Inflação desacelera em todas as sete capitais brasileiras medidas pelo IPC-S

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve leve queda de 0,07% na segunda semana de agosto, mas acumula alta de 4,05% nos últimos 12 meses. 

Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. 

De modo geral, a maior contribuição para a queda do IPC-S partiu do grupo educação, leitura e recreação (de 0,50% para -0,64%).

A inflação desacelerou em todas as sete capitais brasileiras pesquisadas pelo índice: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. 

Muitas capitais registraram queda nos preços relativos ao grupo de alimentação. A queda de preços deste grupo compõe o cenário de deflação em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

Destaca-se ainda em Belo Horizonte a queda de 19,60% no preço da tarifa de ônibus, pela segunda semana seguinte, além de aluguel residencial. 

Em Recife, há queda de 11,70% em passagens aéreas. Em Salvador e São Paulo, a queda das passagens aéreas foi de 8,80%. 

Por outro lado, de modo geral os aumentos da inflação ocorreram nos grupos de habitação (-0,22% para -0,09%), saúde e cuidados pessoais (0,53% para 0,63%) e vestuário (-0,30% para -0,24%).

Entre as capitais, destaca-se o aumento dos preços do item de “jornais” em 10,00% em Porto Alegre e em 10,00% no item gasolina em Salvador, seguida por 8,90% no etanol na cidade. 

Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia, FGV IBRE. 

Fonte: Brasil 61

Fenasucro & Agrocana 2023 encerra com otimismo dos expositores em relação à geração de negócios

Palco das transformações e inovações do setor de bioenergia, a Fenasucro & Agrocana encerrou sua 29ª edição nesta sexta-feira (18), em Sertãozinho/SP. Segundo a organização do evento, o balanço final deve ser divulgado até a próxima segunda-feira, dia 21, após a conclusão da análise dos resultados.

Com visitantes compradores do Brasil e de mais 47 países – que encontram no evento produtos, tecnologias e tendências do setor, pautados na transição energética global com foco na sustentabilidade, biocombustíveis e energias limpas -, os últimos momentos antes do encerramento foram marcados por um clima de otimismo entre os expositores.

Para o diretor geral da SEW-EURODRIVE BRASIL para América Latina, Alexandre dos Reis, a Fenasucro & Agrocana é o maior e melhor evento de negócios do setor de açúcar e álcool.

“Novamente tivemos nossas expectativas superadas, tanto em termos de negócio, como em termos de visibilidade e divulgação. Um público muito qualificado e representativo do setor nos visitou nestes quatro dias, demonstrando alto interesse nas várias tecnologias que nós apresentamos. Parabenizo a organização por mais uma edição bem-sucedida, certo de que a próxima edição será ainda maior e melhor. A SEW-EURODRIVE BRASIL certamente estará aqui novamente”, adiantou.

Raul Capparelli, gerente comercial da Baldan, disse que a participação na feira foi muito relevante. “O ponto forte é seu público alta e tecnicamente qualificado. Estamos otimistas em relação aos negócios diante das conversas que tivemos, do público que nos visitou e de potenciais clientes”, afirmou.

E teve também quem fez a sua estreia na feira este ano. O presidente da APS Soluções, Luís Dearo, contou que a empresa está no mercado há mais de 20 anos. Mas, para participar de um evento corporativo pela primeira vez escolheu a Fenasucro & Agrocana. “Precisávamos de uma plataforma robusta, de boa penetração, significativa e nada melhor do que a maior feira de bioenergia do mundo. Nossa expectativa era de gerar negócios e tivemos um resultado muito significativo”, destacou.

Incentivo às pequenas e médias empresas

Em uma parceria com o Sebrae, Fatec, SENAI, FAESP, IFSP, FUNDAM e Prefeitura Municipal, 12 pequenas e médias empresas do APL (Arranjo Produtivo Local) Metalmecânico de Sertãozinho, que em sua nova fase passa a ser gerido pelo CEISE Br, participaram, pela primeira vez, do evento.

“As empresas fizeram uma média de 30 a 40 contatos. Alguns clientes, inclusive, pediram proposta comercial. Nessa modalidade que desenhamos, conseguimos viabilizar esse acesso à feira com um excelente custo-benefício”, ressaltou Paulo Arruda, gerente regional do Sebrae Ribeirão Preto.

O objetivo, segundo ele, é aumentar o estande e triplicar o número de empresas na edição do ano que vem. “O processo foi tão legal que vamos repetir. E esperamos que muitas dessas empresas, no futuro, possam estar com seus estandes próprios”, reforçou.

