Comercial anuncia as duas últimas contratações do ano para a Série A2

O Leão do Norte realizou nesta quarta feira o anúncio de dois novos contratados para a temporada do Paulistão A2. São eles: Luiz Henrique meio campista, e o volante Paulo Meneses, que também joga de lateral esquerdo. São as duas últimas contratações do ano.

Desde 2021 Luiz Henrique estava jogando no futebol de Malta pela equipe do Kercem Ajax, fez 11 gols em 46 jogos.

O volante Paulo Meneses tem 28 anos, atuou pelo São Raimundo-RR, e até enfrentou o Botafogo pela Copa do Brasil deste ano, jogou também a Série D do Brasileiro e Copa Verde. Passou pelo Anapolina-GO, onde disputou a segunda divisão goiana. Na temporada marcou quatro gols.

Paulo Meneses

BOTAFOGO ESTREIA NO PAULISTÃO NO DIA 20 DE JANEIRO; CONFIRA A TABELA COMPLETA DESMEMBRADA

O Botafogo estreará no Campeonato Paulista no dia 20 de janeiro (sábado), às 18h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike. A data e o horário da partida foram confirmadas pela FPF (Federação Paulista de Futebol) nesta terça-feira (26 de dezembro).

O jogo marcará a inauguração da nova iluminação do campo botafoguense. Na semana passada, o clube fechou parceria com a Novvalight, fabricante de luminárias industriais.

Na segunda rodada, o Tricolor vai encarar o Água Santa no dia 23 de janeiro (terça-feira), às 21h30, em Diadema. Na rodada seguinte, o Pantera visita o Red Bull Bragantino no dia 27 de janeiro (sábado), às 17h15, no Estádio Nabi Abi Cheddid, em Bragança Paulista.

Na quarta rodada, o adversário será o Santo André em jogo marcado para o dia 1º de fevereiro (quinta-feira), às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike.

Três dias depois (domingo – 4 de fevereiro), às 16h, o Pantera visita o Ituano.

Na sequência, o Tricolor pega a Ponte Preta no dia 7 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike.
Na sétima rodada, o clube vai até Limeira, onde enfrentará a Internacional no dia 11 de fevereiro (domingo), às 16h.

Logo depois, o Tricolor jogará diante do Corinthians no dia 14 de fevereiro (quarta-feira), às 21h35, no no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike.

Na nona rodada, o Pantera jogará no dia 17 de fevereiro (sábado), às 18h, quando visitará o Mirassol.

Logo depois, o Botafogo fará dois jogos como mandante. Na décima rodada, pegará a Portuguesa no dia 25 de fevereiro (domingo), às 18h. Na sequência, enfrentará o Guarani no dia 2 de março (sábado), às 20h.

O Tricolor encerra a sua participação na primeira fase diante do Palmeiras no dia 10 de março (domingo), às 18h, fora de casa.

O Botafogo faz parte do Grupo D juntamente com o São Paulo, Novorizontino e São Bernardo.

CONFIRA A TABELA DO PAULISTÃO

1ª RODADA – 20/01 – (Sábado) – 18h – Botafogo x Santos
2ª RODADA – 23/01 – (Terça-feira) – 21h30 – Água Santa x Botafogo
3ª RODADA – 27/01 – (Sábado) – 17h15 – Red Bull Bragantino x Botafogo
4ª RODADA – 01/02 – (Quinta-feira) – 19h – Botafogo x Santo André
5ª RODADA – 04/02 – (Domingo) – 16h – Ituano x Botafogo
6ª RODADA – 07/02 – (Quarta-feira) – 19h – Botafogo x Ponte Preta
7ª RODADA – 11/02 – (Domingo) – 16h – Inter de Limeira x Botafogo
8ª RODADA – 14/02 – (Quarta-feira) – 21h35 – Botafogo x Corinthians
9ª RODADA – 17/02 – (Sábado) – 18h – Mirassol x Botafogo
10ª RODADA – 25/02 – (Domingo) – 18h – Botafogo x Portuguesa
11ª RODADA – 02/03 – (Sábado) – 20h – Botafogo x Guarani
12ª RODADA – 10/03 – (Domingo) – 18h – Palmeiras x Botafogo

