Lei cria Novembrinho Azul para reforçar prevenção da saúde de meninos

A prevenção de fatores de risco para doenças relacionadas à saúde sexual e reprodutiva em meninos de até 15 anos é o tema da campanha Novembrinho Azul, criada pela Lei 14.694/2023, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro. O texto foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).

A partir de agora, anualmente o mês de novembro passará a ter ações educativas para reforçar os cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos de idade, como vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), autoexame de testículos e consultas de rotina. O objetivo é diminuir o agravamento de doenças na vida adulta, com a detecção precoce e o tratamento de problemas congênitos.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, o percentual de meninas que buscaram e foram atendidas por uma unidade básica de saúde em 2019 é de 88,3%, enquanto o de meninos, de 85,2%. Isso mostra uma busca menor de meninos com idade entre 13 e 15 anos pelos serviços de saúde.

As ações incluem distribuição de material educativo sobre quadros de dor, aumento testicular e promoção da vacina de HPV; capacitação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância de tratamentos preventivos para meninos e formação contínua dos profissionais de saúde para o atendimento desse público.

Edição: Graça Adjuto

Entenda como o novo ensino médio vai impactar o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá mudar nos próximos anos, acompanhando as alterações nos currículos do ensino médio em todo o país. Essa mudança, no entanto, ainda deve demorar. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, um novo modelo poderá começar a ser aplicado apenas a partir de 2025, depois de ser amplamente discutido. A Agência Brasil conversou com estudantes e especialistas sobre o que esperar do futuro do Enem. 

Atualmente, o Enem é composto por provas de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza que, juntas, somam 180 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma prova de redação. O exame é aplicado em dois domingos. Teoricamente, o Enem deveria cobrar o que os estudantes aprenderam ao longo da trajetória escolar. 

Em 2017, no entanto, o país aprovou o chamado novo ensino médio, que começou a ser implementado nas escolas públicas e particulares no ano passado. A previsão era que o Enem também mudasse, em 2024, para se adequar ao novo ensino. Pelo novo modelo, parte das aulas é comum a todos os estudantes do país, direcionada pela chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios estudantes podem escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. As opções permitem ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. A oferta de itinerários depende da capacidade das redes de ensino e das escolas brasileiras. 

Um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2022 sugeria que o novo Enem tivesse duas etapas, uma tendo como referência a BNCC e, outra, que poderia ser escolhida pelo estudante de acordo com a área vinculada ao curso superior que pretende cursar. O governo anterior chegou a anunciar a nova proposta, mas ela não saiu do papel. 

Críticas 

O novo ensino médio sofreu uma série de críticas e, atualmente, está sendo rediscutido no âmbito do governo federal. Com isso, o cronograma de mudanças no Enem foi suspenso. As provas, que deveriam mudar já em 2024, agora terão também as mudanças adiadas

“De certa forma estão sendo feitos ajustes, não há como fazer um novo exame sem que o ensino médio esteja sendo implementado de forma clara”, diz o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais Chico Soares. Soares é ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo Enem e é também ex-membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), onde foi um dos relatores da BNCC.

Soares explica que as mudanças no Enem ainda devem demorar, porque, mesmo depois que o novo modelo para o ensino médio for definido, ainda será preciso readequar as provas. “Vamos mudar o tipo de expectativa de aprendizagem”, diz. O Inep precisará, então, elaborar e testar novas questões antes de aplicá-las.

Segundo o ministro da Educação, o Enem deverá começar a ser reformulado a partir do ano que vem, para que as mudanças passem a valer a partir de 2025. As discussões devem ocorrer dentro dos debates do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas para a educação a cada dez anos. Para Soares, a previsão é otimista. Ele estima que uma nova prova deve ser aplicada ainda mais tarde, a partir de 2026. 

Preocupação 

Para os estudantes, a situação gera muita preocupação, segundo a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz. “Nos preocupa muito, porque o modelo de ensino mudou. Objetivamente, o ensino médio teve uma mudança muito brusca, uma redução da carga horária básica, que é muito importante e é o que cai no Enem. Tivemos uma redução e a gente acaba não vendo tudo no ensino médio e é o que será cobrado no Enem. Isso nos prejudica muito”, diz.  

Segundo ela, o ensino médio anterior ao novo modelo não era o ideal, mas a redução da formação básica de forma abrupta acirrou a desigualdade entre escolas públicas e particulares, uma vez que cada rede de ensino oferta a formação de acordo com a própria capacidade. 

