Câmara de Ribeirão cassa mandato de vereador em Ribeirão Preto

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou nesta quarta-feira (20) a cassação do mandato do vereador Lincoln Fernandes por quebra de decoro parlamentar. A decisão ocorreu após votação em sessão extraordinária convocada para analisar o relatório final da Comissão Processante, que investigava denúncias de suposta prática de “rachadinha” no gabinete do parlamentar.

O parecer elaborado pela relatora da comissão, a vereadora Judete Zilli, apontou indícios de que ex-assessores teriam devolvido parte dos salários ao vereador. Segundo o relatório, depoimentos, movimentações bancárias, transferências financeiras e pagamentos de despesas pessoais sustentaram a conclusão de que houve violação ao decoro parlamentar. O documento também citou suspeitas relacionadas ao pagamento do aluguel de uma chácara onde Lincoln Fernandes residia.

A defesa de Lincoln Fernandes negou as acusações e afirmou durante o processo que não existiam provas concretas de exigência de devolução salarial por parte dos assessores. Os advogados do parlamentar também alegaram perseguição política e questionaram a interpretação das provas apresentadas pela Comissão Processante.

O processo de cassação teve início após denúncia protocolada no começo de 2026 e ganhou repercussão política em Ribeirão Preto nos últimos meses. A Comissão Processante realizou oitivas com testemunhas, analisou documentos e ouviu ex-servidores ligados ao gabinete do vereador antes da conclusão do relatório final.

A sessão que definiu a cassação foi acompanhada por apoiadores, opositores e representantes da imprensa. Com a perda do mandato, a Câmara Municipal deverá convocar o suplente da legenda para assumir a cadeira no Legislativo municipal nos próximos dias. O caso segue repercutindo no cenário político de Ribeirão Preto e pode gerar novos desdobramentos judiciais.

Remédio para colesterol é proibido pela Anvisa; veja se você tem em sua casa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu nesta segunda-feira (18) a comercialização, distribuição e uso de medicamentos após identificar problemas em lotes específicos de produtos fabricados pelos laboratórios Hypofarma e Cimed.

Entre os produtos afetados está o medicamento Fosfato Dissódico de Dexametasona 4 mg/ml solução injetável, da Hypofarma, utilizado como corticoide anti-inflamatório. Segundo a empresa, o recolhimento voluntário do lote 25091566 foi realizado após a identificação de escurecimento da solução quando o produto é diluído em associação com determinados medicamentos.

Já a Cimed informou o recolhimento voluntário do lote 2424299 dos medicamentos Atorvastatina cálcica 40 mg e Rosuvastatina 20 mg, indicados para controle do colesterol. De acordo com a fabricante, houve suspeita de mistura de embalagens, com cartuchos de Rosuvastatina encontrados em lote identificado como Atorvastatina. Diante da ocorrência, a Anvisa determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso dos produtos pertencentes ao lote citado.

Além das medidas envolvendo medicamentos industrializados, a agência sanitária também anunciou a apreensão e a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de diversos medicamentos e fitoterápicos sem registro, notificação ou cadastro sanitário regular no país.

  • Composto Cura Tudo
  • Composto Anti-álcool
  • Garrafada Cura Tudo
  • Ki Sinusite/Rinite
  • Composto Saúde do Homem
  • Composto Tira Fumo
  • Composto para Diabetes
  • Composto Taradão
  • Composto para Psoríase
  • Garrafada do Seu Geraldo 

A medida também vale para todos os lotes dos fitoterápicos da marca Status Verde:

  • Composto Anti-Diabetes
  • Valeriana Composta
  • Erva Baleeria
  • 7 Magnésios 

Seleção Brasileira é convocada para a Copa do Mundo com goleiro do Botafogo de Ribeirão na lista

O técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou, no final da tarde desta segunda-feira (18) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a relação de 26 convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo. E a grande novidade foi a presença do nome do atacante Neymar. Aos 34 anos de idade, o camisa 10 do Santos disputará o quarto Mundial de sua carreira (depois de 2014, 2018 e 2022).

