Após vitória sobre o Egito, Ancelotti diz ter “ideia clara” da escalação para estreia da Copa

PORTAL WMAIS NA COPA

O técnico Carlo Ancelotti afirmou já ter uma “ideia clara” da escalação do Brasil para a estreia na Copa do Mundo, após a vitória sobre o Egito por 2 a 1, neste sábado, em Cleveland: “Eu tenho a escalação inicial para jogar contra o Marrocos”, disse. “Tenho uma ideia clara.”

O resultado sobre os egípcios se deu no último compromisso da Seleção antes da estreia na Copa do Mundo. Às 19h (de Brasília) do próximo sábado (13), a Amarelinha enfrenta o Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Entre as opções de ataque para este jogo e o restante do Mundial, estão Endrick, Vinicius Jr. e Raphinha, que foram elogiados por Ancelotti.

“Endrick tem essa qualidade. É muito potente, muito bem posicionado na área, marcou… É um jogador importante para nós. Tem que seguir. Todos os jogadores são importantes, com diferentes características. Matheus Cunha pode não finalizar como Endrick, mas é muito importante para a construção do jogo”, enalteceu.

“Eu acho que a dupla Vinicius e Raphinha funcionou muito bem. Porque combinaram bem, tivemos oportunidades. Eu acho que a partida dos dois foi muito boa”, acrescentou.

Ele destacou também a qualidade que tem à disposição no banco de reservas para promover uma substituição e, possivelmente, alterar o rumo de um jogo.

“Acho que os recursos que a Seleção tem no banco são muito importantes e temos que aproveitar isso, sem dúvida. Sei que as cinco mudanças que podemos fazer vão ajudar muito porque os recursos que temos no banco, seja quem for, são muito importantes. Hoje não jogou um jogador muito importante, que é o Rayan, que também poderia fazer a diferença. O recurso no banco também pode ser uma “chave” do êxito”, explicou.

Ancelotti comentou ainda a lesão de Wesley, que foi substituído aos 15 minutos do primeiro tempo por lesão.

“Temos que esperar o diagnóstico amanhã. Vai fazer exames. Tem um problema muscular. Temos que esperar. Uma pena a lesão do Wesley. Mas temos jogadores que podem substituí-lo. Marquinhos e Gabriel são indiscutíveis para o próximo jogo. Jogaram até o último jogo, na final da Champions, agora não estão 100%. Vamos treinar bem, e eles vão estar preparados para o jogo”, disse.

“(…) Temos que esperar amanhã para ver o diagnóstico (do Wesley). Eu acho que ele terá tempo para recuperar e estar conosco nesta Copa do Mundo, senão temos que escolher outro, mas temos tempo para fazê-lo”, completou.

Brasil joga nesta sábado (5) contra o Egito em último amistoso antes da Copa Do Mundo

Carlo Ancelotti anunciou Igor Thiago e Lucas Paquetá como titulares da Seleção Brasileira no amistoso deste sábado (6) com o Egito, em entrevista coletiva na manhã desta sexta (5), em Nova Jersey. O objetivo do treinador é testar “uma nova alternativa” no último compromisso da Amarelinha antes da estreia na Copa do Mundo.

“É o último jogo para fazer teste. Paquetá representa um jogador importante para nós, porque tem característica diferente dos outros meias. Quero testá-lo e testar o Igor Thiago no jogo de amanhã. Acho que o sistema com os quatro na frente está bastante consolidado. Quero testar uma nova alternativa no último teste”, adiantou o treinador.

A dupla já escalada para o jogo balançou as redes na goleada por 6 a 2 sobre o Panamá, no Maracanã, no último domingo (31), e terá a oportunidade de responder à confiança do italiano. Ancelotti confirmou também o lateral-esquerdo Douglas Santos entre os 11 iniciais e que o goleiro Weverton atuará no segundo tempo.

