Mais um rebaixado na Série B. Amazonas cede empate nos acréscimos e tem rebaixamento selado

Em final de jogo alucinante, o Amazonas selou sua queda à Série C do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira. Depois de duas temporadas na Série B, confirmou seu descenso de forma melancólica, ao ceder o empate nos acréscimos ao já rebaixado Paysandu por 2 a 2, no estádio da Curuzu, em Belém, na abertura da 37ª rodada. A dupla, que ascendeu em 2023, agora retorna de forma frustrante à terceira divisão.

O time manauara vinha bem em campo, até que perdeu Eric Varão expulso aos 28 minutos do primeiro tempo. Mesmo assim, seguiu com mais qualidade no ataque, até sofrer o golpe na segunda etapa, com André Lima marcando para o Paysandu. Entretanto, aproveitando duas falhas bizarras do time da casa, Diego Torres e Joaquín Torres viraram o marcador em pouco mais de um minuto. Até que nos acréscimos, Bryan Borges aproveitou mais um erro, desta vez da defesa manauara, para deixar tudo igual.

A vitória apenas manteria viva a esperança do Amazonas, que ainda teria que torcer por derrotas de Athletic, Botafogo e Ferroviária no fim de semana. Campeão da Série C em 2023, o time caiu com 36 pontos, em 18º. Já o Paysandu, rebaixado como lanterna, chegou a 28 pontos e perdeu a chance de ter uma despedida minimamente digna diante do seu torcedor. O Volta Redonda é outro time que já tem o rebaixamento decretado.

ZERADOS

Mesmo cumprindo tabela, o Paysandu foi ofensivo e mostrou as caras nos primeiros minutos, com boas transições. Com mais a perder do que ganhar, o Amazonas não fazia diferente e também se mostrava ativo no ataque, principalmente com a presença de Eric Varão no meio de campo, acionando o atacante Henrique Almeida.

Quando o time manauara era superior em campo, criando boas jogadas, Varão exagerou na dose em falta sobre Marcelinho e foi expulso após revisão no VAR aos 28 minutos. Mesmo com um a menos, manteve o ritmo e levou perigo em chutes de média distância, principalmente com Henrique Almeida e Diego Torres, porém não balançou as redes.

FIM MALUCO

Na segunda etapa, a dupla seguiu ofensivas. As cobranças de falta venenosa de Carlos Eduardo, pelo lado do Paysandu, e de Henrique Almeida, pelo lado do Amazonas, levaram perigo. O time da casa seguiu apostando em arremates de longe, até que abriu o placar, aos 25. Após lateral na área, André Lima pegou a sobra para marcar. Mas a alegria paraense durou muito pouco. 

Em pouco mais de um minuto, conseguiu levar a virada. Novillo se enrolou com a bola e Diego Torres aproveitou para deixar tudo igual, aos 31. Na saída de bola, outro erro e Joaquín Torres recebeu na área para virar, aos 32. Quando tudo parecia dar certo para o time manauara, a defesa se atrapalhou e Bryan Borges deixou tudo igual, aos 46. O Paysandu ainda teve a chance de se despedir de forma digna da torcida, mas Bryan Borges isolou a penalidade.

AGENDA

A última rodada será toda simultânea no próximo domingo (21), às 16h30. O Amazonas recebe o Coritiba, em casa, no estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM). Já o Paysandu visita o Athletic na Arena Sicredi, em São João del Rei (MG).

Parceria FI

Unimed Ribeirão Preto realiza entrega de kits para crianças do projeto social Nadando na Frente

A Unimed Ribeirão Preto realizou, no início de novembro, a entrega de novos kits esportivos às crianças do projeto social “Nadando na Frente”, no Clube de Campo dos Comerciários, na zona leste da cidade. Cada kit contém maiô ou sunga, touca, óculos, boné, camiseta e mochila – itens essenciais para o desempenho das aulas e o estímulo à prática esportiva.

A ação reforça uma parceria de 18 anos entre a cooperativa médica e o projeto, que completa 20 anos em 2025. O “Nadando na Frente” oferece aulas gratuitas de natação para crianças de sete a 12 anos, promovendo desenvolvimento físico, disciplina e socialização. Em Ribeirão Preto, as atividades acontecem em três polos: Cava do Bosque, Clube de Campo dos Comerciários e Centro de Jornada Ampliada, beneficiando mais de 400 crianças.

A cerimônia de entrega dos kits contou com a presença do presidente da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Nelson Hisamo Sato Júnior; do CEO, Julio Cesar Paim, de representantes do Comitê de ESG (da sigla em Inglês: Ambiental, Social e Governança) da cooperativa, Alex Lourenço e Ariane Lima e do coordenador do projeto social, Edmilson Dezordo. Após a entrega dos kits, os representantes da cooperativa acompanharam as atividades nas piscinas, conferindo de perto o desempenho e a alegria das crianças.