Convocados

Goleiros: Alisson (Liverpool), Weverton (Grêmio) e Ederson (Fenerbahçe).

Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Bremer (Juventus), Danilo (Flamengo), Douglas Santos (Zenit), Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Léo Pereira (Flamengo), Marquinhos (PSG) e Wesley (Roma).

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Danilo (Botafogo), Fabinho (Al-Ittihad) e Lucas Paquetá (Flamengo).

Atacantes: Endrick (Lyon), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Thiago (Brentford), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Neymar (Santos), Rayan (Bournemouth), Vinicius Júnior (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).

Surpresas

A maior surpresa da convocação foi a presença do goleiro Weverton, que marcou época pelo Palmeiras, mas que atualmente defende o Grêmio. Ele desbancou na disputa nomes como Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians). Weverton foi goleiro do Botafogo de Ribeirão em 2010, foi campeão do torneio Troféu Interior. Em 23 jogos vestiu a camisa tricolor 22 vezes.

Uma ausência sentida foi a do centroavante João Pedro. O atacante formado no Fluminense, mas que atualmente defende o Chelsea (Inglaterra), não conseguiu aproveitar as oportunidades dadas por Ancelotti a ele.

Neymar

Neymar defendeu a seleção brasileira pela última vez no dia 17 de outubro de 2023. Naquela oportunidade, o Brasil, que era comandado pelo técnico Fernando Diniz, foi derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai, em Montevidéu, em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. A lembrança deste jogo é de amarga lembrança para o atacante, que deixou o gramado ainda no primeiro tempo por causa de uma lesão.

Desta forma, a convocação desta segunda-feira é a primeira do camisa 10 do Santos para a seleção brasileira sob o comando do italiano Carlo Ancelotti.

Jogos preparatórios

Antes do início da Copa de 2026 o Brasil fará duas partidas preparatórias. A primeira servirá como despedida da torcida brasileira antes da disputa do Mundial. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 18h30 (horário de Brasília).

Depois, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland.

Brasil na Copa

O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h. Na segunda rodada, a seleção brasileira encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 21h30 do dia 19 de junho. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h.

Brasil x Marrocos
Data: 13 de junho
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)

Brasil x Haiti
Data: 19 de junho
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)

Brasil x Escócia
Data: 24 de junho
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: Hard Rock Stadium, em Miami (EUA)

Maio Roxo. Diarreia persistente e dor abdominal podem indicar doenças inflamatórias intestinais, alertam especialistas

A campanha Maio Roxo chama atenção em todo o país para a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. A mobilização, promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e outras instituições de saúde, busca ampliar o conhecimento da população sobre os sintomas, fatores de risco e tratamentos disponíveis. No Brasil, estima-se que cerca de 0,1% da população conviva com algum tipo de inflamação intestinal crônica, condição que pode comprometer significativamente a qualidade de vida quando não diagnosticada precocemente.

Segundo especialistas, os sintomas mais comuns das doenças inflamatórias intestinais incluem diarreia persistente, dores abdominais, perda de peso, anemia, sangramentos intestinais e fadiga constante. A médica Mariane Savio, integrante da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, destaca que muitos pacientes acabam ignorando os sinais iniciais, o que pode atrasar o início do tratamento. A orientação é procurar rapidamente um gastroenterologista ou coloproctologista diante de sintomas intestinais recorrentes, especialmente quando persistem por mais de quatro semanas.

O diagnóstico das DIIs geralmente envolve exames como colonoscopia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia, fundamentais para identificar o grau e a localização da inflamação intestinal. Enquanto a retocolite ulcerativa afeta principalmente o reto e o cólon, a doença de Crohn pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao ânus, provocando complicações como fissuras, fístulas e inflamações profundas na parede intestinal. Especialistas alertam que a demora no acesso a exames e consultas ainda é um dos principais obstáculos para o diagnóstico precoce no Brasil.

