Auxiliar de Claudio Tencati deixa o Botafogo

O Botafogo-SP passará por uma alteração em sua comissão técnica. O auxiliar Aléssio Antunes não faz mais parte do departamento de futebol do clube. Até o momento, os motivos do desligamento não foram informados oficialmente pela diretoria, que deve se pronunciar nos próximos dias.

Com 55 anos, Aléssio desembarcou em Ribeirão Preto no fim de 2025, acompanhando a chegada do técnico Cláudio Tencati. Homem de confiança do treinador, o profissional acumula anos de parceria com o comandante, tendo trabalhado ao seu lado em equipes como Londrina, Vitória, Brasil de Pelotas, Criciúma e Juventude.

A última vez que Aléssio esteve no banco de reservas do Pantera foi em 25 de maio, na derrota por 2 a 1 para o Athletic-MG, em Ribeirão Preto. Já no empate sem gols contra a Ponte Preta, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o auxiliar não figurou entre os integrantes da comissão técnica relacionados para a partida, conforme consta na súmula oficial.

A saída ocorre em um período de dificuldades para o Tricolor. Sem vencer há nove rodadas na Série B, a equipe busca recuperação na competição nacional. Mesmo diante da sequência negativa, a diretoria manteve o respaldo ao trabalho de Cláudio Tencati e renovou recentemente o vínculo do treinador até dezembro de 2027.

O próximo compromisso do Botafogo-SP está marcado para segunda-feira, às 20h, diante do Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia. O duelo será válido pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Pedro Sampaio

Renovação de contrato deixa Claudio Tencati mais fortalecido no Botafogo podendo exigir mais do elenco

O Botafogo acertou ao manter o técnico Claudio Tencati no comando da equipe e ampliar seu contrato até dezembro de 2027. A decisão da diretoria mostra confiança no trabalho do treinador e representa um movimento importante para dar estabilidade ao projeto esportivo do clube em meio a um momento de pressão na Série B do Campeonato Brasileiro.

No entanto, a renovação não significa, necessariamente, permanência garantida até o fim do vínculo. A própria história recente da Botafogo S/A mostra que contratos longos não impediram mudanças no comando técnico. Em sete anos e meio de gestão, o clube acumulou quase 20 treinadores, demonstrando pouca continuidade no departamento de futebol.

A extensão contratual ocorreu após uma nova investida da Chapecoense pelo treinador. O clube catarinense já havia tentado contratar Tencati anteriormente, mas voltou à carga com uma proposta financeiramente mais atrativa. Diante do interesse e do desempenho irregular do Pantera na Série B, a diretoria se movimentou rapidamente para assegurar a permanência do comandante. O próprio Tencati, em determinados momentos, chegou a questionar seu trabalho à frente da equipe.

Ainda assim, a escolha de mantê-lo parece coerente e o deixa mais fortalecido no clube. Claudio Tencati tem histórico vencedor, acumula acessos na carreira e é reconhecido por trabalhos construídos a médio e longo prazo. O problema do Botafogo, hoje, não parece ser treinador. Jogadores que deveriam assumir protagonismo não têm correspondido, enquanto boa parte do elenco apresenta desempenho abaixo do nível exigido pela competição. A maioria são jogadores de Série C e D, outros foram contratados lesionado e alguns sem atividade no futebol, ou seja, parados.

Outro fator relevante é o mercado. Caso Tencati deixasse o clube neste momento, dificilmente o Botafogo encontraria um treinador do mesmo nível livre no mercado. Em vez de repetir a troca constante de técnicos, talvez seja hora de corrigir erros recorrentes na montagem do elenco, evitando apostas em atletas sem ritmo de jogo, lesionados ou com desempenho recente abaixo da exigência da Série B.

A renovação de Claudio Tencati também pode ser interpretada como um recado interno ao elenco. Com o novo contrato, o treinador ganha respaldo e chega fortalecido nos bastidores, enquanto a cobrança tende a aumentar sobre jogadores que ainda não conseguiram entregar o esperado dentro de campo.

Editorial Wilson Rocha

Botafogo amarga sexta partida sem vitória após nova derrota na Série B

O Botafogo conheceu mais uma derrota nesta noite de domingo no Campeonato Brasileiro da Série B. Desta vez a derrota foi para a equipe do Novorizontino no estádio Dr Jorge Ismael De Biasil, o único gol da partida foi marcado pelo atacante Robson após uma falha no sistema defensivo do time de Claudio Tencati. O tricolor agora soma seis partidas sem vencer em oito rodadas na competição e está bem próximo a zona de rebaixamento na décima quinta posição com 9 pontos. Já o Tigre que começou o jogo atrás do Botafogo subiu para a sexta posição e soma 12 pontos.

O confronto começou até animador, com boas trocas de passes no ataque dos dois lados, mas sem nenhuma criatividade na hora da conclusão. O Botafogo, mesmo na condição de visitante, apostava mais no lado esquerdo, principalmente com Kelvin, enquanto o Novorizontino tinha Rômulo como principal armador.

O time da casa, quando teve uma leve superioridade na posse de bola, viu Robson perder uma grande chance, cara a cara com Jordan. O fim da primeira etapa foi melancólico, com muitos erros de passes e poucos chutes à gol.

O Novorizontino voltou para o segundo tempo com mais presença ofensiva, principalmente pela entrada de Carlão. Com mais volume, o gol enfim saiu. Rômulo trabalhou a bola com Vinícius Paiva que serviu para Robson finalizar firme no canto e abrir o placar, aos 11 minutos.

O gol deixou o duelo em aberto, mas ainda sem muitas esperanças de um bom jogo. O Botafogo tentou correr atrás do prejuízo, mas seguiu longe de ameaçar a meta de César. Já satisfeito com o resultado, o Novorizontino trabalhava a bola com mais paciência, gastando tempo e administrou a vitória sem sustos até o apito final.