Com o objetivo de otimizar o transporte público e ajustar a frota à demanda dos passageiros, a RP Mobi implementa, nesta segunda-feira (29), novos horários para duas linhas de ônibus em Ribeirão Preto. As atualizações beneficiam os usuários das linhas 403 – Jardim Manoel Penna e 204 – City Ribeirão.
A decisão foi tomada após análises técnicas do fluxo de usuários, que identificaram a necessidade de reforçar as viagens em períodos estratégicos do dia.
Detalhes das alterações
Linha 403 – Jardim Manoel Penna O quadro de horários será estendido de segunda a sexta-feira, com novas saídas em ambos os sentidos.
Manhã: Reforço nas primeiras horas, com partidas às 5h e 5h30 (sentido bairro/Terminal Sudeste).
Tarde e Noite: Aumento na frequência entre 15h30 e 20h30.
Horário estendido: As últimas viagens ocorrerão às 23h34 para o bairro e às 0h04 em direção ao Centro, reduzindo o intervalo de espera.
Linha 204 – City Ribeirão O foco nesta linha é o atendimento noturno. Foi adicionada uma nova partida saindo do Terminal Urbano às 19h50, com o retorno do bairro previsto para as 20h20, oferecendo mais conveniência para quem se desloca ao final do dia.
Essas atualizações integram o cronograma de monitoramento constante da RP Mobi para garantir maior eficiência e conforto no sistema de transporte da cidade.
Para consultar a tabela completa, os passageiros podem acessar o portal www.rpmobilidade.com.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 16 16 001.
O Dabi Business Park realiza na próxima sexta-feira, 26 de junho, a partir das 18h, a 4ª edição do Arraiá Dabi. Com entrada gratuita e aberta ao público, a festa acontece na Praça Dabi localizada dentro do Complexo Empresarial, e promete reunir colaboradores, empresas residentes, familiares e a comunidade em uma noite marcada por música ao vivo, gastronomia típica, brincadeiras e solidariedade.
Um dos destaques desta edição será a programação musical. A abertura da festa ficará por conta da dupla Zed & Davi, que apresenta um repertório de clássicos do sertanejo raiz e universitário. A apresentação contará com músicos convidados: Miguel (baixo), Carlos (sanfona), Aleff (violão) e Rafa (cajón), formando um grupo que promete aquecer o público para o restante da programação.
Na sequência, o repertório tradicional das festas juninas ficará por conta de uma banda formada especialmente para o Arraiá Dabi. O grupo reúne músicos com trajetória reconhecida na cena regional, como Sofia Jaga, da banda Forró Mimoso, nos vocais; João Roberto (violão 7 cordas), Ricardo Peres (zabumba) e Rafael Marteli (cavaco), integrantes do grupo Choro da Casa; além de Paulinho Leme, acordeonista que já dividiu o palco com grandes mestres do choro brasileiro. Juntos, eles apresentarão clássicos do forró e canções que fazem parte da tradição junina. A apresentação acontece em dois momentos ao longo da noite, intercalados pelas brincadeiras da festa.
Além da programação musical, o público encontrará barracas e food trucks com venda de alimentos e bebidas típicas, espaço kids e diversas atrações para toda a família. Haverá atividades com brindes oferecidos pelas empresas participantes, incluindo eletrodomésticos e kits especiais.
A expectativa da organização é repetir o sucesso das edições anteriores. Em 2025, o Arraiá Dabi arrecadou mais de 800 quilos de alimentos que f
oram destinados a entidades sociais de Ribeirão Preto, reforçando o compromisso do ecossistema do Dabi Business Park com iniciativas de impacto social.
Os ingressos são gratuitos, mas limitados. Para participar, é necessário realizar a inscrição pela plataforma Sympla e efetuar a troca do comprovante por um ingresso físico mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. A retirada dos ingressos acontece na recepção do Bloco A – Complexo Lagoinha. No dia do evento, será obrigatória a apresentação do convite para acesso à festa. Os primeiros mil participantes receberão um copo ecológico personalizado do Arraiá Dabi, iniciativa que busca reduzir o uso de materiais descartáveis durante a celebração.
