Prévia da inflação oficial de 2023 fica em 4,72%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), tido como a prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,40% em dezembro. Com esse resultado, a inflação prévia de 2023 fecha em 4,72%, abaixo dos 5,90% de 2022. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O IPCA-15 de dezembro ficou 0,07 ponto percentual (p.p.) acima do registrado em novembro. O resultado foi influenciado principalmente pelo preço das passagens aéreas, que subiram 9,02%, o maior impacto individual no mês (0,09 p.p.). Esse resultado fez com que o grupo transportes tivesse o maior peso na inflação mensal, de 0,16 p.p. Ao longo de todo 2023, os bilhetes de avião apresentaram alta de 48,11%. 

Ainda em dezembro, um alívio para o bolso do brasileiro veio do preço dos combustíveis, que caiu 0,27%. Houve queda do óleo diesel (0,75%), etanol (0,35%) e gasolina (0,24%), enquanto o gás veicular registrou alta de 0,08%. 

O segundo maior impacto na alta de dezembro veio do grupo alimentação e bebidas, com elevação de 0,54%. A alimentação no domicílio subiu 0,55% em dezembro. Contribuíram para esse resultado as altas da cebola (10,63%), batata-inglesa (10,32%), arroz (5,46%) e carnes (0,65%). Já o tomate caiu 7,95% e o leite longa vida, 1,91%. A alimentação fora do domicílio teve alta de 0,53%.

Ano

No acumulado de 12 meses, dos nove grupos analisados pelo IBGE, apenas um apresentou recuo de preços, os artigos de residência com queda de 0,03%. Terminaram com alta os grupos alimentação e bebidas (0,83%), habitação (4,94%), vestuário (3,39%), transportes (7,41%), saúde e cuidados pessoais (7,31%), despesas pessoais (5,54%), educação (8,20%) e comunicação (2,85%). 

O IPCA fechado do mês de dezembro e do ano 2023 será divulgado no dia 11 de janeiro.

Edição: Fernando Fraga

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online), revelam que foram 1.079 mortes pela doença até esta quarta-feira (27).

Na série histórica divulgada pela pasta, também com base no Sinan, o maior número de óbitos no período de um ano completo ocorreu em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.

Questionado sobre o recorde, o Ministério da Saúde informou que, com a previsão de aumento de casos, cerca de 11,7 mil profissionais de saúde foram capacitados em 2023 para manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses, que são infecções causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.

“O Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção por parte de todos para reduzir a transmissão das doenças. Para evitar o agravamento dos casos, a população deve buscar o serviço de saúde mais próximo ao apresentar os primeiros sintomas”, diz a nota.

Ainda segundo a pasta, foi incorporada, no último dia 21, a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. A vacinação será focada em público e regiões prioritárias, com definição de estratégias de utilização das doses disponíveis prevista para ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Edição: Aline Leal

Conheça Águas de Lindóia: muita natureza e tranquilidade

Fazendo divisa com Minas Gerais, e localizada a cerca de 95 quilômetros de Campinas e 180 km de São Paulo a cidade de Águas de Lindóia é um destino muito procurado por turistas que buscam a tranquilidade em uma das cidades mais bonitas do estado paulista e que fica na Serra da Mantiqueira. A cidade é conhecida por suas águas minerais desde a década de 60 e passeios interativos com opções para todos os gostos e idades: diversão para os pequenos, SPA para os adultos, ecoturismo para os aventureiros e muitas comida para os amantes da gastronomia. Conheça alguns passeios recomendados em Águas de Lindóia:
Balneário Municipal – Com as águas minerais relaxantes, oferece momentos de lazer e relaxamento para os turistas, com banhos terapêuticos, massagens, banhos relaxantes e hidratantes, drenagem linfática, ducha escocesa, entre outros serviços. Um verdadeiro SPA com águas da mais alta qualidade. Além disso, no local existem piscinas e escorregadores para adultos e crianças.

Praça Adhemar de Barros – É cartão postal de Águas de Lindóia e sedia muitos eventos e festas da cidade. O local possui um grande lago, onde é possível ver diversos animais como capivaras, gansos, patos e cisnes, no local ainda é possível andar de pedalinho. Além disso, ainda há uma grande área verde, perfeita para um passeio calmo. Ao redor da praça o turista irá encontrar vários restaurantes, lanchonetes e sorveterias.

Morro do Cruzeiro e Cristo Redentor – É aquele local para se admirar a cidade de uma vista panorâmica. Águas de Lindóia se estende pelo horizonte composta por muito verde e colinas no horizonte. Lá de cima do morro há a estátua do Cristo Redentor da cidade.

Passeio de trenzinho – É uma ótima opção para quem quer passear por toda a cidade, pois passa pelos principais pontos turísticos saindo da Praça Adhemar de Barros e passando pelo Morro do Cruzeiro. O passeio que dura 40 minutos, é uma boa opção para se conhecer a cidade.

Morro Pelado – É uma montanha que fica na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, a 4 km de Águas de Lindóia, e o acesso é feito por estrada íngreme. Com 1400 metros de altitude, de cima do morro é possível ter uma vista privilegiada de toda a região. No local existe uma plataforma de voo livre de asa delta, para os mais aventureiros.
São quase duas horas de passeio, passando por paisagens incríveis até chegar ao Morro Pelado. Outras opções de passeios pela natureza é fazer excursões aos ranchos locais, como o Rancho São Nicolau, que oferece aulas de equitação e passeios a cavalo. Já no Sítio Monte Alegre é possível se aventurar entre a mata em trilhas ecológicas, encontrar animais como javali e avestruz, e ainda provar algumas das delícias culinárias produzidas no local, como queijos e doces caseiros.

