futebol mundial. Pelé é eterno. Tenho como missão sempre celebrar o legado do nosso Rei – afirmou o presidente da CBF, que entregou o troféu ao campeão junto com o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
A cerimônia de entrega das medalhas contou também com a participação das duas filhas de Pelé, do presidente da Federação do Estado do Rio de Futebol, Rubens Lopes, e do Interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli.
“Acho que estamos diante de um momento histórico. Não só pela homenagem ao Pelé, trazendo as três taças, as colocando próximas do público. o Presidente Ednaldo foi muito sábio nesta escolha. Parabéns ao Palmeiras, que saiu campeão. Parabéns ao Flamengo, que jogou muito bem e poderia ter saído campeão também. É o início de um grande ano que a CBF terá nas suas competições”, destacou Julio Avellar, Diretor de Competições da CBF.
A escolha de Brasília para sede da decisão da Supercopa Betano do Brasil contou com o aval do Interventor, que garantiu toda a operação de segurança na capital federal. O Presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos, também coordenou a realização da partida. O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, acompanhou a partida em Brasília.
– Parabéns ao Flamengo e ao Palmeiras pelo belo espetáculo. Uma festa linda sem incidentes. Página virada, provando que quando há comando as coisas funcionam. Parabéns aos profissionais da segurança pública do DF pela operação exemplar. Obrigado à PRF e à Força Nacional pelo apoio – postou Ricardo Cappelli, no seu twitter.
Foto – Bruno Spada / CBF