Procon-SP identifica variação de até 242% nos preços de produtos de Páscoa em Ribeirão Preto

A Fundação Procon-SP divulgou os resultados da Pesquisa Comparativa de Preços de Produtos de Páscoa 2026, realizada nos dias 18 e 19 de março em oito estabelecimentos de Ribeirão Preto. O levantamento apontou variações expressivas nos preços de itens tradicionais da data, com diferenças que ultrapassam 240%. Ao todo, foram analisados 121 produtos, entre azeites, colombas, bombons, legumes, azeitonas, ovos de Páscoa, pescados e tabletes de chocolate.

A maior disparidade foi registrada no setor de pescados, com o quilo da sardinha in natura variando 242,42%, encontrado entre R$ 9,90 e R$ 33,90. Outros itens também apresentaram oscilações relevantes, como a batata lavada, com preços entre R$ 2,99 e R$ 6,99, uma diferença de 133,78%. Entre os produtos típicos da celebração, o ovo de Páscoa Sonho de Valsa (357g), da Lacta, teve variação de 59,58%, com preços entre R$ 66,99 e R$ 106,90.

O Procon-SP reforça que a pesquisa tem como objetivo servir de referência ao consumidor, mas destaca a importância de pesquisar antes de comprar. O órgão orienta atenção à relação custo-benefício, considerando qualidade, peso e preço, além de possíveis restrições alimentares. Também recomenda verificar informações nos rótulos, como prazo de validade, composição e peso líquido. No caso de ovos de Páscoa com brindes, é fundamental observar o selo do Inmetro e a indicação da faixa etária adequada.

Mais um passo foi dado para a maior obra de mobilidade urbana da história de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto avançou em mais uma etapa para viabilizar o que pode se tornar o maior investimento em mobilidade urbana da história da cidade. O prefeito Ricardo Silva esteve em Brasília, no dia 24 de março, onde se reuniu com o Tesouro Nacional para tratar do andamento da operação, cuja documentação já foi protocolada e segue agora para análise técnica. O projeto prevê a implantação da Via Leste–Oeste, considerada uma obra estratégica aguardada há décadas pela população.

Com o envio dos documentos, o processo entra na fase de avaliação do Tesouro Nacional, que deve ser concluída em até duas semanas. Na sequência, a proposta será encaminhada ao Ministério das Cidades, etapa final para a liberação dos recursos. Segundo o prefeito, o avanço representa um passo importante para tirar do papel uma intervenção que promete melhorar a mobilidade, integrar regiões e elevar a qualidade de vida dos moradores.

O projeto prevê a criação de um corredor de 27,1 quilômetros ligando as zonas Leste e Oeste por meio de um eixo perimetral, com o objetivo de redistribuir o tráfego e aliviar a sobrecarga das principais vias da cidade. A proposta inclui a requalificação de avenidas importantes, implantação de faixas exclusivas para ônibus, ciclovias e calçadas acessíveis, além de melhorias completas na infraestrutura, como drenagem, iluminação e construção de novas pontes.

Além do impacto no trânsito, a iniciativa também tem potencial de impulsionar o desenvolvimento urbano e social, com ocupação planejada de áreas subutilizadas e ampliação do acesso a serviços e oportunidades. O projeto ainda incorpora soluções sustentáveis, como parques lineares e sistemas de drenagem modernos para reduzir alagamentos, ao mesmo tempo em que prioriza o transporte coletivo e a mobilidade ativa, contribuindo para uma cidade mais equilibrada e eficiente.

Ribeirão Preto promove Dia D e dá início à campanha de vacinação contra a gripe neste sábado

A Prefeitura de Ribeirão Preto inicia neste sábado (28) a campanha de vacinação contra a gripe com a realização do Dia D, voltado aos grupos prioritários. A ação acontece das 8h às 16h, em 16 salas de vacina e em uma escola municipal, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, reduzir a transmissão do vírus e prevenir casos graves e mortes. Para se vacinar, é necessário apresentar documento pessoal e comprovante de pertencimento a um dos grupos atendidos.

