Baleia Rossi ingressa frente parlamentar do projeto “Brasil contra as Bets”

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) decidiu integrar Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental que defende o projeto de lei batizado como “Brasil Contra as Bets” (PL 2478/2026 na Câmara e PL 2470/2026 no Senado).

“A situação ficou insustentável. Famílias estão se destruindo por causa do vício em apostas on-line. Tem gente perdendo tudo porque ficou viciada. É um problema de saúde pública já”, disse Baleia Rossi, que é presidente nacional do MDB.

A medida legislativa visa proibir integralmente anúncios, propagandas e patrocínios de apostas esportivas no país. A iniciativa conta com o apoio de deputados federais e sete senadores, unindo parlamentares de diferentes matrizes ideológicas. O projeto de lei “Brasil Contra as Bets” (PL 2478/2026) fundamenta-se, primeiramente, na proibição integral de qualquer forma de publicidade, propaganda ou patrocínio de apostas em território nacional.

Essa proibição abrange meios tradicionais como rádio e TV, além de plataformas de streaming, redes sociais e mecanismos de busca. A restrição estende-se ao patrocínio de clubes esportivos, uniformes, competições e eventos culturais, vedando inclusive a participação de influenciadores, celebridades ou atletas na promoção desses serviços para audiências públicas.

Em segundo lugar, a proposta introduz uma classificação rigorosa para produtos de “risco excessivo”, visando combater o que o autor do projeto denomina “manicômios digitais contemporâneos”.

Sob essa ótica, o projeto condiciona a oferta de jogos à aprovação prévia do Ministério da Saúde e proíbe modalidades cujos resultados sejam definidos por algoritmos ou geradores randômicos sem vínculo com eventos reais e verificáveis, o que inclui jogos de colisão (crash games), caça-níqueis (slots) e roletas automatizadas.

O terceiro ponto central foca na proteção da economia das famílias e de grupos vulneráveis, estabelecendo limites financeiros severos para evitar o superendividamento e o comprometimento da renda básica.

O texto proíbe terminantemente a aceitação de apostas realizadas por meio de cartões de crédito, empréstimos, antecipação salarial ou recursos de benefícios sociais, além de prever o fortalecimento do tratamento da ludopatia no SUS e a obrigatoriedade de ferramentas de autoexclusão e alertas permanentes sobre os riscos de perda patrimonial.

Por fim, o projeto estabelece um regime rígido de sanções e responsabilidade solidária, aplicando multas que variam de R$ 100 mil a R$ 50 milhões por infração para quem descumprir as normas.

A legislação prevê que plataformas digitais, provedores de internet e influenciadores respondam solidariamente caso mantenham conteúdos irregulares após notificação, determinando que o montante arrecadado com as penalidades seja integralmente destinado ao Fundo Nacional de Saúde para custear ações de saúde mental e prevenção ao suicídio.

Botafogo ganha reforços importantes para jogo contra CRB em Santa Cruz

O Botafogo-SP terá reforços importantes para enfrentar o CRB na próxima terça-feira, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. A partida é válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e tem peso direto na luta da equipe para se afastar da zona de rebaixamento.

Os meias Morelli e Thiago Moraes voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão automática. Além deles, Leandro Maciel e Matheus Sales foram liberados pelo departamento médico do clube e também podem reforçar o Pantera diante do time alagoano. A volta do argentino Maciel e de Sales pode abrir disputa por vaga entre os titulares, principalmente porque o jovem Yuri tem agradado ao técnico Claudio Tencati.

O Botafogo-SP chega embalado por duas vitórias importantes na Série B e espera contar com um público maior no Estádio Santa Cruz para o confronto contra o CRB. O bom momento aumenta a expectativa da torcida, já que a partida é considerada fundamental para a sequência do clube na competição nacional.

A briga na parte de baixo da tabela ficou ainda mais apertada após o empate em 2 a 2 entre Cuiabá e Londrina. Com 15 pontos, a equipe paranaense está apenas um ponto atrás de Botafogo-SP e CRB, ambos com 16 pontos. Por isso, uma vitória em casa é considerada essencial para o Pantera abrir distância da zona da degola no Campeonato Brasileiro da Série B.

