Depois de Globo, Record e Prime, o narrador esportivo Cleber Machado está de casa nova

O narrador esportivo Cleber Machado está de casa nova. O SBT anunciou sua contratação para seu quadro fixo de narradores e apresentadores nesta sexta feira(1).

Cleber foi demitido da Globo em março deste ano, logo em seguida recebeu uma proposta para narrar na Record as finais do Paulistão. Depois disso, também trabalhou no Prime Vídeo.

O anúncio do novo contrato foi feito por ele mesmo em suas redes sociais. O SBT também emitiu nota oficial confirmando a contratação;

Foto Arquivo Pessoal

Parabéns Corinthians pelo seus 113 anos

Nesta sexta-feira (1), o Sport Club Corinthians Paulista completa 113 anos de muita história e títulos, para a alegria de sua torcida, conhecida como Fiel. A origem do clube data de 1910, quando os operários Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, conceberam a ideia de fundar o time.

A inspiração do nome veio da equipe inglesa Corinthian-Casuals Football Club, que passava pelo Brasil em excursão. Mais de um século depois, com milhões de torcedores apaixonados e muitos taças na prateleira, a escolha se mostrou correta. Para reforçar a ligação entre os clubes, em 1988 e 2015, o Timão organizou amistosos contra os ingleses, vencidos pelos brasileiros por 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente.

Corinthians e Corinthian-Casuals se enfrentaram em 2015Corinthians e Corinthian-Casuals se enfrentaram em 2015
Créditos: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O primeiro troféu do Corinthians veio em 1914, com a conquista do Campeonato Paulista em campanha invicta de dez vitórias em dez jogos. Hoje, o clube já foi 30 vezes campeão estadual e se tornou o maior vencedor da história do Paulista. Nas competições nacionais, o Timão possui sete títulos da Série A do Campeonato Brasileiro e três da Copa do Brasil, além da Série B de 2008.

“Parabéns ao Corinthians por mais um ano de sua história gloriosa no futebol brasileiro. Felicito toda a sua diretoria e seus torcedores pela bela trajetória de títulos e por ter revelado uma série de ídolos ao esporte nacional”, disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

No cenário internacional, o currículo corintiano também é vitorioso. O Alvinegro Paulista é bicampeão mundial (2000 e 2012) e conquistou uma CONMEBOL Libertadores (2012) e uma Recopa Sul-Americana (2013). Em 2023, o time se classificou para as semifinais da CONMEBOL Sul-Americana e está em busca do primeiro título do torneio.

Em 2000, na final do Mundial realizada no Maracanã, o Corinthians enfrentou o Vasco e seu elenco estrelado, que tinha as lideranças de Romário e Juninho Pernambucano. No dia 14 de janeiro, as equipes empataram sem gols no tempo normal, e a decisão do título foi para os pênaltis. Nas cobranças, o Corinthians venceu por 4 a 3 e levantou a taça. O time escalado pelo técnico Oswaldo de Oliveira foi: Dida; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta, Freddy Rincón e Ricardinho; Marcelinho Carioca, Edílson e Luizão.

Corinthians se sagrou bicampeão mundial em 2012Corinthians se sagrou bicampeão mundial em 2012
Créditos: Action Images / Matthew Childs

O ano de 2012 é um dos maiores da história do clube. A Fiel Torcida pôde soltar o inédito grito de campeão da Libertadores contra o Boca Juniors, graças à cavadinha de Romarinho no La Bombonera, eternizada pela narração de Cléber Machado, e aos dois gols de Emerson Sheik no Pacaembu. A conquista garantiu a vaga para o Mundial de Clubes em dezembro, no Japão.

No Estádio Internacional de Yokohama, o peruano Paolo Guerrero marcou o gol da vitória por 1 a 0 contra o Chelsea (ING), para a alegria das dezenas de milhares de corintianos que viajaram para o Japão. O time titular escalado por Tite foi: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Dezenas de milhares de torcedores apoiaram o Corinthians durante a disputa do MundialDezenas de milhares de torcedores apoiaram o Corinthians durante a disputa do Mundial
Créditos: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Em 2016, o Corinthians voltou a ter um time de futebol feminino, e as Brabas do Timão alargaram ainda mais a coleção de títulos do clube. Sob o comando do treinador Arthur Elias, elas conquistaram três Libertadores, uma Copa do Brasil, quatro Campeonatos Brasileiros, duas Supercopas do Brasil e, por fim, três Campeonatos Paulista.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Sport Club Corinthians Paulista pelos seus 113 anos de história.