O tratamento das doenças inflamatórias intestinais é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo medicamentos específicos e acompanhamento especializado. Em casos mais graves, pacientes podem necessitar do uso de bolsa de colostomia. Além disso, fatores como estresse, tabagismo e consumo excessivo de alimentos ultraprocessados estão entre os possíveis agravantes estudados pela medicina. A campanha Maio Roxo também reforça a importância da prevenção, da alimentação equilibrada e do acompanhamento médico para reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Defesa Civil encerra treinamento da Operação SP Sem Fogo em Ribeirão Preto

A Defesa Civil do Estado de São Paulo encerrou, nesta semana, em Ribeirão Preto, os treinamentos regionais da Operação SP Sem Fogo. A capacitação reuniu, durante dois dias, representantes de 25 municípios da região, produtores rurais, agentes municipais e autoridades locais, com o objetivo de reforçar as ações de prevenção e preparação para o período de estiagem.

Realizado no campus da USP de Ribeirão Preto, o treinamento contou com atividades teóricas e práticas voltadas ao atendimento de ocorrências, combate inicial a incêndios em vegetação, uso de equipamentos operacionais e atuação integrada entre os órgãos envolvidos. No segundo dia, agentes de Defesa Civil e produtores rurais participaram de exercícios práticos para operação dos equipamentos utilizados no enfrentamento a incêndios florestais.

A iniciativa também contemplou produtores rurais de assentamentos da região, que receberam orientações preventivas e kits estiagem ao fim das atividades. A ação busca ampliar a preparação de comunidades mais vulneráveis aos impactos da seca e dos incêndios em áreas de vegetação.

Como parte do reforço à estrutura operacional dos municípios, a Defesa Civil Estadual entregou kits de combate a incêndios, totalizando 1.025 itens destinados ao apoio das cidades participantes.

A programação incluiu ainda uma reunião com prefeitos e autoridades regionais para alinhamento das estratégias de prevenção, monitoramento e resposta às ocorrências relacionadas à estiagem, fortalecendo a integração entre Estado e municípios no enfrentamento aos incêndios em vegetação.

Corrida noturna de rua neste sábado (16) interdita trânsito em Ribeirão

A RP Mobi informa que, neste sábado, 16 de maio, das 17h às 20h, em razão da realização da corrida “Botafogo Night Run”, haverá interdições nas ruas próximas ao Estádio Santa Cruz e na Avenida Maurílio Biagi. O evento esportivo contará com percursos de 3 km, 5 km e 10 km.

A corrida noturna terá largada e chegada no Estádio Santa Cruz, e a segurança e o monitoramento do percurso serão realizados por agentes de trânsito, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.

A recomendação da RP Mobi é que os condutores evitem trafegar pelas vias próximas aos locais interditados entre o final da tarde e o início da noite. A previsão é que a liberação das vias para o tráfego de veículos comece a partir das 19h30.

Os ônibus do transporte coletivo urbano farão desvios em vias próximas aos trechos interditados. Os pontos de parada localizados nas ruas e avenidas que fazem parte do percurso da corrida poderão ficar desativados durante o evento.

Para garantir maior segurança viária, será necessária a interdição dos retornos da Avenida Maurílio Biagi próximos ao cruzamento com a Avenida Leão XIII, além do fechamento total da ponte do Complexo Brasil Salomão (que interliga as avenidas Leão XIII e Carlos Eduardo de Gasperi Consoni). Além disso, os acessos ao Estádio Santa Cruz a partir da Avenida Costábile Romano também serão interditados.

Confira a ordem do percurso com locais que serão interditados para a corrida:

– Avenida Sebastião Venturi

– Pista Bairro/Centro da Avenida Maurílio Biagi

– Retorno antes da loja Havan

– Pista Centro/Bairro da Avenida Maurílio Biagi

– Retorno antes do cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy

– Pista Bairro/Centro da Avenida Maurílio Biagi

– Avenida Sebastião Venturi

Rotas alternativas:

• Quem vem da pista Bairro/Centro da Avenida Maurílio Biagi deve virar à direita na Avenida Leão XII e seguir o destino de interesse.

• Para quem vem da Avenida Leão XIII deve virar à direita na Rua Professor José Loureiro Jr., à direita na Rua Ovídeo José de Faria para acessar a Avenida Costábile Romano.

