IVONEI COMEMORA SEMANA DE TRABALHO E PROJETA EVOLUÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

Titular nas duas últimas partidas do Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro, o meio-campista Ivonei afirmou estar bem fisicamente e projetou uma evolução individual e coletiva.

“O nosso elenco é muito qualificado e estou trabalhando no dia a dia para continuar como titular. Vejo que estou numa crescente, mas posso melhorar e ajudar ainda mais a nossa equipe na parte defensiva, assim como na ofensiva”, disse Ivonei, que já atuou em cinco jogos com a camisa botafoguense.

“O mais importante neste momento é ajudar a equipe independente da condição de titular ou reserva”, acrescentou.

Na entrevista, Ivonei também comentou sobre o momento do Tricolor na Série B do Brasileiro.

“Tivemos uma semana cheia para trabalhar e treinamos muitas finalizações e movimentações ofensivas. Com os treinamentos da semana, vamos evoluir e melhorar”, afirmou o jogador antes de projetar o jogo contra o Vitória, marcado para esta sexta-feira (18), às 19h, no Barradão, pela 24ª da Série B.

“Será um jogo muito difícil, já que o Vitória tem uma equipe qualificada. Porém, vamos buscar a vitória. Já comprovamos a nossa força quando ganhamos do Novorizontino e do Criciúma, que estavam no G-4”, completou.

Agência Botafogo

Saiba quando Ribeirão ganha nova iluminação pública

Com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões em 13 anos, Ribeirão Preto começará a receber, ainda em 2023, as melhorias da iluminação pública contempladas pela Parceria Público-Privada com o Consórcio Conecta Ribeirão, vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores (B3) em São Paulo.

Nesta quinta-feira, 17, foi publicado no Diário Oficial do Município o Aviso de Homologação que certifica que a empresa está apta a iniciar os serviços na cidade, o que ocorrerá após a assinatura do contrato, prevista para os próximos dias.

O Consórcio Conecta Ribeirão Preto ofereceu o valor de R$ 1.034.208,14 a serem pagos mensalmente pela Prefeitura para a execução do projeto e prestação dos serviços. A proposta representa deságio de 43,72%.

O contrato prevê melhorias de 83.132 pontos de iluminação de todas as regiões da cidade que terão as lâmpadas convencionais substituídas por LED, promovendo redução de mais 3.800 toneladas na emissão de CO2. O contrato também promoverá a expansão de 900 pontos de iluminação a cada ano e aumento de 68% na eficiência energética.

Além dos pontos que terão as lâmpadas convencionais substituídas por LEDhaverá ampliação da iluminação em mais 12.751 endereços, entre avenidas, ruas e praças de todas as regiões da cidade. As faixas de pedestres também terão iluminação específica, totalizando 3.028 locais, assim como 2.107 pontos de ciclovias e ciclofaixas na cidade.

A valorização dos espaços públicos e a preservação do patrimônio e da identidade cultural também estão no escopo da PPP, por meio de iluminação especial em 23 locais como o parque Luís Carlos Raya, Centro Cultural Palace, Theatro Pedro II, praças XV de Novembro, Carlos Gomes e das Bandeiras. O objetivo é dar maior visibilidade às características arquitetônicas e naturais, possibilitando melhor ocupação desses espaços pela população.

Felipe Pezzoni celebra 10 anos à frente da Banda Eva no RP Folia

De clássicos a novos sucessos, mais uma vez a Banda Eva desembarca em Ribeirão Preto para fazer história na cidade. O grupo, que se apresentará no RP Folia, no dia 02 de setembro, promete um show especial que celebra os 10 anos de Felipe Pezzoni no Eva e a volta das grandes micaretas na cidade.

No repertório, preparado para a 1ª edição do RP Folia, a banda revisitará alguns dos seus principais sucessos como “Me Abraça”, “Vem Meu Amor”, “Não Me Conte Seus Problemas”, “Alô Paixão” e “Arerê”, além de tocar as novas músicas de trabalho, entre elas a “Nó de Marinheiro”.

“Estamos extremamente felizes de participar do RP Folia. A cidade faz parte da nossa história. Foi aqui que há 10 anos quando assumi o Eva fiz minha primeira micareta. A gente não vê a hora de matar a saudade de Ribeirão Preto e de voltar a sentir a energia dos foliões”, diz Felipe Pezzoni, vocalista da Banda Eva.

O grupo é formado por Felipe Pezzoni (voz), Peterson Figueiredo (guitarra), Cuca (percussão), Hugo Aragão (percussão), Maxwel Fragoso (metais), Betinho Iris (baixo), John Lira (bateria) e Pedrinho Fonseca (teclado e violão).