Com a queda das temperaturas, é comum que algumas pessoas relatem aumento de dores musculares e articulares, especialmente quem já convive com quadros como artrose, tendinites, bursites, problemas na coluna ou lesões prévias. Um estudo internacional, que entrevistou 12.627 homens e mulheres, com idades entre 18 e 70 anos, observou associação entre exposição ao frio e queixas musculoesqueléticas, reforçando a percepção de que o clima pode influenciar o desconforto corporal1.
Segundo o Dr. Marcelo Risso, ortopedista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, isso acontece porque, nos dias frios, o corpo tende a contrair mais a musculatura para conservar calor. “Essa contração involuntária pode aumentar a rigidez muscular e articular, reduzindo a mobilidade e favorecendo a sensação de dor, principalmente em pessoas que já têm alguma alteração ortopédica ou inflamatória”, explica.
O especialista ressalta que o frio não é, necessariamente, a causa de doenças nas articulações ou nos músculos, mas pode funcionar como um fator de piora dos sintomas. “Quando há uma condição pré-existente, como desgaste articular, inflamação nos tendões ou dores crônicas, a baixa temperatura pode tornar o desconforto mais perceptível. Por isso, é importante diferenciar uma dor passageira de um quadro persistente ou limitante”, afirma Dr. Risso.
Para reduzir o incômodo, a recomendação é manter o corpo aquecido, evitar longos períodos de imobilidade, praticar atividade física de forma regular e respeitar os limites do corpo. “Movimento é fundamental. Alongamentos leves, caminhadas e fortalecimento muscular ajudam a preservar a função das articulações e diminuem o risco de dor. Mas, se a dor for intensa, frequente, vier acompanhada de inchaço ou atrapalhar as atividades do dia a dia, é importante procurar avaliação médica”, orienta.
As comemorações pelos 170 anos de Ribeirão Preto chegam aos últimos dias após um mês de eventos realizados em diversas regiões da cidade. A programação de encerramento reúne atrações culturais, musicais, ações de economia criativa, diversidade e atividades comunitárias gratuitas, reforçando o caráter inclusivo e descentralizado das celebrações.
Os principais eventos da agenda oficial acontecem nos dias 26 e 27 de junho. Em Bonfim Paulista, o tradicional Bonfim Festeja integra as festividades de aniversário do município e leva shows gratuitos para a Praça Barão do Rio Branco, sempre a partir das 19h. A iniciativa destaca a importância do distrito na história e no desenvolvimento de Ribeirão Preto. Na sexta-feira (26), sobem ao palco os Meninos de Bonfim, Luis Gustavo e Luis Augusto, além da dupla Lucas e Luan. Já no sábado (27), a principal atração será a dupla Zé Henrique & Gabriel, com abertura de João Marcos e Matheus.
Também no sábado (27), a Esplanada do Theatro Pedro II será palco do festival Orgulho Ocupa, que acontece das 15h às 22h com entrada gratuita. O evento promove um encontro entre música, arte, empreendedorismo criativo e convivência social, valorizando a diversidade e ampliando a visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+ nos espaços públicos. Entre as atrações confirmadas estão Mart’nália, o encontro inédito entre Catto e Assucena, a banda Quarta Pele, DJ Vinhota e a participação da Ballroom RP.
Além dos espetáculos musicais, o festival contará com feira criativa, reunindo artistas e empreendedores independentes, além de atividades voltadas ao bem-estar, à cidadania e à integração da comunidade.
Organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, a programação comemorativa foi construída de forma colaborativa, envolvendo a Prefeitura, representantes da sociedade civil, produtores culturais e parceiros da iniciativa privada. Ao longo do mês, dezenas de atividades ocuparam praças, parques, espaços culturais e áreas públicas, ampliando o acesso da população à cultura e fortalecendo a identidade do município.
A reta final das celebrações também inclui festivais, festas juninas e eventos parceiros distribuídos por diferentes bairros, reforçando a proposta de levar as comemorações para todas as regiões da cidade.
“A programação dos 170 anos foi pensada para celebrar a trajetória de Ribeirão Preto e, principalmente, as pessoas que constroem essa história diariamente. Encerramos esse ciclo com eventos que representam a diversidade, a cultura e a criatividade da nossa cidade”, destacou o prefeito Ricardo Silva.
