Veja que vai funcionar no feriado prolongado de de Corpus Christi em Ribeirão

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que os serviços essenciais funcionarão normalmente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 4 de junho. As repartições públicas municipais permanecerão fechadas na quinta (4) e na sexta-feira (5), ponto facultativo, retomando o atendimento na próxima segunda-feira (8), às 8h.

Confira o que abre e o que fecha durante o período:

Saúde

Atendimento 24 horas:

UPA Leste – Avenida 13 de Maio, 353 – Jardim Paulistano

UPA Norte – Avenida Euclydes de Figueiredo, 295 – Adelino Simioni

UPA Oeste – Rua Teresina, 678 – Sumarezinho

Pronto Atendimento Vila Virgínia – Rua Franco da Rocha, 1.270

CAPS IV – Avenida Jerônimo Gonçalves, 466 – Centro

A UBS Bonfim Paulista/Mamoru Kobayashi permanecerá fechada na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5), com atendimento no fim de semana, das 8h às 18h.

Transporte

No feriado de Corpus Christi, os ônibus circularão com horários de domingo.

Funcionamento dos postos de atendimento:

Central de Vendas e Benefícios (Rua Tibiriçá, 600): fechada apenas no feriado;

Atendimento telefônico (0800 16 16 001): das 6h às 23h;

Terminal Dra. Evangelina: das 6h às 23h;

Terminais de bairro: das 8h às 12h;

Terminal Ribeirão Shopping: das 6h às 18h;

Terminal HC: das 6h às 12h.

Trânsito

O atendimento presencial na sede da RP Mobi (protocolos e pátio) estará suspenso nos dias 4 e 5 de junho, retornando na segunda-feira (8), às 8h.

Os atendimentos de emergência funcionarão 24 horas pelos telefones 118 ou (16) 3934-9500.

Assistência Social

Os serviços de abordagem social e acolhimento funcionarão normalmente durante todo o feriado.

Solicitações emergenciais podem ser feitas pelo FAS – Fale Assistência Social, pelos telefones 161 ou 0800 773 0161.

Saerp

As equipes da Saerp atuarão em regime de plantão para atendimentos emergenciais.

A Central de Atendimento funcionará normalmente, todos os dias, pelo telefone 0800 115 0115.

Meio Ambiente

Os parques municipais funcionarão normalmente durante o feriado prolongado.

O Bosque e Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto estará aberto para visitação das 9h às 16h30, com entrada gratuita. Na segunda-feira (8), o espaço permanecerá fechado para manutenção, retomando as atividades normalmente na terça-feira (9).

Infraestrutura

Coleta de lixo: funcionamento normal durante todo o feriado;

Ecopontos: funcionamento normal, das 7h às 19h;

Emergências: atendimento pelo SAM – Serviço de Atendimento ao Munícipe, telefone 156.

Poupatempo

A unidade permanecerá fechada apenas no feriado de Corpus Christi, retomando o atendimento normal na sexta-feira (5), das 9h às 17h.

Segurança

Guarda Civil Metropolitana: atendimento 24 horas pelo telefone 153;

Defesa Civil: atendimento 24 horas pelo telefone 199.

Corpus Christi 2026: veja onde é feriado, quem tem direito à folga e regras para trabalhar na data

O Corpus Christi será celebrado na próxima quinta-feira, 4 de junho, e gera dúvidas em todo o país sobre folga, funcionamento do comércio e direitos dos trabalhadores. Embora a data seja uma das mais tradicionais do calendário católico, o governo federal considera o Corpus Christi como ponto facultativo em 2026, assim como a sexta-feira (5). No entanto, estados e municípios têm autonomia para decretar a data como feriado oficial, o que altera as regras para empresas e trabalhadores.

Segundo especialistas em Direito do Trabalho, a legislação brasileira permite que cada município e estado defina se o Corpus Christi será tratado como feriado ou apenas ponto facultativo. Isso significa que uma cidade pode ter comércio fechado e expediente suspenso, enquanto municípios vizinhos mantêm funcionamento normal. Nas localidades onde a data é considerada feriado, empregados contratados pelo regime CLT que forem convocados para trabalhar devem receber pagamento em dobro ou compensação prevista em acordo coletivo.

