MP E CBF discutem mecanismos para a melhoria do futebol em todo o país

Promotores e Procuradores de Justiça de diferentes estados do país estiveram reunidos na última quinta-feira (07/03), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio. Há 15 anos não eram realizados encontros entre membros da entidade e do Ministério Público para troca de informações, discussões e proposições para avanços em temas que envolvem o desenvolvimento do futebol brasileiro. Na pauta, temas como o combate ao racismo e à violência no futebol, os casos de manipulação de resultados, os aspectos que envolvem a ação de torcidas organizadas e a segurança nos estádios, entre outros. O Diretor Jurídico da CBF, Gamil Föppel, conduziu a reunião, ao lado do Diretor de Governança e Conformidade, Hélio Menezes; do Diretor de Competições, Julio Avelar; do presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme e de Regina Sampaio, gerente do Jurídico da entidade e Vantuil Gonçalves, consultor jurídico da CBF. Todos agradeceram ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por propiciar a aproximação e realização do encontro.

Föppel destacou o marco histórico do encontro para a CBF, sobretudo em um momento onde questões que envolvem a prevenção ao racismo e a toda forma de discriminação são temas que a entidade colocou como fundamentais em suas diretrizes de boas práticas. Segundo ele, o espaço para a discussão de novas formas de melhoria das condições do futebol no país está aberto e afirmou que é fundamental a visão dos representantes do MP no desenvolvimento e consolidação das ações. Por parte dos procuradores e promotores, foi consenso a disponibilidade em colaborar e ajudar na elaboração de mecanismos que contribuam para que o espetáculo do futebol seja de tranquilidade, segurança e acessível, tanto para o torcedor, quanto por parte dos profissionais que trabalham nas competições, dentro e fora dos estádios. Eles também elogiaram o protagonismo da CBF ao desenvolver um Regulamento de Competições e também o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, que visa elaborar um documento único a ser apresentado a autoridades competentes, com diagnósticos e proposições para mitigar os efeitos destas práticas discriminatórias no futebol.

Uma série de temas fizeram parte das discussões iniciais do grupo, formado por 21 promotores e procuradores. Entre eles, a manipulação de resultados nos jogos, assunto que mereceu atenção dos participantes da reunião, pela necessidade de ir além dos dados estatísticos que hoje já são levantados. O passo seguinte é unir o trabalho já realizado pela CBF à expertise do MP, chegando então ao campo das investigações, uma vez que o STJD não tem poder investigativo. Também fez parte das discussões entre MP e CBF o papel e a responsabilidade das torcidas organizadas em atos de violência.

Ao final da reunião, todos se comprometeram a estudar os temas colocados em pauta neste primeiro encontro, com a manutenção do diálogo e troca de informações em busca da melhoria de condutas e processos. A próxima reunião será anunciada e deverá acontecer na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Foto – Thais Magalhães/CBF

Clubes da Série B celebram venda de direitos de transmissão

Os clubes da Série B concordaram na manhã desta quinta-feira (9) em vender os direitos de transmissão da competição nos próximos quatro anos.

A proposta aprovada por unanimidade pelos 20 times foi apresentada pelo Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em reunião na sede da entidade, no Rio.

Cada clube receberá R$ 10 milhões nesta temporada. Para chegar ao valor, a CBF abriu mão de receber a sua porcentagem no contrato e ainda fará um aporte financeiro.

“Conseguimos viabilizar um acordo satisfatório, aprovado por unanimidade por todos. A nossa missão é ajudar os clubes a disputarem as competições cada vez mais fortes, com visibilidade para o torcedor e sendo também atrativa aos investidores. O objetivo foi alcançado”, disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Com o acordo, os direitos de transmissão da Série B serão da Brax Sports Assets, empresa que já comercializa a publicidade estática da competição.

A Série B terá inicio no dia 14 de abril.

Foto – Rafael Ribeiro / CBF

Cirurgia no tornozelo direito de Neymar “correu muito bem”, afirma PSG

O jogador brasileiro Neymar, atacante do Paris Saint-Germain (PSG), foi submetido nesta sexta-feira (10) a uma cirúrgica no tornozelo direito para reparação ligamentar. O clube francês afirmou pelas redes sociais que a “intervenção correu muito bem” e que o atleta seguirá sob cuidados nos próximos dias.

https://twitter.com/PSG_inside/status/1634196782883262466?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1634196782883262466%7Ctwgr%5E660081fe3bb0c260ed94e7813c8fe46909886c7b%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fesportes%2Fnoticia%2F2023-03%2Fcirurgia-no-tornozelo-direito-de-neymar-correu-muito-bem-afirma-psg

A equipe que participou do procedimento cirúrgico contou com os médicos professores Peter D’hoodge (diretor do Hospital Aspetar, em Doha, onde o brasileiro foi operado), James Calder (cirurgião ortopédico britânico especializado em lesões esportivas) e Rodrigo Lasmar (coordenador médico da seleção brasileira).

