Vini Jr. assume artilharia da era Ancelotti e repete feitos de Rivaldo, Jairzinho, Romário e Ronaldo em Copas

Vinicius Jr. assumiu a artilharia da era Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira, ao marcar duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, na noite desta quarta-feira (24), pela terceira rodada da Copa do Mundo. Ele chegou a sete gols sob o comando do treinador italiano, superou Estêvão, autor de cinco tentos, e foi eleito o melhor jogador da partida.

À frente da equipe desde meados de 2025, o técnico completou 15 jogos e soma nove vitórias, três empates e três derrotas, com 33 gols marcados – sofreu 12 tentos – em 13 goleadores diferentes. Além de Vini e de Matheus Cunha, que definiu o placar sobre os escoceses e alcançou três gols com Ancelotti, estão: Bruno Guimarães, Gabriel Martinelli, Rodrygo, Casemiro, Lucas Paquetá, Danilo Santos, Igor Thiago (2); Paulo Henrique, Bremer, Rayan e Endrick (1).

Apenas neste Mundial, são quatro gols. Ele balançou as redes em todas as partidas. Além dos dois sobre os escoceses, o atacante anotou no empate por 1 a 1 com o Marrocos, na estreia, e no triunfo por 3 a 0 sobre o Haiti, pela segunda rodada. Isto fez Vini se igualar às lendas Jairzinho (1970), Romário (1994), Ronaldo Fenômeno (2002) e Rivaldo (2002) na lista de atletas que marcaram gols nas três partidas iniciais do torneio.

Na fase de grupos de Copas, Ademir de Menezes é o único brasileiro a superar a marca de quatro gols: fez seis na edição de 1950. Ao lado de Vini com quatro tentos, estão Chico em 1950, Jairzinho em 1970, Ronaldo em 2002 e Neymar em 2014.

Além disso, Vini é o primeiro atleta desde Neymar na edição de 2014 a marcar quatro gols em uma Copa do Mundo. Este número de tentos já o coloca na briga pela artilharia. Está empatado com o norueguês Haaland e o francês Mbappé e atrás do argentino Messi.

Esta é a segunda Copa de Vinicius. Na edição de 2022, foi titular da campanha e estufou as redes na vitória por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, nas oitavas de final. Ao todo, soma cinco gols em Mundiais, empatado com Garrincha, Romário e Zico.

Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata

Uma das perguntas ao técnico Carlo Ancelotti na entrevista coletiva que concedeu em Miami nesta quarta-feira (24), logo após a vitória do Brasil sobre a Escócia, por 3 a 0, foi sobre o que ele diria à população brasileira empolgada para a sequência da Copa do Mundo. O italiano, que até nas respostas bem humoradas mantém a expressão sisuda, desta vez sorriu.

“Calma! Muita calma! [risos]”, disse o treinador.

Não significa que Ancelotti esteja descontente ou desconfiado do time que tem em mãos. Pelo contrário. O técnico da seleção brasileira comemorou a melhor atuação da equipe sob seu comando, que garantiu a classificação aos 16 avos de final do Mundial e a liderança do Grupo C, todo ele sediado nos Estados Unidos.

⚽ Fique por dentro das partidas e resultados. Veja a tabela de pontos por grupos

“Acho que a equipe está sólida, comparando com o primeiro jogo [empate por 1 a 1 com o Marrocos, em Nova Jersey]. Menos erros, mais ritmo, mais efetividade na frente. Temos uma boa impressão. O objetivo era sermos os primeiros [do grupo]. Como se diz no Brasil, pés no chão e vamos preparar o próximo jogo”, declarou o italiano.

“Não estamos perfeitos. Podemos melhorar. Por exemplo, o ritmo com a bola. Podemos ser mais rápidos. Mas estou contente porque a equipe, após o primeiro jogo, melhorou muito. Agora é mata-mata. É preciso ter coração forte”, completou.

Vini e Rayan em alta

Normalmente contido nas análises individuais, Ancelotti, desta vez, rasgou elogios a Vinícius Júnior. Autor de dois gols contra a Escócia, o atacante chegou a quatro na Copa, assumindo a vice-artilharia da competição. Além disso, seis das sete vezes que a seleção canarinho balançou as redes no Mundial tiveram participação direta do camisa 7.