A estudante diz que, embora o cronograma do novo ensino médio preveja a implementação gradual ano a ano, todas as séries do ensino médio estão sendo impactadas, inclusive quem atualmente cursa o 3º ano e vai prestar o Enem para buscar uma vaga no ensino superior. “Não tem as matérias que serão cobradas, então, na visão do estudante da escola pública, vou fazer uma prova que sei que não vou passar”, diz e acrescenta: “Todas as séries estão sendo impactadas. E é surreal, porque serão três gerações, contando a partir de hoje, que serão atingidas por isso. O novo ensino médio nos aproxima do subemprego”. 

Enem 2023 

O Enem 2023 será nos dias 5 e 12 de novembro. De acordo com o Inep, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas. Desse total, 1,4 milhão, o equivalente a 35,6%, concluem o ensino médio este ano. Outros 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o ensino médio em anos anteriores e os demais 16,2% dos inscritos ainda não concluíram o ensino médio e farão a prova apenas para testar os conhecimentos, os chamados treineiros.  

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. É utilizado para o ingresso em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obtenção de bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Também é usado para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Além disso, os resultados do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições estrangeiras que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. 

Edição: Aline Leal

RP Mobi define novas regras para trânsito no corredor Dom Pedro I

Após estudos técnicos a RP Mobi estabeleceu novas medidas de flexibilização quanto à circulação de veículos nas faixas exclusivas de ônibus da avenida Dom Pedro I. 
As novas alterações passam a valer a partir de amanhã, quinta-feira, dia 12 de outubro com as seguintes regras:

De segunda a sexta-Feira:
O corredor de ônibus operará exclusivamente para o trânsito de ônibus entre as 6h e as 9h da manhã e das 16h e 19h no período da tarde.


Horário de Carga e Descarga:
Carga e descarga de mercadorias serão permitidas entre às 9h30 e 11h.
Aos sábados:
A faixa do corredor de ônibus será exclusiva para a passagem de ônibus apenas entre as 6h e as 9h.
Nos demais horários, na ausência de ônibus nesta faixa, os demais veículos poderão transitar.


Domingos e feriados:
O trânsito é livre na faixa de ônibus, permitindo a circulação de todos os veículos.
Além disso, informamos que nas ruas perpendiculares à avenida Dom Pedro I, estão sendo disponibilizadas aproximadamente 400 vagas que contarão com o sistema da Área Azul Digital. Este sistema visa facilitar o estacionamento e melhorar a mobilidade na região.
O corredor Dom Pedro I é composto pelas avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Dom Pedro I e Luiz Galvão César, além das ruas Silveira Martins e Capitão Salomão.

Cerca de 250 mil pessoas devem passar por Aparecida no feriado

A celebração da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no feriado prolongado que começa nesta quinta-feira (12), deve atrair 250 mil pessoas ao município de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A estimativa é do governo do estado de São Paulo, que calcula que cerca de 2,3 milhões de pessoas devem viajar ao estado e movimentar mais de R$ 4 bilhões.

A projeção foi feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo. Em nota, o governo destaca que a ocupação média dos meios de hospedagem já está em 72%, e que a busca pelas 11 cidades que integram a Região da Fé deve atingir os 78%. O itinerário liga os visitantes aos municípios de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim, Tremembé e Roseira.

A cidade de Aparecida é um dos principais destinos de turismo religioso de São Paulo e um dos que mais concentram fiéis católicos na América Latina. No município, fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do Brasil e a maior igreja do mundo em celebração a Maria.

Além da Região da Fé, há a opção, para os católicos, do Caminho da Fé, que conecta mais de 50 cidades paulistas. Uma delas é o município de Águas da Prata, localizado na divisa com o sul de Minas Gerais, e que ganhou fama pelo ecoturismo e belezas naturais que oferece aos habitantes e visitantes. Para a região, a expectativa é de que a taxa de ocupação nos hotéis chegue a 95% durante o feriado.

Edição: Fernando Fraga

Feriadão terá comédia e muito rock no Theatro Pedro II

O feriado mais aguardado do semestre começa com muito rock’n roll no Theatro Pedro II. Retornando aos palcos, o grupo ‘Somos Tão Jovens’ homenageia a banda Legião Urbana, enquanto Frejat apresenta uma releitura acústica de sua carreira que tem encantado o Brasil. E, depois de um sábado de comédia stand up com o grupo mais aclamado do ramo, o fim de semana se despede com a cantora-revelação Giulia Be.

Nesta sexta-feira, dia 11, a banda ‘Somos Tão Jovens’ volta aos palcos depois de uma pausa de um ano para homenagear Legião Urbana. O show começa às 20h e ainda há ingressos disponíveis para venda online ou na bilheteria do teatro do teatro. Os preços variam de R$ 60 a R$ 120. Mais informações no site da prefeitura.

Nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, o cantor Roberto Frejat vem a Ribeirão Preto com a turnê ‘Frejat Trio Eletro Acústico’. A partir das 20h, o trio formado pelo compositor ex-parceiro de Cazuza, seu filho Rafael Frejat e o guitarrista Maurício Almeida traz ao palco do Theatro Pedro II novos arranjos dos sucessos “Amor Pra Recomeçar’, “Segredos”, “Flores do Mal”, “Por Você”, “Meus Bons Amigos” e a lado B “Boomerangue Blues”, de Renato Russo. Os ingressos ainda estão à venda pela Internet ou na bilheteria do Theatro Pedro II (informe-se aqui sobre o horário de funcionamento).

No sábado, dia 13, tem comédia stand up  com o 4 Amigos, grupo de maior sucesso da atualidade, que reúne Thiago Ventura, Afonso Padilha, Márcio Donato e Dihh Lopes. O sucesso é tanto que o quarteto fará três apresentações no mesmo dia, em Ribeirão Preto. No site do Theatro Pedro II tem mais informações e ainda há ingressos disponíveis no site oficial do espetáculo.

No domingo, o Pedro II recebe a cantora-revelação Giulia Be, que conquistou projeção nacional com o álbum de estreia Disco Voador e o megahit “Menina Solta”. A turnê da cantora, que inclui diversas apresentações internacionais, promete entregar ao público um repertório único e imperdível, com faixas de sucesso instantâneo como “Se essa vida fosse um filme”, “(não) era amor”, “Eu me amo mais” e outros. O show de Giulia Be começa às 20h e ainda há ingressos à venda.

Segunda aeronave com brasileiros em Israel está a caminho do Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a segunda etapa da repatriação de cidadãos brasileiros resgatados de Tel Aviv, Israel, após os recentes conflitos na região. A segunda aeronave KC-30, um Airbus A330-200, partiu de Tel Aviv às 12h30 (horário de Brasília) nesta quarta-feira (11) com destino ao Rio de Janeiro, transportando a bordo 214 brasileiros. Este voo é notável, pois pela primeira vez incluiu animais, um cachorro e três gatos, durante o transporte.

Com uma duração prevista de 14 horas, o voo deve chegar à Base Aérea do Galeão às 3h desta quinta-feira (12). A repatriação é parte da “Operação Voltando em Paz”, uma iniciativa do governo federal desencadeada em resposta aos confrontos entre Israel e o Grupo Hamas no Oriente Médio, que ocorreram no último fim de semana.

O primeiro voo de resgate, que transportava 211 passageiros, pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira. Dos passageiros, 107 desembarcaram na capital federal, enquanto outros 104 seguiram para o Rio de Janeiro em duas aeronaves da FAB.

Um dos resgatados, Gleik Max, produtor de vídeo, compartilhou sua experiência e a sensação de alívio ao chegar ao Brasil após ficar abrigado em um bunker, uma estrutura fortificada construída subterraneamente, como medida de proteção contra projéteis de guerra, uma prática comum em construções israelenses, inclusive em hotéis para turistas.

Gleik enfatizou a importância de manter o contato com a família durante esse período, destacando sua decisão de não contar ao filho de 4 anos os detalhes da situação até seu retorno ao Brasil. Ele também compartilhou que se sentiu seguro na maior parte do tempo, mas descreveu o ambiente tenso no aeroporto, onde os voos para sair de Israel foram cancelados, gerando apreensão sobre a situação.

Edição: Denise Griesinger/Agência Brasil

Ecopontos de Ribeirão Preto também recebem lixo eletrônico

Desde o dia 23 de setembro, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, em colaboração com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), lançou um serviço de coleta gratuita de eletrônicos em todos os ecopontos da cidade. Essa ação visa a atender à população, oferecendo uma maneira conveniente e responsável de descartar dispositivos eletrônicos.

Os ecopontos estão disponíveis para a entrega voluntária de eletrônicos e funcionam todos os dias da semana, das 7h às 19h. Essa iniciativa é uma resposta ao impacto ambiental que o descarte inadequado de eletrônicos pode causar. O descarte correto não só protege o meio ambiente, mas também promove a economia circular, contribuindo para a preservação ambiental e o estímulo à inovação tecnológica.

Alguns exemplos de equipamentos que podem ser descartados incluem celulares, geladeiras, televisores, equipamentos de informática e muitos outros. Lembre-se de que o descarte irregular é considerado crime pelas Leis Municipais nº 2095/06 e 2503/11, e os infratores podem ser denunciados pelo telefone 156 (SAM – Serviço de Atendimento ao Munícipe) ou pelo 199, na Guarda Civil Metropolitana.

