Congresso aborda uso da inteligência artificial na psiquiatria

O Congresso Brasileiro de Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) completou 40 anos em 2023 e foi realizado em Salvador, no período de 18 a 23 deste mês, envolvendo mais de 150 atividades científicas, pesquisas mundiais e estudos sobre psiquiatria forense, psiquiatria da infância e adolescência, dependências químicas, suicídio, medicina do sono, emergências, psicofobia, entre outros assuntos. Falando à Agência Brasil, o presidente da ABP, Antonio Geraldo da Silva, discorreu sobre alguns dos temas que serão objeto de discussão e conferências durante o evento, começando pela Inteligência Artificial (IA).

O presidente da ABP admitiu que a IA pode ajudar os psiquiatras em algumas questões, desde aquelas ligadas ao diagnóstico, como ampliar a adesão ao tratamento, previsão de riscos, personalização do tratamento, monitoramento dos pacientes e avanços em pesquisa de novos tratamentos que ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Silva ressalta, porém, que os psiquiatras devem utilizar essa tecnologia “apenas para complementar o trabalho que é de excelência e de altíssima habilidade técnica, aliada a uma humanidade diferenciada, porque a psiquiatria alia cientificidade com a mais humanas das especialidades médicas”.

O psiquiatra afirmou que a boa saúde mental depende de uma boa psiquiatria, que envolva desde cuidados de promoção da saúde até a prevenção continuada de doenças. Para Antonio Geraldo da Silva, os psiquiatras podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas promovendo a conscientização, reduzindo o estigma, oferecendo tratamentos baseados em evidências e trabalhando em colaboração com outros profissionais de saúde.

“Além disso, a telemedicina e os avanços tecnológicos nos auxiliam a ter mais acesso aos cuidados psiquiátricos, a novos tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Evolução é a palavra que sempre caminhou conosco, pois queremos sempre oferecer melhores tratamentos e suporte às pessoas sadias e também para pessoas com doenças mentais”.

Crianças e mulheres

Outros temas de debate investigam o futuro da saúde mental da criança e do adolescente e os transtornos psiquiátricos na gravidez e pós-parto. Em relação ao primeiro item, Antonio Geraldo da Silva afirmou que o cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes é uma preocupação importante. “Durante o congresso da ABP, teremos cursos sobre várias doenças comuns na infância e adolescência, cursos sobre ‘bullying’ e suicídio, debates sobre neurodiversidade, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), atualização em transtornos de humor, autolesão não suicida e suicídio na infância e adolescência, autodiagnóstico e banalização dos diagnósticos”.

Os protocolos a serem seguidos nesses casos devem incluir a avaliação multidisciplinar, tratamento baseado em evidências e abordagens personalizadas para atender às necessidades individuais das crianças e adolescentes. “Devemos trabalhar em conjunto com as famílias para a promoção do cuidado com a saúde mental e combate ao estigma”.

Já o tratamento de transtornos psiquiátricos na gravidez e pós-parto requer uma abordagem cuidadosa e multidisciplinar. Em situações como essa, o presidente da ABP sinalizou que deve ser feita uma avaliação completa, uma análise do histórico psiquiátrico da paciente e o histórico familiar de doenças mentais. Com a confirmação do diagnóstico, o tratamento terapêutico deve ser personalizado de acordo com as necessidades individuais da paciente, considerando os sintomas e a gravidade, além das preferências pessoais da mulher. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos após avaliação de riscos para a amamentação, por exemplo, orientou.

Publicidade

Outro tema polêmico que será discutido no congresso aborda os impactos que as novas regras da publicidade acarretam para os profissionais da psiquiatria e qual a atitude correta a ser seguida. Antonio Geraldo da Silva informou que haverá, durante o congresso, um curso sobre os riscos e benefícios da publicidade médica em psiquiatria que falará detalhadamente sobre o tema. “Nós, médicos, seguimos as resoluções do Conselho Federal de Medicina. De maneira geral, essas novas regras focam no uso responsável e sem sensacionalismo das redes sociais. Muitos psiquiatras fazem uso das mídias sociais para divulgar o seu trabalho e falar sobre temas relacionados à saúde mental nos seus perfis”.