Com um plantel de jogadores que estão em momentos físicos diferentes – alguns se recuperaram há pouco tempo de lesão e outros que acabaram de terminar a temporada ou que acumularam um tempo maior de inatividade antes de se apresentar à Amarelinha – a comissão técnica está atenta ao controle de carga dos jogadores.

“Amanhã, temos 11 mudanças, vou aproveitar as 11 mudanças na segunda parte. Pode ser que alguns jogadores precisem jogar mais, que tenham saído de lesão anteriores, como Raphinha, Bruno, pode ser que eu dê um pouco mais de minutos a eles, mas todos vão jogar”, disse Ancelotti, que ainda revelou a possibilidade de Gabriel Magalhães ser poupado por estar “cansado” após a disputa da final da Champions League pelo Arsenal.

Brasil e Egito se enfrentam neste sábado (6), às 19h (de Brasília), no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Com trio da Champions, Brasil inicia preparação para Copa nos EUA

PORTAL WMAIS NA COPA

A Seleção Brasileira iniciou nesta terça-feira (2) a preparação nos Estados Unidos para a Copa do Mundo 2026. O treinamento, realizado no Centro de Treinamento Columbia Park, em Morristown, contou com a participação de Marquinhos, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli.

O trio se apresentou após a disputa da Champions League, na capital húngara, Budapeste, no último sábado (30). Na decisão da principal competição europeia de clubes, Marquinhos conquistou o segundo título consecutivo do torneio.

Com as chegadas destes três atletas, a delegação da Amarelinha está completa. Nesta quarta-feira (3), o Brasil dará seguimento à preparação, em treino a partir das 18h (de Brasília). No início da tarde, Marquinhos e Igor Thiago concederão entrevista coletiva no hotel The Ridge, onde a Seleção está concentrada.

A equipe comandada por Carlo Ancelotti treinará em Nova Jersey até a sexta-feira (5), quando viaja para Cleveland, cidade em que irá encarar o Egito, no sábado (6). Este será o último amistoso da Amarelinha antes da estreia na Copa do Mundo, no dia 13, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Seleção Brasileira já deixou o Brasil rumo a Copa do Mundo.

Após se despedir da torcida na goleada sobre o Panamá e receber o carimbo dos colaboradores da CBF, a Seleção Brasileira embarcou nesta segunda-feira (1º) para Nova Jersey, nos Estados Unidos, para a disputa da Copa do Mundo de 2026.

Antes de se deslocare para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, jogadores e comissão técnica participaram de uma programação especial de despedida na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O grupo se despediu dos colaboradores da entidade e participou de uma série de ativações preparadas para marcar o início da jornada rumo ao Mundial.

Entre as atividades, esteve uma visita ao Museu da Seleção Brasileira, celeiro de conquistas e artefatos históricos da Amarelinha, além de um corredor de recepção formado pelos colaboradores da CBF.

Antes da estreia na Copa do Mundo, a Seleção ainda realizará um último amistoso preparatório já em território norte-americano. O adversário será o Egito, em duelo marcado para o dia 6 de junho, na cidade de Cleveland, no estádio Huntington Bank Field, às 19h (Brasília).

Seleção Brasileira se apresenta para a Copa do Mundo no dia 27

A CBF definiu a programação para o período de treinos da Seleção Brasileira na Granja Comary, na primeira etapa de preparação para a Copa do Mundo. Na quarta-feira (27) os atletas convocados pelo técnico Carlo Ancelotti se apresentam em Teresópolis, local das atividades da Seleção Brasileira. De 27 a 30 de maio, a equipe treinará visando à partida contra o Panamá, dia 31, no Maracanã, às 18h30min. Será a última apresentação da Amarelinha em terras brasileiras antes da viagem para os Estados Unidos.

Na segunda-feira (18), foram anunciados os 26 jogadores que irão representar o país na Copa. De acordo com a circular nº 12 da Fifa, distribuída às Federações Nacionais classificadas para o Mundial no dia 14 de abril deste ano, “a cessão obrigatória dos atletas para as respectivas seleções começa no dia 25 de maio de 2026. São permitidas exceções aos jogadores que participem de partidas finais de competições de clubes das confederações e também da última rodada de partidas da fase de grupos dessas competições, inclusive no dia 30 de maio de 2026.”