Vini Jr. assume artilharia da era Ancelotti e repete feitos de Rivaldo, Jairzinho, Romário e Ronaldo em Copas

Vinicius Jr. assumiu a artilharia da era Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira, ao marcar duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, na noite desta quarta-feira (24), pela terceira rodada da Copa do Mundo. Ele chegou a sete gols sob o comando do treinador italiano, superou Estêvão, autor de cinco tentos, e foi eleito o melhor jogador da partida.

À frente da equipe desde meados de 2025, o técnico completou 15 jogos e soma nove vitórias, três empates e três derrotas, com 33 gols marcados – sofreu 12 tentos – em 13 goleadores diferentes. Além de Vini e de Matheus Cunha, que definiu o placar sobre os escoceses e alcançou três gols com Ancelotti, estão: Bruno Guimarães, Gabriel Martinelli, Rodrygo, Casemiro, Lucas Paquetá, Danilo Santos, Igor Thiago (2); Paulo Henrique, Bremer, Rayan e Endrick (1).

Apenas neste Mundial, são quatro gols. Ele balançou as redes em todas as partidas. Além dos dois sobre os escoceses, o atacante anotou no empate por 1 a 1 com o Marrocos, na estreia, e no triunfo por 3 a 0 sobre o Haiti, pela segunda rodada. Isto fez Vini se igualar às lendas Jairzinho (1970), Romário (1994), Ronaldo Fenômeno (2002) e Rivaldo (2002) na lista de atletas que marcaram gols nas três partidas iniciais do torneio.

Na fase de grupos de Copas, Ademir de Menezes é o único brasileiro a superar a marca de quatro gols: fez seis na edição de 1950. Ao lado de Vini com quatro tentos, estão Chico em 1950, Jairzinho em 1970, Ronaldo em 2002 e Neymar em 2014.

Além disso, Vini é o primeiro atleta desde Neymar na edição de 2014 a marcar quatro gols em uma Copa do Mundo. Este número de tentos já o coloca na briga pela artilharia. Está empatado com o norueguês Haaland e o francês Mbappé e atrás do argentino Messi.

Esta é a segunda Copa de Vinicius. Na edição de 2022, foi titular da campanha e estufou as redes na vitória por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, nas oitavas de final. Ao todo, soma cinco gols em Mundiais, empatado com Garrincha, Romário e Zico.

Japão será o advesário do Brasil no mata-mata da Copa do Mundo na próxima segunda-feira

Japão e Suécia empataram em 1 a 1 na noite desta quinta-feira (25), no Estádio de Dallas, nos Estados Unidos, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Maeda abriu o placar para os japoneses, enquanto Elanga deixou tudo igual no segundo tempo. Com o resultado, as duas seleções garantiram vaga na próxima fase da competição.

O empate levou o Japão aos cinco pontos, encerrando a primeira fase na segunda colocação do Grupo F. A Suécia terminou em terceiro lugar, com quatro pontos, mas também avançou de fase. A liderança da chave ficou com a Holanda, que chegou aos sete pontos após vencer a Tunísia, eliminada sem pontuar na Copa do Mundo.

O Japão iniciou a partida ainda com chances de terminar na liderança do grupo, mas viu a Holanda abrir vantagem diante da Tunísia no outro jogo da chave. Em Dallas, japoneses e suecos fizeram um confronto equilibrado, com poucos espaços e muita disputa no meio-campo. A Suécia, que também precisava do resultado para confirmar a classificação, tentou pressionar, mas encontrou dificuldades para superar a marcação japonesa.

Na primeira etapa, Bernhardsson teve boa chance após tabela na entrada da área, mas parou em defesa de Suzuki. O Japão, mesmo com pouca criatividade ofensiva, conseguiu controlar parte das ações e evitou contra-ataques perigosos da Suécia com faltas táticas. Aos 45 minutos, Nakamura recebeu passe de Maeda e finalizou no canto, mas Zetterstrom fez grande defesa. No segundo tempo, Maeda marcou para o Japão, Elanga respondeu para a Suécia, e o empate por 1 a 1 confirmou a classificação das duas seleções na Copa do Mundo.

Ex-jogador do Botafogo de Ribeirão foi preso em São Paulo nesta quarta-feira

O ex-jogador do Botafogo de Ribeirão Preto Leandro Lessa Azevedo, conhecido como Leandro “Guerreiro”, ex-atacante do São Paulo FC, foi preso na manhã desta quarta-feira (24), em São Paulo, em razão de dívida relacionada ao pagamento de pensão alimentícia. Ele chegou a ser encaminhado ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde, Zona Norte da capital paulista, mas foi liberado posteriormente.