Reconheceu que alguns impactos das novas regras podem incluir maior rigor na divulgação de informações sobre tratamentos e resultados, uso de imagem, divulgação de preços de consultas, entre outros. “A atitude correta a ser seguida é conhecer e aderir às regras e regulamentos específicos da sua associação profissional. É essencial priorizar a ética, a privacidade e a transparência em todas as atividades de publicidade, fornecendo informações precisas e respeitando os direitos dos pacientes”.

Ar e saúde mental

Psiquiatras brasileiros e internacionais se dedicam a investigar a relação entre a qualidade do ar e a saúde mental, que é um campo de pesquisa em crescimento. O presidente da ABP informou que estudos têm demonstrado que a poluição do ar pode ter impactos negativos na saúde mental das pessoas. “Artigo recente mostra que a exposição a longo prazo à poluição do ar pode estar associada ao aumento de casos de alguns transtornos mentais, como transtorno bipolar, depressão e transtornos de personalidade”. Na sexta-feira (20), haverá palestra com a especialista Helen Fisher, da Inglaterra, sobre o assunto.

Edição: Aline Leal

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Ribeirão Preto segue com ações de restauração e requalificação dos Museus Histórico e do Café

Na última sexta-feira, dia 20 de outubro, parte da equipe da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto esteve em visita técnica aos Museus Histórico e do Café, junto com membros do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (CONPPAC-RP) e membros da sociedade civil, para avaliação das condições de acervo e estrutura predial.

A visita fez parte de uma série de tratativas que vem sendo tomadas pelo governo municipal para encaminhamento do restauro e requalificação dos museus, construção de reserva técnica e catalogação, higienização e proteção dos acervos.

As tratativas vêm sendo tomadas em reuniões como a realizada no dia 10 de outubro, em que secretarias da Casa Civil, Cultura e Turismo e Planejamento se reuniram no Centro Administrativo “José de Magalhães”, com representantes da empresa responsável pelo projeto arquitetônico e Conppac, com participação de seu presidente Lucas Pereira.

Outro encontro foi realizado no dia 13 de outubro, em formato on-line, com objetivo de apresentar aos conselheiros do Conppac o projeto de restauro e requalificação dos prédios dos Museus, para apreciação e contribuições.

Para além da parte arquitetônica, a equipe da secretaria esteve em Santos no último dia 16 de outubro para realinhar o diálogo com a Fundação Museu do Café, ligada ao Governo do Estado, para parceria técnica no desenvolvimento de um projeto de catalogação, higienização, proteção e exibição do acervo museológico municipal.

O projeto final será apresentado para apreciação dos conselheiros na próxima reunião do Conppac, que será realizada no dia 30 de outubro.

360 esquinas ganham rampas de acessibilidade ao mesmo tempo; entenda porquê

Os sete quilômetros de corredor de ônibus no Quadrilátero Central abrangem duas avenidas e quatro ruas. São 90 quarteirões, onde o pavimento já começou a ser totalmente trocado por asfalto de alta resistência para suportar o peso dos veículos por muitas décadas. Mas a substituição do piso é a última etapa do processo; só acontece depois que a empresa responsável pela obra realiza os outros serviços previstos – adequação das calçadas nas esquinas, seguida da instalação de pisos podotáteis e de rampas de acessibilidade.

E é aí que as coisas ficam aparentemente ‘bagunçadas’ por um tempinho, até que o asfalto seja trocado e a obra finalizada naquele trecho, conforme explica o secretário Municipal de Obras Públicas, Pedro Pegoraro. “Depois de construídas as rampas, nas calçadas, a construtora não faz um acabamento perfeito ao redor delas, na pista, porque nos próximos dias o asfalto será refeito e, portanto, seria um trabalho inútil, além de desperdício de dinheiro”, explicou.