Confira a localização dos ecopontos espalhados pela cidade:

1)    Ecoponto Conjunto Habitacional Alexandre Balbo

Avenida Ettore e Aurora Corauci, nº 1375

2)    Ecoponto Jardim Centenário

Rua Arthur Ramos, nº 1185

3)    Ecoponto Jardim Santos Dumont

Rua Guará, nº 2225

4)    Ecoponto Jardim das Palmeiras II

Rua Poeta Fernando Pessoa com avenida Alfredo Ravanelli

5) Ecoponto Jardim Paiva

Avenida Senador Teotônio Vilela,1285

6) Ecoponto Jardim São Fernando

Avenida Miguel Padulla, 400

Comercial FC revela novos uniformes comemorativos de 112 anos

Em meio às celebrações de seu 112º aniversário, o Comercial FC apresentou, no dia de ontem, seus uniformes comemorativos, que serão utilizados pelo clube no próximo ano, somando inovação e tradição. O Leão do Norte, em parceria com a fornecedora de material esportivo RibSilk, optou por um design que homenageia suas raízes.

O uniforme principal, número 1, traz uma abordagem clássica com sua cor branca, sem detalhes, resgatando a simplicidade e elegância tradicional do time. Já o número 2, adota um estilo listrado verticalmente nas cores branca e preta, proporcionando um visual marcante e contemporâneo.

Esses uniformes comemorativos já estão disponíveis na Boutique do Leão pelo valor de R$179,90. Além disso, o clube surpreendeu os torcedores ao anunciar uma terceira camisa toda preta, que será usada na edição de 2024 do Campeonato Paulista. Esta iniciativa une tradição e modernidade, celebrando o passado do clube e antecipando o futuro com um toque de inovação. Abaixo, confira as imagens dos novos uniformes.


*Com informações da página NetBafo.

Feriado: Veja como fica horários de funcionamento em Ribeirão Preto

Nesta quinta-feira, 12, comemora-se o feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, além do Dia das Crianças. Em Ribeirão Preto, algumas atividades terão horários de funcionamento especiais para atender aos moradores.

Comércio: O Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) informou que o comércio terá abertura facultativa nesta quinta-feira, das 9h às 18h. Lojistas poderão escolher se desejam abrir seus estabelecimentos.

Shoppings:

  • Novo Shopping: Lojas e quiosques abrirão das 14h às 20h (abertura facultativa). A praça de alimentação e lazer funcionará das 10h às 22h.
  • Ribeirão Shopping: As lojas terão abertura facultativa, das 14h às 20h, enquanto a praça de alimentação, áreas de lazer e restaurantes operarão em horário normal, a partir das 11h.
  • Shopping Santa Úrsula: As lojas abrirão facultativamente das 14h às 20h, e a praça de alimentação, áreas de lazer e restaurantes funcionarão em horário regular, a partir das 11h.
  • Shopping Iguatemi: Lojas estarão abertas das 14h às 20h, com abertura opcional a partir das 12h. A praça de alimentação funcionará das 11h às 22h.

Bancos: No feriado, não haverá atendimento nas agências bancárias. O atendimento ao público será retomado normalmente a partir de sexta-feira, 13 de outubro. Portanto, é importante que os clientes bancários programem suas transações considerando o fechamento das agências no dia 12.

Projeto “Ribeirão Floresta” busca transformar a qualidade de vida na cidade

Ribeirão Preto está prestes a dar um passo ainda mais ambicioso em direção à sustentabilidade e ao bem-estar de seus habitantes. A AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto) lançará o projeto “Ribeirão Floresta” nos dias 10 e 11 de outubro. Este projeto visa ao reflorestamento urbano da cidade para criar um ambiente mais verde e saudável.

O projeto será coordenado pelo engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva, criador do Programa Município VerdeAzul em 2007, e integra a campanha “Civilidade nas Ruas”, que foca em ações de sustentabilidade. A iniciativa começará com um projeto-piloto no bairro São Luiz e incluirá cursos gratuitos para capacitar profissionais que trabalham no inventário, plantio e poda de árvores. O objetivo é aumentar a cobertura vegetal natural da cidade para 50%, melhorando a qualidade de vida, contribuindo para o equilíbrio térmico e promovendo benefícios ambientais significativos.

As árvores, em um contexto urbano, não apenas embelezam as paisagens, mas também melhoram a qualidade do ar, reduzem a temperatura em áreas urbanas, contribuem para a regulação da umidade, e servem como habitat para a vida selvagem. O projeto “Ribeirão Floresta” abraça essa ideia e busca tornar Ribeirão Preto um exemplo de reflorestamento urbano no estado de São Paulo. É uma ação importante para enfrentar as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.