Sobre o evento

O RP Folia, que acontecerá no dia 02 de setembro, sábado, seguirá o formato tradicional dos carnavais fora de época, com a presença de trios elétricos e grandes nomes do axé em uma maratona de shows que deve durar 7 horas. Além da Banda Eva, o evento contará com os shows de Claudia Leitte e Tomate.

Os convites do 4º lote estão à venda através da plataforma Blue Ticket ou pela loja oficial do evento, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.
 

RP Folia
Quando: 2 de setembro de 2023
Onde: Estádio Palma Travassos
Horário: 14h
Atrações: Claudia Leitte, Banda Eva e Tomate
Convites/abadás: Loja Oficial, localizada no Piso Térreo do Iguatemi Ribeirão Preto e pelo site Blue Ticket

Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19

A Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu uma nota informativa nesta quinta-feira (17) avaliando que a nova variante de interesse (EG.5) monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não modificou o cenário epidemiológico no Brasil. Apesar disso, a entidade pede que as autoridades sanitárias reforcem a vigilância genômica dos casos sintomáticos de covid-19, para que qualquer mudança de cenário seja detectada precocemente.

Essa vigilância é feita com o sequenciamento genético das amostras positivas do coronavírus SARS-CoV-2 coletadas nos testes RT-PCR, e permite identificar quais variantes estão circulando no país e mudanças nesse cenário.

A nota informativa foi assinada pelo presidente da SBI, o infectologista Alberto Chebabo, que salienta que a nova variante ainda não foi detectada no Brasil, mas pode já estar circulando de forma silenciosa, devido ao baixo índice de coleta para análise genômica no país.

“Apesar disto, não houve modificação no cenário de casos notificados de covid-19 ou aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil no momento, não havendo necessidade de mudança das recomendações vigentes”.

O texto foi divulgado um dia depois de a Universidade Federal do Rio de Janeiro ter recomendado a retomada do uso de máscaras em aglomerações e ambientes fechados na universidade, como prevenção contra a covid-19.

A universidade afirma ter detectado aumento moderado e progressivo nos testes positivos de covid-19 realizados por seu centro de testagem, e menciona avaliação da OMS de que 1,5 milhão de novos casos de covid-19 foram registrados em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto, um aumento de 80% em relação ao período anterior. Esse aumento, porém, está concentrado principalmente no Leste da Ásia e Oceania, segundo a organização.

Para o secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, “não há neste momento nenhuma alteração no cenário epidemiológico que justifique o uso indiscriminado de máscara, a recomendação é que todos os maiores de 12 anos realizem a dose de reforço para covid-19 com a vacina bivalente”.

Nova subvariante Ômicron

Na nota divulgada nesta quinta, a Sociedade Brasileira de Infectologia contextualiza que 51 países já confirmaram casos da nova subvariante EG.5, da cepa Ômicron.

Essa variante apresenta maior capacidade de transmissão e escape imune, o que pode aumentar os casos de covid-19 globalmente até que ela se torne a nova cepa dominante e se estabilize dessa forma. Apesar destas características, a OMS classificou a EG.5 apenas como variante de interesse, e como de baixo risco para a saúde pública em nível global, porque ela não trouxe mudanças no padrão de gravidade de doença (hospitalização e óbitos). Os óbitos por covid-19, na verdade, tiveram queda de 80% no mesmo período em que os casos aumentaram, segundo a OMS.

Vacinação

No cenário atual, a Sociedade Brasileira de Infectologia enfatiza que é necessário manter o calendário vacinal atualizado com as doses de reforço. A vacina bivalente foi desenvolvida justamente para aumentar a proteção contra as subvariantes da Ômicron, que tem grande capacidade de escape do esquema vacinal básico, sem as doses de reforço.

A SBI reforça que grupos de risco (pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos, gestantes, população indígena e profissionais de saúde) devem ter doses de reforço realizadas com não mais de um ano de intervalo da dose anterior, preferencialmente com a vacina bivalente.

Em relação às máscaras, a indicação de uso é para a população de risco em locais fechados, com baixa ventilação e aglomeração, caso haja futuramente aumento de casos de síndrome gripal, circulação e detecção viral no Brasil.

A sociedade científica também considera importante que seja realizada testagem dos casos de síndrome gripal para redução da transmissão em caso de covid-19, com isolamento dos casos positivos.

Tratamento

Para o tratamento dos casos diagnosticados, a SBI aconselha que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam prescritos dentro dos cinco primeiros dias de sintomas os antivirais Nirmatrelvir/ritonavir (NMV/r), para pacientes com 65 anos ou mais e imunossuprimidos. A recomendação tem como objetivo reduzir risco de agravamento, complicação e morte. Também deve haver avaliação médica devido à possibilidade de interações com outras medicações e possíveis contraindicações à sua utilização.