O secretário de Obras ainda lembrou que, em cada quarteirão, são quatro esquinas. Ou seja, com a soma de 90 quarteirões, temos 360 esquinas para adequar. “Mas a boa notícia é que esta etapa terminará em breve e, depois que a obra toda terminar, o Centro terá a revitalização que há muito tempo merece, além de ganhar um corredor que agilizará o trânsito e o transporte coletivo”, avisou.

As avenidas por onde passarão o corredor do Quadrilátero Central são a Jerônimo Gonçalves e a Francisco Junqueira. E as quatro ruas do corredor são a Visconde de Inhaúma e a Barão do Amazonas (da Francisco Junqueira à Nove de Julho) e a Florêncio de Abreu e a Lafaiete (da Jerônimo Gonçalves até a Independência).

Obras na Nove de Julho também interferem no Centro

Além da obra do corredor do Quadrilátero Central, que recebe investimentos da ordem de R$ 20 milhões e está sendo executada pela Construtora DGB, com prazo de entrega previsto para maio do ano que vem, a região central vive o impacto de outra grande obra, executada pela empresa Metropolitana.

Neste caso, o investimento é de R$ 31 milhões e garantirá, além da revitalização completa da Nove de Julho, a construção de um corredor de ônibus na avenida, que é tombada pelo Conppac. O contrato ainda prevê a construção de mais de 3 km de galerias de águas pluviais, descendo da Nove de Julho até a avenida Francisco Junqueira por duas ruas da região central – a Marcondes Salgado e a São José. O objetivo é acabar com os alagamentos provocados pelas chuvas na região.

Cidade será unida por corredores

O corredor do Quadrilátero Central faz parte do programa Ribeirão Mobilidade, criado em 2017, que abrange 30 grandes obras viárias para melhorar o trânsito e o transporte coletivo em toda a cidade.

Dessas, 19 já estão prontas, inclusive seis dos 11 corredores de ônibus que se interligarão, unindo a cidade de ponta a ponta por uma malha viária de 56 km de extensão.

Cerca de 3 milhões e 500 mil passageiros de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de cerca de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e da região que circulam pela cidade.

POW Festival anuncia palestras com grandes nomes mundiais da Inovação, Criatividade e Sustentabilidade

Com mais de 50 atrações imersivas, incluindo workshops, experiências, simuladores, games, exposições, live art, feira de criatividade, música, gastronomia e muito mais, o POW Festival acaba de divulgar os primeiros nomes confirmados na programação de palestras com profissionais referências nas áreas de Inovação, Criatividade, Design, Estratégia e Sustentabilidade.

“As palestras serão uma explosão criativa para todos os interessados em como fazer diferente e melhor, romper barreiras de forma criativa e disruptiva não só no âmbito dos negócios, mas também na arte, design, moda e sustentabilidade”, conta Allan Szacher, curador do POW Festival.  

PROGRAMAÇÃO:

DIA 09/12 (SÁBADO)

11H – Sustentabilidade e Inovação

“Zero Crashes, Zero emissions, não só no setor automobilístico, mas em todo o universo corporativo” – POR GIORDANA FLÔR (auditório POW)

A gerente de sustentabilidade da América do Sul, Giordana Flôr está à frente dos três itens que contemplam o ESG, como energia, água e resíduos na General Motors, pioneira no setor automobilístico em aplicar a governança ambiental, social e corporativa. No POW Festival falará como transformar a emissão de carbono em todos os setores.


11H – Inovação e Tecnologia

“Inovação Alude – Como ser disruptivo no seu setor” – POR JOTA JÚNIOR (auditório Fábrica)

Programador desde os 13 anos, Jota Júnior fundou a Alude em 2019. A proptech brasileira voltada à automação de processos imobiliários levantou mais de R$ 15 milhões com o endosso de fundos de investimento como Ribbit Capital, Y Combinator, Maya Capital e GFC no seu primeiro ano de operação. E é de como a tecnologia pode ser aliada que ele vem falar no POW Festival.

