Nesta segunda-feira(22) Lionel Messi se tornou o maior artilheiro de todas as copas

 O mundo do futebol testemunhou mais um capítulo lendário escrito por Lionel Messi. Nesta segunda-feira (22), o camisa 10 da Argentina balançou as redes contra a Áustria, em partida válida pela segunda rodada do Grupo J da Copa do Mundo de 2026, em Dallas (EUA), e assumiu de forma isolada o posto de maior artilheiro de toda a história dos Mundiais da FIFA marcando 2 gols contra o adversário.

Com estes gol histórico, o craque argentino atingiu a impressionante marca de 18 gols na competição, ultrapassando o centroavante alemão Miroslav Klose, que detinha o recorde de 16 gols desde o torneio de 2014. O feito consolida ainda mais o nome do atleta profissional no topo do esporte bretão.

A consagração do craque veio acompanhada de uma boa dose de drama no início da partida. Logo aos oito minutos da etapa inicial, a Argentina teve a chance de abrir o placar em um pênalti assinalado com o auxílio do VAR, após o árbitro egípcio Amin Mohamed Omar revisar uma falta de Posch em Lautaro Martínez. Messi assumiu a cobrança, mas acabou chutando para fora.

Este foi o terceiro pênalti desperdiçado por Lionel Messi com a bola rolando na história das Copas do Mundo (ele já havia parado nos goleiros da Islândia em 2018 e da Polônia em 2022). No retrospecto geral do torneio, o camisa 10 bateu sete penalidades regulamentares: converteu quatro (todas na campanha do título no Catar) e errou três.

A redenção e o momento histórico, contudo, não tardaram. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Messi balançou as redes e explodiu o estádio em Dallas, assegurando a quebra do recorde mundial que já vinha desenhada desde a estreia nesta edição, quando anotou um hat-trick contra a Argélia e deixou Pelé para trás.

MBAPPÉ SURGE COMO AMEAÇA

Embora Lionel Messi desfrute agora do topo isolado da artilharia histórica, o trono do futebol mundial segue cobiçado por grandes astros em atividade. O principal concorrente ao recorde do argentino é o francês Kylian Mbappé.

O atacante do Real Madrid balançou as redes duas vezes na vitória da França sobre o Senegal na primeira rodada e já contabiliza 14 gols em Copas do Mundo, igualando-se ao alemão Gerd Müller e se posicionando de forma perigosa na caça aos líderes do ranking.

Veja a lista dos maiores artilheiros da história da Copa:

  • 1. Lionel Messi (Argentina) – 18 gols
    1. Miroslav Klose (Alemanha) – 16 gols
    2. Ronaldo (Brasil) – 15 gols
    3. Gerd Müller (Alemanha Ocidental) e Kylian Mbappé (França) – 14 gols
    4. Just Fontaine (França) – 13 gols
    5. Pelé (Brasil) – 12 gols
    6. Sándor Kocsis (Hungria) e Jürgen Klinsmann (Alemanha) – 11 gols
  • Paraceria Futebol Interior.

Brasil encara Escócia em estádio que já recebeu Copa América, Mundial de Clubes e 6 Super Bowls

A Seleção Brasileira encerra sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo 2026 nesta quarta-feira (24), contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A partida, marcada para as 19h pelo horário de Brasília, será decisiva para as pretensões da Amarelinha no grupo C, já que as duas seleções entram em campo de olho nas melhores colocações. O estádio é um dos mais tradicionais da Flórida e já recebeu eventos de grande destaque internacional, como a final da Copa América, jogos da Copa do Mundo de Clubes 2025 e seis edições do Super Bowl.

Este será o quarto jogo do Brasil no Hard Rock Stadium. A primeira apresentação da Seleção no local aconteceu em 16 de novembro de 2013, quando a arena ainda se chamava Sun Life Stadium. Na ocasião, o Brasil goleou Honduras por 5 a 0, com gols de Bernard, Dante, Maicon, Willian e Hulk, em partida que também marcou a estreia do zagueiro Marquinhos com a camisa da Seleção Brasileira. No ano seguinte, a equipe voltou a Miami para enfrentar a Colômbia no primeiro jogo após a Copa do Mundo de 2014 e venceu por 1 a 0, com gol de falta de Neymar. Já em 2019, Brasil e Colômbia empataram por 2 a 2 no mesmo estádio, com gols brasileiros de Casemiro e Neymar.

