Flamengo e São Paulo seguem vivos na Copa do Brasil

O Flamengo derrotou o Fluminense por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (1) em um Maracanã lotado, para avançar para as quartas de final da Copa do Brasil.

Após um 0 a 0 no confronto de ida das oitavas de final, a vitória era o grande objetivo tanto do Rubro-Negro como do Tricolor das Laranjeiras. Se na partida inicial o Flamengo imprimiu um amplo domínio no primeiro tempo, os primeiros movimentos do clássico desta quinta foram marcados pelo predomínio das ações do Fluminense, que adiantou suas linhas para pressionar a saída de bola adversária e tentar trabalhar a bola nas proximidades do gol defendido por Matheus Cunha. Com isso, o argentino Germán Cano conseguiu finalizar com perigo em duas oportunidades, aos 24 minutos com uma pancada da intermediária e quatro minutos depois com uma finalização da pequena área.

Mas, no momento no qual a equipe de Fernando Diniz tinha maior controle das ações, inclusive com 70% de posse de bola, o Rubro-Negro conseguiu abrir o marcador. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Gerson na intermediária. O meio-campista levantou na área e Fabrício Bruno escorou de cabeça para o uruguaio Arrascaeta, com muita liberdade, cabecear colocado para superar o goleiro Fábio. A partir daí a equipe de Jorge Sampaoli encontrou mais tranquilidade para segurar a vantagem até o intervalo.

No retorno do intervalo o técnico Fernando Diniz realizou algumas mudanças, como a entrada de Pirani no lugar de Guga na lateral-esquerda, mas o efeito não foi o esperado. O Fluminense acabou se desorganizando e passou a oferecer muitos espaços para o Flamengo, que empilhou oportunidades.

O lance mais impressionante aconteceu aos 33 minutos, quando Gerson aproveitou vacilo de Ganso para dominar a bola e partir no contra-ataque. Com muita liberdade, o meio-campista bateu forte, mas a bola explodiu no rosto de Fábio e sobrou para Everton Cebolinha, que dominou, se livrou de um marcador e acertou chute na trave. A bola sobrou então para Gabriel Barbosa, que bateu cruzado para defesa do goleiro tricolor.

Mas o Flamengo não desanimou e, de tanto tentar, chegou ao segundo aos 45. Wesley partiu em velocidade pela direita e cruzou para o meio da área, onde Cebolinha errou a finalização, mas a bola sobrou para Gabriel Barbosa, que não perdoou para confirmar a classificação da equipe da Gávea.

São Paulo avança nos pênaltis

Outra equipe a avançar para as quartas da Copa do Brasil foi o São Paulo, que, após perder de 3 a 1 do Sport nos 90 minutos, triunfou por 5 a 3 nas penalidades máximas no Estádio do Morumbi.

Após triunfar por 2 a 0 no confronto de ida, disputado em plena Ilha do Retiro, a expectativa era de que o Tricolor tivesse uma jornada mais tranquila atuando em casa para confirmar a classificação. A equipe comandada por Dorival Júnior chegou a abrir o marcador, aos 26 minutos do primeiro tempo com um belo gol de cavadinha do uruguaio Michel Araújo, mas o Leão se recuperou e virou graças a um gol de Alisson Cassiano e dois de Sabino (o segundo já nos acréscimos).

Este placar forçou a decisão nos pênaltis, na qual o goleiro Rafael brilhou defendendo a cobrança de Luciano Juba para garantir a vitória do São Paulo por 5 a 3.

Por Agência Brasil – Rio de Janeiro

Foto – Paula Reis/CRF

Em busca da vaga na final, Barão de Mauá/Futsal Ribeirão recebe a Ferroviária Pinda neste sábado

Uma vitória por qualquer placar separa o Barão de Mauá/Futsal Ribeirão (Secretaria de Esportes) da grande final da Copa da LPF 2023, da Liga Paulista de Futsal. Se vencer a semifinal de jogo único, neste sábado (3), será a terceira final consecutiva em três anos que disputa a competição, além da defesa do título, uma vez que Ribeirão é o atual bicampeão. A tarefa é dura: passar pela Ferroviária Pinda Futsal às 11h, em casa, no Ginásio José Favaro Junior.

O Barão possui a melhor campanha na competição. São oito jogos e oito vitórias. Marcou 31 gols e sofreu apenas 9. Nas quartas de final eliminou o Brutos Futsal Limeira, em Ribeirão, com o placar de 4 a 3.

O Pinda Futsal também fez uma excelente campanha até agora. Foi o segundo colocado do Grupo A na fase classificatória com seis vitórias e uma derrota – para o Taubaté Futsal, líder do grupo, por 3 a 1, em Pindamonhangaba. Marcou 26 gols e sofreu 9. Nas quartas, recebeu e venceu o São Paulo FC por 6 a 3.