14H – Sustentabilidade e Moda

“Ecossistema de Pescado Inteligente” – POR BRUNA FREITAS (auditório Fábrica)

CEO e Founder da Yara Couro, Bruna Freitas vai compartilhar com o público como as peças são produzidas com couro de peixe, como essa produção impacta positivamente a comunidade e atua de forma sustentável, integrando frigoríficos, ribeirinhos, comunidades de pescadores e empresas com responsabilidade ambiental. Uma verdadeira aula de sustentabilidade em uma cadeia produtiva inteira.

DIA 10/12 (DOMINGO)

11H – Criatividade e Design

“Expressão visual e Business” – POR ALAN BERRY (auditório POW)
*Conteúdo em inglês

O ilustrador e artista gráfico argentino Alan Berry que já teve exposição em diferentes continentes e culturas levará para o POW Festival sua mostra “Carnada Viva” com obras em diferentes propostas, com linhas do Pop Art em segmentos de publicidade e marketing.

14H – Sustentabilidade e Moda

“Almazônia – visão holística e cíclica na estamparia botânica” – POR CAMILA MACHADO (auditório Fábrica)

Estilista e artista têxtil com mais de 15 anos de atuação na área de criação, desenvolvimento e impressão botânica, Camila Machado leva grupos para o norte do Mato Grosso (Amazônia, Pantanal e Cerrado) para vivências e estudos com elementos botânicos em suas diferentes formas. No POW Festival, ela vai contar um pouco dessa experiência em uma palestra surpreendente.

15H – Estratégia e transformação

“iFood Labs” – POR CRYSTIAN MONTANDON (auditório POW)

Crystian Montandon é Analista de Inovação Sênior do iFood, consultor de negócios, com foco em estratégia e inovação. Na palestra programada para o POW Festival, ele vai falar sobre as infinitas possibilidades e oportunidades que esse universo proporciona.

SOBRE O EVENTO

A entrada no festival é gratuita, apenas as palestras serão cobradas à parte com um ingresso ÚNICO que dá acesso aos dois dias de evento e a todas as apresentações.

Tanto os ingressos gratuitos, quanto os convites das palestras já estão disponíveis na plataforma Sympla.

As atrações, workshops, experiências e exposições são gratuitas sendo que, alguns, terão participação com número limitado de pessoas, mediante à inscrição prévia e ordem de chegada.

A 1ª edição POW FESTIVAL tem realização do Instituto SEB – A Fábrica e produção e curadoria da Zupi Live, empresa que organiza o Festival Pixel Show na capital paulista, um dos mais famosos do país.

Mais informações pelo site powfestival.com.br e das redes sociais, sendo Instagram/@pow_festival e TikTok/@powfestival.

Brasileirão série D 2024: Veja todos os 64 times da competição

O Mixto-MT se consagrou campeão da Copa FMF no último fim de semana, assegurando a última vaga disponível para o Campeonato Brasileiro Série D de 2024. Com a vitória, o clube se junta a outros 63 times que representarão seus estados na competição.

São Paulo Terá Quatro Representantes na Série D 2024

São Paulo será representado na Série D de 2024 por quatro clubes: Santo André, Inter de Limeira, Água Santa, e São José. Com essas adições, o estado de São Paulo contará com um total de 17 equipes distribuídas nas quatro divisões nacionais. Atualmente, times renomados como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino estão na Série A, enquanto a Série B conta com seis equipes: Ponte Preta, Guarani, Novorizontino, Botafogo, Ituano e Mirassol. A Série C já tem o São Bernardo, e em 2024, será acrescida pela presença da Ferroviária.