Mais recomendações:

Respeite a sinalização de trânsito;

Obedeça às orientações dos agentes da RP Mobi;

Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações das interdições.

Informações sobre bloqueios estão sujeitas a alterações sem Aviso prévio, conforme outros fatores de momento, sempre priorizando a segurança de todos os usuários da via, principalmente a dos pedestres.

Vacinação é o ‘quarto pilar’ para a saúde do coração, aponta especialista do Sabin

Em um cenário onde o controle da pressão arterial, do diabetes e do colesterol são vistos como a base para a saúde cardiovascular, um novo protagonista ganha destaque: a vacinação. A imunização deve ser considerada o “quarto pilar” fundamental na proteção do coração, afirmou o consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Alexandre Cunha, durante o II Summit Vacinas, encontro científico realizado pelo Sabin no último sábado (25).
 

A análise reforça um movimento global, endossado por estudos da Sociedade Europeia de Cardiologia, que posiciona a imunização como uma intervenção tão ou mais importante quanto os tratamentos tradicionais.
 

O elo entre infecções e problemas cardíacos é direto. “Infecções respiratórias, como a gripe, são eventos inflamatórios e trombogênicos, ou seja, aumentam a formação de coágulos e a inflamação sistêmica, elevando drasticamente o risco de um infarto ou AVC”, explica Cunha. “Estudos demonstram que vacinar um paciente pós-infarto contra a gripe reduz a mortalidade por todas as causas em até 45%. A eficácia é comparável à de medicamentos amplamente utilizados, como as estatinas.”
 

A proteção, detalha o médico, vai muito além da gripe. Vacinas conjugadas contra o pneumococo (como a PNV13 e a PNV20), o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o herpes zoster (cobreiro) são aliadas poderosas na proteção de adultos, principalmente idosos e pacientes com comorbidades.
 

Embora a vacinação seja recomendada para toda a população, Alexandre Cunha destaca que seu benefício é ainda mais expressivo em pacientes com condições crônicas ou idade avançada.
 

“A intenção é vacinar toda a população, incluindo indivíduos saudáveis; no entanto, o benefício é maior em pacientes de alto risco, pois a redução de eventos cardiovasculares é mais expressiva. Além de diminuir hospitalizações, a imunização é crucial para a manutenção da autonomia e da qualidade de vida na terceira idade, pois a prevenção de infecções evita descompensações clínicas que podem acelerar o declínio funcional desses pacientes”, explica o médico, reforçando que a imunização deve ser entendida como parte da estratégia de cuidado integral.
 

Manter o calendário vacinal atualizado é uma das medidas mais eficazes para proteção individual e coletiva, com impacto direto na promoção do envelhecimento saudável.

Roger Machado é demitido do São Paulo após eliminação na Copa do Brasil

O São Paulo FC anunciou na noite desta quarta-feira a demissão do técnico Roger Machado após a eliminação da equipe para o Esporte Clube Juventude na Copa do Brasil. O Tricolor foi derrotado por 3 a 1 no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, resultado que aumentou a pressão sobre o treinador e culminou em sua saída do comando da equipe.

Roger Machado deixa o clube depois de apenas 17 partidas no comando. Durante sua passagem, o treinador acumulou sete vitórias, quatro empates e seis derrotas, com aproveitamento abaixo das expectativas da diretoria e da torcida. Apesar de manter o São Paulo no G-4 do Campeonato Brasileiro e na liderança do grupo na Copa Sul-Americana, a eliminação precoce na Copa do Brasil foi considerada decisiva para a mudança no comando técnico.

Em entrevista após a partida, o executivo de futebol Rui Costa afirmou que a continuidade do trabalho aumentaria ainda mais a pressão interna e externa sobre o clube. Agora, o São Paulo inicia a busca por um novo treinador — o terceiro apenas na temporada 2026. Roger havia assumido a equipe em março, após a saída de Hernán Crespo.

