Linhas de ônibus serão ampliadas a partir de segunda-feira em Ribeirão Preto

Com o objetivo de otimizar o transporte público e ajustar a frota à demanda dos passageiros, a RP Mobi implementa, nesta segunda-feira (29), novos horários para duas linhas de ônibus em Ribeirão Preto. As atualizações beneficiam os usuários das linhas 403 – Jardim Manoel Penna e 204 – City Ribeirão.

A decisão foi tomada após análises técnicas do fluxo de usuários, que identificaram a necessidade de reforçar as viagens em períodos estratégicos do dia.

Detalhes das alterações

Linha 403 – Jardim Manoel Penna O quadro de horários será estendido de segunda a sexta-feira, com novas saídas em ambos os sentidos.

  • Manhã: Reforço nas primeiras horas, com partidas às 5h e 5h30 (sentido bairro/Terminal Sudeste).
  • Tarde e Noite: Aumento na frequência entre 15h30 e 20h30.
  • Horário estendido: As últimas viagens ocorrerão às 23h34 para o bairro e às 0h04 em direção ao Centro, reduzindo o intervalo de espera.

Linha 204 – City Ribeirão O foco nesta linha é o atendimento noturno. Foi adicionada uma nova partida saindo do Terminal Urbano às 19h50, com o retorno do bairro previsto para as 20h20, oferecendo mais conveniência para quem se desloca ao final do dia.

Essas atualizações integram o cronograma de monitoramento constante da RP Mobi para garantir maior eficiência e conforto no sistema de transporte da cidade.

Para consultar a tabela completa, os passageiros podem acessar o portal www.rpmobilidade.com.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 16 16 001.

Após restauração, maria-fumaça Amália 12 volta a ser atração histórica em Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, retomou as visitações à maria-fumaça Amália 12, após a completa restauração do patrimônio histórico, cultural e ferroviário da região. A locomotiva, fabricada em 1912, teve suas peças originais preservadas durante o processo de recuperação.

As visitas são monitoradas e precisam ser agendadas previamente para grupos, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, pelo telefone (16) 98109-2477. Aos sábados, das 9h30 às 11h30, haverá um guia disponível no local para acompanhar o público.

A locomotiva está instalada na miniestação ferroviária Luiz Henrique Paschoalin, localizada no Parque Maurílio Biagi. Como alternativa de lazer, a visita oferece à população a oportunidade de conhecer mais sobre a história da maria-fumaça, de Ribeirão Preto e sua importância para o desenvolvimento econômico do município.

Fabricada em 1912 pela empresa alemã Borsig, a locomotiva é considerada uma raridade. Atualmente, existem apenas três unidades desse modelo no Brasil. As outras duas estão nas cidades de Itapetininga e Jaguariúna.

Durante boa parte de seus mais de 110 anos de existência, a Amália 12 foi utilizada no transporte de café até o porto de Santos e outros destinos, contribuindo para o crescimento e a riqueza de Ribeirão Preto nos primeiros anos de desenvolvimento da cidade.

Inicialmente comercializada para a Estrada de Ferro Araraquara, a locomotiva foi adquirida posteriormente pela Usina Amália e, mais tarde, doada ao município de Ribeirão Preto pelas Indústrias Matarazzo.

Ribeirão Preto terá novo leilão on-line de veículos e sucatas pela RP Mobi

A RP Mobi, empresa responsável pela mobilidade urbana de Ribeirão Preto, realizará um novo leilão eletrônico para a alienação de veículos automotores e sucatas recolhidos por infrações de trânsito, medidas administrativas, abandono ou sinistros que permanecem sob custódia dos pátios municipais.

O período para registro de pré-lances teve início em 10 de junho e segue aberto. As sessões públicas serão realizadas conforme cronograma, entre os dias 7 e 8 de julho, variando entre os grupos de veículos e sucatas.

O leilão será realizado exclusivamente pela internet, na modalidade de maior lance, por meio do portal da leiloeira oficial Natalia Gir de Andrade (JUCESP nº 1063), no endereço eletrônico www.ricoleiloes.com.br. Todas as etapas seguem o horário oficial de Brasília (DF).

Categorias dos lotes

Os itens disponíveis no leilão estão divididos em três grupos:

• Veículos conservados: podem voltar a circular após regularização junto aos órgãos competentes;

• Sucatas aproveitáveis: destinadas à desmontagem e reaproveitamento de peças;

• Sucatas inservíveis: destinadas exclusivamente ao processo de reciclagem.