“Estar no clube e vivenciar o treinamento e a integração das crianças permite compreender de forma concreta o impacto social desta iniciativa”, destacou o Dr. Nelson Hisamo Sato Júnior. O CEO da Unimed, Julio Cesar Paim, ressaltou que a parceria reflete os valores cooperativistas da instituição. “O Nadando na Frente oferece às crianças uma prática esportiva estruturada, promovendo cidadania, disciplina e qualidade de vida. É uma honra apoiar um projeto que transforma vidas e fortalece famílias”.

Para o coordenador do projeto, Edmilson Dezordo, a presença dos diretores da cooperativa é mais que simbólica. “Receber a diretoria da Unimed permite que conheçam de perto as condições e o cotidiano das crianças atendidas, um gesto que vai além do apoio financeiro”, afirmou.

Quando o esporte mergulha na inclusão

Criado em 2005, o Nadando em Frente já beneficiou mais de 11 mil alunos. Além de Ribeirão Preto, está presente em Limeira (SP). As aulas gratuitas incluem uniforme completo, mochila e agasalho, e o acompanhamento dos educadores esportivos promove não só o aprendizado da natação, mas também melhoras no comportamento, na autoestima e no rendimento escolar das crianças atendidas.

Governo de SP divulga calendário para pagamento do IPVA de 2026

O Governo de São Paulo divulgou o calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2026.

De acordo com o Decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o IPVA de 2026 poderá ser pago à vista em janeiro, com desconto de 3%, até a data determinada para cada placa (veja tabela abaixo), ou parcelado entre três e cinco vezes, de acordo com o valor do imposto, sem desconto.

Confira as datas limites para cada placa para pagamento à vista, em janeiro:

PLACADATA LIMITE
Final 112
Final 213
Final 314
Final 415
Final 516
Final 619
Final 720
Final 821
Final 922
Final 023

Quem preferir, pode ainda pagar o IPVA em fevereiro, sem desconto, seguindo a data-limite do final de cada placa.

PARCELAMENTO

O parcelamento do IPVA pode ser feito em até cinco vezes, de janeiro a maio, desde que o valor total do imposto seja igual ou superior a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps). Em caso de valores menores, o parcelamento poderá ser feito em quatro ou três parcelas.

CAMINHÕES

A tabela de pagamento para proprietários de veículos de carga é diferente. O pagamento pode ser feito, sem desconto, até 22 de abril, ou parcelado em até cinco vezes, com data fixada no dia 20 de cada mês.

COMO PAGAR

Para quitar o imposto, basta dirigir-se ao caixa eletrônico ou internet Banking com o número do Renavam do veículo e optar pela modalidade de pagamentos o IPVA.

Domingo terá três interdições no trânsito para realização de eventos em Ribeirão Preto

A RP Mobi informa que o trânsito de Ribeirão Preto sofrerá alterações neste domingo (16) devido à realização de três eventos na cidade: Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica, Choro na Esquina e Corrida Botafogo Run. As interdições ocorrerão em diferentes pontos e os condutores devem ficar atentos às mudanças, respeitar a sinalização e planejar rotas alternativas para evitar congestionamentos e garantir a fluidez do tráfego.

Corrida Botafogo Run

Local: Estádio Santa Cruz (largada e chegada)
Horário: A partir das 5h

Bloqueios:

Av. Sebastião Venturi

Av. Maurílio Biagi (sentido Centro)

Av. Dr. Francisco Junqueira (sentido Centro)

Av. Fábio Barreto

Av. Dr. Francisco Junqueira (sentido Bairro)

Av. Maurílio Biagi (sentido Bairro)

Av. Celso Charuri (sentido Bairro)

Av. Celso Charuri (sentido Centro)

Rotas alternativas:
A orientação é evitar trafegar pelas avenidas Maurílio Biagi e Francisco Junqueira. Caso seja necessário realizar a travessia entre as regiões Sul e Leste, utilizar preferencialmente os viadutos de ligação.

Choro na Esquina

Local: Teatro Minaz – Rua Carlos Chagas, 273
Horário: Das 8h às 12h

Bloqueios:

Trecho da Rua Deolinda, entre a Rua Daniel Kujawski e a Rua Carlos Chagas

Parte da Rua Carlos Chagas, entre a Rua Deolinda e a Rua José da Silva

Rotas alternativas:
Os desvios deverão ser feitos pelas ruas José da Silva e Daniel Kujawski.

Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica

Local: Em frente à Catedral Metropolitana
Horário: 20h

Bloqueio:

Rua Florêncio de Abreu, entre as ruas Visconde de Inhaúma e Tibiriçá

Rotas alternativas:
Condutores que trafegam pela Visconde de Inhaúma ou Florêncio de Abreu devem seguir pela Rua Prudente de Morais, virar à direita na Rua Tibiriçá e depois à esquerda para retomar a Rua Florêncio de Abreu.

