Equipes instalam piso em vários trechos da obra do túnel da Nove de Julho

Com mais da metade da obra concluída, o túnel da Avenida Nove de Julho tem data de entrega marcada para setembro deste ano. No início desta semana, as equipes estão concentradas na rampa Sul em direção à Avenida Presidente Vargas, trabalhando na instalação de piso e na concretagem. Paralelamente, outros trabalhadores atuam nos acabamentos do túnel, em vários trechos dos nove módulos fechados que integram a obra e já estão concluídos. Enquanto isso, outra equipe está executando nova pavimentação na Rui Barbosa com a Avenida Independência.

Parte do programa Ribeirão Mobilidade, a construção do túnel da Nove de Julho vai beneficiar cerca de 9.000 usuários do transporte coletivo e o fluxo diário de 2.400 veículos que circulam ali somente nos horários de pico. O Ribeirão Mobilidade é uma grande ação de intervenção viária em todas as regiões da cidade, melhorando o transporte e o trânsito para mais de 4 milhões de usuários. Já estão concluídos 17 dos 33 trechos do programa. As obras de outros três, inclusive o túnel da Nove de Julho, estão em andamento, enquanto outros cinco trechos devem começar em breve.

O túnel terá 381 metros de extensão, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura. Além dos nove módulos fechados, a obra inclui outros 11 módulos de acesso.

Dentro do túnel, haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas capazes de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança, com 1,2 metro de largura.

O acesso ao túnel será pela Avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.

OBRAS AVANÇAM EM OUTROS PONTOS

Apesar das fortes chuvas, mais intensas do que o normal até mesmo para este período, as obras dos outros dois trechos em andamento avançam e têm previsão de entrega para março (corredor de ônibus Saudade/D. Pedro) e novembro desse ano (4º trecho do corredor Norte/Sul).

Foto – Prefeitura/CCS

Defesa Civil tem mapa de mais de 4 milhões morando em áreas de risco

O Brasil tem hoje já mapeadas pela Defesa Civil Nacional aproximadamente 14 mil pontos de riscos altíssimos de desastre e 4 milhões de pessoas morando nessas áreas. A informação foi dada à Agência Brasil pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, nesta terça-feira (21).

Waldez Góes falou também sobre a tragédia causada pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo que causou deslizamentos exatamente em áreas de risco. De acordo com o ministro, desde quinta-feira (16), devido aos alertas de chuva, a Defesa Civil Nacional teve reuniões com autoridades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

A tragédia já contabiliza 46 óbitos, 23 feridos, além de 766 pessoas desabrigadas e outras 1730 desalojadas. Entre os desabrigados, a maioria, 500 pessoas, estão em São Sebastião que também tem outras mil pessoas desalojadas. As vítimas foram transferidas para uma escola Municipal.

Segundo ele, o Brasil tem um sistema de Defesa Civil bem estruturado e organizado. “Temos uma comunicação vertical muito assertiva no que diz respeito estados e União”. Porém, Góes acredita que muitos municípios ainda precisarem se organizar mais.

O ministro disse que a população resiste muito em acreditar nos alertas. “É bom a gente lembrar quem está lidando com informações. As pessoas, às vezes, tendem a querer acreditar que não vai acontecer [um desastre]. Então acabam ficando nas suas casas, ou se deslocando [para o local onde foi dado o alerta], como é o caso do litoral paulista norte, uma região belíssima, de turismo muito forte, sempre muito buscada nesses períodos”.

Góes lembrou que, além dos moradores, que são milhares de pessoas, parentes ou pessoas a trabalho ou a lazer, se deslocam para a região nesse período carnavalesco. “Então tudo isso ainda aumenta mais as possibilidades de risco serem ainda mais iminente”, avaliou.

Assistência

Segundo o Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, os próximos dias ainda devem ser de tensão, já que a previsão é ainda de muita chuva na região. “Estão previstas entre 100 e 150 milímetros. Nós estivemos ontem lá [São Sebastião] e o dia estava bastante tranquilo, ensolarado, mas à noite a gente sabe que caiu uma chuvinha. Para região da Serra da Mantiqueira, a previsão para hoje é em torno de 250 milímetros de chuva”, alertou.