Final da Supercopa Feminina Betano 2022: Corinthians x GrêmioCorinthians coleciona títulos no futebol feminino nas últimas temporadas
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Confira abaixo os títulos do Corinthians no Campeonato Brasileiro:

Campeonato Brasileiro – 1990

O primeiro título do Campeonato Brasileiro se deu na edição de 1990, vencido diante do rival São Paulo. O Corinthians venceu as duas partidas por 1 a 0, com os tentos de Wilson Mano e Tupãzinho. O meia-atacante e ídolo Neto foi a grande figura do clube para a conquista e marcou nove dos 23 gols do time na competição, sendo cinco em cobranças de falta.

Corinthians campeão brasileiro de 1990Corinthians campeão brasileiro de 1990
Créditos: Revista Placar

Campeonato Brasileiro – 1998

Treinador do Corinthians em 2023, Vanderlei Luxemburgo era o comandante do time no bicampeonato. O Cruzeiro foi o adversário e não foi páreo para o forte time alvinegro. Após empates por 2 a 2 e 1 a 1, o Timão superou os mineiros no Morumbi pelo jogo de desempate com a vitória de 2 a 0, através dos gols de Edilson e Marcelinho Carioca, que marcou gol em todos as partidas da decisão. 

Campeonato Brasileiro – 1999

Em 1999, o Corinthians viria a se sagrar campeão do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo e novamente contra um time mineiro. Desta vez, o Atlético-MG estava no caminho da equipe e venceu o primeiro jogo por 3 a 2. Na partida seguinte, realizada no Morumbi, Luizão marcou os dois gols do 2 a 0, que colocaram o Corinthians à frente na disputa. No terceiro e último confronto, o empate sem gols garantiu o tricampeonato ao Timão.

Campeonato Brasileiro – 2005

Já no formato de pontos corridos, o Corinthians teve o Internacional como o outro postulante ao título. Após as 42 rodadas, o clube paulista terminou a competição com 81 pontos, com três de vantagem para o adversário do Sul do país. O argentino Carlitos Tevez foi o artilheiro da edição com 20 gols, e Antonio Lopes, o treinador da equipe campeã.            

Carlitos Tevez marcou 20 gols pelo Corinthians no Brasileirão de 2005Carlitos Tevez marcou 20 gols pelo Corinthians no Brasileirão de 2005
Créditos: Divulgação/Corinthians

Campeonato Brasileiro – 2011

O pentacampeonato do Brasileirão foi conquistado seis anos depois. Com a melhor defesa do campeonato, o Corinthians brigou com o Vasco pela liderança da tabela e chegou ao título com 71 pontos, dois à frente do time carioca. Em 4 de dezembro de 2011, data da última rodada do campeonato, a Fiel Torcida recebeu a notícia do falecimento do ex-jogador Sócrates. Um empate bastava para o quinto título corintiano. O 0 a 0 contra o Palmeiras foi o suficiente para a conquista, que misturou euforia com o título e sentimento com a morte do ídolo.

Campeonato Brasileiro – 2015

Em 2015, Tite retornou ao Corinthians após a conquista de Libertadores e Mundial em 2012 e comandou a campanha de 84 pontos que, na época, se apresentava como a maior pontuação da história do Brasileirão em pontos corridos com 20 clubes – foi superado pelo Flamengo de 2019, com 90. Foi o primeiro título corintiano do Campeonato Brasileiro na Neo Química Arena, sua nova casa depois de décadas no Pacaembu.

Corinthians levanta a taça da Série A do Campeonato Brasileiro 2015Corinthians levanta a taça da Série A do Campeonato Brasileiro 2015
Créditos: Foto: site oficial SC Corinthians

Campeonato Brasileiro – 2017

Fábio Carille foi o treinador do heptacampeonato do Corinthians, que somou 72 pontos e foi seguido de perto pelos rivais Palmeiras e Santos. Apesar da concorrência, o clube esteve na liderança da competição por 34 rodadas (da quinta à 38ª). O atacante Jô foi o artilheiro com 18 gols, em um Corinthians marcado pela forte defesa e eficiência no ataque.