Rodada de negócios

O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, uma parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, realizou uma série de rodadas de negócios internacionais simultaneamente à Fenasucro & Agrocana.

A iniciativa reuniu mais de 62 empresas brasileiras, que compartilharam suas inovações para 24 compradores de cerca de 15 diferentes países em, aproximadamente, 650 reuniões. “Terminados uma agenda intensa de rodada de negócios. Ainda estamos compondo os resultados para divulgarmos um balanço mais efetivo, mas, sem dúvida, saímos com um saldo superpositivo”, pontuou o diretor-executivo do Apla, Flavio Castellar.

Liderança feminina

Para encerrar a programação de conteúdo da 29ª edição da Fenasucro & Agrocana, o LIDE Ribeirão Preto promoveu o encontro “Reforma, Governança e Mulheres no Agro: Lideranças em Transformação”. A mesa foi comandada pela empresária Claudia Tonielo, diretora de RH do Grupo Viralcool, e apresentada por Marcelo Salomão, vice-presidente do LIDE Ribeirão Preto. Fizeram parte do debate a CEO do Grupo Junqueira Rodas, Sarita Junqueira Rodas; o deputado federal Baleia Rossi; o senador Marcos Pontes; e o empresário Maurílio Biagi Filho, CEO da Maubisa e chairman do LIDE Ribeirão Preto.

Durante o encontro, Sarita defendeu que a agenda ESG é uma pauta feminina. “É um assunto que precisa de uma sensibilidade para compreender esse valor agregado que ainda não é financeiro. Precisamos entender a sustentabilidade e o ESG como uma obrigação de organização, governança, igualdade de gêneros, sustentabilidade financeira, entre outros”, argumentou.

Já o deputado federal Baleia Rossi trouxe um debate sobre a reforma tributária brasileira e enfatizou que a aprovação da proposta vai destravar a economia do país. “Estudos demonstram que a gente tem a capacidade de fazer com que a nossa economia cresça pelo menos 20% nos próximos 15 anos. Isso pode significar a criação de cerca de 12 milhões de novos empregos”, afirmou o parlamentar.

Ministério da Saúde confirma caso da variante EG.5. Saiba como se proteger

Ministério da Saúde recebeu na noite desta quinta-feira (17) a notificação de um caso da variante EG.5 da covid-19 no Estado de São Paulo. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 71 anos de idade. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo.

A pasta monitora e avalia permanentemente as evidências científicas mais atuais em nível internacional e o cenário epidemiológico da covid-19. A Pasta está atenta às informações sobre novas subvariantes e mantém contato permanente com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o cenário internacional.

A recomendação da vacinação como principal medida de combate à covid-19 se torna cada vez mais importante, com atualização das doses de reforço para prevenção da doença. Desde o fim da emergência, decretado pela OMS em maio deste ano, ainda se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais.

Além disso, a Pasta ressalta que está disponível em toda a rede do SUS, gratuitamente, o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para ser utilizado no tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo.

  • Há mudança nas orientações em relação às medidas de prevenção, como o uso de máscara?
  • A vacina protege contra as novas variantes da Covid-19?

 Ministério da Saúde

Botafogo perde para o Vitória no Barradão e não vence há 5 jogos

Após fazer um bom primeiro tempo, o Botafogo acabou derrotado pelo Vitória por 2 a 0, com os dois gols sofridos na etapa final. O duelo foi realizado nesta sexta-feira (18), no Barradão, pela 24ª rodada da Série B do Brasileiro.

Com o resultado, o Vitória chegou aos 47 pontos, dentro do G-4. O Botafogo, por sua vez, acumula cinco jogos sem triunfo. O time de Ribeirão Preto soma 33 e começa a ficar longe da zona de acesso.

Tentando voltar a vencer na competição, o Botafogo adotou a cautela para enfrentar o Vitória. O time de Ribeirão Preto jogou no contra-ataque, mas não deixou de ameaçar o rival. O primeiro teve poucas oportunidades de gol, a melhor com o próprio clube de Ribeirão Preto. Aos 35 minutos, Pedro Rodrigues ficou com a bola na marca do pênalti e jogou rente à trave.

Do outro lado, o Vitória teve a posse de bola e o domínio da partida, mas não conseguiu transformar a superioridade em chances criadas, muito menos em gol. O time baiano acertou a meta defendida por Matheus Albino em apenas duas oportunidades, mas sempre de longe. O goleiro fez ótima defesa em arremate de Matheusinho, aos 37.

