Ex-jogador do Botafogo de Ribeirão foi preso em São Paulo nesta quarta-feira

O ex-jogador do Botafogo de Ribeirão Preto Leandro Lessa Azevedo, conhecido como Leandro “Guerreiro”, ex-atacante do São Paulo FC, foi preso na manhã desta quarta-feira (24), em São Paulo, em razão de dívida relacionada ao pagamento de pensão alimentícia. Ele chegou a ser encaminhado ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde, Zona Norte da capital paulista, mas foi liberado posteriormente.

De acordo com informações sobre o caso, a prisão ocorreu por meio de um mandado de prisão civil, instrumento previsto na legislação brasileira em situações de inadimplência de obrigação alimentar. Apesar de o ex-atleta ter recebido recentemente uma indenização em uma ação trabalhista contra o São Paulo, o valor foi penhorado pela Justiça para abater débitos de pensão, que ainda não teriam sido totalmente quitados ou teriam novas parcelas em atraso.

A situação financeira de Leandro ganhou repercussão em novembro de 2025, quando o São Paulo FC quitou uma dívida trabalhista antiga com o ex-jogador. O clube depositou R$ 1.960.920,27 referentes a um processo sobre direitos de arena iniciado em 2010. No entanto, o valor não foi repassado diretamente ao atleta, já que a Justiça determinou a penhora da quantia para pagamento de débitos alimentícios.

A ação trabalhista discutia diferenças no percentual pago ao jogador pelas transmissões de partidas entre 2006 e 2007. Leandro alegava ter recebido apenas 5% dos valores devidos, enquanto a legislação vigente à época previa o pagamento de 20%. O Tribunal Superior do Trabalho havia reconhecido o direito do atleta em 2017, mas o pagamento só foi concluído no fim do ano passado, após o encerramento dos recursos apresentados pelo clube.

Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Leandro “Guerreiro” teve passagem marcante pelo futebol brasileiro. Pelo São Paulo FC, atuou nas temporadas de 2006 e 2007, disputando 116 jogos e marcando 16 gols. O atacante fez parte do elenco campeão brasileiro nos dois anos e ficou conhecido por comemorar o título de 2006 subindo em uma das traves do Morumbi e cruzando os punhos em direção à torcida.

Além do São Paulo, Leandro também defendeu clubes como Vasco, Corinthians, Fluminense, Goiás e Grêmio, além de ter atuado no futebol japonês e russo ao longo da carreira.

Leandro foi vice-campeão paulista jogando com a camisa do Botafogo em 2001, a decisão foi contra o Corinthians. Após o término do campeonato o timão comprou em definitivo três jogadores do Pantera, ele, Leandro Guerreiro, Ratinho e o goleiro Doni. A época o Corinthians desembolsou pelos três atletas R$ 2,5 milhões

Após o caso ganhar repercussão nacional, o ex-atleta afirmou nas redes sociais que não está inadimplente com suas obrigações alimentícias.

Voltando a jogar em casa Botafogo tem três desfalques para enfrentar o Operário na Série B

O Botafogo terá um novo desafio neste domingo jogando pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Depois de duas rodadas atuando fora de casa, o tricolor volta ao seu estádio para enfrentar o Operário de Ponta Grossa-PR pela 13º rodada do primeiro turno do certame nacional. Sem vencer há 10 partidas o torcedor não mostra muito entusiasmo para ir ao estádio.

Claúdio Tencati perdeu 3 titulares para este jogo, são eles: o volante Leandro Maciel que está fora por controle de carga, Wallace e Patrik Brey estão suspensos por cartões amarelos.

A novidade será o retorno do zagueiro Ericson a zaga do Pantera. O atacante Arthur Caíque também pode aparecer no time titular pela primeira vez. Com 10 pontos o Botafogo está na 16ª colocação do campeonato, estando apenas uma posição fora da zona do rebaixamento. O adversário está na 8ª posição com 19 pontos ganhos.

Nas próximas rodadas o Pantera irá enfrentar o Ceará fora de casa e o CRB no estádio Santa Cruz.