Ribeirão Preto supera média nacional em tratamento contra o tabagismo

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta quinta-feira (14) uma série de ações educativas de combate ao tabagismo em unidades de saúde do município. As primeiras atividades acontecem a partir das 13h30 nas UBSs Vila Mariana e Simioni, além da USF Avelino Alves Palma, com orientações à população sobre os riscos do cigarro, doenças relacionadas ao tabaco, impactos do fumo passivo e os tratamentos gratuitos disponíveis para quem deseja parar de fumar.

As atividades serão conduzidas pelo Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão e Diabetes, formado por enfermeiros, nutricionista, psicóloga e educador físico. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 527 pessoas participaram do tratamento antitabagismo na rede municipal em 2025 e, deste total, 53% conseguiram abandonar o cigarro durante o acompanhamento, índice acima da média nacional, estimada em cerca de 30%.

Apesar da intensificação das ações ao longo de maio, mês em que é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, o programa funciona durante todo o ano em unidades de referência do município. Para participar do tratamento, os interessados devem procurar uma das unidades cadastradas para realizar a inscrição. Após o cadastro, os pacientes passam por sessões de acolhimento em grupo, com acompanhamento multiprofissional e suporte durante todo o processo de cessação do tabagismo.

Unidades de referência:

• Ambulatório de Tabagismo CSE Sumarezinho
Rua Terezina, 690 – Sumarezinho
Agendamento: procurar pessoalmente a equipe de enfermagem da sala 30

• Ambulatório de Tabagismo NGA-59
Rua Minas, 895 – Campos Elíseos
Agendamento: procurar pessoalmente o balcão da Pneumologia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

• CEREST
Rua Visconde de Inhaúma, 68 – Centro
Agendamento: dirigir-se pessoalmente ao balcão da recepção, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

• CAPS II Centro Sul
Rua Paulo de Frontim, 1850 – Vila Guiomar
Agendamento: dirigir-se pessoalmente ao balcão da recepção, das 7h às 19h

Monja Coen se apresenta em Ribeirão Preto com palestra sobre equilíbrio emocional e espiritualidade

O Multiplan Hall recebe no próximo dia 31 de maio, domingo, às 20h, uma das maiores
referências em espiritualidade, equilíbrio emocional e desenvolvimento humano do
Brasil: Monja Coen. As portas da casa serão abertas às 18h para receber o público que
busca uma experiência de reflexão, paz interior e aprendizado em plena noite de
domingo.
Reconhecida nacionalmente por sua maneira leve, profunda e acessível de abordar
temas como ansiedade, relações humanas, felicidade, propósito de vida e inteligência
emocional, Monja Coen arrasta multidões por onde passa. Com décadas dedicadas ao
zen-budismo, ela se tornou uma das vozes mais influentes do país quando o assunto é
espiritualidade aplicada ao cotidiano moderno.
Além de missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo japonês, Monja Coen
também é escritora best-seller, palestrante e presença constante em programas de
televisão, podcasts e grandes eventos corporativos e culturais pelo Brasil. Seu
conteúdo conquista diferentes gerações justamente pela capacidade de transformar
ensinamentos milenares em reflexões práticas para o dia a dia.
A palestra em Ribeirão Preto promete momentos de acolhimento, inspiração e
conexão humana, trazendo mensagens sobre como lidar com os desafios da vida
contemporânea, encontrar equilíbrio em meio à correria e desenvolver uma mente
mais serena e consciente.
A expectativa da organização é receber um grande público no Multiplan Hall, que vem
se consolidando como um dos principais espaços de entretenimento, cultura e
experiências da região, oferecendo conforto, estrutura moderna, climatização e
praticidade ao público.
Os ingressos estão à venda exclusivamente pela Ticketmaster Brasil.
A organização reforça ainda um alerta importante ao público: não existem sites
parceiros autorizados para venda de ingressos do evento. Qualquer anúncio ou
plataforma alegando parceria com o evento deve ser desconsiderado. Para evitar
golpes e problemas com ingressos falsos, a recomendação é adquirir entradas apenas
pelos canais oficiais da Ticketmaster Brasil.