A Fundação do Livro e Leitura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, irá selecionar artistas que tenham interesse em participar da programação da 23ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece entre os dias 1 a 11 de agosto de 2024, com abertura oficial no 1º).
O pré-requisito para a participação é que o projeto inscrito deve ter conexão com o tema dessa edição da feira “Cotidianos poéticos – do épico de Luís de Camões às batalhas de rua” ou com a obra dos homenageados pelo evento. São eles: os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor Ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril através do formulário.
Todos os projetos artísticos inscritos serão analisados pela equipe de curadoria da FIL e pelo Núcleo de Programação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão que farão a seleção, validação e contratação. Podem se inscrever artistas de diversas modalidades, como contadores de histórias, palestrantes, músicos, artistas visuais, entre outras.
A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, alerta que a inscrição não garante a participação na FIL, mas que o chamamento é uma oportunidade de divulgação dos trabalhos artísticos. “Nossa proposta é cada vez mais abrir espaços para os artistas estarem presentes nos palcos da FIL, levando arte e cultura, de forma gratuita, para toda a população”.
“A Feira Internacional do Livro é uma vitrine cultural que impacta diretamente a construção social do município. Estar presente na feira é receita de sucesso para artistas locais, que terão visibilidade e público garantido”, comenta Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo.
Mais informações sobre o cadastramento através do telefone (16) 3911-1050.
Sobre a FIL
A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, há quatro anos tornou-se internacional. Nesta 23ª edição homenageará os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono).
O evento acontecerá de forma presencial em diversos locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal e outros.