Preço de alimentos e juros contribuíram para frear inflação em 2023

O comportamento dos preços dos alimentos e a política monetária, que impôs juros altos na economia em 2023, foram fatores que ajudaram a inflação ficar controlada neste ano que termina. A avaliação é de especialistas ouvidos pela Agência Brasil, nesta quinta-feira (28), quando foram divulgados dois índices de inflação. 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), tido como a prévia da inflação oficial do país, fechou 2023 em 4,72%, o menor resultado dos últimos três anos. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Calculado pela Fundação Getulio Vargas, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou deflação no ano, ou seja, a média dos preços ficou em queda de 3,18%. O resultado marca uma inflexão do índice, que chegou a fechar 2020 em 23,14%. O ano de 2021 também ficou na casa de dois dígitos, 17,78%. Em 2022, sinalizou desaceleração, terminando em 5,45%. 

Fatores 

Para o economista e professor do Ibmec Gilberto Braga, os números mostram acertos da política macroeconômica do governo e do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), responsável por ditar a taxa básica de juros da economia, a Selic. 

Ao longo do ano, a Selic foi mantida em patamares altos, como forma de desestimular a economia e, consequentemente, combater a inflação. O ano começou com taxa de 13,75% e, depois de quatro cortes seguidos no segundo semestre, encerra 2023 em 11,75% 

Braga destaca que há grupos de preços que ainda pressionam os índices. “Principalmente dos aluguéis, que vêm subindo mais do que a inflação média da economia”. Mas ressalta que “o preço dos alimentos, de uma forma geral, vêm caindo, o que vem contrabalançar de maneira positiva as pressões de aumento”. 

O professor do Ibmec espera manutenção da tendência para o próximo ano. “Para 2024, esse comportamento dos preços deve permanecer com a inflação tendendo a cair”.  

No entanto, Gilberto Braga aponta que há riscos vindo de fora do Brasil. “Pressão externa, sobretudo, por conta dos conflitos bélicos da Rússia com a Ucrânia e do Oriente Médio [ofensiva israelense na Faixa de Gaza], que influenciam os preços do petróleo, dos seguros e do livre fluxo de comércio internacional”, descreve. 

“A expectativa, apesar dessas ameaças, é bastante positiva para 2024”, completa. 

Commodities 

O pesquisador André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), aponta que um elemento que ajudou a moldar a inflação de 2023 foram os preços das commodities (matérias-primas básicas negociadas com preços internacionais) agrícolas e minerais. 

“Na parte agrícola, soja, milho e trigo, que são matéria-prima para vários outros alimentos, tiveram quedas muito fortes do preço ao produtor”. A soja, por exemplo, caiu 21,92%. No caso do milho, o recuo foi ainda maior, 30,02%. 

Braz explica que o comportamento do IGP-M representa uma “devolução” do choque inflacionário causado pela pandemia entre 2020 e 2022.  

“Dado as safras, que foram muito boas tanto no Brasil quanto em outros países produtores de grãos, a gente teve essa queda de preços muito grande. Então ajudou a compensar um pouco aquela fase de aumentos agudos”, explica. 

Apesar de o IGP-M divulgado nesta quinta-feira ser o menor já registrado para um ano fechado (-3,18%), Braz observa que o índice mostra uma tendência de aceleração. Em julho, o acumulado de queda em 12 meses era 7,72%. 

“Está acelerando, está ficando cada vez mais próximo de zero e vai migrar para um terreno positivo. Número negativo é algo incomum para o IGP-M porque, em condições normais, a trajetória desses preços é de alta”, contextualiza.  Em dezembro o índice mensal ficou em 0,74%. 

IPCA 

Sobre o IPCA, Braz sinaliza que o resultado de 0,40% de dezembro ficou acima do esperado. A causa foi a concentração no mês de reajustes de preços controlados. “Vimos aumento de [taxa de] água e esgoto, energia, ônibus, trem e metrô em várias cidades do país”, lista. 