Confira abaixo os títulos do Corinthians na Copa do Brasil:

Copa do Brasil – 1995

Na final diante do Grêmio, o Corinthians venceu o primeiro jogo no Pacaembu por 2 a 1, com os gols de Viola e Marcelinho Carioca. Goiano descontou para o Tricolor Gaúcho. No estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Timão se sagrou campeão com mais um tento de Marcelinho Carioca. 

Corinthians 1995 - campeão da Copa do BrasilCorinthians 1995 – campeão da Copa do Brasil
Créditos: Divulgação/Site oficial do Corinthians/Arquivo Placar

Copa do Brasil – 2002

Em 2002, o Corinthians teve o atacante Deivid como o comandante do título. Nas decisões contra o Brasiliense (2 a 1 no Morumbi e 1 a 1 no Estádio Boca do Jacaré), ele marcou os três gols do clube.  

Copa do Brasil – 2009

No último título do clube pela competição, o time enfrentou o Internacional. A primeira partida se deu no Pacaembu, vencida pelos paulistas por 2 a 0. Jorge Henrique e Ronaldo Fenômeno foram os autores dos gols. Com o Beira-Rio lotado, o Corinthians não se abateu com a pressão e conquistou a taça com o empate em 2 a 2. Jorge Henrique e André Santos marcaram para o Timão no segundo jogo da final. 

Ronaldo ergue a taça da Copa do Brasil 2009Ronaldo ergue a taça da Copa do Brasil 2009
Créditos: Daniel Augusto/Corinthians

CBF anuncia o novo técnico da Seleção Brasileira Feminina

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (1º) Arthur Elias como novo técnico da Seleção Brasileira Feminina. No evento realizado no auditório da sede da entidade, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, apresentou também a ex-jogadora Rosana no cargo de técnica da Seleção Sub-20. Simone Jatobá, treinadora das seleções Sub-15 e 17, também participou da apresentação.

“Desejo sucesso aos novos integrantes das comissões técnicas das seleções femininas. Queremos o futebol brasileiro cada vez mais participativo, mais técnico e mais organizado dentro e fora de campo. Para isso, temos feito investimentos consideráveis com relação ao que se dava antes. Só em 2022 foram em torno de 130 milhões investidos em seleções e competições femininas. Em 2023, esse montante é, até agora, de 75 milhões”, disse Ednaldo Rodrigues.

O presidente da CBF, ao enaltecer a capacidade de Arthur, Rosana e Simone, reforçou o que considera uma das prioridades de sua gestão.

“Nosso objetivo é que o futebol feminino cresça linearmente, com a qualificação de gestão para essas mulheres, que não têm nenhum incentivo para fazer cursos, para obter licenças. É preciso atender aquelas mulheres que participaram de competições e que deixaram o futebol feminino e que procuram ser treinadoras e observadoras … fazer com que a CBF, junto com a CBF Academy, isente todas elas de qualquer taxa para que possam desenvolver suas qualidades nos cursos que oferecemos.”

Ednaldo aproveitou seu rápido discurso para agradecer alguns dirigentes que foram importantes no processo de remontagem das comissões técnicas da seleções femininas Principal e Sub-20.

“Quero agradecer ao presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, ao presidente do Bragantino, Marcos Chedid, e ao presidente da Federação Peruana de Futebol, Agustín Lozano, pelo entendimento e parceria durante esse processo de contratação de novos profissionais para a CBF.”

Ele ainda anunciou que vai trazer “as pioneiras” da Seleção Feminina para trabalhar como observadoras das seleções femininas principal e de base. “Elas vão  acompanhar jogos por todo o Brasil, um país continental em que muitas atletas não têm oportunidade. Já em 2023 esperamos contar com elas para todas as categorias, foram elas que abriram os caminhos para que o futebol feminino chegasse aonde chegou.

Após a fala de Ednaldo Rodrigues, o técnico Arthur Elias falou sobre sua nova etapa profissional e disse que quer elevar a Seleção a um patamar de protagonismo no futebol mundial. O primeiro desafio vai ser a Olimpíada de Paris, em 2024.