“Não tinha dúvidas de como ele chegaria à Copa. Para ele, é uma honra jogar com a seleção brasileira e está fazendo muito bem. Fez até gol de cabeça, o que é raro para ele. Não sou eu que descobri o Vini. Para mim, ele é top. Um dos melhores do mundo, obviamente”, disse o treinador.

“Ele [Vinícius Júnior] está em uma condição muito boa e acho que a equipe também permite que ele possa estar descansado quando temos a bola. O fato de ele alternar a posição, não [jogando] somente aberto, mas também por dentro, é uma vantagem”, emendou.

Outro que agradou ao italiano foi Rayan. Ele iniciou a partida contra a Escócia como titular, sendo o substituto do também atacante Raphinha, que sofreu uma lesão no posterior da coxa direita e não está à disposição. O camisa 26, nos primeiros minutos do jogo, roubou a bola do zagueiro Scott McKenna e deixou Vinícius Júnior em condições para abrir o placar em Miami.

“[Rayan] Fez um trabalho completo, defensivo e ofensivo, jogou muito bem. Estou muito feliz com a partida que ele jogou. É jovem, trabalha muito e tem qualidade. Acho que ninguém ainda sabe seu nível, onde ele pode chegar”, destacou Ancelotti, que deve manter o ex-atacante do Vasco, atualmente no Bournemouth (Inglaterra), entre os titulares.

Próximo desafio

O próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo será conhecido nesta quinta-feira (25), com a definição do Grupo F, que reúne Holanda, Japão, Suécia e a já eliminada Tunísia. A seleção canarinho terá pela frente o segundo colocado na chave, em duelo na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

“Os três [com chances de classificação] têm qualidades diferentes. A Holanda é mais experiente, mas o Japão, sobretudo antes da Copa, teve resultados muito bonitos nos amistosos. E a Suécia tem grande potencial à frente”, finalizou o italiano.

Abertura da Copa 2026 terá eventos simultâneos em três países

A Copa do Mundo de 2026 será o pontapé inicial para um novo padrão a ser adotado na competição que ocorre a cada quatro anos. É o que promete a Fifa, entidade máxima do esporte mais popular do planeta.

Além de ser considerada a Copa mais inclusiva da história, com a participação de 48 seleções nacionais, há outras curiosidades envolvendo a atual edição.

Por exemplo, o jogo de abertura repetirá o confronto entre México e África do Sul, o mesmo que iniciou a Copa de 2010. É a primeira vez que isso acontece desde que a competição passou a ter formato com uma partida inaugural, em vez de vários jogos simultâneos.

Outra curiosidade é que o Estádio Azteca será o primeiro da história a sediar três aberturas de Copa do Mundo (1970, 1986 e 2026).

A edição também inaugura outro marco: será disputada simultaneamente em três países: México, Estados Unidos e Canadá, ampliando a dimensão territorial do torneio e a participação direta das torcidas em diferentes regiões.

Cerimônia de abertura

A Fifa organizou um evento inédito de contagem regressiva com shows simultâneos em três cidades: Cidade do México, Toronto e Los Angeles. 

Os chamados Countdown Concerts foram concebidos como uma experiência integrada entre os três países, com apresentações musicais em tempo sincronizado e transmissões cruzadas, reunindo artistas locais e internacionais no dia anterior ao início do torneio.

A abertura oficial seguirá essa lógica ampliada. Pela primeira vez, haverá três cerimônias de abertura, uma em cada país-sede, conectadas por um conceito comum que une futebol, música e identidade cultural.

No México, que recebe o jogo inaugural, a apresentação destacará elementos tradicionais, com música, dança e referências à cultura local, incluindo manifestações artísticas como o papel picado, símbolo festivo do país, além de participação de talentos indígenas e expressões do folclore contemporâneo.

Artistas

Entre os artistas confirmados pela Fifa para a cerimônia no Estádio Azteca estão Shakira, Burna Boy, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules, Maná e Tyla.