A vacina deste ano é trivalente e foi atualizada para proteger contra as cepas mais recentes de Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Mesmo quem já se vacinou em 2025 deve receber a nova dose em 2026. Nesta etapa, a prioridade é imunizar crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, profissionais da saúde, professores e pessoas com comorbidades, com meta de alcançar ao menos 90% de cobertura em cada grupo.

Na campanha de 2025, foram aplicadas 101.632 doses nos grupos prioritários, o que representa 58,41% de cobertura, e 238.203 doses no total. Segundo a chefe do Programa Municipal de Imunização, Mayra Fernanda de Oliveira, o Dia D é uma estratégia importante para ampliar a proteção dos públicos mais vulneráveis, especialmente com a chegada do período de maior circulação de doenças respiratórias, quando a vacinação ajuda a evitar complicações e internações.

Bosque Zoológico Fábio Barreto reabre ao público neste sábado

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que o Bosque Zoológico Fábio Barreto será reaberto ao público neste sábado (21), após a conclusão dos serviços de manutenção realizados em decorrência das fortes chuvas registradas na cidade na última terça-feira (17).

Durante o período de fechamento, funcionários realizaram uma força-tarefa no local, com a remoção de galhos e árvores que caíram em áreas de circulação. Também foram feitas vistorias nas estruturas e intervenções pontuais para garantir todas as condições adequadas de segurança ao visitante.

Serviço:

Bosque Zoológico Fábio Barreto

Endereço: Rua Liberdade, s/nº – Campos Elíseos

Horário: 9h às 16h30

Interdição emergencial fecha acesso à Avenida Independência a partir da Avenida Nove de Julho

A RP Mobi informou que iniciou, na manhã desta terça-feira (17), uma interdição emergencial no acesso à Avenida Independência para motoristas que trafegam pela pista Centro/Bairro da Avenida Nove de Julho, em Ribeirão Preto. A intervenção é necessária para a realização de obras de manutenção viária, conduzidas pela construtora responsável, com previsão de duração de aproximadamente dez dias, podendo ser ajustada conforme o andamento dos serviços. Durante esse período, o acesso no cruzamento com a Rua Floriano Peixoto estará liberado apenas para moradores e comerciantes da região.

Como alternativa, os motoristas que seguem pela Rua Floriano Peixoto em direção à Avenida Independência devem atravessar a Avenida Nove de Julho e, em seguida, virar à esquerda na Rua João Penteado para acessar a via. A Secretaria de Obras Públicas acompanha e fiscaliza a execução dos reparos para garantir a qualidade do serviço e a segurança no local. A RP Mobi orienta os condutores a redobrarem a atenção e respeitarem a sinalização durante o período de interdição.

Neste sábado e domingo vai rolar o 2º Festival Geek com programação gratuita no Parque Maurílio Biagi

Ribeirão Preto recebe, neste sábado e domingo (21 e 22), a segunda edição do Festival Geek, evento temático dedicado ao universo geek e à cultura pop, que integra o calendário oficial de comemorações pelos 170 anos do município. A programação será realizada no Parque Maurílio Biagi, com entrada gratuita e atividades abertas ao público. No sábado, o evento acontece das 18h às 22h, e no domingo, das 15h às 21h, reunindo atrações voltadas a áreas como tecnologia, games, quadrinhos, cinema, literatura fantástica, cosplay e cultura asiática.

Além de promover o acesso a atividades educativas, lúdicas e inclusivas, o festival busca incentivar a produção cultural jovem, estimular o empreendedorismo criativo e fortalecer o mercado local. A programação inclui exposições, concursos de cosplay, apresentações musicais, performances temáticas, palestras e oficinas com convidados especializados. O público também poderá aproveitar o espaço gamer, com torneios de e-sports e jogos retrô, além de espaço infantil e feira de produtos criativos, atendendo visitantes de todas as idades.

