A cidade de Ribeirão Preto sediou nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a entrega de kits da Ação de Aparelhamento das Defesas Civis Municipais, com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e do prefeito Duarte Nogueira, além de representantes de 32 municípios da região e autoridades. Foram entregues 15 veículos 4×4, 17 veículos 4×2 e 80 equipamentos, sendo 32 kits de combate a incêndio, 36 motosserras, oito geradores e quatro tendas.
A iniciativa tem como objetivo consolidar as equipes de Defesa Civil do Estado de São Paulo para que o órgão realize o trabalho de planejamento e coordenação das ações para identificação dos riscos de desastres, por meio do mapeamento de riscos e preparação para o enfrentamento de adversidades nos municípios.
O prefeito Duarte Nogueira destacou a importância dos repasses, que fortalecem as equipes de Defesa Civil. “São veículos e equipamentos fundamentais para o trabalho junto aos municípios, como ações de prevenção, mapeamento de áreas de risco, monitoramento e emissão de alertas, bem como ações imediatas de resposta a desastres e ações de recuperação”, desatacou.
“Com a entrega desses equipamentos e o fortalecimento do sistema de proteção da Defesa Civil, estamos prevenindo, nos antecipando e dando estrutura para que nas eventualidades do dia a dia, as equipes estejam equipadas para dar pronta resposta. E esse é o nosso objetivo: melhorar a qualidade do serviço prestado. Nosso Estado tem sofrido com as fortes chuvas e a Defesa Civil tem realizado um importante trabalho junto aos municípios. Estamos com novas liberações de investimentos que nos permitirão ajudar ainda mais os municípios”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
Municípios beneficiados: Altinópolis, Bady Bassit, Brodowski, Cajuru, Cravinhos, Dumont, Guaíra, Guará, Guatapará, Ipuã, Itajobi, Ituverava, Ibirá, Igarapava, Jaboticabal, Monte Aprazível, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Pindorama, Pradópolis, Santa Adélia, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul, Severínia, Tabapuã, Tanabi, Taquaral, Viradouro.
Foto – Guilherme Sircili