Encerramento dos 170 anos de Ribeirão Preto terá shows, cultura e eventos em diferentes regiões

As comemorações pelos 170 anos de Ribeirão Preto chegam aos últimos dias após um mês de eventos realizados em diversas regiões da cidade. A programação de encerramento reúne atrações culturais, musicais, ações de economia criativa, diversidade e atividades comunitárias gratuitas, reforçando o caráter inclusivo e descentralizado das celebrações.

Os principais eventos da agenda oficial acontecem nos dias 26 e 27 de junho. Em Bonfim Paulista, o tradicional Bonfim Festeja integra as festividades de aniversário do município e leva shows gratuitos para a Praça Barão do Rio Branco, sempre a partir das 19h. A iniciativa destaca a importância do distrito na história e no desenvolvimento de Ribeirão Preto. Na sexta-feira (26), sobem ao palco os Meninos de Bonfim, Luis Gustavo e Luis Augusto, além da dupla Lucas e Luan. Já no sábado (27), a principal atração será a dupla Zé Henrique & Gabriel, com abertura de João Marcos e Matheus.

Também no sábado (27), a Esplanada do Theatro Pedro II será palco do festival Orgulho Ocupa, que acontece das 15h às 22h com entrada gratuita. O evento promove um encontro entre música, arte, empreendedorismo criativo e convivência social, valorizando a diversidade e ampliando a visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+ nos espaços públicos. Entre as atrações confirmadas estão Mart’nália, o encontro inédito entre Catto e Assucena, a banda Quarta Pele, DJ Vinhota e a participação da Ballroom RP.

Além dos espetáculos musicais, o festival contará com feira criativa, reunindo artistas e empreendedores independentes, além de atividades voltadas ao bem-estar, à cidadania e à integração da comunidade.

Organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, a programação comemorativa foi construída de forma colaborativa, envolvendo a Prefeitura, representantes da sociedade civil, produtores culturais e parceiros da iniciativa privada. Ao longo do mês, dezenas de atividades ocuparam praças, parques, espaços culturais e áreas públicas, ampliando o acesso da população à cultura e fortalecendo a identidade do município.

A reta final das celebrações também inclui festivais, festas juninas e eventos parceiros distribuídos por diferentes bairros, reforçando a proposta de levar as comemorações para todas as regiões da cidade.

“A programação dos 170 anos foi pensada para celebrar a trajetória de Ribeirão Preto e, principalmente, as pessoas que constroem essa história diariamente. Encerramos esse ciclo com eventos que representam a diversidade, a cultura e a criatividade da nossa cidade”, destacou o prefeito Ricardo Silva.

Veja todos os adversários do Brasil na história das Copas do Mundo e quantas vezes a Seleção enfrentou cada um

O Haiti se tornará na sexta-feira (19) o 50º adversário diferente enfrentado pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Às 21h30 (de Brasília), a Amarelinha encara a equipe caribenha, pela segunda rodada da fase de grupos, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, em busca da primeira vitória na competição.

Único país a participar das 23 edições do Mundial, o Brasil já se deparou com seleções de todos os cantos do planeta em 115 partidas no torneio. Ao todo, foram 76 vitórias, 20 empates e 19 derrotas, com 238 gols marcados e 109 sofridos.

Em número de partidas, o maior rival da Seleção no torneio é a Suécia, com sete, nas quais conseguiu cinco vitórias e empatou duas vezes. Em confrontos com os suecos, o Brasil obteve sua maior goleada em Copas (7 a 1 pelo quadrangular final do Mundial de 1950), ganhou sua primeira estrela em 1958 com a vitória por 5 a 2 e garantiu a vaga na final de 1994 com o triunfo por 1 a 0.

O Haiti se tornará na sexta-feira (19) o 50º adversário diferente enfrentado pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Às 21h30 (de Brasília), a Amarelinha encara a equipe caribenha, pela segunda rodada da fase de grupos, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, em busca da primeira vitória na competição.

Único país a participar das 23 edições do Mundial, o Brasil já se deparou com seleções de todos os cantos do planeta em 115 partidas no torneio. Ao todo, foram 76 vitórias, 20 empates e 19 derrotas, com 238 gols marcados e 109 sofridos.