“Tenho certeza de que poderemos em pouco tempo mudar a realidade do futebol feminino no Brasil. A minha missão é trazer resultado já a curto prazo, nos Jogos Olímpicos. A seleção brasileira precisa voltar a ser protagonista mundial, esse é o nosso objetivo”, afirmou Arthur Elias.

Quem é Arthur Elias?

Aos 42 anos, Arthur Elias é um dos nomes mais emblemáticos do futebol brasileiro. Sua paixão pela modalidade começou cedo, iniciando sua trajetória como treinador aos 24 anos. No ano de 2013, sob seu comando, o Centro Olímpico alcançou sua primeira conquista, marcando o início de uma série de triunfos em sua carreira.

Ao longo de sua passagem à frente do Corinthians, o treinador acumulou grandes títulos. Ele conquistou o Brasileirão Feminino em quatro ocasiões, nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022, estabelecendo-se como o treinador mais vitorioso da história da competição. Além disso, ele conquistou o bicampeonato da CONMEBOL Libertadores Feminina e também ergueu o troféu do Paulistão em quatro oportunidades.

“Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o Corinthians pelo seu aniversário (o clube completou 113 anos nesta sexta-feira) e sua torcida e agradecer ao presidente Duilio por todo o apoio, à Cris (Gambaré), nossa diretora, e a todas as jogadoras e profissionais que trabalharam comigo nessa árdua caminhada para eu chegar nesse momento me sentindo preparado para essa nova missão.”

O técnico disse que deixará o Corinthians logo após a Libertadores, que se encerra em 21 de outubro, na Colômbia.

Rosana Augusto

Rosana Augusto é um dos maiores nomes do futebol feminino. A ex-jogadora da Canarinho foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e alcançou o segundo lugar no campeonato mundial de 2007. Como treinadora, é a atual campeã do Brasileirão Feminino Binance A2 com o Red Bull Bragantino.

Pista dentro do túnel já está preparada para receber asfaltamento definitivo neste sábado

O asfaltamento definitivo do túnel José Bonifácio vai ser feito na manhã deste sábado, dia 2 de setembro. Na tarde da sexta-feira, os 391 metros da pista dentro da obra receberam a preparação necessária para o serviço, que deverá terminar ainda no sábado.

A obra será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 7 de setembro, juntamente com a praça Salvador Spadoni e o quarteirão da avenida Nove de Julho em frente à praça, entre as avenidas Independência e Presidente Vargas.

Nesta sexta, os trabalhadores da Construtora Rual também começaram a instalação das 109 luminárias de led na área coberta do túnel e das 10 luminárias que ficarão nas rampas de acesso e saída.  Além delas, a obra receberá iluminação natural pelas duas claraboias cujas aberturas ficam na praça Spadoni.

O túnel é o primeiro da cidade e vai passar por baixo da praça Salvador Spadoni e da avenida Nove de Julho. Começando na avenida Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, ele sai na avenida Presidente Vargas, na altura das ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.

O trecho também ganhou seis abrigos de ônibus, sendo dois na Nove de Julho, um de cada lado da avenida; dois na avenida Presidente Vargas, próximos à saída do túnel, e dois na Independência, ao redor da rampa de acesso.

O canteiro central da Nove de Julho também ganhou um desenho especial, ondas como as do calçadão de Copacabana, feitas artesanalmente de pedras brancas e pretas pelas mãos dos calceteiros contratados para esta finalidade. 

Centro Paula Souza abre inscrições para Ensino Médio EJA profissionalizante a distância

Estão abertas as inscrições para o Ensino Médio profissionalizante a distância gratuito na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Paula Souza (CPS). O curso é totalmente online e representa uma alternativa prática para quem não tem certificação de nível médio e pretende fazer um curso técnico ou ingressar no Ensino Superior. Não há limite de vagas e não é necessário participar de processo seletivo. O prazo termina dia 11 de setembro.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo. As inscrições devem ser feitas pelo site eja.cps.sp.gov.br. Após preencher a ficha de inscrição, o interessado irá receber um e-mail de confirmação com outro link para completar o cadastro. Na página deverão ser inseridas cópias digitais legíveis dos documentos exigidos: RG, CPF e histórico escolar validado pela Secretaria de Educação do estado em que concluiu o curso.