Com isso, os atletas Marquinhos (PSG), Gabriel Martinelli e Gabriel Magalhães (Arsenal) poderão disputar a finalíssima da Champions League, marcada para o dia 30 de maio, na Puskas Arena, em Budapeste (Hungria). Os três se juntarão à delegação nos Estados Unidos.

No dia 26 de maio, o Flamengo, com quatro convocados (Danilo, Alex Sandro, Lucas Paquetá e Léo Pereira) jogará pela Copa Libertadores, contra o Cuzco (PER), no Maracanã. Pela Copa Sul-Americana, o Grêmio (Weverton), enfrenta o Torque (URU) em Porto Alegre e o Santos (Neymar) receberá o Deportivo Cuenca. Todos os atletas envolvidos nesses jogos se apresentarão no dia 27. Nesta data, o Botafogo (Danilo) enfrentará o Caracas, na Venezuela. Caso entre em campo, o meio-campista se apresentará quando retornar.

Como parte da metodologia de trabalho da comissão técnica, que opta por realizar as atividades com quatro goleiros, o atleta Léo Nannetti, do Flamengo, irá participar de toda a etapa de treinamentos na Granja Comary e também nos Estados Unidos. Mesmo treinando com a equipe principal, o jovem goleiro não poderá atuar pela seleção, por não fazer parte da lista dos 55 nomes enviados previamente à Fifa.

A chegada dos atletas convocados será na manhã de quarta-feira (27), quando iniciarão as avaliações médicas. À tarde, haverá o primeiro treinamento, sem a presença da imprensa. Nos três dias seguintes, os jornalistas poderão participar das entrevistas coletivas e acompanhar os primeiros 15 minutos de atividades.

Carlo Ancelotti divulga hoje a relação de jogadores que jogarão a Copa do Mundo

Os 26 jogadores que terão a missão de buscar o sexto título de Copa do Mundo da seleção brasileira masculina de futebol serão conhecidos nesta segunda-feira (18). O técnico Carlo Ancelotti anuncia a lista de convocados para a competição – que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá – em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que começa às 17h (horário de Brasília).

Lista de Ancelotti

A expectativa maior está na presença ou não de Neymar na seleção que vai disputar a Copa do Mundo 2026. O atacante do Santos, maior artilheiro da história da seleção brasileira em jogos considerados oficiais, com 79 gols em 125 partidas, não defende a Amarelinha desde outubro de 2023, quando atuou na derrota por 2 a 0 para o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pelas Eliminatórias da Copa. O camisa 10 rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo.

Neymar está na pré-lista com 55 jogadores enviada à Federação Internacional de Futebol (Fifa). Entre os “favoritos”, despontam quatro nomes presentes em todas as convocações de Ancelotti: o goleiro Bento, do Al-Nassr (Arábia Saudita); o lateral Wesley, da Roma (Itália), o volante Casemiro e o atacante Matheus Cunha, ambos do Manchester United (Inglaterra).

Considerando somente Copas do Mundo, o Botafogo deve seguir como clube com mais jogadores chamados à seleção brasileira. Entre 1930 e 2022, foram 47 convocações de atletas do Glorioso para Mundiais – o volante Danilo, presente na última lista de Ancelotti, pode estender a estatística.

O São Paulo aparece na sequência, com 46 nomes, seguido por Vasco e Flamengo (ambos com 35). O Rubro-Negro, que teve jogadores como o zagueiro Léo Pereira e o lateral Danilo chamados recentemente, pode se isolar na terceira colocação. Entre os estrangeiros, o Real Madrid lidera com 13 representantes, com o também espanhol Barcelona logo atrás, com 11.