Nos Estados Unidos, a cerimônia em Los Angeles terá apresentação de artistas como Katy Perry, Future, Anitta, Lisa, Rema e Tyla, de acordo com a Fifa. 

No Canadá, os artistas destacados são Alanis Morissette, Alessia Cara, Elyanna, Jessie Reyez, Michael Bublé, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince.

Rodada de 32

Com um número maior de seleções participantes (48 em vez de 32), a Copa de 2026 se torna a mais inclusiva de todas as Copas do Mundo. Serão 104 partidas, o maior número da história, distribuídas em 12 grupos com quatro equipes cada.

Avançam ao mata‑mata os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, formando uma fase eliminatória com 32 times. Até o nome desta segunda etapa é uma novidade. Em vez de oitavas, será chamada de “Round of 32” (Rodada de 32).

Com isso, para ser campeã, a seleção vencedora terá de disputar oito jogos – um a mais do que no formato anterior.

Brasil joga nesta sábado (5) contra o Egito em último amistoso antes da Copa Do Mundo

Carlo Ancelotti anunciou Igor Thiago e Lucas Paquetá como titulares da Seleção Brasileira no amistoso deste sábado (6) com o Egito, em entrevista coletiva na manhã desta sexta (5), em Nova Jersey. O objetivo do treinador é testar “uma nova alternativa” no último compromisso da Amarelinha antes da estreia na Copa do Mundo.

“É o último jogo para fazer teste. Paquetá representa um jogador importante para nós, porque tem característica diferente dos outros meias. Quero testá-lo e testar o Igor Thiago no jogo de amanhã. Acho que o sistema com os quatro na frente está bastante consolidado. Quero testar uma nova alternativa no último teste”, adiantou o treinador.

A dupla já escalada para o jogo balançou as redes na goleada por 6 a 2 sobre o Panamá, no Maracanã, no último domingo (31), e terá a oportunidade de responder à confiança do italiano. Ancelotti confirmou também o lateral-esquerdo Douglas Santos entre os 11 iniciais e que o goleiro Weverton atuará no segundo tempo.

Com um plantel de jogadores que estão em momentos físicos diferentes – alguns se recuperaram há pouco tempo de lesão e outros que acabaram de terminar a temporada ou que acumularam um tempo maior de inatividade antes de se apresentar à Amarelinha – a comissão técnica está atenta ao controle de carga dos jogadores.

“Amanhã, temos 11 mudanças, vou aproveitar as 11 mudanças na segunda parte. Pode ser que alguns jogadores precisem jogar mais, que tenham saído de lesão anteriores, como Raphinha, Bruno, pode ser que eu dê um pouco mais de minutos a eles, mas todos vão jogar”, disse Ancelotti, que ainda revelou a possibilidade de Gabriel Magalhães ser poupado por estar “cansado” após a disputa da final da Champions League pelo Arsenal.

Brasil e Egito se enfrentam neste sábado (6), às 19h (de Brasília), no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Seleção Brasileira já deixou o Brasil rumo a Copa do Mundo.

Após se despedir da torcida na goleada sobre o Panamá e receber o carimbo dos colaboradores da CBF, a Seleção Brasileira embarcou nesta segunda-feira (1º) para Nova Jersey, nos Estados Unidos, para a disputa da Copa do Mundo de 2026.

Antes de se deslocare para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, jogadores e comissão técnica participaram de uma programação especial de despedida na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O grupo se despediu dos colaboradores da entidade e participou de uma série de ativações preparadas para marcar o início da jornada rumo ao Mundial.

Entre as atividades, esteve uma visita ao Museu da Seleção Brasileira, celeiro de conquistas e artefatos históricos da Amarelinha, além de um corredor de recepção formado pelos colaboradores da CBF.

Antes da estreia na Copa do Mundo, a Seleção ainda realizará um último amistoso preparatório já em território norte-americano. O adversário será o Egito, em duelo marcado para o dia 6 de junho, na cidade de Cleveland, no estádio Huntington Bank Field, às 19h (Brasília).

