Ex-jogador do Botafogo de Ribeirão foi preso em São Paulo nesta quarta-feira

O ex-jogador do Botafogo de Ribeirão Preto Leandro Lessa Azevedo, conhecido como Leandro “Guerreiro”, ex-atacante do São Paulo FC, foi preso na manhã desta quarta-feira (24), em São Paulo, em razão de dívida relacionada ao pagamento de pensão alimentícia. Ele chegou a ser encaminhado ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde, Zona Norte da capital paulista, mas foi liberado posteriormente.

De acordo com informações sobre o caso, a prisão ocorreu por meio de um mandado de prisão civil, instrumento previsto na legislação brasileira em situações de inadimplência de obrigação alimentar. Apesar de o ex-atleta ter recebido recentemente uma indenização em uma ação trabalhista contra o São Paulo, o valor foi penhorado pela Justiça para abater débitos de pensão, que ainda não teriam sido totalmente quitados ou teriam novas parcelas em atraso.

A situação financeira de Leandro ganhou repercussão em novembro de 2025, quando o São Paulo FC quitou uma dívida trabalhista antiga com o ex-jogador. O clube depositou R$ 1.960.920,27 referentes a um processo sobre direitos de arena iniciado em 2010. No entanto, o valor não foi repassado diretamente ao atleta, já que a Justiça determinou a penhora da quantia para pagamento de débitos alimentícios.

A ação trabalhista discutia diferenças no percentual pago ao jogador pelas transmissões de partidas entre 2006 e 2007. Leandro alegava ter recebido apenas 5% dos valores devidos, enquanto a legislação vigente à época previa o pagamento de 20%. O Tribunal Superior do Trabalho havia reconhecido o direito do atleta em 2017, mas o pagamento só foi concluído no fim do ano passado, após o encerramento dos recursos apresentados pelo clube.

Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Leandro “Guerreiro” teve passagem marcante pelo futebol brasileiro. Pelo São Paulo FC, atuou nas temporadas de 2006 e 2007, disputando 116 jogos e marcando 16 gols. O atacante fez parte do elenco campeão brasileiro nos dois anos e ficou conhecido por comemorar o título de 2006 subindo em uma das traves do Morumbi e cruzando os punhos em direção à torcida.

Além do São Paulo, Leandro também defendeu clubes como Vasco, Corinthians, Fluminense, Goiás e Grêmio, além de ter atuado no futebol japonês e russo ao longo da carreira.

Leandro foi vice-campeão paulista jogando com a camisa do Botafogo em 2001, a decisão foi contra o Corinthians. Após o término do campeonato o timão comprou em definitivo três jogadores do Pantera, ele, Leandro Guerreiro, Ratinho e o goleiro Doni. A época o Corinthians desembolsou pelos três atletas R$ 2,5 milhões

Após o caso ganhar repercussão nacional, o ex-atleta afirmou nas redes sociais que não está inadimplente com suas obrigações alimentícias.