Ainda especificamente para o mês de dezembro, o economista da FGV interpreta que houve surpresa no preço de alguns alimentos, especialmente os de características sazonais.  

“Não foi um aumento generalizado, foi um aumento sazonal, produtos que normalmente têm uma oferta menor no verão, cuja oferta é prejudicada pelo clima, como produtos de feira livre. Por exemplo, hortaliças, legumes e frutas vieram inflados em função desse clima mais hostil”. 

Outra influência foi a alimentação fora de casa. “Nesse período de festas e de férias, as famílias costumam comer em restaurantes, lanchonetes, então os preços do menu normalmente sobem pela demanda”. 

Apesar dessa sinalização em dezembro, Braz salienta que, ao longo do ano, o preço dos alimentos teve um comportamento positivo para a economia brasileira, contribuindo para que a inflação oficial ficasse abaixo do esperado no início do ano, quando o mercado estimava o IPCA perto de 5,5%. 

O IPCA-15 mostrou que o grupo alimentos e bebidas subiu 0,83% em 2023.  

“É muito pouco frente a uma inflação média de 4,72%. Em termos reais, a alimentação não subiu de preço. Isso foi bom porque a alimentação compromete mais o orçamento de famílias de menor renda e, por conta disso, você tem espaço para que essas famílias consumam outras coisas “, diz. 

O IPCA fechado do mês de dezembro e do ano 2023 será divulgado no dia 11 de janeiro. Braz estima que o número seja perto de 4,45%.  

Se concretizado esse patamar, estaria dentro da meta do Banco Central, 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, ou seja, o limite superior é de 4,75%. 

Para 2024 

Já para o ano que vem, assim como Gilberto Braga, do Ibmec, que tem uma visão otimista, Braz espera um IPCA fechando 2024 por volta de 4%. No entanto, também enxerga desafios, como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a ofensiva israelense contra o Hamas. 

André Braz acrescenta ainda outro fator de preocupação: o El Niño, fenômeno climático que modifica a temperatura das águas do oceano pacífico e impacta safras em diversas regiões do planeta. 

“Da mesma forma que vai afetar os preços ao produtor no IGP-M, vai afetar os preços ao consumidor também, é um repasse. Isso pode ser o desafio para o ano que vem”. 

No cenário interno, Braz cita que a política fiscal do governo, ou seja, o montante de gastos públicos, pode intervir no comportamento da inflação, caso haja dúvidas de o governo não cumprir a meta orçamentária. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz buscar déficit zero em 2024.  

“Se essa meta fica ameaçada, pode haver uma desvalorização do câmbio [frente ao dólar], e essa desvalorização causa inflação porque a gente passa a importar as coisas a um preço maior”, explica. 

Juros 

O economista do Ibre avalia que a política de juros do BC cumpriu, em 2023, o papel de debelar a inflação. Mas ressalta que a Selic em 11,75% ainda é muito alta, o que a torna um desafio para o crescimento do país, geração de emprego e renda. 

Mesmo com os desafios citados, Braz acredita que a inflação seguirá uma trajetória controlada o suficiente para permitir mais quedas na taxa básica de juros. 

“Acho que o BC vai ter condições de continuar cortando [a taxa] ainda que existam esses desafios no radar. É provável que a Selic termine o ano que vem, quem sabe, em torno de 9%”, acredita. 