Seleção Brasileira é convocada para a Copa do Mundo com goleiro do Botafogo de Ribeirão na lista

O técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou, no final da tarde desta segunda-feira (18) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a relação de 26 convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo. E a grande novidade foi a presença do nome do atacante Neymar. Aos 34 anos de idade, o camisa 10 do Santos disputará o quarto Mundial de sua carreira (depois de 2014, 2018 e 2022).

Convocados

Goleiros: Alisson (Liverpool), Weverton (Grêmio) e Ederson (Fenerbahçe).

Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Bremer (Juventus), Danilo (Flamengo), Douglas Santos (Zenit), Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Léo Pereira (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Wesley (Roma).

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Danilo (Botafogo), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (Flamengo).

Atacantes: Endrick (Lyon), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Thiago (Brentford), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Neymar (Santos), Rayan (Bournemouth), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).

Surpresas

A maior surpresa da convocação foi a presença do goleiro Weverton, que marcou época pelo Palmeiras, mas que atualmente defende o Grêmio. Ele desbancou na disputa nomes como Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians). Weverton foi goleiro do Botafogo de Ribeirão em 2010, foi campeão do torneio Troféu Interior. Em 23 jogos vestiu a camisa tricolor 22 vezes.

Uma ausência sentida foi a do centroavante João Pedro. O atacante formado no Fluminense, mas que atualmente defende o Chelsea (Inglaterra), não conseguiu aproveitar as oportunidades dadas por Ancelotti a ele.

Neymar

Neymar defendeu a seleção brasileira pela última vez no dia 17 de outubro de 2023. Naquela oportunidade, o Brasil, que era comandado pelo técnico Fernando Diniz, foi derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai, em Montevidéu, em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. A lembrança deste jogo é de amarga lembrança para o atacante, que deixou o gramado ainda no primeiro tempo por causa de uma lesão.

Desta forma, a convocação desta segunda-feira é a primeira do camisa 10 do Santos para a seleção brasileira sob o comando do italiano Carlo Ancelotti.

Jogos preparatórios

Antes do início da Copa de 2026 o Brasil fará duas partidas preparatórias. A primeira servirá como despedida da torcida brasileira antes da disputa do Mundial. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 18h30 (horário de Brasília).

Depois, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Brasil na Copa

O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h. Na segunda rodada, a seleção brasileira encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 21h30 do dia 19 de junho. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.

Brasil x Marrocos
Data: 13 de junho
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)

Brasil x Haiti
Data: 19 de junho
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)

Brasil x Escócia
Data: 24 de junho
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: Hard Rock Stadium, em Miami (EUA)

Horas antes da convocação para a Copa do Mundo Neymar faz exames a pedido da CBF

O atacante Neymar realizou exames na panturrilha na manhã desta segunda-feira (18), a pedido da Confederação Brasileira de Futebol, poucas horas antes da divulgação da lista final da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. A informação foi divulgada pelo portal De Olho no Peixe.

O camisa 10 do Santos FC chegou ao clube por volta das 10h15 para avaliações clínicas após relatar desconforto muscular durante a derrota por 3 a 0 para o Coritiba, no último domingo (17), na Neo Química Arena, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro Série A.

Após o confronto, o técnico Cuca afirmou que Neymar é dúvida para o duelo decisivo contra o San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana, marcado para o meio da semana.

A possível presença de Neymar na lista definitiva da Seleção Brasileira comandada por Carlo Ancelotti se tornou um dos assuntos mais aguardados dos últimos meses no futebol brasileiro. O atacante não veste a camisa da Seleção desde 2023.

A convocação oficial será anunciada nesta segunda-feira, às 17h, em evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

CBF renova contrato do técnico Carlo Ancelotti até 2030

A Confederação Brasileira de Futebol e o técnico Carlo Ancelotti renovaram o contrato por mais quatro anos, até a Copa do Mundo de 2030.

A permanência de Ancelotti no comando da Seleção Brasileira — maior campeã da história do futebol mundial — reflete não apenas o respaldo da CBF no trabalho desenvolvido pelo treinador, mas também a confiança conquistada por ele junto ao elenco e à torcida brasileira desde sua chegada, no final de maio de 2025.

