Na semana em que se comemora o Dia Internacional das Florestas, Ribeirão Preto recebeu, pela primeira vez, o reconhecimento como Cidade Árvore do Mundo, pelo programa Tree Cities of the World, fazendo parte, a partir de agora, de uma importante rede global. Ribeirão Preto se junta a outras 168 cidades reconhecidas no ano passado, sendo oito delas localizadas no Brasil: Campo Grande, João Pessoa, Maringá, Niterói, Rio de Janeiro, São Carlos, São José dos Campos e São Paulo.
A candidatura de Ribeirão Preto ao programa se deu por meio de assinatura de um termo de parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, no ano de 2022, que teve como objetivo o auxílio na troca de informações para a candidatura de Ribeirão Preto ao Programa Tree Cities of the World, que conduz e certifica o município para uma cidade mais verde.
Com o reconhecimento “Cidades Árvores do Mundo 2022”, Ribeirão Preto já está convidada a participar do Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas e, em particular, do Fórum das Cidades, que ocorrerá em outubro/2023 na cidade de Washington DC, para celebrar o seu reconhecimento com a FAO e a Arbor Day Foundation.
“A importância de um programa como este, reconhecido internacionalmente e que recebe a chancela da FAO/ONU, está relacionada à essencialidade das áreas verdes para benefícios nas áreas urbanas, para a qualidade de vida das pessoas e para a saúde do planeta. As árvores ajudam a melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora, atmosférica e a temperatura, além de fornecerem sombra e abrigo às pessoas e animais, protegendo a biodiversidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Laurindo da Silva.
Sobre o Programa Tree Cities of the World
O Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU), lançado em 2019, atuando no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável, bem como devidamente celebradas.
Para serem reconhecidas, é necessário que as cidades participantes atendam a cinco requisitos essenciais no compromisso de cuidar de suas árvores e florestas, sendo eles: estrutura organizacional; corpo legal; dados censitários; recursos financeiros e atividades de celebração.
O programa busca estimular localmente ações para um impacto em questões que são globais, como os desafios às mudanças climáticas, uma vez que as cidades são responsáveis por uma grande parcela das emissões de gases de efeito estufa desempenhando um papel fundamental no combate às mudanças climáticas. Assim, o principal objetivo do programa é conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada a compartilhar e adotar abordagens bem-sucedidas para o manejo do verde urbano para a qualidade de vida de sua população, ao contribuir para a construção de cidades mais sustentáveis e resilientes em todo o mundo.
SBAU – é uma organização de referência no Brasil em arborização urbana ao reunir, através de eventos como congressos e encontros nacionais e internacionais sobre o tema, uma comunidade que discute, produz e promove o que há de melhor sobre a arborização urbana e qualidade ambiental das cidades. Ribeirão Preto foi a primeira cidade do Brasil a firmar este tipo de parceria, se beneficiando ao ampliar o debate para uma melhor gestão e planejamento do verde urbano, bem como na facilitação do acesso a programas para o verdejamento da cidade, importantes ações para uma cultura resiliente e regenerativa, principalmente no contexto de mudanças climáticas.
Foto – Guilherme Sircili