Em número de partidas, o maior rival da Seleção no torneio é a Suécia, com sete, nas quais conseguiu cinco vitórias e empatou duas vezes. Em confrontos com os suecos, o Brasil obteve sua maior goleada em Copas (7 a 1 pelo quadrangular final do Mundial de 1950), ganhou sua primeira estrela em 1958 com a vitória por 5 a 2 e garantiu a vaga na final de 1994 com o triunfo por 1 a 0.

Veja todos os adversários do Brasil em Copas do Mundo:

7 jogos – Suécia;

5 jogos – Espanha, Itália, Escócia, México e Holanda;

4 jogos – Iugoslávia, Polônia, Tchecoslováquia, Inglaterra, França, Chile e Argentina;

3 jogos – Suíça, Costa Rica, Camarões e Croácia;

2 jogos – Uruguai, Hungria, Portugal, Áustria, União Soviética, Peru, Turquia, Bélgica, Alemanha, Marrocos e Sérvia;

1 jogo – Haiti, Bolívia, País de Gales, Bulgária, Romênia, Zaire, Alemanha Oriental, China, Nova Zelândia, Argélia, Irlanda do Norte, Rússia, Estados Unidos, Noruega, Dinamarca, Austrália, Japão, Gana, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Colômbia e Coreia do Sul.

A internet está de luto; Morre vovô Anésio

O influenciador digital Anésio Rossi, popularmente conhecido como Vovô Anésio, morreu neste sábado (13), aos 88 anos. A notícia foi confirmada pela família por meio de uma publicação nas redes sociais, causando grande comoção entre os milhões de seguidores que acompanhavam diariamente seus vídeos e mensagens de carinho na internet.

Vovô Anésio estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O quadro de saúde se agravou rapidamente e, apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu. A confirmação do falecimento gerou uma onda de homenagens nas redes sociais, onde fãs, amigos e admiradores lamentaram a perda de uma das personalidades mais queridas do ambiente digital.

Além do legado de alegria, simplicidade e bom humor que conquistou o público brasileiro, a trajetória de Vovô Anésio ficou marcada pela emocionante história de amor vivida ao lado de sua esposa. O casal compartilhou mais de três décadas de companheirismo, construindo uma relação admirada pelos seguidores e frequentemente retratada nos conteúdos publicados nas redes.

Após a divulgação da morte, imagens do casal abraçado e momentos de carinho passaram a circular amplamente na internet, emocionando milhares de pessoas. Para muitos internautas, a despedida de Vovô Anésio representa não apenas a perda de um influenciador querido, mas também o fim de uma história de amor que inspirou gerações e conquistou o coração de milhões de brasileiros.

Voltando a jogar em casa Botafogo tem três desfalques para enfrentar o Operário na Série B

O Botafogo terá um novo desafio neste domingo jogando pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Depois de duas rodadas atuando fora de casa, o tricolor volta ao seu estádio para enfrentar o Operário de Ponta Grossa-PR pela 13º rodada do primeiro turno do certame nacional. Sem vencer há 10 partidas o torcedor não mostra muito entusiasmo para ir ao estádio.

Claúdio Tencati perdeu 3 titulares para este jogo, são eles: o volante Leandro Maciel que está fora por controle de carga, Wallace e Patrik Brey estão suspensos por cartões amarelos.

A novidade será o retorno do zagueiro Ericson a zaga do Pantera. O atacante Arthur Caíque também pode aparecer no time titular pela primeira vez. Com 10 pontos o Botafogo está na 16ª colocação do campeonato, estando apenas uma posição fora da zona do rebaixamento. O adversário está na 8ª posição com 19 pontos ganhos.

Nas próximas rodadas o Pantera irá enfrentar o Ceará fora de casa e o CRB no estádio Santa Cruz.

BYD apresenta Atto 2, SUV elétrico flex que promete ser a sensação do mercado pelo baixo preço e tecnologia

A montadora chinesa BYD apresentou oficialmente na última terça feira o novo Atto 2, modelo que chega para reforçar sua estratégia de expansão no segmento de veículos elétricos compactos. O SUV foi desenvolvido para atender consumidores que buscam tecnologia, eficiência energética e um conjunto de equipamentos modernos, ampliando o portfólio da marca em um dos mercados mais competitivos da indústria automotiva.

Seu design é bem semelhante ao do Yan Pro e será fabricado na fábrica de Camaçari na Bahia. A grande aposta da montadora está no valor do veículo. O modelo GL chegará ao mercado custando R$ 149.990, já a versão GS custará R$ 169.990. O Atto 2 DM-i Flex, primeiro híbrido plug-in flex da marca. Além do excelente o preço o carro também será movido a etanol com motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e ciclo Atkinson.