A formação é oferecida na modalidade de Educação a Distância (EaD), no modo autoinstrucional, em que o participante estuda por conta própria, sem acompanhamento de tutores. O material didático inclui agendas de estudo com vídeos, textos e exercícios com correção comentada à disposição do estudante no ambiente virtual de aprendizagem.

Formação profissional

A novidade na edição 2023 do EJA EaD é a oferta do quinto itinerário profissionalizante em Assistente de Planejamento, além das quatro áreas comuns do conhecimento contempladas pelo curso: Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Arte e Inglês (Área 1 – Linguagens); História, Geografia, Sociologia e Filosofia (Área 2 – Ciências Humanas); Matemática (Área 3); Física, Química e Biologia (Área 4 – Ciências da Natureza). Após obter aprovação nos exames presenciais, o concluinte recebe o certificado de Ensino Médio com qualificação profissional.

As provas são aplicadas periodicamente em oito Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) localizadas em diferentes regiões do Estado: Etec Santa Ifigênia (Capital), Etec Bento Quirino (Campinas), Etec Sylvio de Mattos Carvalho (Matão), Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida (Novo Horizonte), Etec Fernando Prestes (Sorocaba), Etec Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto), Etec Gustavo Teixeira (São Pedro) e Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga).

Além do EJA, o CPS oferece outras opções de cursos na modalidade EaD. Saiba mais

Governo do Estado de São Paulo

Saerp intensifica ações para melhorar abastecimento de água em Ribeirão Preto

A Saerp (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) está empenhada em assegurar o fornecimento eficiente de água por toda a cidade, com ênfase nas melhorias do sistema de abastecimento, incluindo a região Oeste.

Durante a semana atual, as equipes da Secretaria realizaram uma série de manutenções preventivas em diversas áreas de abastecimento na região. Nos poços Piratininga e Santa Tereza, foram realizadas melhorias no sistema eletromecânico, visando garantir o bom funcionamento desses locais e aprimorar a distribuição de água para os moradores dos bairros Vila Virgínia, Vila Guiomar, Parque Ribeirão Preto, Jardim Marchesi, Jardim Centenário, Jardim Piratininga e outros.

Nos poços Major Ricardo e Elpídio Gomes, a equipe realizou trabalhos de pintura e zeladoria, priorizando a segurança dessas áreas.

Na região dos bairros Jardim Arlindo Laguna, Jardim Paiva e Jardim Planalto Verde, foram executados reparos nas redes e implementações de novas tubulações. Foram implantados mais de 100 metros de novas redes e realizadas mais de 40 interligações, garantindo uma distribuição de água mais eficaz.

As equipes da Saerp continuam trabalhando incansavelmente para otimizar o abastecimento, monitorar o sistema e efetuar manutenções e manobras para melhorar a entrega de água para a população.

No entanto, devido ao aumento das temperaturas e à diminuição da umidade do ar, houve um aumento significativo no consumo de água pela população, levando a algumas intermitências no abastecimento. Por esse motivo, a Saerp faz um apelo para que a população utilize a água de maneira consciente.

Orientações para o Período de Estiagem:

A Saerp enfatiza a importância de redobrar os cuidados com a água durante esse período e utilizar o recurso de forma consciente. Além disso, para garantir o abastecimento para todos, é recomendável ter reservatórios de água adequados.

Manter caixas d’água corretamente instaladas no sistema interno das residências permite que esses recipientes sejam abastecidos durante os horários de menor consumo, garantindo água para todos durante eventuais intermitências.

Portanto, a Secretaria aconselha que a população tenha uma caixa d’água com capacidade mínima de 1.000 litros, o que pode suprir uma família de cinco pessoas por até 24 horas.

Aqui estão algumas dicas para adotar práticas ambientalmente conscientes no dia a dia:

  • Fechar as torneiras ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar o rosto e lavar a louça;
  • Utilizar baldes para limpar garagens, carros e áreas externas;
  • Aproveitar a água da máquina de lavar para tarefas de limpeza;
  • Utilizar a máquina de lavar roupa com a carga completa, economizando água;
  • Evitar o uso de mangueiras e preferir vassouras para limpeza;
  • Reduzir o tempo no banho, ensaboando-se com o chuveiro desligado.