Já o ministro Waldez Góes disse que, nesse primeiro momento, o plano de trabalho está focado em assistência às cidades de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá.

“São mais de 600 homens e mulheres atuando no resgate de pessoas, limpando, desobstruindo estradas, encontrando mortos, levando pessoas para hospitais, distribuindo água, transportando gente com a aeronave. Então, isso tudo já é força tarefa da Defesa Civil integrada. É o governo federal do presidente Lula, governo municipal e governo estadual. Então já há uma atuação muito forte”, disse, lembrando que em 24 horas as chuvas na região de São Sebastião superaram os 600 milímetros.

Em outra frente, segundo o ministro, as prefeituras das cidades atingidas, que já tiveram estado de calamidade reconhecidas, trabalham na elaboração dos planos de trabalho para que sejam feitas as transferências de recursos financeiros e iniciar os trabalhos que restabeleçam a situação de normalidade e de reconstrução das cidades.

“Tudo aquilo que for necessário reconstruir, tendo o plano de trabalho, o governo do presidente Lula autoriza a apoiar. Nós temos mais 1.300 municípios no Brasil com problema de situação de emergência já decretada e homologada pela Defesa Civil Nacional, e que têm recebido apoios mais distintos. Temos recursos. O que ocorre é que a gente precisa dos planos de trabalho”, explicou Góes.

Waldez Góes ressaltou o trabalho integrado do governo federal com as prefeituras e governo do estado de São Paulo, e como exemplo, disse que programas de habitação como o Minha Casa, Minha Vida, podem ser priorizados em cidades afetadas ou com muitas pessoas em áreas de risco.

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Foto – Antônio Cruz/Agência Brasil

Ribeirão Preto sediará, pela primeira vez, a final da Supercopa dos Campeões de Futsal

No dia 10 de março será realizada, em Ribeirão Preto, a primeira decisão oficial da Supercopa dos Campeões de Futsal. O jogo vai reunir o campeão da Copa LPF (Futsal Ribeirão /Barão de Mauá) com o campeão da Liga Paulista de Futsal de 2022 (São José Futsal). A decisão acontece às 20h, na Arena Barão.

No ano em que o Barão de Mauá/Futsal Ribeirão comemora cinco anos de existência, sediar a Supercopa da LPF é um presente para Ribeirão Preto, que tanto investe na modalidade. A parceria entre Secretaria de Esportes e Barão de Mauá tem dado resultados expressivos, já que a equipe ribeirão-pretana é atual Bicampeã da Copa da Liga Paulista.

“O Futsal Ribeirão é um projeto que iniciado na Secretaria de Esportes há cinco anos, junto a vários e importantes parceiros, e hoje ele mostra seu tamanho e sua incrível evolução através de inúmeras conquistas”, comentou Ricardo Aguiar, secretário de Esportes de Ribeirão Preto.

Em 2019, o Barão de Mauá/Futsal Ribeirão conquistou a Copa Paulista do Interior de Futsal, o que lhe garantiu o acesso para Liga Principal. Nela, a equipe possui o bicampeonato na Copa da LPF (2021 e 2022).

Foto – Divulgação

Roberval Davino elogia equipe do Comercial após vitória

Após o Comercial venceu o São Caetano de virada por 2×0, o técnico Roberval Davino analisou seu primeiro jogo, ressaltando a confiança entre o elenco em entrevista coletiva.

“Deu certo, chegamos com a bola dominada no campo de ataque, fiz uma dobra de lateral do lado esquerdo com Brayan e Renan Barcelos, e consequentemente, a confiança foi passada para eles, mesmo saindo atrás do resultado”, disse o treinador.

Davino chegou há uma semana no Comercial e já estipulou uma nova meta para o clube no Estadual. Segundo o comandante, o Bafo precisa de pontos para concretizar a classificação, o que será feito com muito trabalho.

