Em São Paulo o IPVA 2026 pode ser pago com cartão de crédito

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) vem ampliando, nos últimos anos, as opções de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Além dos meios tradicionais, os contribuintes já podem utilizar a plataforma Pix e também o cartão de crédito para quitar o imposto estadual.

Com o início do calendário oficial do IPVA 2026, a partir de segunda-feira (12), o pagamento com cartão de crédito poderá ser feito à vista, com desconto de 3%, ou de forma parcelada em até cinco vezes, por meio de bancos e casas lotéricas. Também é possível dividir o valor em um número maior de parcelas por meio das instituições financeiras credenciadas pela Sefaz-SP, cuja lista está disponível no site da Secretaria. Nesses casos, as condições variam conforme a empresa escolhida e há cobrança de juros, sendo recomendável que o contribuinte consulte diretamente as taxas e prazos de pagamento.

Confira o calendário do IPVA 2026 para pagamento com desconto:

FinalData e mês
Final 112/01
Final 213/01
Final 314/01
Final 415/01
Final 516/01
Final 619/01
Final 720/01
Final 821/01
Final 922/01
Final 023/01

Como pagar

Para efetuar o pagamento do IPVA 2026, basta o contribuinte acessar a rede bancária credenciada com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, sendo mais rápido, fácil e confirmado imediatamente. Ao obter o QR code, gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP, o recolhimento pode ser feito junto a mais de 900 instituições financeiras, contemplando especialmente os cidadãos com contas digitais e que não possuem conta nos grandes bancos.

Governo aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para a prevenção do HIV-1, na modalidade de profilaxia pré-exposição (PrEP). O fármaco poderá ser utilizado por adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que apresentem risco de infecção, desde que tenham resultado negativo para HIV antes do início do tratamento. Além da versão oral, o medicamento se destaca pela aplicação subcutânea semestral, o que pode facilitar a adesão ao método preventivo.

Estudos clínicos analisados pela Anvisa apontaram alta eficácia do lenacapavir, com 100% de redução da incidência do HIV-1 em mulheres cisgênero. Os dados também indicaram 96% de eficácia em comparação com a incidência de base do vírus e desempenho 89% superior à PrEP oral diária. Segundo a agência, o regime de injeções a cada seis meses apresentou maior adesão e persistência em relação aos esquemas diários, superando obstáculos comuns ao uso contínuo de medicamentos.

O Sunlenca é um antirretroviral de primeira classe que atua em múltiplas etapas do ciclo do HIV-1, impedindo a replicação do vírus. Apesar do registro aprovado, o medicamento ainda depende da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), e sua eventual incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pela Conitec e pelo Ministério da Saúde. Em julho de 2025, o lenacapavir passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como opção adicional de PrEP, considerada a melhor alternativa disponível após uma vacina contra o HIV, que ainda não existe.

Botafogo bate Vasco Da Gama e segue invicto na Copa São Paulo de Juniores

O Botafogo venceu esta tarde a equipe do Vasco Da Gama em mais uma rodada da Copa São Paulo de Juniores. O gol do tricolor foi marcado pelo garoto Ruan.

Esta é a quarta vitória seguida do Botafogo na Copinha, o time vanceu o Santa Cruz do Recife por 3 a 1, o Bandeirante de Brodokski por 3 a 1, o Tuna Luso por 1 a 0, e hoje o Vasco também por 1 a 0.

Agora, o Pantera aguarda o vencedor de Guanabara City e Tuna Luso.