Recomendações aos condutores

A RP Mobi orienta que os motoristas:

Respeitem a sinalização de trânsito;

Sigam as orientações dos agentes da RP Mobi;

Utilizem vias alternativas, evitando as imediações dos bloqueios;

Mantenham atenção a ajustes operacionais que possam ser realizados para garantir a segurança de pedestres e condutores.

EUA reduzem tarifas para café, laranja, carne bovina e outros produtos

A Casa Branca emitiu nesta sexta-feira (14) um decreto do presidente Donald Trump para isentar determinados produtos agrícolas de tarifas recíprocas, que estão em vigor desde abril.

De acordo com nota publicada pela Casa Branca, entre os produtos que deixarão de estar sujeitos às tarifas recíprocas estão: café e chá; frutas tropicais e sucos de frutas; cacau e especiarias; bananas, laranjas e tomates; carne bovina; e fertilizantes adicionais (alguns fertilizantes nunca foram sujeitos às tarifas recíprocas).

O decreto faz parte de um grande esforço de Trump e de suas principais autoridades para atender às crescentes preocupações dos norte-americanos com os preços persistentemente altos dos alimentos.

De acordo com a agência Reuters, as novas isenções — que entram em vigor retroativamente à meia-noite de quinta-feira — marcam uma forte reviravolta para Trump, que há muito insiste que suas tarifas de importação não estão alimentando a inflação. Elas vêm depois de uma série de vitórias dos democratas em eleições estaduais e municipais na Virgínia, Nova Jersey e Nova York, onde a acessibilidade econômica foi um tópico importante.

Segundo a Casa Branca, a medida modifica “o escopo das tarifas recíprocas que ele [Donald Trump] anunciou inicialmente em 2 de abril de 2025”. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos impôs um tarifaço global a produtos importados de vários países, e confirmou uma taxa de 10% para os produtos brasileiros. No evento, ele comunicou a aplicação de tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China e 46% sobre o Vietnã.

Ainda não foi divulgado em quanto a tarifa será reduzida. 

Repercussões

O Brasil pode ser beneficiado com a redução das tarifas. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que ainda está analisando a Ordem Executiva assinada por Trump. 

Em nota, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) informou que está avaliando se a Ordem Executiva se aplica “à tarifa base de 10%, à de 40% [adicional] ou a ambas”. 

“O Cecafé está em contato com seus pares americanos, neste momento, para analisar, cuidadosamente, a situação e termos noção do real cenário que se apresenta”, diz o comunicado.

Já a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) considerou positiva a decisão do governo norte-americano de reduzir as tarifas aplicadas à carne bovina brasileira.

“A medida reforça a confiança no diálogo técnico entre os dois países e reconhece a importância da carne do Brasil, marcada pela qualidade, pela regularidade e pela contribuição para a segurança alimentar mundial”, informou. 

CHAPA ÚNICA – BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE ACLAMARÁ SEU NOVO PRESIDENTE NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA.

O Botafogo Futebol Clube terá candidato único na eleição da diretoria executiva que acontecerá na próxima segunda feira(17), ás 19h – na sala do Conselho Deliberativo do tricolor.

Alessander De Martin será aclamado como presidente do BFC tendo como vice-presidente Eduardo Esteves. Alessander tem profundo conhecimento de todo o histórico que envolve a Trexx Holding, empresa de Adalberto Baptista e o Botafogo FC no processo da S/A.

Faz parte também do Conselho de Administração da S/A. Com fortes raízes botafoguenses Alessander é filho do Dr Hermenegildo De Martin, médico endocrinologista, que já foi presidente do Conselho Deliberativo do clube e também membro do Conselho de Administração da S/A. Outros nomes chegaram a ser cogitados como o do Dr  Miguel Mauad, Dr Eduardo Vavas e o Dr Hermenegildo.

“Existia uma dúvida. Quando o Eduardo assumiu a presidência pela primeira vez, ele tinha assumido em virtude da renúncia do ex-presidente Alfredo. E aí ficou a dúvida se isso já contaria como sendo uma eleição. Mas analisando o estatuto, chegou-se à conclusão que ele teria direito a apenas uma reeleição, que já aconteceu quando herdou a presidência do Alfredo e depois concorreu como cabeça de chapa, com o Dr. Hermenegildo como vice. Ele já foi reeleito e não teria mais esse direito” Disse, Daniel Pitta Marques, atual presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo

Em entrevista ao jornalista Wilson Rocha, Rochinha na rádio Jovem Pan News FM, 107,5 Mhz, Daniel manifestou a vontade de que fosse formada apenas uma chapa, o que acabou acontecendo.