No segundo tempo, o panorama mudou. O Vitória foi mais incisivo e se aproveitou da festa de seus torcedores para pressionar o Botafogo. Aos 17 minutos, brilhou a estrela do técnico Léo Condé. Ele colocou Zé Hugo no jogo. Na primeira jogada, ele partiu para cima dos defensores e tocou para Léo Gamalho, que arriscou. A bola desviou e enganou o goleiro Matheus Albino.

E a noite era de Zé Hugo. Aos 25, ele puxou o contra-ataque, invadiu a área e deu de bandeja para Iury Castilho ampliar.  Em vantagem, o Vitória passou a administrar o resultado e não sofreu pressão do Botafogo, que sentiu o golpe e não conseguiu revertê-lo.

O Vitória volta a campo no domingo (27), às 18h, diante do Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GP). Na segunda-feira (28), às 20h, o Botafogo recebe o ABC, no Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Foto /Ag Botafogo

Domingo tem Parada LGBTQIAPN+ em Ribeirão Preto

A ONG Arco-Íris, com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, promove neste domingo, dia 20 de agosto, a partir das 13h, a 19ª Parada LGBTQIAPN+. A concentração será na Praça Hélio Smidt (cruzamento das avenidas Nove de Julho e Portugal), com apresentação do grupo Maracatu Chapéu de Sol, seguindo na sequência, em um trajeto de cerca de 50 minutos, até a Arena Eurobike (avenida Costábile Romano, s/n).

O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, reforçou que a administração trabalha de mãos dadas comprometida com o tema. “Por isso, será possível ver uma Parada organizada, com uma grade de artistas incríveis da cena LGBT e uma estrutura que certamente resultará em sucesso”.

Essa edição, tem como tema: “Na diversidade encontro minha identidade – A arte e a beleza de ser quem você é”, festeja quase duas décadas de luta, da população trans e travestis como forma de comemorar suas existências frente às violências de gênero. A Parada, pela primeira vez, foi contemplada no orçamento municipal da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O evento, que sairá com dois trios elétricos, tem cerca de 200 caravanas confirmadas e irá finalizar com vários shows artísticos, especialmente performances de drags queen, por volta das 22h30, na área fechada da Arena Eurobike.

Este ano, a Parada foi planejada com bastante antecedência, em razão do apoio financeiro do governo municipal e da parceria importante com a Eurobike. “Para nós, quase 20 anos de realização deste evento, é uma alegria ver nossa parada como parte do orçamento municipal. Com esse olhar de respeito. Foi uma luta imensa até aqui, sempre fizemos tudo na raça, mas agora conquistamos esse suporte e estamos felizes por isso”, declarou Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris.

Aumento de combustível pode provocar alta no preço de alimentos, alerta economista

Nesta semana a Petrobras reajustou os preços da gasolina e do diesel. Sempre que ocorre uma elevação no preço dos combustíveis, o impacto é sentido pela sociedade, como explica o economista Carlos Eduardo Oliveira Júnior, presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo. “A população de uma maneira geral já começa a sentir no bolso esse impacto da elevação do preço dos combustíveis. E isso acaba impactando no transporte individual, do seu veículo — e também no transporte de produtos e serviços. E aí acaba impactando na sociedade como um todo, que provavelmente a gente vai perceber nos próximos meses uma oscilação nos preços com relação aos produtos comercializados”, explica.

A mudança na política de preços da Petrobras, em não atribuir a variação ao dólar e ao mercado de commodities internacionais, permitiu uma recente redução dos preços dos combustíveis no Brasil. Contudo, a companhia sinalizou essa semana a necessidade de reajustes dentro dos parâmetros da estratégia comercial, em vista de aumentos do preço do petróleo. 

O economista Luigi Mauri explica que essa nova política de preços traz previsibilidade ao consumidor, por não acompanhar a volatilidade do mercado internacional. Ele detalha, contudo, que o atual reajuste pode trazer aumento ao consumidor no médio prazo em alguns itens, mas não deve atingir o transporte público. 

“Como não se pratica mais uma paridade com o barril de petróleo internacional e com o dólar, tem essa previsibilidade para o consumidor. Claro, vai ter aumento no médio prazo, até o fim do ano o consumidor deve sentir aumento no preço de alimentos, por exemplo. O transporte público não deve se alterar em princípio, porque é uma categoria muito subsidiada, então mesmo tendo aumentos nos preços dos combustíveis não tem um aumento imediato de passagens”, explicou.

Qual foi o reajuste?