Cronograma e visitação

As sessões públicas serão realizadas conforme o cronograma:

Veículos conservados: 7 de julho, das 9h às 18h;

Sucatas inservíveis: 8 de julho, das 10h às 18h;

Sucatas aproveitáveis: 8 de julho, das 10h30 às 18h.

Interessados em conhecerem previamente os lotes poderão realizar visitação presencial nos dias 3 e 6 de julho de 2026, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30, no pátio da RP Mobi, na Rua General Câmara, nº 2.910, Vila Recreio, em Ribeirão Preto.

Edital e informações

O edital completo, com as regras de participação, descrição dos lotes e demais condições do certame, está disponível no portal da RP Mobi no site da Prefeitura de Ribeirão Preto em: www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/rpmobi.

Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (16) 3934-9545 ou pelo e-mail liberacoes@rpmobi.ribeiraopreto.sp.gov.br.

Com grandes músicos de Ribeirão e região, programação musical é o destaque do 4º Arraiá Dabi

O Dabi Business Park realiza na próxima sexta-feira, 26 de junho, a partir das 18h, a 4ª edição do Arraiá Dabi. Com entrada gratuita e aberta ao público, a festa acontece na Praça Dabi localizada dentro do Complexo Empresarial, e promete reunir colaboradores, empresas residentes, familiares e a comunidade em uma noite marcada por música ao vivo, gastronomia típica, brincadeiras e solidariedade.

Um dos destaques desta edição será a programação musical. A abertura da festa ficará por conta da dupla Zed & Davi, que apresenta um repertório de clássicos do sertanejo raiz e universitário. A apresentação contará com músicos convidados: Miguel (baixo), Carlos (sanfona), Aleff (violão) e Rafa (cajón), formando um grupo que promete aquecer o público para o restante da programação.

Na sequência, o repertório tradicional das festas juninas ficará por conta de uma banda formada especialmente para o Arraiá Dabi. O grupo reúne músicos com trajetória reconhecida na cena regional, como Sofia Jaga, da banda Forró Mimoso, nos vocais; João Roberto (violão 7 cordas), Ricardo Peres (zabumba) e Rafael Marteli (cavaco), integrantes do grupo Choro da Casa; além de Paulinho Leme, acordeonista que já dividiu o palco com grandes mestres do choro brasileiro. Juntos, eles apresentarão clássicos do forró e canções que fazem parte da tradição junina. A apresentação acontece em dois momentos ao longo da noite, intercalados pelas brincadeiras da festa.

Além da programação musical, o público encontrará barracas e food trucks com venda de alimentos e bebidas típicas, espaço kids e diversas atrações para toda a família. Haverá atividades com brindes oferecidos pelas empresas participantes, incluindo eletrodomésticos e kits especiais.

A expectativa da organização é repetir o sucesso das edições anteriores. Em 2025, o Arraiá Dabi arrecadou mais de 800 quilos de alimentos que f

oram destinados a entidades sociais de Ribeirão Preto, reforçando o compromisso do ecossistema do Dabi Business Park com iniciativas de impacto social.

Os ingressos são gratuitos, mas limitados. Para participar, é necessário realizar a inscrição pela plataforma Sympla e efetuar a troca do comprovante por um ingresso físico mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. A retirada dos ingressos acontece na recepção do Bloco A – Complexo Lagoinha. No dia do evento, será obrigatória a apresentação do convite para acesso à festa. Os primeiros mil participantes receberão um copo ecológico personalizado do Arraiá Dabi, iniciativa que busca reduzir o uso de materiais descartáveis durante a celebração.

Encerramento dos 170 anos de Ribeirão Preto terá shows, cultura e eventos em diferentes regiões

As comemorações pelos 170 anos de Ribeirão Preto chegam aos últimos dias após um mês de eventos realizados em diversas regiões da cidade. A programação de encerramento reúne atrações culturais, musicais, ações de economia criativa, diversidade e atividades comunitárias gratuitas, reforçando o caráter inclusivo e descentralizado das celebrações.

Os principais eventos da agenda oficial acontecem nos dias 26 e 27 de junho. Em Bonfim Paulista, o tradicional Bonfim Festeja integra as festividades de aniversário do município e leva shows gratuitos para a Praça Barão do Rio Branco, sempre a partir das 19h. A iniciativa destaca a importância do distrito na história e no desenvolvimento de Ribeirão Preto. Na sexta-feira (26), sobem ao palco os Meninos de Bonfim, Luis Gustavo e Luis Augusto, além da dupla Lucas e Luan. Já no sábado (27), a principal atração será a dupla Zé Henrique & Gabriel, com abertura de João Marcos e Matheus.