Engenho do Barreiro – Um passeio para quem gosta de história, é conhecer o Engenho do Barreiro que guarda os maquinários da época colonial, como a moenda de cana acionada por tração animal. No local, é produzida uma cachaça artesanal. O engenho também produz café e fubá.

Represa Cavalinho Branco – Ideal para passear e apreciar a natureza, a represa Cavalinho Branco é um espaço de muito sossego no centro da cidade. Com paisagens privilegiadas, são muitos os visitantes que aproveitam o destino para praticar exercícios físicos e fazer caminhada. Uma dica é esperar o fim de tarde para curtir o pôr do sol no local, pois a vista é surpreendente.

Igreja Nossa Senhora das Graças – Faz parte da Paróquia Nossa Senhora das Graças e representa um traço histórico de Águas de Lindóia. Fundada em 1967, a igreja reúne belas imagens sacras e representa um espaço de fé e meditação no centro da cidade. É possível visitá-la de terça a sexta das 8h às 12h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 12h.

Parque aquático – A apenas 20 minutos do centro da cidade, está o parque aquático Thermas Hot World, em que suas piscinas são preenchidas com água quente. Dentre as atrações estão toboáguas, bar molhado, espaço para crianças e até um ofurô gigante com capacidade para até 20 pessoas. Além das atrações aquáticas, o parque também oferece opções mais radicais, como arvorismo e escalada, e também possui lanchonete e restaurante.Veja mais

Conteúdo Secretária de Turismo SP

Ano de 2024 terá 10 feriados e 8 pontos facultativos; veja a lista

O governo federal divulgou, nesta quinta-feira (28), os dias de feriados nacionais e estabeleceu os dias de ponto facultativo, para o ano de 2024. 

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, entre as 18 datas comemorativas, 8 são pontos facultativos e 10, feriados nacionais. Entre os feriados, quatro cairão em finais de semana. 

A lista é dirigida ao funcionalismo público de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejuízo da prestação dos serviços públicos considerados essenciais e poderá ser seguida em todo o território nacional. 

No segundo semestre de 2024, três dos cinco feriados caem em fins de semana (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro). Os dois feriados do último semestre do próximo ano que caem em dias úteis são o da Proclamação da República (15 de novembro), em uma sexta-feira e do Natal (25 de dezembro), a penúltima sexta-feira de 2024. 

Confira a lista de feriados:

1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional) – segunda-feira; 

29 de março, Paixão de Cristo (feriado nacional) – sexta-feira; 

21 de abril, Tiradentes (feriado nacional) – domingo; 

1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional) – quarta-feira; 

7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional) – sábado; 

12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional) – sábado; 

2 de novembro, Finados (feriado nacional) – sábado; 

15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional) – sexta-feira; 

20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional) – quarta-feira; 

25 de dezembro, Natal (feriado nacional) – quarta-feira. 

Confira a lista de pontos facultativos:

12 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo) – segunda-feira; 

13 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo) – terça-feira; 

14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas) – quarta-feira; 

30 de maio, Corpus Christi (ponto facultativo) quinta-feira; 

31 de maio (ponto facultativo) – sexta-feira; 

28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo); 

24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas) – terça-feira; 

31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas) – terça-feira.

Menos feriados

Em 10 de novembro deste ano, durante a reunião ministerial do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a falar da quantidade de feriados prolongados de 2023. Na ocasião, o presidente fez a ponte entre o número de feriados e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “Exageradamente, neste ano, teve muito feriado prolongado. No ano que vem, os feriados vão cair mais no sábado, o que significa que o PIB vai crescer um pouco mais, porque as pessoas vão ficar um pouco mais a serviço do mundo do trabalho”, previu Lula. 

No início deste mês, o presidente tornou feriado nacional o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, em homenagem à data de morte da liderança negra Zumbi dos Palmares. Até então, a data era feriado em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1,2 mil cidades, decretado em leis municipais e estaduais. 

Economia 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que os feriados em dias úteis favorecem alguns setores da economia, como o turismo, mas geram prejuízos ao comércio, devido à queda no nível de atividade e elevação dos custos de operação, por exemplo, com o pagamento de horas extras aos trabalhadores. 

A entidade estima que, com mais dias úteis, em 2024, as perdas do comércio com os feriados serão um pouco menores, na comparação com 2023. O cálculo médio da CNC é de que cada feriado em dias úteis tenha gerado o prejuízo de R$ 3,22 bilhões ao varejo nacional, em 2023. 

Com base nisto, no próximo ano, o prejuízo do setor por conta de feriados nacionais deverá ser de R$ 27,92 bilhões, 4% menor do que em 2023, quando o prejuízo fechará o ano em R$ 28,99 bilhões, projeta a CNC. 

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, defende o equilíbrio. “Nossos segmentos ligados ao turismo se beneficiam desse calendário, o que é muito positivo. Mas segmentos econômicos como o varejo registram perdas com lojas fechadas e menor movimentação de público, por exemplo. A validade desse levantamento é dar luz sobre o cenário e orientar as melhores decisões”. 

Edição: Aline Leal