Cresce o número de idosos praticantes de atividades físicas no estado de São Paulo

Praticar exercícios físicos é cada vez mais parte da rotina dos paulistas. Mais da metade da população do Estado de São Paulo realiza algum tipo de atividade física, segundo levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Em 2019, esse percentual era de 39%, o que indica um avanço significativo nos últimos anos.

O crescimento é ainda mais expressivo entre pessoas com 60 anos ou mais. Em 2019, apenas três em cada dez idosos praticavam atividades esportivas. Já em 2025, o índice chegou a 52%. Para o Seade, o resultado reflete maior conscientização sobre a importância do autocuidado e da preservação da funcionalidade física ao longo do envelhecimento.

Gênero, renda e frequência

A pesquisa foi realizada em setembro de 2025, por meio de entrevistas remotas com moradores de todas as regiões do estado. Na comparação com os levantamentos de 2019, 2023 e 2024, os dados indicam que o hábito de se exercitar foi incorporado por uma parcela significativa da população.

A adesão é maior entre homens e cresce conforme aumentam a escolaridade e a renda familiar. Entre os praticantes, oito em cada dez afirmam realizar atividades físicas duas ou mais vezes por semana. Além disso, três em cada dez dedicam mais de uma hora por dia à prática esportiva, consolidando a percepção sobre os benefícios da regularidade dos exercícios.

Queda entre jovens

Apesar do avanço geral, o estudo aponta uma redução no percentual de jovens de até 29 anos fisicamente ativos. Apenas no último ano, houve queda de oito pontos percentuais nesse grupo, passando de 61% para 53%.

De acordo com o Seade, o recuo pode estar associado à diminuição do interesse por hábitos saudáveis, impulsionados no período pós-pandemia, além da retomada das atividades presenciais de estudo e trabalho, que impactaram a rotina dessa faixa etária.

Noite de decisão no Paulistão. Confira o que cada equipe precisa fazer para avançar à próxima fase

A última rodada do Paulistão Casas Bahia 2026 acontece neste domingo (15) com todos os oito jogos às 20h30. 11 equipes entram em campo com o futuro indefinido no torneio enquanto Novorizontino, Palmeiras, Red Bull Bragantino e Portuguesa já estão classificados; e a Ponte Preta já está rebaixada.

Desta maneira, Corinthians, Guarani, Botafogo, São Paulo, Capivariano, Santos, Mirassol, São Bernardo e Primavera batalham pelas posições restantes na zona de classificação. Ao mesmo tempo, na parte inferior da tabela, Velo Clube, Noroeste e Primavera jogam para evitar o rebaixamento.

Confira o que estará em disputa em cada confronto da 8ª rodada do Paulistão Casas Bahia 2026:

Botafogo x Capivariano
Local: Estádio Santa Cruz/Arena NicNet, em Ribeirão Preto
Transmissão: HBO Max

Ambas as equipes entram em campo com possibilidades de classificação à próxima fase. Uma vitória garante o Botafogo no mata-mata e em caso de empate, o Pantera dependerá de uma derrota do Guarani para figurar no G8. Se perder, o time de Ribeirão Preto, ainda poderá se classificar em caso de derrotas de Guarani, São Paulo, Santos e Mirassol.

Por outro lado, com os três pontos o Capivariano estará classificado. Se empatar, depende de derrotas de São Paulo, Santos e Mirassol. Se perder, além de precisar de derrotas destes três times, ainda precisará de uma goleada da Ponte Preta sob o tricolor paulista. 

Primavera x Noroeste
Local: Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba
Transmissão: HBO Max

O confronto envolve diretamente a luta contra o rebaixamento. O Primavera, porém, ainda mantém uma possibilidade remota de avançar à próxima etapa caso vença e conte com derrotas de São Paulo e Capivariano, além de tropeços de Santos, Mirassol e São Bernardo.

Na briga para escapar do rebaixamento, uma vitória garante a permanência na elite. Já uma derrota, combinada com triunfo do Velo Clube diante do Santos, coloca o Fantasma na Série A2 do ano que vem.

Para o Noroeste, o objetivo se limita à permanência. Um triunfo garante a salvação, enquanto empate ou derrota deixa a equipe em situação delicada, dependendo de um tropeço do Velo Clube na Vila Belmiro.

Mirassol x Portuguesa
Local: Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol
Transmissão: HBO Max

O Mirassol precisa vencer para seguir vivo na disputa pelo G8. Entretanto, mesmo com vitória, será necessário que Santos e São Paulo não somem três pontos em seus respectivos jogos.

A Portuguesa, por sua vez, já garantiu presença na próxima fase na rodada anterior e joga para ser mandante nas quartas de final.

Palmeiras x Guarani
Local: Arena Crefisa Barueri, em Barueri
Transmissão: HBO Max

O Palmeiras já assegurou a classificação na 7ª rodada. Porém, uma vitória garante a liderança geral da primeira fase desde que o Novorizontino não vença.

O Guarani avança com uma vitória e ainda pode se classificar com empate e até derrota, desde que Santos e Mirassol também não vençam. Se perder, precisará contar também com um tropeço do São Bernardo.

Ponte Preta x São Paulo
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Transmissão: HBO Max

A Ponte Preta não tem mais pretensões no campeonato e disputará a Série A2 na próxima temporada.

