Nova lesão deixa Neymar fora dos gramados antes da Copa do Mundo

Após a expectativa em torno da convocação para a Copa do Mundo de 2026, confirmada pela Seleção Brasileira na última segunda-feira (18), o atacante Neymar voltou a preocupar o departamento médico do Santos e da CBF. O camisa 10 sofreu um edema na panturrilha direita e deverá permanecer afastado dos gramados nos próximos dias, aumentando a cautela em relação à sua condição física antes da apresentação à equipe nacional.

A lesão foi sentida no domingo (17), durante a partida entre Santos e Coritiba. Apesar de o problema não ser considerado grave, a tendência é que Neymar não entre em campo novamente pelo clube paulista antes do dia 26 de maio, data marcada para sua apresentação à Seleção Brasileira visando a preparação para o Mundial nos Estados Unidos, Canadá e México. Durante o período de recuperação, o jogador seguirá tratamento no CT Rei Pelé sob monitoramento conjunto dos médicos do Santos e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O edema muscular é caracterizado pelo acúmulo de líquido na região lesionada, geralmente provocado por pancadas diretas ou estiramentos das fibras musculares. Entre os sintomas mais comuns estão dor localizada, sensação de rigidez, inchaço, perda de potência muscular e dificuldade para acelerar durante corridas. Em alguns casos, a lesão também pode causar hematomas e limitação dos movimentos. O tempo de recuperação varia conforme a intensidade do edema, e o principal objetivo do tratamento é evitar complicações mais graves, como compressão de nervos e agravamento do quadro clínico.

Carlo Ancelotti abre o jogo sobre convocação de Neymar

O técnico Carlo Ancelotti comentou sobre o momento vivido por Neymar e a possibilidade de o craque estar na lista final da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo FIFA 2026. Em entrevista, o treinador afirmou considerar “normal” que existam opiniões favoráveis à convocação do atacante.

Ancelotti destacou o prestígio de Neymar dentro e fora do elenco da Seleção.

“Neymar é muito amado, não apenas pelo povo brasileiro, mas também pelos jogadores”, afirmou o treinador, ressaltando que uma possível convocação não causaria qualquer impacto negativo no ambiente do grupo.

O camisa 10 está entre os 55 atletas incluídos na pré-lista enviada por Ancelotti à FIFA. Deste grupo, sairão os 26 jogadores que estarão na relação final para o Mundial. A convocação oficial será anunciada na próxima segunda-feira, durante evento no Museu do Amanhã.

O treinador italiano também elogiou a evolução recente do atacante, especialmente na parte física.

“Nos últimos 15 ou 20 dias ele melhorou bastante”, comentou Ancelotti, ao destacar que a intensidade exigida em uma Copa do Mundo varia de acordo com cada partida.

Apesar dos elogios, o técnico admitiu que a decisão final não é simples. Segundo ele, o trabalho da comissão técnica é buscar a lista mais equilibrada possível.

“Posso fazer uma lista perfeita? Impossível. Mas posso fazer uma lista com menos erros”, declarou.

A lista definitiva será divulgada no dia 18 de dezembro, às 17h (de Brasília). Os jogadores convocados irão se apresentar na Granja Comary no dia 27.

A estreia do Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo está marcada para 13 de junho, contra a Seleção Marroquina de Futebol.s. Antes disso, a Seleção enfrenta Panamá e Egito em amistosos.