O Hard Rock Stadium será palco de sete partidas da Copa do Mundo 2026, sendo quatro pela fase de grupos. Antes de Brasil x Escócia, o estádio já havia recebido dois jogos: Uruguai 1 x 1 Arábia Saudita, na segunda-feira (15), e Uruguai 2 x 2 Cabo Verde, no domingo (21). Além do confronto da Seleção Brasileira, a arena ainda receberá Portugal x Colômbia, no sábado (27), pelo grupo K. Na fase final do Mundial, Miami também será sede de uma partida dos 16 avos de final, no dia 3 de julho, uma das quartas de final, no dia 11, e da disputa pelo terceiro lugar, marcada para 18 de julho.

A relação da Seleção Brasileira com Miami vai além do Hard Rock Stadium. O duelo contra a Escócia será o sétimo jogo do Brasil na cidade. Antes das três partidas disputadas na atual arena, a Amarelinha também atuou três vezes no antigo Orange Bowl, estádio inaugurado em 1937 e demolido em 2008. Em 1997, o Brasil goleou o México por 4 a 0, com três gols de Romário e um de Leonardo. No ano seguinte, pela Copa Ouro, empatou sem gols com a Jamaica e ficou no 1 a 1 com a Guatemala, novamente com gol de Romário. Agora, em mais um capítulo da história da Seleção em Miami, o Brasil busca confirmar sua força na Copa do Mundo 2026.

Exame toxicológico passa a ser exigido para primeira habilitação nas categorias A e B

O exame toxicológico passou a ser obrigatório para candidatos à primeira habilitação nas categorias A, para motocicletas, e B, para automóveis, em todo o país. A exigência começou a valer na última quarta-feira (17) e segue o que determina a Lei Federal nº 15.153, de 26 de junho de 2025, além da Resolução CONTRAN nº 1.020/2025.

A nova regra vale apenas para processos de habilitação abertos a partir da data de início da obrigatoriedade. Dessa forma, candidatos que já estavam com o processo de CNH em andamento antes da mudança não serão impactados. O exame deve ser realizado em clínica ou laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

De acordo com a norma, o resultado do exame toxicológico será verificado eletronicamente no momento da emissão da Permissão para Dirigir (PPD). Por isso, a orientação é que o candidato realize o procedimento após concluir as aulas práticas e antes da etapa final do processo de habilitação, garantindo que o resultado já esteja disponível no sistema.

Caso não haja um resultado válido registrado, a PPD não poderá ser emitida. O exame toxicológico utiliza amostras de cabelo, pelos ou unhas e tem janela de detecção mínima de 90 dias, permitindo identificar o consumo de substâncias psicoativas nesse período.

Os valores cobrados pelo exame devem ser consultados diretamente nas clínicas e laboratórios credenciados. Antes da nova exigência, o exame toxicológico era obrigatório apenas para condutores das categorias C, D e E, voltadas principalmente a veículos de carga, transporte de passageiros e combinações de veículos.

Defesa Civil faz alerta para frio que deverá chegar em Ribeirão Preto

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a passagem da primeira frente fria do inverno, que provocará mudanças significativas nas condições do tempo entre esta segunda-feira (22) e quarta-feira (24).

De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a aproximação do sistema meteorológico já favorece a ocorrência de chuvas isoladas nesta segunda-feira, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h.

Nesta semana, o destaque não será para as temperaturas mínimas, mas para as máximas, que permanecerão reduzidas devido à presença constante de nebulosidade e à ausência do aquecimento observado nos últimos dias. Com isso, a sensação de frio deverá persistir ao longo de todo o dia em diversas regiões do estado.

Na capital, por exemplo, as temperaturas mínimas ficarão em torno dos 12°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 15°C. Em Sorocaba, os termômetros devem variar entre 12°C e 19°C. Em Ribeirão Preto, região tradicionalmente marcada por temperaturas mais elevadas, a população também sentirá os efeitos da massa de ar frio, com mínimas previstas de 14°C e máximas de 19°C. Já no oeste paulista, o frio será ainda mais intenso. Em Presidente Prudente, a temperatura mínima poderá atingir 9°C, enquanto as máximas deverão ficar em torno dos 16°c.

Na quarta-feria a mínima será de 16ºC, na quinta-feira a mínima cairá para 14ºC, acontece que como há previsão de chuva para estes dias a sensação térmica de frio será maior na população.

Mas o ribeirão-pretano vai sentir frio mesmo na primeira semana de julho onde a mínima da semana toda ficará na média dos 12ºC