Edição: Sabrina Craide

Peruíbe reúne belezas naturais e muita história

Conhecida como o Portal da Jureia, a cidade se localiza entre o mar e as montanhas do Parque Estadual da Serra do Mar. Suas maiores atrações estão ligadas à natureza preservada e as praias intocadas entre os costões, cercadas pela mata, corredeiras e piscinas naturais. Uma das áreas de proteção ambiental é a Reserva Ecológica da Jureia–Itatins, importante santuário ecológico do Brasil. 
Na região central, as praias são urbanizadas com quiosques, calçadão, ciclovia e jardins. Já a Praça Flórida, na avenida Padre Anchieta, inaugurada no ano passado, oferece feira de artesanato, praça de alimentação, quadra esportiva e um parque infantil. O comércio funciona a partir das 17h30, de quarta-feira a domingo, até o final do carnaval. As apresentações artísticas são a partir das 20 horas. 
Ao sul, as belezas naturais também são destaque, como a praia do Costão e a famosa ducha natural, além da Prainha e da praia do Guaraú
Uma das novidades é o Boulevard do Guaraú, localizado no bairro, na antiga Rua 12, que foi inaugurado pela prefeitura no ano passado. O local oferece boa estrutura com bancos e área de lazer para quem quiser fazer passeios de barco e conhecer o rio Guaraú.    
Outros pontos de atração são as cachoeiras, como as corredeiras do Perequê, com piscinas naturais, e a do Paraíso, também com piscinas naturais e uma bela queda d´água.
Patrimônio histórico
As Ruínas do Abarebebê formam um dos patrimônios históricos mais ricos da arquitetura nacional. No local estão as bases de uma igreja, uma das primeiras do Brasil erguida no século XVI, para catequizar os indígenas. Nas imediações foi instalado o segundo colégio de meninos do Brasil e formou-se o aldeamento de São João Batista.
Outro ponto turístico e histórico da Cidade é o Museu Histórico e Arqueológico de Peruíbe, localizado na antiga Estação Ferroviária restaurada, no bairro da Estação e próximo ao centro de Peruíbe. Um valioso acervo pode ser visto com cerca de cinco mil peças dos séculos XVIII e XIX, dispostas em expositores de madeira e vidro. Hoje, o Museu está fechado ao público já que será iniciada uma reforma pela prefeitura.  
História  
Na época do descobrimento do Brasil pelos portugueses, em 1500, já existia na região a Aldeia dos Índios Peroibe, que pertencia à Capitania de São Vicente. 
A cidade está ligada à presença dos padres jesuítas pelo litoral de São Paulo. Em 1549, chegou o padre Leonardo Nunes para a catequese dos índios, onde já havia sido construída a primeira Igreja de São João Batista. Os indígenas o apelidaram de “Abarebebê”, o que significa “padre voador” em tupi-guarani.  
Em 1554, o padre José de Anchieta chegou ao aldeamento. No ano de 1640, passou a ser conhecida como Aldeia de São João Batista e, em 1789, os padres jesuítas foram expulsos do Brasil. A aldeia entrou em declínio, mas pertencia a Itanhaém.
Com a construção da Estrada de Ferro Santos-Juquiá, vieram novos habitantes, em 1914. A bananicultura fortaleceu a região. Nos anos 50, com a construção de rodovias ao Litoral Sul, a atividade comercial começa a crescer. 
A cidade está ligada à presença dos padres jesuítas pelo litoral de São Paulo. Em 1549, chegou o padre Leonardo Nunes para a catequese dos índios, onde já havia sido construída a primeira Igreja de São João Batista. Os indígenas o apelidaram de “Abarebebê”, o que significa “padre voador” em tupi-guarani.  
Em 1554, o padre José de Anchieta chegou ao aldeamento. No ano de 1640, passou a ser conhecida como Aldeia de São João Batista e, em 1789, os padres jesuítas foram expulsos do Brasil. A aldeia entrou em declínio, mas pertencia a Itanhaém.
Com a construção da Estrada de Ferro Santos-Juquiá, vieram novos habitantes, em 1914. A bananicultura fortaleceu a região. Nos anos 50, com a construção de rodovias ao Litoral Sul, a atividade comercial começa a crescer. 
A emancipação política de Peruíbe aconteceu com o plebiscito, em 24 de dezembro de 1958. E em 18 de fevereiro de 1959 é que o distrito passou a ser um município independente.

Conteúdo Secretária de Turismo SP

Feriado de Ano Novo altera funcionamento dos órgãos municipais

Com feriado prolongado de Ano Novo, do dia 30 de dezembro de 2023 até 2 de janeiro de 2024, os órgãos municipais terão alterações nos horários de atendimento.