Também no sábado (27), a Esplanada do Theatro Pedro II será palco do festival Orgulho Ocupa, que acontece das 15h às 22h com entrada gratuita. O evento promove um encontro entre música, arte, empreendedorismo criativo e convivência social, valorizando a diversidade e ampliando a visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+ nos espaços públicos. Entre as atrações confirmadas estão Mart’nália, o encontro inédito entre Catto e Assucena, a banda Quarta Pele, DJ Vinhota e a participação da Ballroom RP.

Além dos espetáculos musicais, o festival contará com feira criativa, reunindo artistas e empreendedores independentes, além de atividades voltadas ao bem-estar, à cidadania e à integração da comunidade.

Organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, a programação comemorativa foi construída de forma colaborativa, envolvendo a Prefeitura, representantes da sociedade civil, produtores culturais e parceiros da iniciativa privada. Ao longo do mês, dezenas de atividades ocuparam praças, parques, espaços culturais e áreas públicas, ampliando o acesso da população à cultura e fortalecendo a identidade do município.

A reta final das celebrações também inclui festivais, festas juninas e eventos parceiros distribuídos por diferentes bairros, reforçando a proposta de levar as comemorações para todas as regiões da cidade.

“A programação dos 170 anos foi pensada para celebrar a trajetória de Ribeirão Preto e, principalmente, as pessoas que constroem essa história diariamente. Encerramos esse ciclo com eventos que representam a diversidade, a cultura e a criatividade da nossa cidade”, destacou o prefeito Ricardo Silva.

COHAB Ribeirão Preto alerta sobre golpes e informações falsas relacionadas a inscrições habitacionais

A COHAB-RP, Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto, emitiu um alerta à população sobre a circulação de links falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens relacionados a um suposto “Guia para Inscrições 2026”. Segundo a Companhia, o material não foi produzido, autorizado ou divulgado pelos canais oficiais e não possui qualquer vínculo com a instituição.

De acordo com a COHAB-RP, todas as informações sobre programas habitacionais, inscrições, regularização de imóveis e renegociação de débitos devem ser consultadas exclusivamente pelos canais oficiais da Prefeitura de Ribeirão Preto e da própria Companhia. A orientação é para que os moradores não acessem links de origem desconhecida nem forneçam dados pessoais em páginas não oficiais.

A população pode obter informações seguras pelo portal oficial da COHAB-RP, no endereço www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/cohab/, ou pelos telefones (16) 3968-8259 e (16) 3969-8269. Em caso de dúvida, a recomendação é confirmar a veracidade das informações diretamente com a Companhia antes de realizar qualquer cadastro.

Frio em Ribeirão Preto faz bosque e zoológico Fábio Barreto adotar procolo especializado para cuidado com animais

Com a chegada do período de baixas temperaturas, o Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade de Ribeirão Preto, iniciou um protocolo especializado de manejo e manutenção dos animais silvestres durante o frio. A medida tem como objetivo garantir mais conforto térmico às espécies que vivem no espaço, além de preservar a saúde, o bem-estar e a segurança dos animais nesta época do ano.

Entre as principais ações adotadas estão a readequação dos recintos e dos espaços físicos, com a instalação de camas e tocas feitas de feno, que ajudam a conservar o calor, além de podas estratégicas de árvores para ampliar a incidência de raios solares nos ambientes. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Mariana Sargento, o trabalho busca simular condições semelhantes às encontradas nos habitats naturais, com maior exposição ao sol, barreiras contra ventos, aquecimento controlado da água para peixes e adaptações específicas para répteis e aves.

Além das mudanças estruturais, as equipes técnicas também reforçaram as dietas alimentares dos animais, com maior presença de carboidratos e gorduras para auxiliar na manutenção da temperatura corporal. De acordo com o zootecnista do Bosque, Alexandre Gouvea, a alimentação foi reformulada para ser mais energética, sem perder o equilíbrio nutricional. O manejo também inclui estímulos comportamentais, como esconder frutas e porções de coco seco para aves, incentivando a movimentação e contribuindo para que permaneçam aquecidas e mentalmente ativas. As ações reforçam o compromisso do Bosque e Zoológico com o cuidado dos animais silvestres e a conservação das espécies.

Risco de deslizamento leva Prefeitura a instalar proteção na Avenida Meira Junior

A Prefeitura de Ribeirão Preto iniciou nesta terça-feira (23) a instalação de equipamentos de proteção preventiva na Avenida Meira Junior, com o objetivo de evitar o deslizamento de rochas e detritos na região do antigo prédio da Sete Capelas. A ação é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria.