De acordo com informações sobre o caso, a prisão ocorreu por meio de um mandado de prisão civil, instrumento previsto na legislação brasileira em situações de inadimplência de obrigação alimentar. Apesar de o ex-atleta ter recebido recentemente uma indenização em uma ação trabalhista contra o São Paulo, o valor foi penhorado pela Justiça para abater débitos de pensão, que ainda não teriam sido totalmente quitados ou teriam novas parcelas em atraso.

A situação financeira de Leandro ganhou repercussão em novembro de 2025, quando o São Paulo FC quitou uma dívida trabalhista antiga com o ex-jogador. O clube depositou R$ 1.960.920,27 referentes a um processo sobre direitos de arena iniciado em 2010. No entanto, o valor não foi repassado diretamente ao atleta, já que a Justiça determinou a penhora da quantia para pagamento de débitos alimentícios.

A ação trabalhista discutia diferenças no percentual pago ao jogador pelas transmissões de partidas entre 2006 e 2007. Leandro alegava ter recebido apenas 5% dos valores devidos, enquanto a legislação vigente à época previa o pagamento de 20%. O Tribunal Superior do Trabalho havia reconhecido o direito do atleta em 2017, mas o pagamento só foi concluído no fim do ano passado, após o encerramento dos recursos apresentados pelo clube.

Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Leandro “Guerreiro” teve passagem marcante pelo futebol brasileiro. Pelo São Paulo FC, atuou nas temporadas de 2006 e 2007, disputando 116 jogos e marcando 16 gols. O atacante fez parte do elenco campeão brasileiro nos dois anos e ficou conhecido por comemorar o título de 2006 subindo em uma das traves do Morumbi e cruzando os punhos em direção à torcida.

Além do São Paulo, Leandro também defendeu clubes como Vasco, Corinthians, Fluminense, Goiás e Grêmio, além de ter atuado no futebol japonês e russo ao longo da carreira.

Leandro foi vice-campeão paulista jogando com a camisa do Botafogo em 2001, a decisão foi contra o Corinthians. Após o término do campeonato o timão comprou em definitivo três jogadores do Pantera, ele, Leandro Guerreiro, Ratinho e o goleiro Doni. A época o Corinthians desembolsou pelos três atletas R$ 2,5 milhões

Após o caso ganhar repercussão nacional, o ex-atleta afirmou nas redes sociais que não está inadimplente com suas obrigações alimentícias.

Ricardo Silva desmente notícia que haverá feriado municipal no jogo Brasil x Japão na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Ribeirão Preto esclarece que é falsa a informação que circula nas redes sociais de que será feriado municipal na próxima segunda-feira, dia 29, em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2026.

O Decreto Municipal nº 122, publicado nesta quarta-feira, dia 23 de junho de 2026, não institui feriado nem ponto facultativo. A medida estabelece, exclusivamente, orientações para o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta, autárquica e fundacional, permitindo, em caráter excepcional, o encerramento antecipado do expediente nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo.

A antecipação do término do expediente seguirá os horários definidos no decreto, de acordo com o horário de cada partida. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores, conforme as regras estabelecidas na própria norma.

Os serviços considerados essenciais e de interesse público, cuja continuidade é indispensável, permanecerão funcionando normalmente, sem interrupções.

A Prefeitura reforça que informações oficiais devem ser consultadas pelos canais institucionais do Município e orienta a população a não compartilhar conteúdos sem confirmação, evitando a propagação de notícias falsas.

CazéTV alcança recorde histórico e supera 18,6 milhões de espectadores simultâneos em jogo da Seleção Brasileira

A transmissão ao vivo da CazéTV, canal comandado por Casimiro Miguel, atingiu um novo marco histórico no streaming esportivo brasileiro. Durante a vitória da Seleção Brasileira, a live chegou a impressionantes 18,6 milhões de espectadores simultâneos nos acréscimos do segundo tempo, superando com folga o recorde anterior de 16,1 milhões, registrado na partida contra o Haiti.

O desempenho da audiência já era expressivo antes mesmo do início da partida. Segundo levantamento do portal Notícias da TV, durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, a transmissão já reunia cerca de 11,7 milhões de internautas conectados. No apito inicial, o número saltou para aproximadamente 14 milhões de dispositivos simultâneos, refletindo a forte expectativa do público para o jogo da Seleção.