Tributo sinfônico ao Tears for Fears acontece no Theatro Pedro II neste sábado, 2

O espetáculo “TEARS FOR FEARS SYMPHONIC TRIBUTE” está conquistando fãs de música em todo o país com sua qualidade artística. O espetáculo acontece neste sábado, 2, a partir das 20h, no Theatro Pedro II. Os ingressos já estão a venda na Bilheteria do Theatro e online pelo site da Bilheto. A apresentação é uma verdadeira celebração da obra do icônico duo inglês Tears for Fears, que se destacou como uma das maiores bandas do cenário pop e rock mundial.

O destaque do show é a notável fidelidade das vozes de Tito Falaschi, que incorpora Roland Orzabal, e Nando G. Torres, que encarna Curt Smith. A semelhança impressionante com os artistas britânicos originais tem cativado o público, criando uma experiência única.

Além da incrível performance da dupla brasileira, o espetáculo apresenta uma banda de apoio talentosa que não fica atrás da formação de Orzabal e Smith. O concerto ganha ainda mais sofisticação com a participação de uma orquestra e a regência de um maestro.

Durante as apresentações, o público tem a oportunidade de vivenciar uma experiência envolvente, desfrutando da vibrante execução ao vivo de grandes clássicos como “Everybody Wants To Rule The World,” “Shout,” “Advice For The Young At Heart,” “Head Over Heels,” “Sowing The Seeds Of Love,” e muitos outros sucessos que não apenas marcaram a trajetória vitoriosa do Tears For Fears, mas continuam a emocionar corações apaixonados ao redor do mundo.

Serviço:

  • Show: Tears for Fears – Symphonic Celebration
  • Data: 02/09/23 (sábado) as 20h
  • Local: Theatro Pedro II
  • Ingressos: Platéia A: Inteira R$ 180 e R$ 90 meia / Platéia B: Inteira R$ 150 e R$ 75 meia Frisas: Inteira R$ 150 e R$ 75 meia / Balcão Nobre: Inteira R$ 130 e R$ 65 meia / Balcão Simples: Inteira R$ 100 e R$ 50 meia
  • Pontos de venda: bilheteria do Theatro Pedro II e online: https://bilheto.com.br/evento/1615/Tears_For_Fears_Symphonic_Celebrations
  • Informações: (16) 3977-8111
  • Realização: Live Co. / Agência Artística

Plano Brasil Sem Fome visa combater a insegurança alimentar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou oficialmente a implementação do Plano Brasil Sem Fome, que foi publicado hoje no Diário Oficial da União e já está em vigor. Este decreto estabelece diretrizes e estratégias para combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional no país.

Lula, que assinou o decreto no Piauí, expressou seu compromisso contra a fome no Brasil por meio das redes sociais. Ele destacou que tornar o país livre da fome é uma das suas principais missões na vida política. “Hoje, demos mais um passo importante para que todos os brasileiros tenham acesso a refeições diárias, como café da manhã, almoço e jantar,” afirmou.

O plano visa metas, incluindo a redução da pobreza e o acesso de todas as pessoas a alimentos nutritivos para manter a saúde e o bem-estar. Para alcançar esses objetivos, haverá uma colaboração entre municípios, estados, Distrito Federal, governo federal e a sociedade civil para fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e remover o Brasil do Mapa da Fome da ONU.

O foco do Plano Brasil Sem Fome são as pessoas em situação de insegurança alimentar grave, identificadas por meio do Cadastro Único (CadÚnico), que também orientará o planejamento das mais de 80 ações propostas.

Três eixos fundamentais guiarão as políticas, programas e ações do plano: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania, segurança alimentar e nutricional, abrangendo todo o ciclo de produção ao consumo, e mobilização para o combate à fome.

A coordenação e integração das políticas serão conduzidas pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que poderá emitir atos para facilitar a gestão, monitoramento e mobilização do plano.

O decreto também permite a celebração de convênios, acordos de cooperação e consórcios públicos entre órgãos em diferentes níveis de governo, bem como parcerias com a sociedade civil.

O financiamento das ações do Plano Brasil Sem Fome será assegurado por recursos do orçamento da União, com contribuições dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e também por doações nacionais e internacionais.