A aceleração na versão GL será de 0 a 100km em 8,5 segundo, na versão GS 8,4 segundos.

Com o lançamento, a BYD fortalece sua posição em um setor que registra crescimento acelerado em todo o mundo. A expectativa da empresa é conquistar consumidores que desejam migrar para a mobilidade elétrica sem abrir mão de conforto, espaço interno e tecnologia embarcada. O Atto 2 chega para disputar mercado com outros SUVs compactos eletrificados e ampliar as opções disponíveis para o público.

Veja quais serão as novas regras do futebol a partir desta Copa do Mundo

A próxima edição da Copa do Mundo marcará a implementação de uma série de mudanças nas regras do futebol aprovadas pela FIFA e pela International Football Association Board (IFAB). O objetivo é tornar as partidas mais dinâmicas, reduzir as interrupções e aumentar o tempo efetivo de bola rolando.

Confira as principais mudanças:

Arremessos laterais

  • Após o árbitro iniciar a contagem, o jogador terá até cinco segundos para realizar a cobrança.
  • Caso o prazo seja ultrapassado, a posse de bola será concedida automaticamente ao adversário.

Tiro de meta

  • Também estará sujeito ao limite de cinco segundos após o início da contagem do árbitro.
  • Se houver demora, a equipe adversária será beneficiada com um escanteio.

Substituições

  • O jogador substituído terá até dez segundos para deixar o gramado.
  • Se ultrapassar esse tempo, o atleta que entraria em campo só poderá participar da partida após um minuto de bola em jogo.

Atendimento médico em campo

  • Qualquer jogador atendido pela equipe médica dentro do gramado deverá permanecer fora da partida por, no mínimo, 60 segundos antes de retornar.

Mais poderes para o VAR

  • O árbitro de vídeo poderá corrigir erros evidentes em decisões entre escanteio e tiro de meta, mesmo sem revisão no monitor de campo.
  • O VAR também poderá atuar em casos de possível erro na aplicação do segundo cartão amarelo, quando a decisão resultar em expulsão.

Proibição de cobrir a boca com as mãos

  • Os jogadores não poderão mais colocar a mão sobre a boca durante conversas dentro de campo.
  • A medida busca aumentar a transparência da comunicação e auxiliar no combate a ofensas discriminatórias e racistas.

Atendimento a goleiros

  • Quando um goleiro estiver recebendo atendimento médico, os jogadores de linha não poderão se dirigir à área técnica para receber instruções dos treinadores durante a paralisação.

Quando as mudanças entram em vigor?

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as novas regras passarão a valer no futebol brasileiro a partir de 1º de julho. A expectativa é que as alterações contribuam para jogos mais rápidos, com menos interrupções e maior tempo de bola rolando.

Bom Prato Móvel chega a Ribeirão Preto e atende à população em situação de vulnerabilidade

Ribeirão Preto passou a contar, a partir desta segunda-feira (8), com uma unidade do Bom Prato Móvel. Instalado inicialmente no Jardim Branca Salles, o caminhão adaptado funcionará de segunda a sexta-feira, a partir das 11h, com a oferta diária de 300 refeições completas pelo valor simbólico de R$ 1. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e o Governo do Estado de São Paulo.

Elaborado por nutricionistas, o cardápio inclui arroz, feijão, proteína, guarnição, salada e fruta. Segundo o prefeito Ricardo Silva, o objetivo é ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação de qualidade. “É uma ação que garante dignidade, promove cidadania e fortalece nossa rede de proteção social”, destacou.

A unidade móvel complementa os dois restaurantes fixos do Bom Prato em Ribeirão Preto: um localizado na Rua Lafaiete, 100, na região central, e outro na Avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, 500, próximo ao Hospital das Clínicas. Os próximos locais de atendimento do caminhão serão definidos com base em critérios técnicos, priorizando bairros com maior índice de vulnerabilidade alimentar e social.

Ribeirão Preto inaugura o primeiro Pronto Atendimento de Saúde Mental 24 horas do Brasil

A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta segunda-feira, 8, o PAM (Pronto Atendimento de Saúde Mental), primeiro serviço especializado em urgências e emergências em saúde mental do Brasil, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Instalado no antigo prédio da UBDS do bairro Quintino Facci II, o espaço passou por ampla reforma e modernização para atender às necessidades específicas do novo serviço. A iniciativa representa um importante avanço na Rede de Atenção Psicossocial do município, ampliando o acesso da população ao atendimento especializado em situações de crise.

