O percentual de brasileiros endividados é o maior da história e vai continuar subindo

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito e financiamentos alcançou 79,5% em janeiro, patamar mais alto já registrado, igualando recorde de outubro passado. 

O dado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em dezembro, o nível de endividamento estava em 78,9%, enquanto, em janeiro no ano passado, abrangia 76,1% das famílias.

Ao analisar os dados de janeiro de 2026, percebe-se que o endividamento é mais presente em famílias que ganham até três salários mínimos, chegando a 82,5% delas.

Já nas com renda superior a dez salários mínimos, o indicador recua para 68,3%. Desde janeiro, o salário mínimo é fixado em R$ 1.621.

Perfil da dívida

O levantamento revela que o cartão de crédito é a forma de endividamento mais presente no endividamento das famílias:

  • Cartão de crédito: 85,4%
  • Carnês: 15,9%
  • Crédito pessoal: 12,2%
  • Financiamento de casa: 9,6%
  • Financiamento de carro: 8,7%
  • Crédito consignado: 6%
  • Cheque especial: 3,4%
  • Outras dívidas: 2,5%
  • Cheque pré-datado: 0,3%

A pesquisa identificou que o comprometimento médio com as dívidas é de 7,2 meses ─ isso significa que esse é o tempo médio que falta para que as famílias quitem essas contas.

Já a parcela da renda gasta com as dívidas ocupa em média 29,7% do orçamento familiar, segundo a Peic. Uma em cada cinco famílias (19,5%) afirma ter mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas.

O levantamento é feito com 18 mil famílias de todo o país. São levadas em conta dívidas com cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.

A CNC ressalta que dívida não é necessariamente um comportamento financeiro negativo, uma vez que é uma forma de direcionar dinheiro para o consumo, o que aquece a economia como um todo.

No entanto, a instituição adverte que o índice de endividamento preocupa quando as famílias começam a apresentar dificuldade na capacidade de honrar os pagamentos, a chamada inadimplência.

Prefeitura libera obra que liga Guaporé a região do Olhos D’Água

A Prefeitura de Ribeirão Preto liberou, neste sábado (7), o tráfego no prolongamento da Via Silvio Francisco Spadaro Cropanise, que passa a interligar a Avenida Heráclito Fontoura Sobral Pinto, no bairro Guaporé, à Avenida Professor João Fiúsa, no Jardim Olhos D’Água. A nova ligação viária beneficia diretamente mais de 41 mil moradores da região, ampliando a mobilidade urbana e contribuindo para a melhoria da circulação de veículos e redução dos impactos do trânsito local.

De acordo com o prefeito Ricardo Silva, a obra integra a estratégia do município de investir em infraestrutura com impacto direto na qualidade de vida da população. Segundo ele, a interligação facilita o deslocamento diário de milhares de famílias, encurta distâncias, valoriza os bairros e garante mais segurança no trânsito, especialmente para quem utiliza o trajeto para acessar escolas e locais de trabalho.

Executada pela construtora MRV como contrapartida ao município, a obra recebeu investimento de R$ 3,5 milhões em infraestrutura e urbanização. Os serviços incluíram a implantação de redes de água e esgoto, sistema de drenagem, construção de guias e sarjetas, pavimentação asfáltica e iluminação pública, representando um avanço significativo para o desenvolvimento da zona sul da cidade.

Defesa Civil alerta Ribeirão Preto, Barretos e Franca para acumulado de chuva alto neste fim de semana.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta para a ocorrência de fortes chuvas no interior paulista, em razão da chegada de uma frente fria que avança lentamente pela costa do estado. O sistema deve provocar volumes elevados de precipitação em diversas regiões.

De acordo com o órgão, o alerta é de acumulado muito alto de chuvas para o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e a região de Campinas.

Já para as regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto, o aviso indica acumulado alto de chuvas.

CBF divulga tabela e Botafogo conhece sua sequência de jogos na Série B. Veja aqui a tabela completa

O Botafogo já conhece a sequência de jogos que terá no Campeonato Brasileiro da Série B de 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da competição nesta sexta-feira (6).

Apesar de a entidade ainda não ter definido datas e horários detalhados das partidas, o Tricolor já sabe que fará sua estreia contra o Fortaleza, nos dias 20 ou 21 de março, no estádio Santa Cruz.

Na segunda rodada, o Pantera enfrenta o América-MG, com jogo previsto para o dia 31 de março ou 1º de abril. Na sequência, o adversário será o São Bernardo, em partida marcada para os dias 10 ou 11 de abril.

A competição traz novidades nesta edição, e o Botafogo inicia sua caminhada em busca dos objetivos na Série B já conhecendo todo o caminho que terá pela frente.

Confira a tabela completa com todos os jogos do Botafogo no Campeonato Brasileiro da Série B.

Arte Botafogo S/A

Familia confirma a causa da morte do influenciador Henrique Maderite

A família do influenciador digital Henrique Maderite confirmou que a causa da morte foi um infarto fulminante. Henrique foi encontrado já sem vida em um haras da família, localizado no distrito de Amarantina, em Ouro Preto (MG).

A Polícia Militar foi acionada por volta das 17h30 para atender à ocorrência. Segundo as informações, ainda houve uma tentativa de reanimação, mas o óbito foi constatado no local.

A confirmação de que a morte foi provocada por um infarto foi repassada pela própria família à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte.

Henrique Maderite tinha 50 anos e reunia mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. Ele ficou nacionalmente conhecido pela frase: “Hoje é sexta-feira, papai, pode olhar aí, meio-dia, quem fez, fez.”