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), reativado no início do governo Lula, será o órgão responsável pela supervisão e avaliação do Plano Brasil Sem Fome, conforme previsto na lei que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


Edição: Kleber Sampaio/Agência Brasil

Brasil vence Canadá e mantém sonho vivo das quartas de final da Copa do Mundo de Basquete

Em um jogo de basquete eletrizante nesta sexta-feira, 31, o Brasil conseguiu uma incrível recuperação contra o Canadá, vencendo por 69 a 65 nos últimos segundos. Apesar de estar 12 pontos atrás no placar, a seleção brasileira surpreendeu a todos em Jacarta, na Indonésia, com Yago brilhando na reta final e Bruno Caboclo se destacando. Com essa vitória, o Brasil mantém suas esperanças vivas na Copa do Mundo masculina de basquete e se coloca em posição de destaque para avançar às quartas de final, dependendo apenas de si mesmo.

Disputa acirrada

A vitória do Brasil sobre o Canadá e a da Letônia sobre a Espanha resultaram em um grupo extremamente equilibrado na Copa do Mundo, com todos os quatro times agora com a mesma campanha: três vitórias e uma derrota. Isso significa que as duas vagas para as quartas de final serão decididas em confrontos diretos. A seleção brasileira enfrentará a Letônia no próximo domingo, às 6h45 (horário de Brasília), no último jogo da segunda fase.

O desempenho em quadra

O técnico Gustavo de Conti manteve a formação titular com Yago, Georginho, Bruno Caboclo, Léo Meindl e Tim Soares. Ambas as equipes demonstraram uma defesa sólida desde o início da partida, resultando em poucos pontos marcados. Bruno Caboclo brilhou no primeiro quarto, com três bloqueios e uma enterrada, ajudando o Brasil a abrir vantagem e encerrar o primeiro período à frente no placar, com 16 a 13.

Chuva de arremessos de três do Canadá e decisão do VAR

No segundo quarto, os canadenses ganharam confiança com os arremessos de três pontos. No entanto, um lance decisivo do VAR pesou a favor do Canadá. Caboclo cometeu uma falta em Olynyk, que continuou a jogada. Caboclo seguiu marcando o canadense e acertou seu rosto, resultando em uma falta técnica após revisão do vídeo. O Canadá converteu os dois lances livres e aumentou a vantagem. Os brasileiros perderam fôlego, não pontuando nos últimos quatro minutos do segundo quarto, e viram os adversários deslancharem, chegando ao placar de 37 a 27.

Recuperação no terceiro quarto

A defesa brasileira voltou a funcionar bem no terceiro quarto, reduzindo a diferença para apenas quatro pontos. No entanto, os arremessos de três pontos do Canadá continuaram a cair. A equipe canadense chegou a abrir 12 pontos de vantagem (52 a 40), mas o Brasil voltou à briga com uma cesta de Yago e um arremesso de três pontos de Lucas Dias no estouro do cronômetro, reduzindo a diferença para 52 a 45.

Polícia Civil abre concurso com salários de R$ 15 mil e vagas em Ribeirão Preto

A Polícia Civil de São Paulo anunciou hoje a abertura de cinco editais para um novo concurso público, oferecendo um total de 3.500 vagas em diferentes cargos. Os salários para essas posições variam entre R$ 5.879,68 e R$ 15.037,99. As oportunidades estão disponíveis para Ribeirão Preto e áreas circunvizinhas.

Aqui estão os detalhes das vagas:

  • Investigador: São 75 vagas em Ribeirão Preto, com um salário de R$ 5.879,68.
  • Escrivão: São 113 vagas em Ribeirão Preto, também com um salário de R$ 5.879,68.
  • Médico legista: Oferece 12 vagas em Ribeirão Preto, com atuação em várias cidades, incluindo Ribeirão Preto, Barretos, Franca, Ituverava e São Joaquim da Barra, além de oportunidades em Jaboticabal. O salário é de R$ 12.954,40.
  • Perito criminal: Há quatro vagas em Ribeirão Preto, com atuação nas mesmas localidades mencionadas para o cargo de médico legista. O salário também é de R$ 12.954,40.
  • Delegado: São 552 vagas disponíveis em todo o Estado de São Paulo, com salários de R$ 15.037,99.

As inscrições para o concurso estarão abertas a partir das 10h do dia 11 de setembro até às 23h59 do dia 10 de outubro de 2023, e devem ser realizadas online no site da Fundação Vunesp. Os editais completos podem ser acessados através do link.