Artistas podem se cadastrar para a 23ª Feira Internacional do Livro

A Fundação do Livro e Leitura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, irá selecionar artistas que tenham interesse em participar da programação da 23ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece entre os dias 1 a 11 de agosto de 2024,  com abertura oficial no 1º). 

O pré-requisito para a participação é que o projeto inscrito deve ter conexão com o tema dessa edição da feira “Cotidianos poéticos – do épico de Luís de Camões às batalhas de rua” ou com a obra dos homenageados pelo evento. São eles: os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor Ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril através do formulário.

Todos os projetos artísticos inscritos serão analisados pela equipe de curadoria da FIL e pelo Núcleo de Programação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão que farão a seleção, validação e contratação. Podem se inscrever artistas de diversas modalidades, como contadores de histórias, palestrantes, músicos, artistas visuais, entre outras.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, alerta que a inscrição não garante a participação na FIL, mas que o chamamento é uma oportunidade de divulgação dos trabalhos artísticos. “Nossa proposta é cada vez mais abrir espaços para os artistas estarem presentes nos palcos da FIL, levando arte e cultura, de forma gratuita, para toda a população”.

“A Feira Internacional do Livro é uma vitrine cultural que impacta diretamente a construção social do município. Estar presente na feira é receita de sucesso para artistas locais, que terão visibilidade e público garantido”, comenta Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo.

Mais informações sobre o cadastramento através do telefone (16) 3911-1050.

Sobre a FIL

A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, há quatro anos tornou-se internacional. Nesta 23ª edição homenageará os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono).

O evento acontecerá de forma presencial em diversos locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal e outros.

Prefeitura lança sistema de cadastro habitacional para famílias de baixa renda

A prefeitura municipal de Ribeirão Preto, através do Departamento de Habitação, da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano lançou o Sistema de Cadastro Municipal de Administração da Demanda Habitacional – SisHab.

A plataforma tem por objetivo reunir as informações das famílias de baixa renda para que essas, com atendimento a critérios definidos em lei, possam participar dos processos de seleção de moradias de programa federais, estaduais e municipais, como o Programa Minha Casa Minha Vida (Governo Federal), Programa Nossa Casa (Governo do Estado de São Paulo) e programas municipais de habitação social.

O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto – CODERP, com orientação e supervisão do Departamento de Habitação.

Esse cadastro é focado nas famílias que se enquadrem nas três classes de atendimento da Habitação de Interesse Social: HIS-1, destinado a famílias com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo; HIS-2, para famílias com renda familiar bruta de até três salários mínimos; e HIS-3, para famílias com renda familiar bruta de até seis salários mínimos.

Para acessar ao sistema, basta clicar no link.

A população também poderá fazer o acesso no cadastro no departamento de Habitação, na rua Jacira, 50, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 14h às 17h.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Marques Gobbi, a plataforma será um importante recurso para entender a demanda habitacional da cidade. “A partir do Cadastro Habitacional vamos diagnosticar de maneira mais aprofundada a realidade das famílias de baixa renda que buscam realizar o sonho da casa própria. Com isso, poderemos direcionar as demandas e atuar com mais agilidade”, reforçou.

A diretora de Habitação, Ana Cláudia de Paula Pereira, destacou que o SisHab será uma plataforma exclusiva da prefeitura municipal de Ribeirão Preto para o cadastramento das famílias. “É necessário que todas as famílias de baixa renda que estão em outros cadastros, como o da COHAB de Ribeirão Preto, façam um novo cadastro na plataforma da prefeitura”, avisou.

A Lei Complementar 3.052/18 instituiu a Política Municipal de Habitação no município de Ribeirão Preto e aprovou o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS-RP), o qual trouxe importantes dados sobre o déficit habitacional dentro e fora dos assentamentos precários.

Em seu Art. 3º, inciso I, instituiu que é de responsabilidade da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, efetuar e manter o cadastramento e a seleção-habilitação das famílias de baixa renda, segundo os critérios estabelecidos nessa lei. Já a Lei Complementar 2.927/18 trouxe requisitos de cadastro e critérios de priorização para indicação da demanda e seleção de beneficiários para fins de comercialização das unidades de habitação de interesse social e em seu artigo 42 estabeleceu que o proponente deverá atender a demanda de candidatos fornecida pelo município, respeitando a destinação das classes de HIS.