O crescimento contínuo da audiência acompanhou o domínio da equipe brasileira em campo. Um dos principais impulsos aconteceu com o gol de Vinícius Júnior, que levou a live para 17,1 milhões de espectadores simultâneos ainda durante a comemoração do jogador.

Pouco depois, o próprio atacante voltou a marcar, o que elevou a audiência para 18,1 milhões de acessos simultâneos. No entanto, o gol foi anulado após revisão do VAR, provocando uma leve queda imediata para 17,7 milhões, até o recorde final ser novamente superado nos minutos decisivos da partida.

O desempenho consolida a força da CazéTV como um dos principais fenômenos de audiência do streaming esportivo no Brasil, redefinindo padrões de consumo de futebol na internet e rivalizando com grandes transmissões da TV tradicional.

Dor nas articulações e músculos pode piorar nos dias frios; entenda por quê

Com a queda das temperaturas, é comum que algumas pessoas relatem aumento de dores musculares e articulares, especialmente quem já convive com quadros como artrose, tendinites, bursites, problemas na coluna ou lesões prévias. Um estudo internacional, que entrevistou 12.627 homens e mulheres, com idades entre 18 e 70 anos, observou associação entre exposição ao frio e queixas musculoesqueléticas, reforçando a percepção de que o clima pode influenciar o desconforto corporal1.

Segundo o Dr. Marcelo Risso, ortopedista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, isso acontece porque, nos dias frios, o corpo tende a contrair mais a musculatura para conservar calor. “Essa contração involuntária pode aumentar a rigidez muscular e articular, reduzindo a mobilidade e favorecendo a sensação de dor, principalmente em pessoas que já têm alguma alteração ortopédica ou inflamatória”, explica.

O especialista ressalta que o frio não é, necessariamente, a causa de doenças nas articulações ou nos músculos, mas pode funcionar como um fator de piora dos sintomas. “Quando há uma condição pré-existente, como desgaste articular, inflamação nos tendões ou dores crônicas, a baixa temperatura pode tornar o desconforto mais perceptível. Por isso, é importante diferenciar uma dor passageira de um quadro persistente ou limitante”, afirma Dr. Risso.

Para reduzir o incômodo, a recomendação é manter o corpo aquecido, evitar longos períodos de imobilidade, praticar atividade física de forma regular e respeitar os limites do corpo. “Movimento é fundamental. Alongamentos leves, caminhadas e fortalecimento muscular ajudam a preservar a função das articulações e diminuem o risco de dor. Mas, se a dor for intensa, frequente, vier acompanhada de inchaço ou atrapalhar as atividades do dia a dia, é importante procurar avaliação médica”, orienta.

Ancelotti celebra atuação sólida, mas pede calma para mata-mata

Uma das perguntas ao técnico Carlo Ancelotti na entrevista coletiva que concedeu em Miami nesta quarta-feira (24), logo após a vitória do Brasil sobre a Escócia, por 3 a 0, foi sobre o que ele diria à população brasileira empolgada para a sequência da Copa do Mundo. O italiano, que até nas respostas bem humoradas mantém a expressão sisuda, desta vez sorriu.

“Calma! Muita calma! [risos]”, disse o treinador.

Não significa que Ancelotti esteja descontente ou desconfiado do time que tem em mãos. Pelo contrário. O técnico da seleção brasileira comemorou a melhor atuação da equipe sob seu comando, que garantiu a classificação aos 16 avos de final do Mundial e a liderança do Grupo C, todo ele sediado nos Estados Unidos.

⚽ Fique por dentro das partidas e resultados. Veja a tabela de pontos por grupos

“Acho que a equipe está sólida, comparando com o primeiro jogo [empate por 1 a 1 com o Marrocos, em Nova Jersey]. Menos erros, mais ritmo, mais efetividade na frente. Temos uma boa impressão. O objetivo era sermos os primeiros [do grupo]. Como se diz no Brasil, pés no chão e vamos preparar o próximo jogo”, declarou o italiano.

“Não estamos perfeitos. Podemos melhorar. Por exemplo, o ritmo com a bola. Podemos ser mais rápidos. Mas estou contente porque a equipe, após o primeiro jogo, melhorou muito. Agora é mata-mata. É preciso ter coração forte”, completou.