Na rede privada de saúde, em situações de impossibilidade de uso do NMR/r, devem ser considerados alternativamente o uso de Molnupiravir ou Rendesevir nos primeiros dias de sintomas, também nos casos de maior risco de hospitalização.

Edição: Valéria Aguiar

Mulheres vítimas de violência poderão receber auxilio aluguel. Saiba como:

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que prevê o pagamento de auxílio-aluguel, por até seis meses, para mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

O texto, que altera a Lei Maria da Penha, recebeu o parecer favorável da relatora, a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). A proposta foi aprovada por votação simbólica, sem manifestações contrárias. O texto seguiu à sanção presidencial. 

“Trata-se de disposição que reforça a proteção conferida pela Lei Maria da Penha às vítimas para que, mediante tal auxílio, possam encontrar moradia e guarida adequadas quando se depararem com situações de ameaça, hostilidade e violência que tornem necessária a saída de seus lares”, justificou Buzetti. 

O auxílio-aluguel deverá ser pago pelos estados, municípios ou Distrito Federal com os recursos destinados à assistência social. Já a decisão de pagar o aluguel deve partir do juiz responsável pelo caso de violência doméstica.  

Segundo a relatora, a limitação de seis meses permite a viabilidade da medida. “O prazo máximo de seis meses de duração para o auxílio-aluguel demonstra sua natureza temporária e delimita seu impacto financeiro orçamentário”, justificou Margareth.  

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública estimou que cerca de 18,6 milhões de mulheres foram vítimas de violência no Brasil em 2022. Em média, as mulheres vítimas de violência foram agredidas quatro vezes ao longo do ano passado. Entre as divorciadas, a média foi de nove agressões em 2022.

Edição: Valéria Aguiar

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Cidade mineira recebe título de Capital Nacional do Rocambole

É isso mesmo! Desde o dia 3 de agosto de 2023, a cidade de Lagoa Dourada (MG) é oficialmente a capital de uma das delícias que ganhou o coração, ou melhor, o estômago, dos brasileiros: o rocambole. O reconhecimento foi dado por meio de lei federal que conferiu o título de “Capital Nacional do Rocambole” ao município mineiro. A produção do rocambole na cidade é uma tradição que remonta à família local descendente de libaneses e o doce teria começado a ser feito por lá em 1907.

Além de Lagoa Dourada, outros municípios brasileiros também carregam títulos que demonstram o empenho em desenvolver ou se especializar em alguma atividade. Seja por meio da gastronomia, da natureza, da agricultura, do comércio, das artes ou de tradições e costumes, os locais que são reconhecidas com o título de Capitais Nacionais são importantes indutores do turismo local e fazem com que o viajante conheça, de perto, o que há de melhor na cultura brasileira.

Turista, prepare as malas para conhecer as delícias culinárias do país por meio das Capitais Nacionais. Comece o tour gastronômico com as frutas fresquinhas de São Joaquim (RS) – Capital Nacional da Maçã, Atibaia (SP) – Capital Nacional do Morango ou Cerro Azul (PR) – Capital Nacional da Ponkan.

IPTU Digital, uma alternativa sustentável, rápida e eficiente

O IPTU Digital, criado pela Prefeitura Municipal, em 2021, é uma ferramenta que possibilita ao munícipe o recebimento, por e-mail, do carnê do IPTU, com os dados cadastrais do imóvel, demonstrativos de lançamento e todas as facilidades para visualização e pagamento à vista ou parcelado.

Até o momento, 18.623 contribuintes fizeram a adesão ao IPTU digital, número pequeno considerado aos 331.793 carnês impressos para o exercício de 2023. O custo de impressão e de distribuição pelos Correios foi de R$ 3,00 por carnê. Em que pese a economia, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, está centrada no desenvolvimento sustentável, colocando em prática os conceitos ESG (eixos Ambientais, Sociais e de Governança), com isso reduzindo o desmatamento com menos papel, menos metais pesados, tintas, energia e combustíveis etc.

Com a migração dos carnês de IPTU impressos para o IPTU digital, além da economia de recursos financeiros, o que realmente importa são “Os ganhos de eficiência, agilidade, facilidade, sustentabilidade e o retorno social, ambiental e de governança, que são patrimônios coletivos”, explicou o secretário da Fazenda, Afonso Reis Duarte.

A adesão ao IPTU Digital é rápida e fácil, basta o contribuinte acessar o site da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Fazenda e preencher formulário com CPF, e-mail e número do cadastro do imóvel.

Os critérios para adesão são: estar com os dados cadastrais atualizados e ser proprietário do imóvel.