A Unimed Ribeirão Preto participou da edição 2026 do Voluntários do Sertão, mutirão nacional que mobiliza profissionais de saúde e parceiros para oferecer, anualmente, atendimento médico, odontológico e ações sociais em regiões brasileiras com maior vulnerabilidade social. Neste ano, a ação foi realizada entre os dias 30 de maio a 7 de junho, em Parintins (AM), em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).
A contribuição da cooperativa incluiu a doação de insumos para o centro cirúrgico: foram mais de 1.800 itens destinados aos atendimentos, possibilitando a realização de procedimentos de pequena e média complexidade. A Unimed promoveu ainda uma campanha de arrecadação de medicamentos junto aos médicos cooperados, possibilitando a doação de mais de mil caixas de medicamentos para a população atendida.
“Participar de iniciativas como o Voluntários do Sertão faz parte do compromisso da Unimed Ribeirão Preto com o cuidado às pessoas e com a promoção da saúde. Ficamos satisfeitos em contribuir com uma ação que amplia o acesso à assistência e leva apoio a comunidades que enfrentam dificuldades para acessar serviços de saúde”, afirma o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Nelson Hisamo Sato Junior.
Sobre a Unimed Ribeirão Preto
Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto oferece aos seus clientes serviços de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a cooperativa possui serviços próprios para atendimento e também em intercâmbio com as outras Unimeds: Hospital Unimed, Hospital São Paulo, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação Adulto e Infantil, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, pronto atendimentos, unidades laboratoriais, ambulâncias e o Centro de Atenção à Saúde (CAS), em Sertãozinho e Santa Rosa de Viterbo, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.
Profissionais na linha de frente
Nesta edição, além do apoio com insumos e medicamentos, a cooperativa também esteve representada por colaboradores que atuaram na ação como profissionais voluntários da área de enfermagem. A iniciativa contou ainda com a participação do médico cooperado Adalberto Moreira, pediatra que integra o projeto há mais de 20 anos. Ao longo dessas duas décadas, ele tem contribuído de forma voluntária para levar atendimento e assistência às comunidades atendidas pelo Voluntários do Sertão.
A ação integrou a 22ª edição do Voluntários do Sertão, projeto que há 26 anos leva atendimento de saúde e assistência social a regiões de maior vulnerabilidade. Durante uma semana de atuação, a iniciativa registrou mais de 43 mil atendimentos, exames e procedimentos. O centro cirúrgico realizou mais de 200 procedimentos, enquanto a farmácia distribuiu mais de três mil medicamentos às famílias atendidas.
O presidente do Comercial Wesley Rios concedeu nesta quarta-feira(24) uma entrevista ao canal WSports e Rádio Jovem Pan News FM 107,5Mhz . O dirigente anunciou em primeira mão que o clube irá organizar um evento no dia 8 de julho, onde apresentará oficialmente o programa de Sócio Torcedor, e os jogadores que farão parte do elenco que disputará a Copa Paulista.
O objetivo é já aproximar a torcida do elenco para a competição que começará no dia 22 de julho com jogo contra o Noroeste de Bauru, partida que marcará a estreia do Leão no certame.
Com exclusividade o presidente do Leão antecipou os valores do sócio torcedor partirão do valor de R$ 20 para arquibancada descoberta a R$ 50 cadeiras cobertas. Os dois planos terão uma série de benefícios aos torcedores que fizerem a adesão.
A Seleção Brasileira encerra sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo 2026 nesta quarta-feira (24), contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A partida, marcada para as 19h pelo horário de Brasília, será decisiva para as pretensões da Amarelinha no grupo C, já que as duas seleções entram em campo de olho nas melhores colocações. O estádio é um dos mais tradicionais da Flórida e já recebeu eventos de grande destaque internacional, como a final da Copa América, jogos da Copa do Mundo de Clubes 2025 e seis edições do Super Bowl.