Programação

Sábado, 21 de março


18h00 – GIRP – Grupos Independentes de Dança
18h30 – Aikido – Hashi Dojo
19h10 – Kamiya Himura – Grupo de Teatro Cosplay
19h40 – Abertura oficial
20h00 – Otaku no Topo – Banda

Domingo, 22 de março


15h00 – Adoção de animais – Só Gatinhos
15h00 – Desfile pet
15h30 – Kizuna Brothers – Grupo de Teatro Cosplay
16h00 – Aikido – Hashi Dojo
16h40 – GIRP – Grupos Independentes de Dança
17h00 – Kizuna Brothers – Grupo de Teatro Cosplay
17h20 – GIRP – Grupos Independentes de Dança
17h50 – Desfile cosplay
18h20 – Yukio Yamashita – Grupo de Taiko
18h50 – Workshop Taiko – Yukio Yamashita
19h30 – Gika Bacci – Cantora

Oficinas

Sábado, 21 de março


18h00 – Criativa Reciclo Fashion – Moda Sustentável
19h30 – Teru Teru Bozu

Domingo, 22 de março


13h00 – Teru Teru Bozu
15h00 às 21h – Espaço Game – Pikot Games
15h00 às 18h – Espaço Card Game – PoPKai
15h30 – Arte no Lixo – O Rastro do Meu Passo
16h00 – Arte no Lixo – O Rastro que me Veste
18h00 às 21h – Robótica – ClimMusicBot

Trecho da Avenida Dom Pedro I será interditado nesta quarta e quinta-feira. Veja rotas alternativas

A RP Mobi informa que está programada a interdição total de um trecho da Avenida Dom Pedro I, entre as ruas Pará e Rio Grande do Sul, para a continuidade dos serviços de manutenção na estrutura do portal localizado na via. A interdição, solicitada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), será realizada nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 de março, sempre no período noturno, das 19h30 às 23h.

Além do bloqueio principal, também estarão interditados os acessos às travessas Grajaú e Alcântara, com o objetivo de garantir a segurança viária durante a execução dos trabalhos.

A intervenção ocorre em apoio às atividades técnicas que envolvem a manutenção da estrutura, exigindo a ocupação completa da via no trecho indicado.

Rotas alternativas

Motoristas devem ficar atentos às mudanças e utilizar caminhos alternativos durante o período de interdição:

• Para acessar a Avenida Dom Pedro I: seguir à direita na Rua Rio Grande do Sul, à esquerda na Rua André Rebouças, à esquerda na Rua Pará e, em seguida, à direita para acessar a avenida.

• Quem trafega pela Dom Pedro I no sentido Centro: virar à direita na Rua Pará, à esquerda na Rua Maranhão e, posteriormente, à esquerda na Rua Rio Grande do Sul para acessar a Avenida Capitão Salomão.

A RP Mobi orienta que os condutores redobrem a atenção à sinalização implantada no local e, sempre que possível, programem seus deslocamentos com antecedência para evitar transtornos.

Ribeirão Preto lança chamamento público para construir mais 752 moradias populares

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, abriu um chamamento público para selecionar empresas da construção civil interessadas na implantação de seis novos empreendimentos habitacionais populares no município. A medida faz parte das ações da administração municipal para ampliar a oferta de moradias de interesse social na cidade.

Ao todo, estão previstas 752 unidades habitacionais distribuídas em seis projetos que serão construídos nas regiões dos bairros Jardim Paiva, José Sampaio e Cândido Portinari. As moradias serão destinadas a famílias de baixa renda atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Faixa Urbano 1, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

A iniciativa ocorre por meio de parceria entre os governos municipal e federal. A Prefeitura atua como ente apoiador, responsável pela disponibilização das áreas públicas e pela análise urbanística dos projetos. Já o Governo Federal fará o financiamento e a gestão dos recursos por meio do FAR, com contratação operacionalizada pela Caixa Econômica Federal.