O São Paulo, por sua vez, tem boas chances de classificação. Para tanto, precisa vencer. Em caso de empate, dependerá de tropeços de Mirassol e Santos. Uma derrota coloca o Tricolor em situação muito difícil, necessitando que Capivariano e Santos percam na rodada, enquanto Mirassol e São Bernardo ao menos empatem.

Red Bull Bragantino x Novorizontino
Local: Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista
Transmissão: HBO Max

As duas equipes já estão garantidas na próxima fase. O Massa Bruta não tem mais chances de assumir a liderança, mas joga para se manter no G4 e ser mandante nas quartas de final; enquanto o Novorizontino pode terminar a primeira fase como dono da melhor campanha.

Um triunfo garante a ponta ao Tigre. Já empate ou derrota faz o clube depender de um tropeço do Palmeiras diante do Guarani.

Santos x Velo Clube
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos
Transmissão: TNT e HBO Max

Para ter chances de classificação, o Santos precisa vencer. Com os três pontos garantidos, alguns resultados diferentes podem ajudar o time de Vila Belmiro a avançar. Por exemplo, um empate no confronto entre Botafogo e Capivariano. Havendo um vencedor neste jogo, outro resultado que pode favorecer os santistas é um tropeço do Guarani. Se o Bugre vencer o Palmeiras, porém, aí o Santos ainda poderá se classificar em caso de vitória do São Bernardo diante do Corinthians. Se nada disso acontecer, outra possibilidade é contar com um tropeço do São Paulo diante da já rebaixada Ponte Preta.

Brigando contra o rebaixamento, o Velo Clube vive momento delicado, onde apenas a vitória interessa. Se vencer o Santos na Vila Belmiro, porém, o time de Rio Claro estará na elite do ano que vem, uma vez que Primavera e Noroeste se enfrentam e, independentemente do resultado, um dos dois seria ultrapassado.

São Bernardo x Corinthians
Local: Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo
Transmissão: HBO Max, CazéTV e Record

As duas equipes ainda mantêm chances de classificação. Para o São Bernardo, apenas a vitória interessa. Além disso, o clube precisa contar com tropeços de Santos e Mirassol, além de derrotas do Capivariano e do São Paulo.

O Corinthians possui três cenários: com vitória ou empate, garante vaga no mata-mata. Em caso de derrota, dependerá de tropeços de ao menos dois clubes entre São Paulo, Santos e Mirassol.

Depois de mais uma derrota Comercial coloca suas esperanças nos novos contratados

O Comercial sofreu mais uma derrota no Campeonato Paulista A4. Desta vez, o revés foi diante do Grêmio São-Carlense, com o único gol da partida sendo marcado contra pelo zagueiro Samuel.

Ainda sem vencer na competição e com apenas um empate somado até aqui, o Leão do Norte soma um ponto e ocupa a posição imediatamente acima da zona de rebaixamento.

A equipe foi comandada interinamente pelo ex-jogador Osny, enquanto o novo treinador não assume oficialmente. Raphael Pereira já está contratado e fará sua estreia na próxima rodada, quando o Comercial enfrenta o Barretos. Apesar do resultado negativo, a atuação foi considerada a melhor do time nesta edição do Paulista A4.

Fora de campo, o clube anunciou o retorno do zagueiro Cristopher e trabalha para repatriar o meio-campista Bagé. A diretoria também informou que um goleiro e mais um meio-campista devem ser apresentados nesta semana em Palma Travassos.

Agora é oficial: o gás de cozinha pode sair de graça para parte da população. Saiba quem tem direito ao benefício e como funciona.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (13) a Lei nº 15.348, que cria o programa Gás do Povo. A medida garante a gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13 quilos para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

De acordo com a Presidência da República, o objetivo é combater a pobreza energética entre famílias de baixa renda, especialmente no que diz respeito ao acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), utilizado no preparo de alimentos. A expectativa é que o programa esteja plenamente operacional em março, alcançando cerca de 15 milhões de famílias — o equivalente a aproximadamente 50 milhões de pessoas.

A iniciativa envolve os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Caixa Econômica Federal. Segundo o Palácio do Planalto, em menos de dois meses já foram credenciados 10 mil pontos de comercialização, o que representa uma em cada seis revendas de GLP no país integradas ao programa.

Quem pode participar

Para ter direito ao benefício, a família deve:

  • Ser beneficiária do Bolsa Família, com pelo menos dois integrantes;
  • Ter renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Estar com o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses;
  • Manter o CPF do responsável familiar regular;
  • Não apresentar pendências cadastrais, como averiguação em andamento ou indício de óbito.

Como acessar o benefício

Pelo aplicativo Meu Social – Gás do Povo, é possível verificar a elegibilidade, consultar a situação do vale-recarga e localizar revendas credenciadas, com informações de endereço e telefone.

Para quem não possui acesso à internet ou celular, o vale pode ser utilizado das seguintes formas:

  • Cartão do Programa Bolsa Família (com chip);
  • Cartão de débito da Caixa;
  • Informando o CPF do responsável familiar na maquininha do estabelecimento credenciado.

Canais de consulta

Os beneficiários do CadÚnico podem verificar o direito ao vale-recarga pelos seguintes meios:

  • Aplicativo Meu Social – Gás do Povo;
  • Consulta do CPF na página oficial do programa;
  • Portal Cidadão Caixa;
  • Central de Atendimento Caixa Cidadão: 0800 726 0207.