Desde que assumiu o cargo, o técnico italiano tornou-se peça central no fortalecimento do futebol brasileiro, trabalhando em conjunto com várias áreas da CBF e consolidando uma relação marcada por identificação, trabalho de excelência e estabilidade.

“Há um ano cheguei ao Brasil. Desde o primeiro minuto, entendi o que o futebol significa para este país. Há um ano, estamos trabalhando para levar a Seleção Brasileira de volta ao topo do mundo. Mas a CBF e eu queremos mais. Mais vitórias, mais tempo, mais trabalho. Estamos muito felizes em anunciar que continuaremos juntos por mais quatro anos. Vamos juntos até a Copa do Mundo de 2030. Quero agradecer a CBF pela confiança. Obrigado, Brasil, pela calorosa recepção e por todo o carinho.”, disse Ancelotti.

O presidente da CBF, Samir Xaud, celebrou a renovação de contrato de Carlo Ancelotti e destacou o alinhamento da decisão com o projeto esportivo da entidade para os próximos anos.

“Hoje é um dia histórico para a CBF e para o futebol brasileiro. A renovação de Carlo Ancelotti representa mais um passo firme do nosso compromisso de oferecer à Seleção pentacampeã do mundo uma estrutura cada vez mais forte, moderna e competitiva. Trabalhamos diariamente para manter o Brasil no mais alto nível do futebol mundial, sem deixar de olhar com atenção para o desenvolvimento das demais seleções, das competições organizadas pela CBF e o fortalecimento de clubes e federações em todo o país”, declarou Samir Xaud.

Ancelotti foi anunciado como técnico da Seleção Brasileira em maio de 2025. Em um ano de trabalho, ele dirigiu a Amarelinha em dez jogos. Obteve cinco vitórias, com dois empates e três derrotas. A equipe, sob seu comando, marcou 18 gols e sofreu oito.

Nova licença-paternidade no Brasil: pais terão mais tempo para ficar com os filhos, entenda as mudanças

Foi sancionado nesta terça-feira (31) o projeto de lei que amplia a licença-paternidade no Brasil. A nova regra eleva o período de afastamento dos pais de cinco para até 20 dias após o nascimento do filho, mantendo o direito à remuneração integral e à estabilidade no emprego. O benefício é válido também em casos de adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

A lei será publicada nesta quarta-feira (1º de abril) no Diário Oficial da União, com entrada em vigor prevista para 1º de janeiro de 2027. A ampliação será gradual: nos dois primeiros anos, a licença será de 10 dias; no terceiro ano, de 15 dias; e, a partir do quarto ano, chegará a 20 dias. O texto também permite que o período seja dividido em dois momentos, mediante solicitação do trabalhador.

Em situações de morte da mãe, o pai terá direito ao período integral da licença-maternidade, de 120 dias. Especialistas apontam que a ampliação da licença-paternidade pode trazer benefícios importantes para o desenvolvimento infantil, além de fortalecer os vínculos familiares e apoiar o aleitamento materno.

A medida atende, em parte, a recomendações de entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria, que defendia um período ainda maior, entre 30 e 60 dias. O debate sobre o tema remonta à Constituição de 1988, quando o direito foi incluído após articulação do então deputado Alceni Guerra, apesar de resistências no Congresso à época.

Brasil vence Croácia em amistoso nos EUA e cria esperança na torcida brasileira para a Copa Do Mundo

 Encerrando os amistosos nos Estados Unidos, o Brasil superou seu algoz da última Copa do Mundo. Em belo jogo coletivo, a seleção pentacampeã chegou a levar um susto, mas venceu a Croácia nesta terça-feira, por 3 a 1, no Camping World Stadium, em Orlando. DaniloIgor Thiago Gabriel Martinelli foram os autores do gols da vitória no último amistoso antes da convocação final. Outro destaque foi Endrick, que precisou de 15 minutos em campo para sofrer o pênalti e dar uma assistência.

O Brasil deixa os Estados Unidos com o saldo de uma vitória e uma derrota, para a França, por 2 a 1. Agora a seleção encara o Panamá, no dia 31 de maio, no Maracanã, no último amistoso preparatório antes da Copa do Mundo.