O Edital de Chamada Pública nº 01/2026 já está disponível para participação. As empresas interessadas deverão elaborar os projetos técnicos, obter as aprovações necessárias, realizar a contratação junto à Caixa Econômica Federal e executar as obras.

A documentação e as propostas técnicas devem ser enviadas conforme as exigências do edital até o dia 29 de março de 2026, pelo e-mail habitacao.planejamento@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br. Dúvidas e pedidos de esclarecimento podem ser encaminhados para o mesmo endereço eletrônico até o dia 24 de março.

Educação puxa a inflação em fevereiro e preços sobem 0,70%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, registrou alta de 0,56% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de maior do que em meses anteriores, o resultado é o menor para um mês de fevereiro desde 2020, quando o índice ficou em 0,25%. No acumulado de 2026, a inflação soma 1,03%, enquanto nos últimos 12 meses chegou a 3,81%, abaixo dos 4,44% registrados no período anterior e dentro do limite de tolerância da meta de inflação do governo.

O principal impacto no resultado do mês veio do grupo Educação, que teve alta de 5,21% devido aos reajustes anuais de mensalidades escolares e cursos no início do ano letivo. O grupo respondeu por cerca de 44% do IPCA de fevereiro, com destaque para aumentos no ensino médio (8,19%), ensino fundamental (8,11%) e pré-escola (7,48%). Junto com Transportes, os dois grupos representaram cerca de 66% da inflação do mês. Entre os itens do transporte, chamaram atenção as passagens aéreas, que subiram 11,4%, além do seguro de veículos (5,62%), conserto de automóvel (1,22%) e ônibus urbano (1,14%).

No grupo Alimentação e bebidas, a variação foi de 0,26%, leve alta em relação a janeiro (0,23%). Entre os produtos que mais subiram estão açaí (25,29%), feijão carioca (11,73%), ovo de galinha (4,55%) e carnes (0,58%). Por outro lado, alguns alimentos registraram queda, como frutas (-2,78%), óleo de soja (-2,62%), arroz (-2,36%) e café moído (-1,20%), que acumula oito meses consecutivos de redução. Nos combustíveis, o índice geral ficou em -0,47%, com queda da gasolina (-0,61%) e do gás veicular (-3,10%).

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias de menor renda, teve alta de 0,56% em fevereiro, acima dos 0,39% registrados em janeiro. No acumulado do ano, o indicador soma 0,95%, enquanto em 12 meses está em 3,36%, abaixo dos 4,30% do período anterior. Segundo o IBGE, os alimentos aceleraram de 0,14% para 0,26%, enquanto os produtos não alimentícios passaram de 0,47% para 0,66% no período.

Mais vazamentos no centro de Ribeirão deixam moradores sem água

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Saerp (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), realizará nesta quinta-feira, 12 de março, uma intervenção emergencial na rede de abastecimento na região central da cidade após registros de falta d’água feitos por moradores na Central de Atendimento. Durante o monitoramento técnico da rede, equipes utilizaram a técnica de geofonagem, que permite identificar vazamentos subterrâneos por meio de aparelhos de escuta. Com o procedimento, foram localizados cinco vazamentos não visíveis na rua Sete de Setembro, no trecho entre as ruas Visconde do Rio Branco e Duque de Caxias, que estavam causando perda de pressão e volume na rede, afetando diretamente o abastecimento local.

Os trabalhos de reparo estão previstos para começar às 9h e devem seguir até 15h, podendo ter o prazo alterado em caso de chuva ou intercorrências durante as escavações. A RP Mobi acompanhará a execução do serviço com interdição da via e orientação a motoristas e pedestres. A Saerp também reforça que a população pode registrar ocorrências sobre falta d’água ou vazamentos pela Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo telefone 0800 115 0 115, contribuindo para que a equipe técnica identifique e resolva os problemas na rede com mais agilidade.