A medida foi adotada após avaliações técnicas realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade e pela Defesa Civil Municipal. Durante a vistoria, as equipes identificaram risco de queda de materiais, o que poderia representar perigo para motoristas, pedestres e demais pessoas que circulam pelo local.

Segundo o comandante da Defesa Civil, Coronel Otávio Seminate, a intervenção tem caráter preventivo e busca garantir a segurança da população. “Precisamos garantir a segurança da população, por isso o corpo técnico da Prefeitura se mobilizou na vistoria para identificação dos pontos críticos e estratégicos para a implantação dos cavaletes de concreto, que irão criar uma barreira de proteção contra o deslizamento dessas rochas, impedindo que atinjam motoristas ou pedestres”, afirmou.

Além da instalação dos cavaletes de concreto, parte do calçamento foi interditada de forma preventiva. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade também realiza avaliação das condições das árvores existentes na área, para verificar possíveis riscos adicionais.

Durante o período de implantação dos equipamentos e da interdição, agentes de trânsito da RP Mobi permanecerão no local para orientar pedestres e motoristas, além de auxiliar na organização do tráfego na Avenida Meira Junior.

O trabalho preventivo é realizado em parceria entre as secretarias de Infraestrutura e Zeladoria, Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Defesa Civil Municipal e RP Mobi.

Exame toxicológico passa a ser exigido para primeira habilitação nas categorias A e B

O exame toxicológico passou a ser obrigatório para candidatos à primeira habilitação nas categorias A, para motocicletas, e B, para automóveis, em todo o país. A exigência começou a valer na última quarta-feira (17) e segue o que determina a Lei Federal nº 15.153, de 26 de junho de 2025, além da Resolução CONTRAN nº 1.020/2025.

A nova regra vale apenas para processos de habilitação abertos a partir da data de início da obrigatoriedade. Dessa forma, candidatos que já estavam com o processo de CNH em andamento antes da mudança não serão impactados. O exame deve ser realizado em clínica ou laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

De acordo com a norma, o resultado do exame toxicológico será verificado eletronicamente no momento da emissão da Permissão para Dirigir (PPD). Por isso, a orientação é que o candidato realize o procedimento após concluir as aulas práticas e antes da etapa final do processo de habilitação, garantindo que o resultado já esteja disponível no sistema.

Caso não haja um resultado válido registrado, a PPD não poderá ser emitida. O exame toxicológico utiliza amostras de cabelo, pelos ou unhas e tem janela de detecção mínima de 90 dias, permitindo identificar o consumo de substâncias psicoativas nesse período.

Os valores cobrados pelo exame devem ser consultados diretamente nas clínicas e laboratórios credenciados. Antes da nova exigência, o exame toxicológico era obrigatório apenas para condutores das categorias C, D e E, voltadas principalmente a veículos de carga, transporte de passageiros e combinações de veículos.

Defesa Civil faz alerta para frio que deverá chegar em Ribeirão Preto

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a passagem da primeira frente fria do inverno, que provocará mudanças significativas nas condições do tempo entre esta segunda-feira (22) e quarta-feira (24).

De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a aproximação do sistema meteorológico já favorece a ocorrência de chuvas isoladas nesta segunda-feira, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h.

Nesta semana, o destaque não será para as temperaturas mínimas, mas para as máximas, que permanecerão reduzidas devido à presença constante de nebulosidade e à ausência do aquecimento observado nos últimos dias. Com isso, a sensação de frio deverá persistir ao longo de todo o dia em diversas regiões do estado.

Na capital, por exemplo, as temperaturas mínimas ficarão em torno dos 12°C, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 15°C. Em Sorocaba, os termômetros devem variar entre 12°C e 19°C. Em Ribeirão Preto, região tradicionalmente marcada por temperaturas mais elevadas, a população também sentirá os efeitos da massa de ar frio, com mínimas previstas de 14°C e máximas de 19°C. Já no oeste paulista, o frio será ainda mais intenso. Em Presidente Prudente, a temperatura mínima poderá atingir 9°C, enquanto as máximas deverão ficar em torno dos 16°c.

Na quarta-feria a mínima será de 16ºC, na quinta-feira a mínima cairá para 14ºC, acontece que como há previsão de chuva para estes dias a sensação térmica de frio será maior na população.

Mas o ribeirão-pretano vai sentir frio mesmo na primeira semana de julho onde a mínima da semana toda ficará na média dos 12ºC