“É um time experiente, bom e bem entrosado”, resumiu o treinador do Barão, André Tártaro, sobre o adversário da semifinal. “É um time perigoso, com dois alas habilidosos e um pivô que chuta muita bem, mas nosso time treinou muito para fazer um excelente jogo que nos leve à final. Nosso time está pronto e preparado. Não temos desfalque e estamos bem concentrados. Será um grande jogo”, finaliza Tártaro.

O pivô Beto, capitão e um dos destaques do Barão também comentou sobre a decisão. “As expectativas são das melhores, estamos entre os quatro melhores da Copa LPF pelo terceiro ano consecutivo, isso nos dá muita força. Trabalhamos muito durante a semana e vamos chegar no sábado focados para fazer um bom jogo e sair com a classificação. Sabemos que será um jogo muito difícil. Pinda é uma equipe muito forte que chegou com méritos para essa semifinal. Temos que estar ligados o jogo todo e não dar espaços para eles”. Beto tem 9 gols e é o vice-artilheiro da Copa da LPF.

Caso haja empate no tempo normal, o Barão terá a vantagem do empate na prorrogação para coquistar a classificação para a final, em razão da melhor campanha. Não há a possibilidade de pênaltis.

Finalista

O primeiro finalista da Copa já está definido. Também invicto na competição, o Taubaté Futsal carimbou vaga na decisão pelo título ao vencer o Pulo Futsal Campinas por 4 a 1. A primeira semifinal aconteceu na última terça-feira (30), em Taubaté.

Ingressos solidários

O ingresso para o jogo entre Barão de Mauá/Futsal Ribeirão e Ferroviária Pinda Futsal pode ser trocado por 1 quilo de alimento não perecível. As trocas estão disponíveis até esta sexta-feira (2) na Geração Sport (Via Francisco Maggioni, 60 – Via Norte) e no Centro Universitário Barão de Mauá (Rua Ramos de Azevedo, 423). Todos os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. Os ingressos são limitados.

O Barão de Mauá/Futsal Ribeirão é patrocinado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Sicoob Cooperac, Cenourão Naturalmente Saudável, Vitrali Esquadrias, 365 da Barra, Construtora 3BS, Realta Elétrica, GMAD Grupo Madcompen, Ativa Locação e Dalri’s Lanches, e tem apoio da Geração Sport, Pacer Academia, Academy William Piovan, Elleven Fisioterapia e Saúde e FollowX Comunicação. Conta também com grande apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da Secretaria de Esportes.

ELENCO DO FUTSAL RIBEIRÃO PARA O JOGO CONTRA O PINDA FUTSAL

Goleiros: Jackson, Bezinho e Eli

Fixos: Ivan, Kauê e Luiz Felipe

Alas: Biel, Beto, Matheus Cardoso, Neguinho, Paulinho, Victor e Wellitinho

Pivôs: Lucas Santos e Nando

Técnico: André Tártaro

Supervisor Técnico: Banana

Preparador físico: Ary Bonadio

Preparador de goleiros: Alexandre Peruano

Fisioterapeutas: Everson Costa e Graziela Sferra

Diretor Executivo: Júnior Borelli

Diretores Esportivos: Marcelo Borelli e Júnior Sorrini

Representante: Jhonis Scarpelini

Comunicação: Rafael Gonçalves e Fabiano Ribeiro

Fotógrafo: Renan Bin

TABELA DO FUTSAL RIBEIRÃO NA COPA DA LPF 2023

1ª FASE

17/03 (SEX) 20h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 5 x 1 AA Ebenézer de Frutal

23/03 (QUI) 19h30 Monte Azul Futsal 1 x 4 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão

31/03 (SEX) 19h30 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 5 x 0 Guapiaçu Futsal

13/04 (QUI) 20h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 4 x 1 Tanabi Futsal

21/04 (SEX) 19h30 Viradouro Futsal 3 x 5 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão

28/04 (SEX) 19h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 5 x 0 Uniara Fundesport Araraquara

09/05 (TER) 20h00 Botucatu Futsal 0 x 5 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão

QUARTAS DE FINAL

25/05 (QUI) 20h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão 4 x 3 Brutos Futsal Limeira

SEMIFINAL

03/06 (SAB) 11h00 Barão de Mauá/Futsal Ribeirão x Ferroviária Pinda Futsal

Foto – Renan Bin/FollowX Comunicação

FPF e Prefeitura de São Paulo fecham acordo para 1ª Copinha Feminina

Prefeitura de São Paulo e Federação Paulista de Futebol firmaram nesta sexta-feira (2) acordo para realização da primeira edição da Copa São Paulo de Futebol Jr. Feminina. Programada para dezembro, a competição contará com um aporte de cerca de R$ 3,5 milhões da administração municipal para arcar com o suporte operacional e viabilizar a realização do campeonato. 