O PAM atenderá crianças, adolescentes e adultos de Ribeirão Preto em casos de urgência em saúde mental, como crises psicóticas, risco de suicídio, agitação psicomotora, crises relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, transtornos ansiosos agudos e outras situações que demandem atendimento imediato.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional especializada, formada por psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

A estrutura possui 19 leitos, sendo 14 destinados à observação, quatro leitos de urgência e um leito de isolamento. O atendimento será realizado por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento prévio. O fluxo de atendimento para crianças e adultos é separado.

Além do novo pronto atendimento, o complexo passa a abrigar o CAPS III AD (Álcool e Drogas), fortalecendo a integração dos serviços especializados em saúde mental no município e ampliando a capacidade de acolhimento e acompanhamento dos pacientes.

Outro diferencial da unidade é a presença de uma farmácia que atenderá a população de segunda a sexta-feira, até as 17h. Para os pacientes em observação ou internados no serviço, a assistência farmacêutica será garantida 24 horas por dia.

Leivinha, ídolo do Palmieras morre aos 76 anos

O futebol brasileiro amanheceu de luto nesta quinta-feira. Morreu, aos 76 anos, Leivinha, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras e protagonista da lendária Segunda Academia alviverde. O ex-meia-atacante enfrentava o Alzheimer e não resistiu às complicações da doença.

A notícia gerou grande comoção entre torcedores, ex-companheiros e personalidades do esporte. Em nota publicada nas redes sociais, o Palmeiras lamentou a morte do ídolo e prestou homenagem a um dos jogadores mais marcantes de sua trajetória.

Contratado pelo Verdão em 1971, Leivinha rapidamente se transformou em peça-chave de uma das equipes mais brilhantes já vistas no futebol brasileiro. Ao lado de nomes como Ademir da Guia, Dudu e César Maluco, ajudou a escrever uma das páginas mais vitoriosas da história palmeirense, conquistando o bicampeonato brasileiro de 1972 e 1973.

Dono de técnica refinada, inteligência tática e grande capacidade de finalização, o meia-atacante disputou 267 partidas pelo Palmeiras e marcou 108 gols, números que o colocam entre os principais artilheiros da história do clube. Ao todo, levantou seis taças com a camisa alviverde e se consolidou como um dos símbolos da geração conhecida como Segunda Academia.

Nascido em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, Leivinha iniciou sua trajetória na Portuguesa antes de alcançar o auge da carreira no Palmeiras. O talento também o levou ao futebol europeu, onde defendeu o Atlético de Madrid, da Espanha. Já na reta final da carreira, vestiu a camisa do São Paulo.

Lesão e seleção brasileira

Pela Seleção Brasileira, deixou igualmente sua marca. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha Ocidental, e participou de três partidas no torneio. Entre seus feitos mais lembrados está o milésimo gol da história da Seleção Brasileira, anotado durante sua passagem pela equipe nacional.

Problemas físicos encurtaram sua trajetória nos gramados. Aos 29 anos, Leivinha foi obrigado a encerrar precocemente a carreira, deixando a sensação de que ainda poderia oferecer muito ao futebol. Mesmo assim, construiu um legado suficiente para eternizar seu nome entre os grandes jogadores de sua geração.

Legado

A despedida de Leivinha representa a perda de um dos maiores talentos da história do Palmeiras e de um personagem fundamental de uma época que ajudou a moldar o futebol brasileiro. Seus gols, títulos e atuações memoráveis seguirão vivos na memória dos torcedores e na história do esporte.

Parceria Futebol Interior

Temperatura vai cair neste feriado prolongado em Ribeirão podendo chegar a 11º C

Quem esperava uma onda de calor para o feriado prolongado pode tirar o cavalo do frio, isso mesmo, a calorenta cidade de Ribeirão Preto vai viver neste feriado pelo menos um dia bem gelado e temperaturas mais baixas.

No sábado o ribeirão-pretano vai acordar com 11º C. A chegada de uma frente fria vai derrubar a tempratura na região.

Na quinta-feira de Corpus Christi a máxima sera de 26º C e miníma de 15º C

Na sexta feira a tamperatura vai cair com Máxima de 25º C e miníma de 14º C

Já no sábado o dia será mais gelado. A Miníma vai chegar a 11º C com máxima prevista de 25º C