Vini e Rayan em alta

Normalmente contido nas análises individuais, Ancelotti, desta vez, rasgou elogios a Vinícius Júnior. Autor de dois gols contra a Escócia, o atacante chegou a quatro na Copa, assumindo a vice-artilharia da competição. Além disso, seis das sete vezes que a seleção canarinho balançou as redes no Mundial tiveram participação direta do camisa 7.

“Não tinha dúvidas de como ele chegaria à Copa. Para ele, é uma honra jogar com a seleção brasileira e está fazendo muito bem. Fez até gol de cabeça, o que é raro para ele. Não sou eu que descobri o Vini. Para mim, ele é top. Um dos melhores do mundo, obviamente”, disse o treinador.

“Ele [Vinícius Júnior] está em uma condição muito boa e acho que a equipe também permite que ele possa estar descansado quando temos a bola. O fato de ele alternar a posição, não [jogando] somente aberto, mas também por dentro, é uma vantagem”, emendou.

Outro que agradou ao italiano foi Rayan. Ele iniciou a partida contra a Escócia como titular, sendo o substituto do também atacante Raphinha, que sofreu uma lesão no posterior da coxa direita e não está à disposição. O camisa 26, nos primeiros minutos do jogo, roubou a bola do zagueiro Scott McKenna e deixou Vinícius Júnior em condições para abrir o placar em Miami.

“[Rayan] Fez um trabalho completo, defensivo e ofensivo, jogou muito bem. Estou muito feliz com a partida que ele jogou. É jovem, trabalha muito e tem qualidade. Acho que ninguém ainda sabe seu nível, onde ele pode chegar”, destacou Ancelotti, que deve manter o ex-atacante do Vasco, atualmente no Bournemouth (Inglaterra), entre os titulares.

Próximo desafio

O próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo será conhecido nesta quinta-feira (25), com a definição do Grupo F, que reúne Holanda, Japão, Suécia e a já eliminada Tunísia. A seleção canarinho terá pela frente o segundo colocado na chave, em duelo na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

“Os três [com chances de classificação] têm qualidades diferentes. A Holanda é mais experiente, mas o Japão, sobretudo antes da Copa, teve resultados muito bonitos nos amistosos. E a Suécia tem grande potencial à frente”, finalizou o italiano.

Brasil joga bom futebol e se classifica em primeiro no grupo na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira finalmente convenceu na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (24), o Brasil derrotou a Escócia por 3 a 0, em Miami, pela terceira e última rodada do Grupo C, garantindo a liderança da chave e a classificação às oitavas de final com sete pontos conquistados.

Após estrear com empate diante do Marrocos por 1 a 1 e vencer o Haiti por 3 a 0 em uma atuação irregular, a equipe comandada por Carlo Ancelotti apresentou seu melhor futebol no Mundial. Com domínio das ações durante os 90 minutos, a Seleção confirmou o primeiro objetivo na competição: avançar em primeiro lugar do grupo.

O grande destaque da partida foi Vinícius Júnior. O atacante marcou dois gols e chegou ao quarto na Copa do Mundo, entrando definitivamente na disputa pela artilharia do torneio. Além disso, o camisa 7 balançou as redes pela terceira partida consecutiva, feito alcançado anteriormente por apenas quatro jogadores da história da Seleção Brasileira em Mundiais: Jairzinho, Romário, Ronaldo e Rivaldo, todos campeões do mundo.

Com participação direta em seis dos sete gols marcados pelo Brasil na competição, Vinícius Júnior se consolida como a principal referência ofensiva da equipe. Na corrida pela artilharia, o brasileiro aparece logo atrás de Lionel Messi, da Argentina, que soma cinco gols no torneio.

Outro momento marcante da vitória brasileira foi o retorno de Neymar. Recuperado de uma lesão grau dois na panturrilha direita, o camisa 10 entrou no segundo tempo e atuou por cerca de 20 minutos. A partida marcou o primeiro jogo do atacante pela Seleção Brasileira desde outubro de 2023, aumentando a expectativa dos torcedores para a sequência da Copa do Mundo.

Já a Escócia encerrou sua participação na fase de grupos com três pontos e saldo negativo de dois gols. Agora, os escoceses aguardam os demais resultados para saber se conseguirão avançar às oitavas de final como uma das melhores seleções terceiras colocadas, o que representaria uma classificação histórica para o país.