Ex-secretário de esportes de Ribeirão é nomeado para o Conselho Estadual de Desportos

O Ex-Secretário de esportes de Ribeirão Preto André Trindade membro titular do Conselho Nacional do Esporte em Brasília foi nomeado no último dia primeiro de janeiro de 2026 para compor o Conselho Estadual dos Desportos no Estado de São Paulo.

A publicação consta do Diário Oficial (DOSP) assinada pelo Governador em exercício Felício Ramuth.

O Conselho Estadual dos Desportos (CED) de São Paulo é um órgão colegiado fundamental para as políticas públicas de esporte no estado, formulando diretrizes, integrando entidades esportivas (federações, clubes via Sindi-Clubes, cronistas) e fiscalizando programas de incentivo, com mandato bienal (2026-2027).

Composição:
Representantes da livre escolha do governador e da secretária de Esportes.
Representantes da Associação dos Cronistas Esportivos (ACEESP).
Representantes da União das Federações (UFEESP).
Representantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP).
Representantes do Ministério do Esporte.

Em 2026 o foco principal está na realização da Conferência Estadual do Esporte que envolverá toda a cadeia esportiva e da atividade física na busca de aprimoramento e investimentos para os setores esportivos em todos os níveis.

Trindade já exerce desde 2025 a função de Conselheiro Nacional do Esporte em Brasília e a sua indicação parte justamente do Ministério do Esporte, que possui representatividade no conselho paulista.

Na função de secretário de esportes em Ribeirão Preto, Trindade tem como maiores feitos as entregas da RP Skate Park e do complexo Estação Cidadania, deixou gestado para o atual governo o projeto de um centro olímpico no Parque das Oliveiras, para ser executado com recursos do CAF, implantou na sua gestão o Centro de Referência Paralímpico e trouxe para Ribeirão Preto o maior evento esportivo da história da cidade e da região, os “Jogos da Juventude do COB (Comitê Olímpico do Brasil), o que o tornou reconhecido em meio a gestão esportiva nacional.

Em 2023 foi homenageado pelo Cref4/SP com o título de benemérito da educação física do estado de São Paulo, láurea recebida na Assembléia Legislativa na capital paulista.

” É uma grande honra poder participar em mais um importante conselho do segmento esportivo agora no meu estado, continuarei dando a minha contribuição na construção de políticas públicas que tragam resultados e por consequência melhor qualidade de vida para as pessoas”.

Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto reforça inspeções após alerta sobre fórmulas infantis contaminadas da Nestlé

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, por meio da Vigilância Sanitária, intensificou as fiscalizações em farmácias e estabelecimentos comerciais após alerta emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a contaminação de fórmulas infantis. A ação ocorre após a publicação da Resolução nº 32/2026, que determinou a proibição da venda, distribuição e uso de lotes específicos de produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

De acordo com a Anvisa, a medida foi adotada após a identificação de cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, capaz de provocar sintomas como diarreia, vômitos, sonolência e diminuição da capacidade de reação, oferecendo riscos principalmente a bebês e crianças pequenas.

A empresa Nestlé Brasil Ltda. informou que já iniciou o recall global dos lotes envolvidos.

Em razão da proibição, a Gerência da Vigilância Sanitária orienta pais e responsáveis a verificarem o número do lote dos produtos antes da compra ou do consumo. As farmácias do município já foram notificadas para retirar imediatamente os itens das prateleiras.

“A Vigilância Sanitária realiza inspeções de rotina, mas, diante deste alerta, reforçamos as ações para garantir que nenhum dos lotes proibidos permaneça à venda. É fundamental que pais e responsáveis confiram o número do lote impresso na embalagem que possuem em casa e, caso o produto faça parte do recolhimento, ele não deve ser utilizado nem oferecido para consumo”, afirmou Luci Rodrigues da Silva, gerente da Vigilância Sanitária.

Vacina da dengue do Butantan começará a ser aplicada a partir do dia 17

O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, a partir de 17 de janeiro, a aplicação da vacina de dose única contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan em três cidades-piloto: Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Em Botucatu (SP), a vacinação começa no dia 18. A estratégia busca avaliar os resultados da imunização em pelo menos 50% da população desses municípios, com foco em pessoas de 15 a 59 anos. Segundo o Ministério da Saúde, serão utilizadas parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo instituto.

Além da população geral, o primeiro lote da vacina também será destinado a profissionais da atenção primária que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS). Com o aumento da produção, viabilizado pela parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a campanha deverá ser ampliada gradualmente para todo o país. A previsão é iniciar pelos cidadãos de 59 anos e avançar progressivamente até os 15 anos, conforme a disponibilidade de doses. Atualmente, o SUS oferece outra vacina contra a dengue, em duas doses, para adolescentes de 10 a 14 anos.