Os números de Claudio Tencati desde que chegou ao Botafogo

A campanha do técnico Claudio Tencati no comando do Botafogo Futebol Clube começa a gerar desconfiança entre os torcedores após o desempenho irregular da equipe no Campeonato Paulista e na Série B do Campeonato Brasileiro. Desde o início da temporada, o treinador acumula mais derrotas do que vitórias e vê o time oscilar dentro de campo, principalmente nos jogos decisivos.

No Paulistão, Tencati comandou o Botafogo em oito partidas, conquistando apenas três vitórias, além de dois empates e três derrotas. A equipe somou 8 pontos e encerrou a primeira fase da competição estadual com saldo negativo de quatro gols, marcando 5 gols e sofrendo 9, desempenho abaixo das expectativas criadas pela torcida antes do início da temporada.

Já na Série B do Campeonato Brasileiro, o cenário também preocupa. Em oito jogos disputados sob o comando do treinador, o Tricolor venceu apenas duas partidas, empatou três e sofreu quatro derrotas. O Botafogo ocupa a 17ª colocação na tabela e ainda mantém saldo positivo de um gol, marcou dez gols e sofreu 9, saldo muito influenciado pela goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza,o resultado do saldo de gols positivo que ajudou o time a ficar no meio da tabela algumas rodadas.

“E eu tenho um DNA de gostar de vencer, de ser vencedor. Abri mão de outros processos para ficar no Botafogo pensando nesse projeto. Cabe a nós agora mobilizar. Tenho essa resiliência, mas você começa a pensar: “Será que realmente o trabalho está andando, ou não?” Mas tenho convicção daquilo que eu posso fazer”. Disse o treinador após a derrota para o Goiás no último sábado.

Somando Campeonato Paulista e Série B, Claudio Tencati acumula 17 jogos à frente do Botafogo, com cinco vitórias, cinco empates e sete derrotas. O time marcou 15 gols e sofreu 18, terminando no período com saldo negativo de três gols. A sequência de resultados aumenta a pressão sobre a comissão técnica e faz crescer o debate entre torcedores sobre o desempenho do clube na temporada.

Rodada da Serie B deste sábado derruba o Botafogo para a 13ª colocação. Tricolor está a um ponto do Z4

A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B mexeu diretamente com a situação do Botafogo-SP na tabela. Após os jogos realizados neste sábado(9), o Tricolor de Ribeirão Preto caiu da 10ª para a 13ª colocação e agora está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento da competição.

Os resultados de concorrentes diretos aumentaram a pressão sobre o Pantera. O Goiás Esporte Clube venceu o Vila Nova Futebol Clube por 1 a 0 no clássico goiano, enquanto o Atlético Clube Goianiense também derrotou o Ceará Sporting Club pelo mesmo placar. Já o empate sem gols entre Athletic Club e Cuiabá Esporte Clube acabou prejudicando ainda mais a posição botafoguense na classificação da Série B.

Sem vencer há cinco partidas, o Botafogo entra em campo neste domingo em um duelo que ganhou caráter de decisão. A equipe comandada por Cláudio Tencati enfrenta o Grêmio Novorizontino às 19h30, no estádio Estádio Jorge Ismael de Biasi, precisando da vitória para voltar a subir na tabela e afastar o risco de entrar na briga contra o rebaixamento.

A preocupação aumenta porque o Tricolor terá outro compromisso complicado fora de casa na próxima rodada, justamente contra o Goiás, que chega embalado após vencer o clássico diante do Vila Nova.

O Novorizontino também vive momento delicado. A equipe do interior paulista soma a mesma pontuação do Botafogo e igualmente está a apenas um ponto da zona de rebaixamento, o que aumenta ainda mais a tensão para o confronto deste domingo pela Série B.

Mesmo em caso de derrota, o Botafogo não terminará a rodada dentro do Z4. Isso porque o Clube de Regatas Brasil venceu o Operário Ferroviário Esporte Clube por 3 a 0, chegou aos oito pontos e ocupa a 17ª colocação. Já a Associação Atlética Ponte Preta, derrotada pelo Sport Club do Recife, aparece em 16º lugar com sete pontos.