Prefeitura anuncia construção de centro olímpico com dobro de capacidade de público da Cava do Bosque

A Prefeitura vai construir, em breve, um centro olímpico com o dobro da capacidade de público da Cava do Bosque, além de uma estrutura ainda mais adequada, tanto para a formação de atletas amadores, nas escolinhas esportivas das mais variadas modalidades, quanto para o treinamento de atletas de alta performance. “Assim, Ribeirão Preto poderá formar mais campeões, dando oportunidade a um número maior de jovens talentos que, de outra forma, não poderiam despontar”, explicou o prefeito Duarte Nogueira, na noite de terça-feira, 15, quando apresentou o projeto arquitetônico ao público presente no lançamento dos Jogos da Juventude 2023, na sede da ACIRP.

Inaugurado em 1952, o Complexo Esportivo ‘‘Elba de Pádua Lima”, a Cava do Bosque, é a maior arena da cidade, atualmente. Com sua abóbada de 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura, o local em formato circular era uma construção arrojada, sem precedentes no país. Até hoje, é um dos cartões-postais de Ribeirão Preto e um espaço querido pela população. Ali, são desenvolvidas as escolinhas de 16 modalidades esportivas – futebol, vôlei, basquete, natação e outras, além de servir de espaço de treinamento para atletas de alto rendimento. Em 1988, foi reformada pela primeira vez e, recentemente, em 2021, ganhou outra obra.

Foto: Alberto Gonzaga

Além da “Cava” e do Estação Cidadania Esporte, em breve, Ribeirão Preto vai passar a contar com o Centro Olímpico Parque das Oliveiras, batizado com o nome do bairro onde será instalado, no entorno do bairro Cristo Redentor. “Uma área periférica, em franco desenvolvimento, que será impulsionada ainda mais pela construção do Centro Olímpico”, lembrou o prefeito.

INVESTIMENTO NO FUTURO

No Centro Olímpico Parque das Oliveiras, todas as modalidades olímpicas serão contempladas com equipamentos e medidas oficiais de suas categorias, enquanto a Cava do Bosque não oferece esta estrutura para todas as modalidades. No novo espaço, haverá ginásio poliesportivo, três quadras externas, pista de atletismo, piscina olímpica, campo de futebol, quadras para a prática de vôlei de praia e áreas de lutas, entre outros.

Já está quase pronto o projeto desenvolvido por três arquitetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, que apresenta uma estrutura contemporânea, com aproveitamento total dos espaços. “Pratas da Casa. Nos apresentaram um projeto irretocável”, elogiou o prefeito, ao apresentar a planta, ao lado do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Daniel Gobbi.

Assim que ficar pronto, o projeto deverá começar a ser desenvolvido com recursos da ordem de R$ 50 milhões, oriundos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe). “Um investimento no futuro dos atletas e dos jovens ribeirão-pretanos”, disse Nogueira. “Um projeto que pensa no futuro da cidade”, finalizou.

JOGOS DA JUVENTUDE

Também participaram do evento de lançamento dos Jogos da Juventude o secretário municipal de Esportes, Ricardo Aguiar, a presidente da ACIRP, Sandra Brandani, e o vereador André Trindade.

Os jogos ocorrerão de 1 a 16 de setembro, atraindo milhares de atletas e público para a cidade, além dos olhares de todo o país e do Exterior, com a cobertura ininterrupta das competições.

Viaduto Profissionais da Saúde terá interdição na pista Bairro/Centro

Para execução dos serviços de manutenção estrutural, nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, a partir das 9 horas, a pista Bairro/Centro, do viaduto Profissionais da Saúde (da avenida Maria de Jesus Condeixa para a avenida Antônio Diederichsen) estará totalmente bloqueada para o tráfego de veículos.

Com essa intervenção, os condutores deverão realizar o desvio na alça de acesso à direita na avenida Maria de Jesus Condeixa até chegar na pista Bairro/Centro da avenida Dr. Francisco Junqueira, para depois fazer o primeiro retorno à esquerda para a pista oposta da Junqueira, em seguida, virar à direita na alça de acesso para a avenida Antônio Diederichsen e seguir o destino desejado.

Segundo a construtora Autem Engenharia, a interdição programada para essa quinta-feira, 17, tem previsão de encerramento na manhã da sexta-feira, dia 18.

A interdição estará devidamente sinalizada com cavaletes e cones, além de placas com indicações sobre os desvios necessários. A RP Mobi orienta os condutores que redobrem a atenção e diminuam a velocidade de seus veículos a fim de se evitar acidentes.

Além disso, uma equipe técnica estará em monitoramento ao andamento dos serviços a fim de garantir a segurança necessária aos condutores e pedestres na região.