A gasolina A, que é produzida pelas refinarias e entregue às distribuidoras, teve o preço médio aumentado em R$ 0,41 por litro, e passou a ser vendida nas distribuidoras por R$ 2,93. O custo cresceu cerca de 16%. A essa gasolina se mistura obrigatoriamente o etanol anidro para compor a gasolina vendida  nas bombas: a proporção é 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro. 

Já para o diesel, o Petrobras aumentou o preço médio de venda para as distribuidoras em R$ 0,78, chegando a R$ 3,80 por litro, um reajuste de 26%. Para ser vendido, o combustível é composto, de forma obrigatória, pela mistura de 88% de diesel A, produzido nas refinarias, e 12% de biodiesel.

Foto Rovena Rosa/AG Basil

Separação das siamesas: cirurgia final acontece neste sábado

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e o HC Criança farão neste sábado (19), a última cirurgia nas irmãs siamesas Allana e Mariah. No procedimento, as meninas que estão com 2 anos e 8 meses, serão finalmente separadas. 

A equipe de Neurocirurgia, liderada pelo Prof. Dr. Hélio Rubens Machado, fará a dissecção de cerca de 25% dos vasos sanguíneos restantes. Os demais 75% já foram separados nas 3 neurocirurgias anteriores, que ocorreram em agosto e novembro de 2022 e março deste ano. A equipe da Cirurgia Plástica, liderada pelo Prof. Dr. Jayme Farina Junior será responsável pela cranioplastia. O procedimento fará o fechamento da calota craniana e da pele que recobre a cabeça de cada uma das meninas. 

Planejamento cirurgia de separação das siamesas: reunião geral ocorreu nesta sexta

A equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) e do HC Criança acertaram hoje os últimos detalhes para a cirurgia que ocorrerá neste sábado (19). Ao longo de meses, foram feitas diversas reuniões e estudos para que a cirurgia seja feita da melhor maneira possível. Hoje, cerca de 20 profissionais se reuniram na sala do HC Criança para alinhar a jornada e detalhes cirúrgicos: ordem dos acontecimentos, o que será feito por cada equipe e prevenção e manejo de riscos.

Foto Divulgação

Saúde promove mais uma Campanha: Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação e Influenza

A Secretaria Municipal da Saúde promove no sábado, dia 02 de setembro, mais uma campanha de vacinação contra Influenza (Gripe) e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de toda a população – crianças, adolescentes, adultos e idosos – inclusive contra Covid-19.

Serão disponibilizadas para a população, das 8h às 16h30, onze salas de vacinas dos postos de saúde de Ribeirão Preto

Público Alvo:

Influenza: A vacina contra Influenza está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

Multivacinação (atualização de carteira de vacinação): Crianças, adolescentes, adultos e idosos que precisam atualizar a carteira de vacinas.

A coordenadora de Imunização da pasta, Mayra Fernanda de Oliveira, esclarece que é importante que todas as pessoas compareçam para verificar se suas vacinas estão em dia.

“Algumas vacinas precisam de reforços para garantir a proteção. Além disso, frequentemente há mudanças no calendário de vacinação, que as pessoas podem desconhecer. Um exemplo importante é a vacina contra Meningite (Meningocócica ACWY), que está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos e muitos ainda não procuraram as unidades de saúde para recebe-la”, explica.

A coordenadora ressalta ainda que o sábado é uma excelente oportunidade para as pessoas que não conseguem comparecer às salas de vacinas durante a semana.

 “Oportunidade para que todos aproveitem esse momento para colocar a carteira de vacinas em dia”. Comentou.

LOCAIS DE VACINAÇÃO:

Distrito Central

UBS CAMPOS ELÍSEOSAv. da Saudade, 1.452
UBS JARDIM JOÃO ROSSIAv. INDEPENDÊNCIA, 4.315

Distrito Norte

UBS RIBEIRÃO VERDERua João Toniolli, 3.461
UBS SIMIONIRua Antônio Augusto Carvalho, 672

Distrito Leste

UBS BONFIM PAULISTARua Azarias Vieira de Almeida, 620
UBS SANTA CRUZRua Triunfo, 1.070
UBS JD JULIANAAv. Dr. Marcos Antônio Macário dos Santos, 602

Distrito Sul

UBS PARQUE RIBEIRÃO PRETORua Guy Saad Salomão, 225

Distrito Oeste

CSE IPIRANGAAvenida Dom Pedro I, 753
UBS DOM MIELLERua Cecílio Elias Seba, 139
UBS JOSÉ SAMPAIORua Elydio Vieira de Souza, 50