Ribeirão Preto registra mais de 1,5 mil casos de dengue em 7 dias

A Secretaria Municipal de Ribeirão Preto divulgou hoje os dados atualizados sobre os casos de dengue na cidade. Os números revelam um aumento preocupante, com 6.400 casos confirmados da doença até o momento. Em apenas uma semana, foram registrados 1.595 novos casos, representando um crescimento de 33,17%.

De acordo com o boletim semanal, há ainda 15.303 pessoas aguardando a confirmação se estão ou não infectadas com o vírus da dengue. Além disso, este ano já foram registrados dois óbitos decorrentes da doença na região.

As regiões da cidade mais afetadas pelos casos confirmados de dengue são a zona Leste, com 1.874 registros, seguida pela zona Norte, com 1.389 casos, e pela zona Sul, com 1.141. As regiões Oeste e Centro registram, respectivamente, 1.012 e 882 casos confirmados.

A faixa etária mais atingida pela doença em todas as regiões da cidade é a de 20 a 39 anos de idade, segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal. A situação preocupa as autoridades de saúde e a população, que buscam medidas para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Duarte Nogueira assume Presidência da Federação PSDB-Cidadania em São Paulo

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), foi anunciado como o novo presidente da federação PSDB-Cidadania no Estado de São Paulo. O comunicado foi feito nesta quarta-feira, 13, pelo presidente nacional do partido, Marconi Perillo.

Ao lado do prefeito de Santo André, Paulo Serra, que presidirá o diretório estadual do partido, Nogueira expressou sua satisfação com a nomeação. “Com muita honra assumo a presidência da federação PSDB/Cidadania no estado de São Paulo. Vamos trabalhar por uma federação forte e unida”, afirmou Nogueira em seu perfil no X, antigo Twitter.

A federação partidária, que une o PSDB e o Cidadania, implica em uma atuação conjunta por, no mínimo, quatro anos. Isso inclui a realização de convenções, registro de candidaturas, propaganda eleitoral e campanha eleitoral de forma integrada. Além da fusão PSDB-Cidadania, existem outras duas federações no cenário político atual: a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e a Federação Psol-Rede.

A nomeação de Nogueira ocorreu após a anulação da eleição do ex-secretário Marco Vinholi, ligado aos ex-governadores João Doria e Rodrigo Garcia. A decisão levou Rodrigo Garcia a anunciar sua saída da legenda, e João Doria também não mantém mais vínculos com o PSDB.

Botafogo tem a quinta melhor média de pagantes no Paulistão

Após as 12 rodadas iniciais do Paulistão, o público médio dos jogos tem sido um ponto de destaque, com números interessantes revelados. Entre as equipes, o Botafogo ficou com a quinta melhor média de pagantes, cerca de 8.041 torcedores por jogo. O Pantera ficou atrás dos quatro grandes times de São Paulo (São Paulo FC, Corinthians, Palmeiras e Santos, respectivamente).

Com o Palmeiras fora de casa, o São Paulo surge como um forte candidato a liderar a média de público do campeonato. Enquanto isso, o São Bernardo, apesar de ter quase garantido a classificação, registrou a pior média de torcedores nos jogos.

Rua Barão do Amazonas com a São Sebastião será interditado nesta quarta-feira, 13

Com o andamento das obras do corredor de ônibus do quadrilátero Central, pelo programa Ribeirão Mobilidade, na manhã desta quarta-feira, dia 13 de março, haverá a interdição total do cruzamento da rua São Sebastião com a rua Barão do Amazonas, no Centro de Ribeirão Preto.

Com essa intervenção viária, a RP Mobi recomenda aos condutores a utilizar a seguinte rota alternativa:
 • Quem vem da região da avenida Independência em direção a avenida Jerônimo Gonçalves pela rua São Sebastião deve virar à direita na rua Comandante Marcondes Salgado, à esquerda na rua Duque de Caxias, podendo depois seguir em frente, ou virar à esquerda na rua Visconde de Inhaúma para então retomar à rua São Sebastião e seguir o destino desejado.

Na região da nova interdição haverá acessos locais somente para moradores e comerciantes, nos seguintes locais:

• rua São Sebastião a partir da rua Cerqueira César

• rua Barão do Amazonas a partir da rua Américo Brasiliense

• rua São Sebastião a partir da rua Visconde de Inhaúma

De acordo com a DGB Engenharia, construtora responsável pela execução dessas obras, este bloqueio tem previsão de início às 9 horas desta quarta-feira, 13; e tem previsão de duração de quatro dias.

A RP Mobi orienta os condutores que redobrem a atenção e diminuam a velocidade de seus veículos a fim de se evitar sinistros de trânsito.