É o caso do Poupatempo, que irá funcionar normalmente até quinta-feira, 28 de dezembro, tendo seu atendimento suspenso nos dias 29 e 30 de dezembro e no dia 1 de janeiro de 2024, retomando os serviços na terça-feira, 2, após às 13h.

O Bosque Zoo Municipal Dr. Fábio Barreto funcionará até sábado, 30 de dezembro, voltando ao funcionamento no dia 2 de janeiro.

Já os serviços essenciais, como saneamento básico, infraestrutura e transporte, irão funcionar sob escala de plantão. Confira as alterações.

SAERP

Por ser um serviço essencial, a Secretaria de Águas e Esgoto de Ribeirão Preto terá somente o atendimento presencial, no Poupatempo, interrompido durante o feriado prolongado, funcionando até do dia 28 de dezembro e retomando no dia 2 de janeiro de 2024, após às 13h.

Mas, a Central de Atendimento 0800 115 0 115, que funciona 24h, não terá alterações.

Os demais serviços oferecidos pela Saerp funcionarão sob escala de plantão a partir de sábado, 30 de dezembro, retornando ao funcionamento na terça-feira, 2 de janeiro após as 12h.

Infraestrutura

Os serviços de coleta da Secretaria de Infraestrutura, como a Coleta Porta a Porta, estarão suspensos somente no dia 1º de janeiro de 2024, segunda-feira.

Já os ecopontos, funcionarão normalmente até sábado, 30, e ficarão fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

RP Mobi

A central de atendimento ao usuário do transporte coletivo, 0800 16 16 001, funcionará durante o feriado prolongado do Ano Novo, com alterações somente no dia 31 de dezembro, com atendimento das 6h às 20h, e no dia 1º de janeiro, das 7h às 18h.

Já os postos de atendimento, como o posto Praça da Bandeira, estarão fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, voltando ao funcionamento no dia 2 de janeiro no horário normal, e a Central de Benefícios e Vendas, funcionará normalmente até o sábado, 30 e retornarão ao funcionamento na terça-feira, 2, a partir das 12h.

Os terminais urbanos, como Hospital das Clínicas, Jardim São José, Vila Abranches, Ribeirão Verde, José Sampaio e Bonfim Paulista, também sofrem alterações no funcionamento, ficando fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Já o do Ribeirão Shopping, terá atendimento no domingo e segunda-feira, mas funcionando das 6h às 14h, e o terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig também, atendendo das 6h às 20h.

Administrativo e trânsito:

Na sexta-feira, dia 29 de dezembro, não haverá atendimento ao público no prédio administrativo da RP Mobi (rua General Câmara, 2910 – Jardim Presidente Dutra) por motivos de dedetização. No feriado do dia 1º, também estará fechado. O atendimento retoma no dia 2 de janeiro, das 12h às 18h.

Já os serviços de plantão para apoio emergencial ao trânsito funcionarão normalmente pelo telefone (16) 3934-9500.

Comércio foi o setor que mais gerou empregos em novembro

O mês de novembro foi positivo para o comércio em Ribeirão Preto. Dos 793 empregos com carteira assinada registrados no período, 588 vagas foram geradas pelo setor.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 28 de dezembro, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), compilados pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento.

O levantamento apontou também que as mulheres formam a maioria das contratações, com 473 vagas assumidas pelo público feminino, contra 320 de homens. Os números representam 69,6% do total de registros.

Ainda considerando os setores econômicos, o de serviços também obteve um bom desempenho, com 219 contratações.

Em relação à faixa etária, permanece a preferência significativa do mercado por jovens com até 24 anos. Eles somam 673 contratações e correspondem a 84,9% do total no mês de novembro.

Em análise à escolaridade, os registros com carteira assinada de pessoas com nível médio de ensino continuam sendo o que mais cresce, seguido pelo nível superior.

Com os dados de novembro, Ribeirão Preto alcança a marca total de 239. 170 pessoas empregadas.