Neymar torceu o tornozelo direito no último dia 20, quando o PSG venceu o Lille pelo Campeonato Francês.  O brasileiro ficará afastado dos gramados por pelo menos três meses. O jogador também publicou em suas redes sociais que a cirurgia foi bem sucedida.. 

https://twitter.com/NeymarJrSite/status/1634199067403091969?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1634199067403091969%7Ctwgr%5E660081fe3bb0c260ed94e7813c8fe46909886c7b%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fesportes%2Fnoticia%2F2023-03%2Fcirurgia-no-tornozelo-direito-de-neymar-correu-muito-bem-afirma-psg

Por Agência Brasil – Rio de Janeiro

Foto – Reprodução/Twitter PSG

Comercial depende apenas de si mesmo para se classificar na Série A2

A última rodada da primeira fase do Paulistão A2 acontece neste sábado (11), com todos os jogos às 15h. O Comercial enfrenta o Rio Claro, e depende de uma vitória para se classificar sem precisar se importar com os outros resultados.

No começo da semana, o técnico Roberval Davino havia afirmado que faria um trabalho duro com o elenco, e que o Comercial havia chegado na última rodada dependendo apenas de sua força para disputar as quartas de final.  

O que o técnico aparentemente não contava, era que um surto de virose atacaria o time e deixaria a equipe desfalcada. 

No total, 11 jogadores tiveram sintomas e o volante Victor Bolt e o meia Brayan não possuem condições de jogar, segundo o clube. Rafael Ibiapino é dúvida e está em observação.

Mais oito jogadores possuem sinais mais fracos da virose e conseguiram realizar os últimos treinos: os zagueiros Maycon Douglas e Hilario, o lateral-esquerdo Renan Barcelos, os meias Romário e Lineker, além dos atacantes Túlio Renan, Kadu Barone e Luketa podem participar da partida em Rio Claro.

Além do surto de virose, o Comercial não contará com o zagueiro Thiago Moura e o atacante Wendel, suspensos por levarem o terceiro amarelo. 

Comercial e Rio Claro se enfrentam amanhã (11), às 15:00, no Estádio Augusto Schimidt Filho, em Rio Claro.

Foto – Gabriel Cordeiro/Comercial FC

Botafogo vence o São Raimundo e avança para a 3ª fase da Copa do Brasil

Com uma boa atuação, o Botafogo venceu o São Raimundo-RR por 3 a 1, nesta quinta-feira (9) no Estádio Santa Cruz, e garantiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil.

Os gols do Tricolor foram marcados por Robinho, Diogo Silva e Lucas Oliveira.

Com a classificação, o Pantera aguarda agora o seu próximo adversário, que sairá através de sorteio realizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A entidade colocará os 16 times melhores ranqueados no pote A e os demais no pote B. Os jogos da terceira fase deverão acontecer entre os dias 12 e 26 de abril.

O treinador Adilson Batista elogiou o comportamento dos jogadores.

“Quero parabenizar e agradecer a dedicação, a entrega e aceitação dos jogadores, que estão fazendo tudo aquilo que pedimos. O time teve um bom comportamento, teve atitude e jogou bem. Vejo que ainda vamos crescer muito quando tivermos tempo hábil para trabalhar”, disse o treinador, que assumiu o cargo há doze dias e comandou apenas cinco treinamentos.

Na entrevista, Adilson Batista também agradeceu o apoio da torcida botafoguense.

“Tenho que agradecer e enaltecer o apoio da nossa torcida. Eles cantaram e vibraram o jogo inteiro. Juntos vamos ser bem fortes durante a temporada”.

O comandante botafoguense também projetou o duelo contra o Red Bull Bragantino, marcado para domingo (12), às 19h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pelas quartas de final da competição.

“Será um jogo muito difícil. Queremos fazer um jogo competitivo e conseguir a classificação, já que será nossa quarta decisão em duas semanas. Vamos trabalhar esses dois dias para recuperar os atletas e buscar essa classificação”, completou.

Foto – João Victor Menezes / Agência Botafogo