Este será o quarto jogo do Brasil no Hard Rock Stadium. A primeira apresentação da Seleção no local aconteceu em 16 de novembro de 2013, quando a arena ainda se chamava Sun Life Stadium. Na ocasião, o Brasil goleou Honduras por 5 a 0, com gols de Bernard, Dante, Maicon, Willian e Hulk, em partida que também marcou a estreia do zagueiro Marquinhos com a camisa da Seleção Brasileira. No ano seguinte, a equipe voltou a Miami para enfrentar a Colômbia no primeiro jogo após a Copa do Mundo de 2014 e venceu por 1 a 0, com gol de falta de Neymar. Já em 2019, Brasil e Colômbia empataram por 2 a 2 no mesmo estádio, com gols brasileiros de Casemiro e Neymar.
O Hard Rock Stadium será palco de sete partidas da Copa do Mundo 2026, sendo quatro pela fase de grupos. Antes de Brasil x Escócia, o estádio já havia recebido dois jogos: Uruguai 1 x 1 Arábia Saudita, na segunda-feira (15), e Uruguai 2 x 2 Cabo Verde, no domingo (21). Além do confronto da Seleção Brasileira, a arena ainda receberá Portugal x Colômbia, no sábado (27), pelo grupo K. Na fase final do Mundial, Miami também será sede de uma partida dos 16 avos de final, no dia 3 de julho, uma das quartas de final, no dia 11, e da disputa pelo terceiro lugar, marcada para 18 de julho.
A relação da Seleção Brasileira com Miami vai além do Hard Rock Stadium. O duelo contra a Escócia será o sétimo jogo do Brasil na cidade. Antes das três partidas disputadas na atual arena, a Amarelinha também atuou três vezes no antigo Orange Bowl, estádio inaugurado em 1937 e demolido em 2008. Em 1997, o Brasil goleou o México por 4 a 0, com três gols de Romário e um de Leonardo. No ano seguinte, pela Copa Ouro, empatou sem gols com a Jamaica e ficou no 1 a 1 com a Guatemala, novamente com gol de Romário. Agora, em mais um capítulo da história da Seleção em Miami, o Brasil busca confirmar sua força na Copa do Mundo 2026.
O exame toxicológico passou a ser obrigatório para candidatos à primeira habilitação nas categorias A, para motocicletas, e B, para automóveis, em todo o país. A exigência começou a valer na última quarta-feira (17) e segue o que determina a Lei Federal nº 15.153, de 26 de junho de 2025, além da Resolução CONTRAN nº 1.020/2025.
A nova regra vale apenas para processos de habilitação abertos a partir da data de início da obrigatoriedade. Dessa forma, candidatos que já estavam com o processo de CNH em andamento antes da mudança não serão impactados. O exame deve ser realizado em clínica ou laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
De acordo com a norma, o resultado do exame toxicológico será verificado eletronicamente no momento da emissão da Permissão para Dirigir (PPD). Por isso, a orientação é que o candidato realize o procedimento após concluir as aulas práticas e antes da etapa final do processo de habilitação, garantindo que o resultado já esteja disponível no sistema.
Caso não haja um resultado válido registrado, a PPD não poderá ser emitida. O exame toxicológico utiliza amostras de cabelo, pelos ou unhas e tem janela de detecção mínima de 90 dias, permitindo identificar o consumo de substâncias psicoativas nesse período.
Os valores cobrados pelo exame devem ser consultados diretamente nas clínicas e laboratórios credenciados. Antes da nova exigência, o exame toxicológico era obrigatório apenas para condutores das categorias C, D e E, voltadas principalmente a veículos de carga, transporte de passageiros e combinações de veículos.
Os consumidores que pretendem fazer compras durante o feriado em Ribeirão Preto devem ficar atentos aos horários especiais de funcionamento do comércio. De acordo com as informações divulgadas pelo Sincovarp a abertura das lojas da região Central será facultativa, ficando a critério de cada comerciante aderir ou não ao atendimento ao público.
Já nos shopping centers da cidade, o funcionamento seguirá um horário diferenciado. As lojas e quiosques estarão abertos das 14h às 20h, oferecendo opções para quem deseja aproveitar o feriado para fazer compras, passear ou resolver pendências.
A praça de alimentação dos shoppings funcionará por um período maior, das 11h às 20h, permitindo que moradores e visitantes aproveitem restaurantes, lanchonetes e cafeterias ao longo do dia. Serviços de lazer e entretenimento podem operar em horários específicos, conforme a programação de cada empreendimento.