CBF renova contrato do técnico Carlo Ancelotti até 2030

A Confederação Brasileira de Futebol e o técnico Carlo Ancelotti renovaram o contrato por mais quatro anos, até a Copa do Mundo de 2030.

A permanência de Ancelotti no comando da Seleção Brasileira — maior campeã da história do futebol mundial — reflete não apenas o respaldo da CBF no trabalho desenvolvido pelo treinador, mas também a confiança conquistada por ele junto ao elenco e à torcida brasileira desde sua chegada, no final de maio de 2025.

Desde que assumiu o cargo, o técnico italiano tornou-se peça central no fortalecimento do futebol brasileiro, trabalhando em conjunto com várias áreas da CBF e consolidando uma relação marcada por identificação, trabalho de excelência e estabilidade.

“Há um ano cheguei ao Brasil. Desde o primeiro minuto, entendi o que o futebol significa para este país. Há um ano, estamos trabalhando para levar a Seleção Brasileira de volta ao topo do mundo. Mas a CBF e eu queremos mais. Mais vitórias, mais tempo, mais trabalho. Estamos muito felizes em anunciar que continuaremos juntos por mais quatro anos. Vamos juntos até a Copa do Mundo de 2030. Quero agradecer a CBF pela confiança. Obrigado, Brasil, pela calorosa recepção e por todo o carinho.”, disse Ancelotti.

O presidente da CBF, Samir Xaud, celebrou a renovação de contrato de Carlo Ancelotti e destacou o alinhamento da decisão com o projeto esportivo da entidade para os próximos anos.

“Hoje é um dia histórico para a CBF e para o futebol brasileiro. A renovação de Carlo Ancelotti representa mais um passo firme do nosso compromisso de oferecer à Seleção pentacampeã do mundo uma estrutura cada vez mais forte, moderna e competitiva. Trabalhamos diariamente para manter o Brasil no mais alto nível do futebol mundial, sem deixar de olhar com atenção para o desenvolvimento das demais seleções, das competições organizadas pela CBF e o fortalecimento de clubes e federações em todo o país”, declarou Samir Xaud.

Ancelotti foi anunciado como técnico da Seleção Brasileira em maio de 2025. Em um ano de trabalho, ele dirigiu a Amarelinha em dez jogos. Obteve cinco vitórias, com dois empates e três derrotas. A equipe, sob seu comando, marcou 18 gols e sofreu oito.

Brasil cai de novo no ranking da Fifa e fica fora do Top 5

 A derrota por 2 a 1 para a França segue gerando reflexos para o Brasil. Com o resultado negativo, a Seleção — que já havia sido superada por Portugal — também acabou ultrapassada pela Holanda e caiu da quinta para a sétima colocação no ranking da Fifa neste mês.

A equipe holandesa venceu a Noruega por 2 a 1 na sexta-feira (27), na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã. Com a vitória, a Holanda assumiu a sexta posição no ranking, com 1.759,42 pontos, enquanto o Brasil caiu para o sétimo lugar, somando 1.756,49. Portugal, com 1.760,38 pontos, já ocupava a quinta colocação desde o revés brasileiro diante da França, na quinta-feira (26).

Outra alteração relevante na atualização foi a queda da Argentina, que passou do segundo para o terceiro lugar após ser ultrapassada pela França. Mesmo com a vitória por 2 a 1 sobre a Mauritânia em amistoso disputado na sexta, o desempenho apertado diante de um adversário mais frágil não foi suficiente para manter a equipe na posição anterior.

Em dezembro de 2025, a Fifa divulgou a última atualização do ranking mundial de seleções masculinas antes do calendário de 2026. O Brasil encerrou o ano na quinta colocação, repetindo a mesma posição ocupada nas três temporadas anteriores. Apesar da estabilidade recente, a equipe já havia deixado o top 5 em outros momentos, como em setembro do ano passado, quando, sob o comando de Carlo Ancelotti, caiu para o sexto lugar após resultados irregulares, incluindo vitória sobre o Chile e derrota para a Bolívia. Ainda assim, a pior campanha da história da Seleção no ranking segue sendo a de 2013, quando apareceu apenas na 22ª posição.