“Nosso objetivo é continuar dando oportunidades para todos e trazer cada vez mais as mulheres para a prática esportiva. Ações como essa são muito importantes e ainda podem render frutos com a revelação de novos talentos”, disse o prefeito Ricardo Nunes. 

Vice-presidente da FPF, Mauro Silva destacou que essa parceria é um gol de placa da gestão Ricardo Nunes. “É uma decisão muito importante pois é uma reparação histórica. As mulheres foram proibidas de jogar futebol durante 40 anos no Brasil e quem organizou a primeira Copa São Paulo de Futebol Masculino foi a secretaria [de Esportes]”, contou. 

Programada para dezembro de 2023, a Copinha feminina contará com a participação de 16 equipes que serão divididas em quatro grupos. Após a fase de grupos acontecem as semifinais e a grande final. A definição dos participantes acontecerá nos próximos meses. 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Cacá Vianna, conta que as tratativas para realização da competição já acontecem desde 2022. “Mais uma vez a cidade de São Paulo mostra para o mundo a importância das meninas do futebol brasileiro partindo de São Paulo. É um início e tenho certeza de que as próximas edições serão muito maiores”, explicou. “São Paulo sai na frente principalmente naquilo que é de bom para o esporte, que é o maior incentivo de transformação social que a gente tem no Brasil. Será mais do que um campeonato. É uma forma de reparar aquele direito que lá atrás na ditadura militar foi tirado das meninas que tinham a vontade de jogar futebol”, completou. 

Proibidas de jogar futebol por 40 anos, as mulheres vêm ganhando cada vez mais protagonismo. A atual edição do Paulistão, por exemplo, distribuirá R$ 3,1 milhões em premiações.  

Em crescimento, as competições femininas também estão caindo nas graças do público. Mais de 4,8 milhões de pessoas acompanharam a final da edição do Paulistão Feminino pela televisão e outras 20.071 assistiram a decisão entre Palmeiras e Santos no Allianz Parque.

“A competição masculina tem 128 clubes e é a maior competição de base do mundo. A gente começa [a feminina] com 16, mas a nossa expectativa é que a gente vá ampliando a cada ano o número de clubes participantes e com equipes de todo o Brasil”, disse Mauro Silva. “Esse campeonato entra no calendário das competições importantes da federação e da cidade de São Paulo e já com protagonismo. Será um resgate histórico apoiando uma modalidade perseguida durante tantos anos no Brasil”, concluiu.

VIA FPF

Arte: FPF

Sub-20 do Botafogo joga por classificação antecipada no Paulista

O Sub-20 do Botafogo encara a Francana neste sábado (3), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, às 16:00.

Após sete jogos disputados e três vitórias consecutivas, o Tricolor é o líder isolado do Grupo 3 com 16 pontos, quatro a mais do que o Comercial, segundo colocado.

Assim, o Pantera conquista a classificação antecipada para a segunda fase em caso de vitória, já que Bandeirante e Comercial se enfrentam em Brodowski.

Um dos trunfos da equipe dirigida pelo treinador Ricardo Quantd é o Estádio Santa Cruz, onde o Botafogo tem 100% de aproveitamento , com uma vitória pra cima da Inter de Bebedouro por 6 a 0 e o clássico Come-Fogo por 2 a 1.

Foto – Luiz Cosenzo/Agência Botafogo

Lateral-esquerdo Boré continua no Comercial

Um dos principais jogadores do Bafo desde a histórica campanha da Série A3 do ano passado, o lateral-esquerdo Rogério Boré está de volta ao Comercial. 

Com ótimos números ofensivos desde 2022, o atleta acertou seu retorno para a Joia até o fim da Série A2 de 2024.

Desde a estreia contra o Sertãozinho, na Série A3 2022, Boré vestiu a camisa 6 do Comercial em 32 partidas, sendo 21 no estadual, quatro na Copa Paulista e sete na A2 deste ano.

Agora, Boré se junta ao grupo de jogadores remanescentes da Série A2 deste ano. Além dele, permaneceram no elenco os zagueiros Oliveira e Hilário, o lateral-direito Paulinho Lagamba e o volante Vítor Ceará.

A estreia do Comercial na Copa Paulista está marcada para 3 de julho contra o Marília, às 20:00, no Estádio Palma Travassos.

BORÉ

Lateral-Esquerdo

Rogério Ferreira Paiva

30 anos – 1,67m

Últimos clubes:

2022/23 – COMERCIAL

2020/21 – Hercílio Luz/SC

2019/20 – Rio Claro/SP

2018/19 – Portuguesa Santista/SP

Foto – Barbara Pires/Comercial FC