Confira a Lista Completa dos Times da Série D 2024 por Estado

A edição de 2024 da Série D contará com times de diversos estados, cada um buscando o título. Confira a relação completa dos representantes de cada região:

  • Acre: Humaitá e Rio Branco
  • Alagoas: ASA e CSE
  • Amapá: Trem
  • Amazonas: Manauara, Princesa do Solimões e Manaus
  • Bahia: Juazeirense, Itabuna e Jacuipense
  • Ceará: Maracanã, Iguatu e Atlético
  • Distrito Federal: Real Brasília e Brasiliense
  • Espírito Santo: Real Noroeste e Serra
  • Goiás: Anápolis, Crac e Iporá
  • Maranhão: Moto Club e Maranhão
  • Mato Grosso: União Rondonópolis e Mixto
  • Mato Grosso do Sul: Costa Rica
  • Minas Gerais: Ipatinga, Democrata GV, Villa Nova-MG e Pouso Alegre
  • Pará: Cametá e Águia de Marabá
  • Paraíba: Sousa e Treze
  • Paraná: Maringá, Cianorte e FC Cascavel
  • Pernambuco: Retrô e Petrolina
  • Piauí: Fluminense, River e Altos
  • Rio de Janeiro: Audax Rio, Nova Iguaçu e Portuguesa
  • Rio Grande do Norte: Potiguar, Santa Cruz e América-RN
  • Rio Grande do Sul: Avenida, Novo Hamburgo e Brasil de Pelotas
  • Rondônia: Porto Velho
  • Roraima: São Raimundo
  • Santa Catarina: Hercílio Luz, Concórdia e Barra
  • São Paulo: Santo André, Inter de Limeira, Água Santa e São José
  • Sergipe: Sergipe e Itabaiana
  • Tocantins: Capital e Tocantinópolis

Pelé completaria 83 anos nesta segunda-feira, 23

Em um dia que seria para celebrar mais um ano de vida do Rei do Futebol, Pelé, o Brasil e o mundo unem-se em homenagens ao eterno ícone do esporte. Mesmo após sua partida no final de 2022, o legado de Pelé permanece intocado, e sua influência transcende as quatro linhas. Pelé não era apenas um jogador de futebol; ele era uma lenda, um símbolo de excelência e perseverança, cuja história inspirou e continua a inspirar gerações.

A recente inauguração de um píer em sua homenagem em São Vicente, São Paulo, foi um tributo emocionante. O local, adornado com frases icônicas e ícones relacionados a Pelé, celebra sua carreira lendária. A presença de ídolos do Santos, como Pepe, Edu, Mangálvio, Lima, Manoel Maria e Abel, na inauguração, reforça a influência duradoura de Pelé no mundo do futebol.

Além disso, a inauguração da primeira escola no mundo com o nome de “Rei Pelé” em São Vicente, em agosto deste ano, destaca a importância de sua jornada e da educação, servindo de exemplo para as futuras gerações, dentro e fora dos campos. O Museu Pelé abrirá suas portas em um dia normalmente fechado, oferecendo entrada gratuita e a oportunidade de reviver a história do maior jogador de futebol de todos os tempos. Em Santos, a reinauguração do icônico bonde e o plantio de árvores em reconhecimento aos 1.283 gols marcados por Pelé são demonstrações de carinho e respeito ao legado do eterno Rei.

Restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal divulgou que o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente a outubro de 2023 estará disponível para consulta a partir das 10h desta terça-feira (24). O crédito bancário, no valor total de R$ 643.259.756,29, será efetuado no dia 31 de outubro para 354.509 contribuintes.

Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet, onde deverão clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição.”

O montante em questão inclui um valor de R$ 427.280.878,46 destinado a contribuintes prioritários, compreendendo 6.106 idosos com mais de 80 anos, 54.438 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.491 portadores de deficiência física ou mental ou que sofrem de moléstia grave, 16.874 professores cuja principal fonte de renda é o magistério, além de 119.040 pessoas que não têm prioridade legal, mas que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida ou receber a restituição via PIX. Também serão beneficiados 151.560 contribuintes não prioritários.

O valor da restituição será depositado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja de forma direta ou via chave PIX. Caso ocorra alguma falha no depósito, como conta bancária desativada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil – BB.

Os contribuintes que necessitarem reagendar o crédito dos valores poderão fazê-lo de maneira prática e ágil através do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A Receita Federal alerta que caso o contribuinte não realize o resgate do valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá solicitar a restituição não resgatada na rede bancária por meio do Portal e-CAC disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e em seguida “Meu Imposto de Renda.”