Ranking da Fifa atualizado

  1. Espanha — 1.879,12 pontos
  2. França — 1.873,96 pontos
  3. Argentina — 1.873,96 pontos
  4. Inglaterra — 1.832,62 pontos
  5. Portugal — 1.760,38 pontos
  6. Holanda — 1.759,42 pontos
  7. Brasil — 1.756,49 pontos
  8. Marrocos — 1.753,07 pontos
  9. Bélgica — 1.730,71 pontos
  10. Alemanha — 1.728,49 pontos

Seleção Brasileira inicia apresentação em Orlando para seus primeiros compromissos de 2026 contra França e Croácia

A Seleção Brasileira começou a se apresentar neste sábado (22) em Orlando, nos Estados Unidos, para os primeiros compromissos da temporada. Dos 26 jogadores convocados, 11 já estão na cidade, no estado da Flórida: Danilo, Igor Thiago, Rayan, Bento, Fabinho, Léo Pereira, Ibañez, Andrey, João Pedro, Ederson e Bremer. Marquinhos e Gabriel Sara têm chegada prevista ainda para a noite.

A partir deste domingo (23), a equipe inicia a preparação para os amistosos contra França e Croácia. Os treinamentos serão comandados pelo técnico Carlo Ancelotti e sua comissão na estrutura do ESPN Wide World of Sports Complex, que também foi utilizada pela Seleção durante a Copa América de 2024. A única atividade fora do centro de treinamento ocorrerá na véspera do confronto com a Croácia, no dia 30, no Camping World Stadium, local da partida.

Desde a convocação anunciada por Ancelotti, a lista sofreu uma alteração: o goleiro Hugo Souza, do Corinthians, foi chamado para substituir Alisson, lesionado enquanto defendia o Liverpool.

O primeiro compromisso da Seleção em 2026 será na próxima quinta-feira (26), em um clássico diante da França, no Gillette Stadium, em Boston, às 17h (horário de Brasília). Em seguida, o Brasil enfrenta a Croácia no dia 31, às 21h, no Camping World Stadium, em Orlando. Os amistosos contra duas das principais seleções europeias encerram a preparação antes da convocação final para a Copa, prevista para o dia 18 de maio.

Carlo Ancelotti convoca Seleção Brasileira para amistosos contra França e Croácia; Neymar está fora

técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira a lista de convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra França e Croácia, que serão disputados nos Estados Unidos durante a próxima Data Fifa. Os confrontos fazem parte da preparação para a Copa do Mundo, que acontecerá em junho, nos Estados Unidos.

O primeiro duelo será contra a França, no dia 26 de março, no Gillette Stadium, em Boston, às 17h (horário de Brasília). Já o segundo compromisso será diante da Croácia, no dia 31 de março, no Camping World Stadium, em Orlando, às 21h (de Brasília).

A convocação conta com nomes experientes e jovens promessas que vêm ganhando espaço no futebol europeu e brasileiro.

GOLEIROS

Para a meta da Seleção, Ancelotti chamou Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Fenerbahçe).

DEFESA

Entre os defensores, a lista conta com Alexsandro (Flamengo), Brenner (Juventus-ITA), Danilo (Flamengo), Douglas Santos (Zenit), Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Léo Pereira (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Wesley (Roma).

MEIO-CAMPO

Para o meio de campo, o treinador italiano convocou Andrey Santos (Chelsea), Casemiro (Manchester United), Danilo (Botafogo), Fabinho (Al-Ittihad) e Gabriel Sara (Galatasaray).

ATACANTES

Já no setor ofensivo, a convocação traz Endrick (Lyon), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Thiago (Brentford), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona), Rayan (Bournemouth), Vinícius Júnior (Real Madrid) e João Pedro (Chelsea).