A partida entre Novorizontino e Botafogo terá transmissão da Jovem Pan News Ribeirão FM 107.5 e também do Canal WSports, a partir das 18h, com narração de Wilson Rocha, o Rochinha, ao lado de Juninho Fonseca e Pedro Sampaio.

Botafogo-SP contrata zagueiro com experiência no futebol Europeu

Com oito anos de experiência no futebol europeu, o zagueiro Wallace é o décimo reforço confirmado pelo Botafogo para a temporada 2026.

Revelado pelas categorias de base do Cruzeiro, o defensor ganhou destaque nacional ao integrar o elenco campeão do Campeonato Brasileiro de 2014. O bom desempenho abriu portas para o futebol internacional, e Wallace foi negociado com o Monaco, da França, onde atuou por duas temporadas e disputou competições de alto nível, como a Champions League e a Europa League.

Na sequência, o jogador se transferiu para a Lazio, da Itália. Pelo clube italiano, Wallace disputou quase 70 partidas ao longo de três anos e conquistou a Copa da Itália e a Supercopa da Itália.

A carreira internacional seguiu com passagens pelo Braga, de Portugal, onde levantou o troféu da Taça da Liga, e pelo futebol turco, defendendo o Yeni Malatyaspor nas temporadas 2020/2021 e 2022.

O zagueiro também teve destaque no futebol asiático. Atuando pelo Wuhan Three Towns, da China, foi campeão do Campeonato Chinês em 2022 e da Supertaça Chinesa em 2023. Além disso, defendeu o Al Ittihad Kalba, dos Emirados Árabes Unidos.

Antes de acertar com o Botafogo, Wallace disputou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Atlético-GO, seu último clube.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DO ZAGUEIRO WALLACE
NOME: Wallace Fortuna dos Santos; Wallace
POSIÇÃO: Zagueiro
DATA DE NASCIMENTO: 14/10/1994, 31 anos
CIDADE DE NASCIMENTO: Rio de Janeiro
CLUBES: Cruzeiro, Monaco (FRA), Lazio (ITA), Braga (POR), Yeni Malatyaspor (TUR), Wuhan Three Towns (CHI), Ittihad Kalba e Atlético-GO

Botafogo anuncia a chegada do atacante Márcio Maranhão para 2026

O Botafogo segue ativo no mercado e confirmou mais um nome para reforçar o elenco na próxima temporada. O atacante Márcio Maranhão foi oficializado como novo jogador do Pantera, ampliando as opções do setor ofensivo.

O atleta chega após duas temporadas defendendo o Cianorte, onde teve regularidade e se destacou em 2025. Ao longo do ano, disputou 38 partidas, marcou oito gols e contribuiu com duas assistências. Cinco desses gols foram anotados na Série D do Brasileiro, competição em que a equipe paranaense avançou até as quartas de final, sendo eliminada pelo Barra.

Ao longo da carreira, Márcio Maranhão também acumula passagens por clubes tradicionais do interior paulista e paranaense, como Portuguesa Santista, Marília, Sertãozinho e Barretos.

Com a contratação, o Botafogo reforça o elenco visando uma temporada mais competitiva e com maior profundidade ofensiva.

Por Pedro Sampaio

Botafogo anuncia Hygor, atacante com histórico de acessos e retorno ao clube após 14 anos

O Botafogo segue ativo no mercado e confirmou a contratação do atacante Hygor, que chega respaldado por campanhas de acesso até a Série A do Brasileirão. O jogador é o sexto reforço oficializado pelo Pantera para a próxima temporada.

Hygor estava no Avaí, onde atuou pelos últimos dois anos. Em 2025, somou 39 partidas e balançou as redes seis vezes. No ano anterior, também pela equipe catarinense, registrou sete gols e uma assistência em 31 jogos.