Este lote residual de restituição do IRPF 2023 representa pagamentos subsequentes aos lotes regulares e se destina a contribuintes que tiveram suas declarações processadas em momentos posteriores, devido a retificações ou outras correções feitas na declaração.

Com a conclusão do cronograma dos lotes regulares do IRPF 2023 em setembro deste ano, a Receita Federal continua a efetuar o pagamento de lotes residuais de restituição. Estes contemplam aqueles que tiveram suas declarações reprocessadas devido a retificações ou ajustes após o término dos lotes regulares.

Edição: Kleber Sampaio

Pietro Fittipaldi vai para Fórmula Indy em 2024

O piloto brasileiro Pietro Fittipaldi, após uma breve passagem como reserva da equipe Haas na Fórmula 1, está fazendo um retorno significativo às corridas automobilísticas nos Estados Unidos. Pietro, neto do lendário Emerson Fittipaldi, assinou contrato com a Rahal Letterman Lenigan (RLL) para disputar a temporada 2024 da Fórmula Indy. Essa mudança marca um novo capítulo na carreira do piloto, que agora se torna o único brasileiro a correr em tempo integral na categoria.

A decisão de voltar para a IndyCar faz sentido para Pietro, visto que ele já havia competido nessa categoria em 2018 e 2021, embora de forma intermitente. Agora, com um contrato de tempo integral, ele terá a chance de se estabelecer e competir contra alguns dos melhores pilotos do automobilismo internacional. Isso também é notável porque a IndyCar está experimentando uma mudança com a saída de pilotos veteranos como Tony Kanaan e Hélio Castroneves, abrindo espaço para novos talentos, como Fittipaldi.

Pietro Fittipaldi tem uma carreira diversificada, com experiência em várias categorias e até mesmo uma breve passagem pela Fórmula 1. Seu retorno à Fórmula Indy é um lembrete de que o automobilismo brasileiro continua a produzir talentos de destaque e que ele está disposto a lutar pelo sucesso na categoria.

Brasil vai para semifinal do Pan no vôlei

A seleção feminina de vôlei do Brasil conquistou uma vaga nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, assegurando sua posição no primeiro lugar do Grupo A. O Brasil alcançou esse feito ao derrotar Porto Rico por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/22 e 25/21, mantendo sua invencibilidade na primeira fase, sem perder sequer um set. A equipe brasileira, que conta com uma formação mista para o torneio pan-americano, havia vencido seus dois primeiros jogos da competição da mesma maneira, superando Cuba e Argentina, e acumulou um total de 15 pontos na fase de grupos, graças à regra que atribui cinco pontos para cada vitória.

As semifinais do torneio feminino de vôlei estão marcadas para quarta-feira, 25, com jogos às 17h30 e 20h30. Os líderes dos dois grupos, incluindo o Brasil, avançaram diretamente para as semifinais, enquanto as equipes que terminaram em segundo e terceiro em cada grupo competirão nas quartas de final nesta terça-feira, buscando garantir as duas vagas restantes nas semifinais.

Reparo emergencial de água: Confira os bairros de Ribeirão afetados

A Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) anunciou na manhã de segunda-feira (23) que está executando uma substituição de emergência na bomba do poço Coronel Camisão. Como resultado dessa intervenção, cinco bairros da zona Oeste de Ribeirão Preto podem enfrentar problemas no abastecimento de água.

Os bairros afetados incluem a Vila Monte Alegre, Cidade Universitária, Jardim Antártica, Alto do Ipiranga, Sumarezinho e áreas adjacentes. A expectativa é que os serviços sejam concluídos até a manhã de terça-feira (24). Uma vez finalizados, o sistema de abastecimento será restaurado gradualmente.

Para relatar problemas de abastecimento ou buscar informações adicionais, os moradores afetados podem entrar em contato com a Saerp pelo telefone 0800 115 0115 ou procurar um posto de atendimento. Para acessar outros serviços prestados pela Secretaria, os interessados podem visitar o site oficial da Saerp.