Os aeroportos brasileiros registraram um recorde histórico de movimentação em 2025, ao transportar quase 130 milhões de passageiros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É a primeira vez que o setor supera a marca de 120 milhões de passageiros em um único ano, consolidando a recuperação e a expansão do transporte aéreo no país.
Ao todo, foram 129,6 milhões de passageiros transportados no ano passado, sendo 101,2 milhões em voos domésticos. O volume total representa um crescimento de 9,4% em relação a 2024, refletindo o aumento da demanda por viagens aéreas e a ampliação da oferta de voos pelas companhias.
Em São Paulo, segundo a Rede Voa os destaques ficaram por conta do Aeroporto de Jundiaí, que ultrapassou os 62 mil movimentos, se consolidando como o principal aeroporto executivo do país, e de Ribeirão Preto, que recebeu 728 mil passageiros, em sua grande maioria na aviação comercial. Ambos tiveram seus terminais ampliados recentemente e agora possuem uma nova estrutura, preparada para crescer ainda mais nos próximos anos.
No mercado internacional, a movimentação alcançou 28,4 milhões de passageiros, alta de 13,4% na comparação com 2024, que até então detinha o recorde do segmento, com 25 milhões. Segundo a Anac, a demanda total dos mercados doméstico e internacional cresceu 11,3% em 2025, enquanto a oferta avançou 10,2%, com destaque para o desempenho das rotas internacionais.
Em dezembro, os aeroportos movimentaram 9,1 milhões de passageiros em voos domésticos, número 9,2% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. Já no segmento internacional, foram 2,6 milhões de passageiros, alta de 10,7% na mesma base de comparação, acompanhada pelo crescimento da demanda e da oferta tanto no mercado interno quanto no externo.