Antes de sair de casa, a recomendação é que os consumidores consultem os canais oficiais dos estabelecimentos para confirmar o funcionamento. A expectativa é de movimentação moderada nos centros de compras durante o feriado, especialmente nos shopping centers, que devem concentrar o maior fluxo de visitantes.
Na 133ª colocação, a USP é a universidade brasileira mais bem classificada no QS World University Ranking 2027, divulgado hoje, dia 17 de junho. Elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou mais de 8,8 mil universidades e classificou as 1.504 melhores instituições de 106 países.
Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking analisou artigos acadêmicos e opiniões de docentes e empregadores do mundo todo. As universidades foram avaliadas de acordo com nove indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa.
“A avaliação do ranking global da QS para o último ano confirma a liderança da USP entre as universidades brasileiras, com especial destaque para as dimensões relacionadas à reputação acadêmica, empregabilidade dos egressos e seu impacto na sociedade, participação em redes internacionais de pesquisa e sustentabilidade”, afirmou o reitor Aluisio Segurado.
Na edição deste ano, entre as instituições latino-americanas, a USP ocupa a terceira posição na classificação geral. A primeira é a Universidade de Buenos Aires (UBA), na 84ª posição, e a segunda é a Pontifícia Universidade Católica do Chile, na 119ª posição.
Ao todo, 22 universidades brasileiras estão entre as instituições classificadas. Depois da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda melhor brasileira, na 277ª colocação; seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 367ª; e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na 513ª.
“Na 133ª posição geral, a USP teve um desempenho superior ao de 91,2% das 1.504 instituições classificadas, do total de quase 9 mil avaliadas. Apesar do bom desempenho observado, houve queda de posição geral. Ao mesmo tempo que se observam mudanças metodológicas, o ingresso de novas instituições com maior competitividade contribui para a dinâmica de reposicionamento das universidades neste ranking, incluindo a USP”, afirma a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini.
Posição
Universidade
País
1º
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
Estados Unidos
2º
Imperial College London
Reino Unido
Universidade Stanford
Estados Unidos
4º
Universidade de Oxford
Reino Unido
5º
Universidade Harvard
Estados Unidos
6º
Universidade de Cambridge
Reino Unido
7º
Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)
Estados Unidos
8º
Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH Zurich)
Suíça
Universidade College London
Reino Unido
10º
Universidade Nacional de Singapura (NUS)
Singapura
133º
Universidade de São Paulo (USP)
Brasil
277º
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Brasil
367º
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Brasil
Renata reforça que, “de fato, temos observado um padrão de queda de posição das universidades latino-americanas, de um modo geral. Apesar da variação na pontuação da USP em relação à edição anterior, a Universidade permanece ocupando o 1º lugar entre as instituições brasileiras. Estes resultados devem ser entendidos como instrumentos de monitoramento e gestão, capazes de subsidiar estratégias institucionais voltadas ao aprimoramento contínuo da pesquisa, da internacionalização e do impacto social da USP”.
Em quatro dos indicadores avaliados, a USP figura entre as 100 melhores instituições classificadas no mundo: reputação acadêmica (39ª), impacto de egressos (50ª), rede internacional de pesquisa (58ª) e sustentabilidade (91ª).
QS Subject
Além da classificação geral, a USP está entre as melhores universidades do mundo em 51 das 55 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado no dia 25 de março.
O destaque é para 11 áreas específicas da Universidade que estão entre as 50 melhores do mundo: História da Arte (12ª); Odontologia (15ª); Engenharia de Minas (24ª); Antropologia (25ª); Biblioteconomia & Gestão de Informação (28ª); Engenharia de Petróleo (29ª); Agricultura e Silvicultura (32ª); Medicina (43ª); Farmácia e Farmacologia (43ª); Arquitetura (48ª); e Sociologia (50ª). Em 32 áreas específicas, a Universidade ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em oito áreas, entre as 150 melhores.
As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciência Social e Administração (64ª), Artes e Humanidades (69ª), Ciências da Vida e Medicina (49ª), Ciências Naturais (75ª) e Engenharia e Tecnologia (74ª).