“Eu vim no sentido de ajudar agora, a necessidade do Comercial é agora. Estamos no bolo dos classificados, vamos tentar chegar”, comentou.

O Comercial está na zona de classificação no Paulista A2, com 15 pontos em 11 partidas, sendo quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.

“Eu vi um grupo com qualidade, interessados em ter os resultados. Um grupo bom, de profissionais, com muita dedicação à função. A amizade entre eles é grande, isso facilitou o meu trabalho”, disse. 

Para a partida contra o Velo Clube no próximo sábado (25), o técnico poderá contar com o atacante Kadu Barone, que está recuperado da lesão na coxa e foi liberado para voltar. 

O jogador saiu com dores diante do Taubaté, e segundo exames realizados na sequência constataram uma lesão de grau 2, que o deixou fora das opções do time por duas semanas. O atacante foi submetido a um tratamento de recuperação intensivo e foi liberado pelo departamento médico do clube.

O Comercial entrará em campo contra o Velo Clube neste sábado (25), às 16:00, no Palma Travassos.

Foto – Bárbara Pires/Comercial FC

Fillipe Soutto fala em página virada após saída de Paulo Baier

Um dos líderes do elenco botafoguense, o meio-campista Fillipe Soutto concedeu entrevista nesta quarta-feira (22) e respondeu as perguntas sobre a saída do treinador Paulo Baier. 

“Fomos pegos de surpresa, foi uma decisão da diretoria num período em que estávamos de folga, então nenhum de nós fomos consultados. Não ficamos sabendo de nada no pós-jogo e nem na segunda-feira, foi uma decisão comunicada aos jogadores e aos outros profissionais do clube ontem na hora do treino”, afirmou o meio-campista. 

Na entrevista, o capitão do Tricolor afirmou que agora o time precisa virar a página para conseguir avançar às quartas de final do Campeonato Paulista.

“Nós temos que ser profissionais para continuar fazendo o que nós pudermos independente da situação que o clube nos colocar. Nós temos que saber das nossas responsabilidades perante a instituição, temos que honrar o contrato, honrar as cores e fazer sempre o melhor”, comentou. 

Fillipe Soutto demonstrou também confiança no elenco botafoguense para a sequência da temporada.

“O nosso staff todo confia no elenco e vamos juntos até o final buscar os nossos objetivos”, completou.

Foto – Agência Botafogo

Botafogo demite Paulo Baier

O Botafogo Futebol SA comunica a saída do treinador Paulo Baier.

A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (21) após uma reunião entre o departamento de futebol e o treinador Paulo Baier.

A direção do Botafogo Futebol SA comunica que o time será dirigido nas próximas partidas por José Leão, auxiliar técnico da casa.

Paulo Baier foi contratado pelo Botafogo em maio de 2022. Neste período, conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.

No Paulistão deste ano, o treinador conquistou 14 dos 30 pontos disputados.

No total, Baier deixa o clube com aproveitamento de 57,8% (18 vitórias, 11 derrotas e cinco empates).

O Botafogo agradece o trabalho realizado por Paulo Baier e deseja sorte e sucesso na sequência da carreira.

JOSÉ LEÃO

Auxiliar técnico da casa desde o final do ano passado, José Leão começou a carreira no Internacional em 2001 e ficou até 2015. Neste período, trabalhou em todas as categorias de base da equipe gaúcha.

Em 2011, foi campeão do Brasileiro Sub-15. Dois anos depois, conquistou o título do Brasileiro Sub-20.

Na sequência, trabalhou como auxiliar técnico no time profissional do Tubarão (2015), Criciúma (2016), Brasil-RS (2017 e 2018) e Coritiba (2020, 2021 e 2022). No Coritiba, ele participou do acesso para a Série A do Brasileiro em 2021 e foi campeão paranaense em 2022. Ele ainda foi campeão como treinador da Copa do Brasil Sub-20.

Agência Botafogo