Antes disso, o atacante viveu um ciclo vitorioso no Criciúma. Entre 2021 e 2023, trabalhou novamente com o técnico Claudio Tencati e fez parte dos elencos que conquistaram o acesso da Série C para a Série B e, posteriormente, da Série B para a Série A. Foram 17 jogos e quatro gols na terceira divisão, dez gols em 31 partidas no segundo ano e quatro gols em 19 atuações na campanha que recolocou o Tigre na elite nacional.

Hygor também acumula passagem pelo Sport na Série A.

Natural de Franca, o atacante iniciou sua trajetória na Francana e, na sequência, transferiu-se para a Ferroviária, clube ao qual permaneceu vinculado por quase dez anos. O retorno ao Botafogo marca, inclusive, uma volta às origens: em 2011, ele disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Pantera e marcou dois gols em três partidas.

Por Pedro Sampaio

Náutico avança para contratar Jonas Toró, destaque da Ponte Preta em 2025

O Náutico está muito perto de acertar a contratação do atacante Jonas Toró, um dos principais nomes da Ponte Preta nesta temporada. A negociação já está encaminhada e depende apenas dos últimos ajustes para ser concluída, segundo informações divulgadas pelo jornalista Lucas Rossafa.

Artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro, Toró pertence ao Botafogo-SP, mas ganhou grande visibilidade ao defender a Macaca em 2025. Rápido, agressivo e decisivo, o ponta foi um dos pilares da campanha pontepretana no ano.

Vestindo a camisa 17, número aprovado pelo técnico Hélio dos Anjos, o atacante marcou oito gols em 22 partidas, registrando sua temporada mais artilheira na carreira.

Formado nas categorias de base do São Paulo, Jonas Toró vive fase técnica e física muito positiva e chega ao Náutico com status de reforço de impacto para 2026, após se destacar atuando no estádio Moisés Lucarelli.

Sócio “Torcedor Cativo” terá bônus especial nas renovações de dezembro

O Botafogo FC divulgou que os torcedores com plano ativo do “Torcedor Cativo” que renovarem o plano anual até o fim deste ano receberão um mês extra de acesso gratuito — e ainda ganharão uma carteira de couro personalizada como cortesia.

A oferta vale para todos os planos disponíveis. No caso de quem tiver dependentes vinculados ao plano, a renovação precisa ser feita simultaneamente para todos. O prazo final para aproveitar o benefício é 23 de dezembro, quando o atendimento será suspenso para férias de fim de ano.

Quem tiver o plano vencendo em janeiro ainda pode garantir os bônus antecipando a renovação através da empresa de gestão dos pagamentos — a Club’s Bank — via WhatsApp.

Os valores dos planos seguem congelados para 2026. As principais opções incluem:

Plano adulto: R$ 90 por mês

Dependente maior de 18 anos: R$ 78/mês

Dependente de 12 a 18 anos: R$ 45/mês

Estudante (com até 30 anos e primeira graduação/curso): R$ 49,90/mês

Planos anuais e bianuais também estão disponíveis — com valores em pagamento único.

De acordo com a diretoria, a iniciativa busca fortalecer o vínculo dos torcedores com o clube e garantir apoio para a temporada de 2026.

Escrito por Pedro Sampaio

Botafogo-SP faz exames médicos na pré temporada

O Botafogo-SP iniciou nesta segunda-feira a pré-temporada para 2026 com o elenco se reapresentando e realizando uma bateria de exames clínicos, físicos e cardiológicos.

Do grupo de reforços anunciados, apenas o meio-campista Everton Morelli compareceu — os demais devem se apresentar conforme cronograma individual.

Estiveram presentes jogadores remanescentes da última Série B, retornos de empréstimo como os de João Costa e Toró, além de integrantes da base promovidos à pré-temporada.

Segundo o planejamento, o grupo treinará até 22 de dezembro, fará pausa no Natal, voltará em 26, seguirá até 30, e retornará em 2 de janeiro para finalizar a preparação. A estreia da equipe no estadual está marcada para 11 de janeiro, fora de casa, contra o Velo Clube.

Por Pedro Sampaio