Estudos recentes divulgados pelo Instituto Butantan indicam que o novo imunizante é capaz de reduzir a carga viral em pessoas infectadas, contribuindo para quadros menos graves da doença e mantendo eficácia contra diferentes genótipos do vírus em circulação no Brasil. A pesquisa, publicada na revista The Lancet Regional Health – Americas, analisou dados de 365 voluntários com dengue sintomática e mostrou que, mesmo entre vacinados que se infectaram, a quantidade de vírus foi significativamente menor. A vacina foi aprovada pela Anvisa após cinco anos de acompanhamento de 16 mil voluntários, demonstrando eficácia geral de 74,7% e de 91,6% contra casos graves e com sinais de alarme.

Licenciamento 2026 já está disponível em SP; pagamento antecipado evita pendências

Já está disponível o licenciamento antecipado de 2026 para veículos registrados no estado de São Paulo. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) permite que automóveis com qualquer final de placa regularizem a documentação ainda no primeiro semestre, antes do calendário oficial, que ocorre entre julho e dezembro. A medida beneficia motoristas que desejam quitar o IPVA integralmente e iniciar o ano sem pendências.

Segundo o Detran-SP, mais de 5,5 milhões de veículos foram licenciados nos três primeiros meses de 2025. Neste ano, a atualização do documento ocorre de forma imediata após o pagamento. O procedimento pode ser feito pelo portal do Detran-SP, onde também é possível consultar e quitar débitos pendentes, como multas e licenciamento atrasado, com pagamento via Pix.

Para realizar o licenciamento, é necessário quitar todas as multas de trânsito e o IPVA. O proprietário deve informar o número do Renavam e pagar a taxa de R$ 174,08. Após a confirmação, o documento digital pode ser baixado ou impresso pelo site do Detran-SP, Poupatempo, Senatran ou pelos aplicativos oficiais. Caso o licenciamento não esteja disponível, o condutor deve verificar a existência de débitos ou bloqueios administrativos ou judiciais.

O licenciamento veicular é obrigatório e permite ao Detran-SP manter o controle e a fiscalização da frota em circulação no estado; a falta de regularização pode resultar na apreensão do veículo, que é removido das vias e encaminhado a um pátio credenciado. Nesses casos, a liberação pode ocorrer de forma rápida por meio da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), serviço digital disponível no site do Detran-SP, que possibilita ao proprietário solicitar a retirada assim que o veículo chega ao pátio, recebendo no celular o ofício eletrônico de liberação, desde que sejam quitados os débitos pendentes, como licenciamento e taxas de estadia.

Copa do Brasil de 2026 terá recorde de participantes e 17 estreantes

A Copa do Brasil de 2026 será histórica. A competição alcançará um número recorde de participantes, com 126 clubes, tornando-se a primeira edição, desde a criação do torneio em 1989, a ultrapassar a marca de 100 equipes. Será também a 38ª edição do campeonato, que passará a somar 415 clubes diferentes ao longo de sua trajetória.

Entre as novidades, a edição de 2026 contará com 17 estreantes. Destaque para o Primavera, campeão mato-grossense de 2025, e para o Barra, de Santa Catarina, vencedor da Série D do Campeonato Brasileiro na última temporada. O estado de São Paulo lidera em número de representantes, com 13 clubes, incluindo o Corinthians, atual campeão. Na sequência aparece o Rio de Janeiro, com 10 equipes classificadas.

Além da ampliação no número de participantes, o torneio terá mudanças importantes no formato. A final será disputada em jogo único, e o vice-campeão garantirá vaga na fase preliminar da Copa Libertadores de 2027. Da primeira à quarta fase, os confrontos serão eliminatórios em partida única, com decisão por pênaltis em caso de empate. A partir das oitavas de final, os duelos passam a ser em jogos de ida e volta, sistema que se mantém até a semifinal.

Ano – Participantes

1989 – 32

1990 – 32

1991 – 32

1992 – 32

1993 – 32

1994 – 32

1995 – 36

1996 – 40

1997 – 44

1998 – 42

1999 – 64

2000 – 69

2001 – 64

2002 – 64

2003 – 64

2004 – 64

2005 – 64

2006 – 64

2007 – 64

2008 – 64

2009 – 64

2010 – 64

2011 – 64

2012 – 64

2013 – 87

2014 – 87

2015 – 87

2016 – 86

2017 – 91

2018 – 91

2019 – 91

2020 – 91

2021 – 92

2022 – 92

2023 – 92

2024 – 92

2025 – 92

2026 – 126