O advogado trabalhista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), João Pedro Marsillac, alerta que o descumprimento dessa obrigação pode gerar ações judiciais, denúncias aos sindicatos e até reclamações ao Ministério do Trabalho. Já estagiários podem atuar durante o feriado, desde que haja supervisão de um funcionário responsável, conforme determina a Lei do Estágio. Trabalhadores autônomos, profissionais contratados como Pessoa Jurídica (PJ) e Microempreendedores Individuais (MEI) não possuem restrições para prestar serviços na data, uma vez que não mantêm vínculo empregatício regido pela CLT.

Capitais onde Corpus Christi é feriado

  • Aracaju (SE)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Boa Vista (RR)
  • Campo Grande (MS)
  • Cuiabá (MT)
  • Curitiba (PR)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • Goiânia (GO)
  • Macapá (AP)
  • Maceió (AL)
  • Manaus (AM)
  • Natal (RN)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Salvador (BA)
  • São Luís (MA)
  • São Paulo (SP)
  • Teresina (PI)
  • Vitória (ES)

Capitais onde Corpus Christi é ponto facultativo

  • Belém (PA)
  • João Pessoa (PB)
  • Palmas (TO)
  • Porto Alegre (RS)
  • Porto Velho (RO)
  • Rio Branco (AC)

Em Pernambuco, o governo estadual transferiu oficialmente o ponto facultativo de Corpus Christi para o dia 23 de junho, véspera das comemorações de São João.

A celebração de Corpus Christi é uma das mais importantes da Igreja Católica e homenageia a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. Em diversas cidades brasileiras, a data é marcada por missas, procissões e a tradicional confecção dos tapetes coloridos que atraem milhares de fiéis todos os anos.

Obesidade infantil em Ribeirão Preto: 40% das consultas especializadas são perdidas por faltas

No Dia Nacional de Combate à Obesidade Infantil, celebrado nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Ribeirão Preto faz um alerta sobre a importância do acompanhamento médico e multidisciplinar de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que 40% das consultas agendadas no Núcleo de Obesidade Infantil (NOBIN) entre janeiro e maio deste ano não foram realizadas devido à ausência dos pacientes. Das 152 consultas marcadas no período, 62 registraram faltas, comprometendo o tratamento e o monitoramento da saúde infantil.

O cenário acende um sinal de alerta diante dos números da obesidade infantil em Ribeirão Preto. De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em 2025, 2.301 crianças entre 5 e 9 anos apresentam sobrepeso e outras 2.134 já estão com obesidade. Entre adolescentes de 10 a 19 anos, são 3.681 casos de sobrepeso e 3.276 de obesidade. Segundo o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, a ausência às consultas representa uma oportunidade perdida de intervenção precoce. Os pacientes atendidos pelo NOBIN já passaram por acompanhamento na Atenção Primária à Saúde e são encaminhados ao serviço especializado quando o excesso de peso persiste por pelo menos seis meses.

Criado pela Prefeitura de Ribeirão Preto no final de 2025, o Núcleo de Obesidade Infantil reúne uma equipe formada por nutróloga, nutricionista, psicólogo e educador físico para oferecer tratamento especializado e acompanhamento familiar. A médica nutróloga Valéria Moro destaca que a obesidade infantil é uma doença crônica e multifatorial, associada a riscos futuros como diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado, problemas ortopédicos e alguns tipos de câncer. A Secretaria da Saúde reforça que pais e responsáveis devem comparecer às consultas agendadas ou comunicar previamente eventuais impossibilidades, permitindo que as vagas sejam destinadas a outros pacientes que aguardam atendimento.

Maratona Oficial de Ribeirão Preto lança campanha de doação de sangue com inscrições gratuitas para atleta

A Maratona Oficial de Ribeirão Preto inicia mais uma edição de sua tradicional campanha de incentivo à doação de sangue, ação que já se consolidou como uma das principais iniciativas sociais ligadas ao evento esportivo. Em 2025, a mobilização contribuiu para salvar cerca de 800 vidas, por meio das doações realizadas por atletas e pela população.

Neste ano, a campanha ganha ainda mais força com a parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, responsável pelo abastecimento de sangue para diversas cidades da região e do estado de São Paulo.

A partir desta quarta-feira, os 200 primeiros participantes que comparecerem ao hemocentro e comprovarem a visita terão direito a uma inscrição gratuita para a Maratona Oficial de Ribeirão Preto. Para garantir o benefício, é necessário enviar o comprovante de comparecimento ao WhatsApp da organização e aguardar a confirmação.

A campanha não exige a doação no momento da ação, mas estabelece um critério importante: o participante deve ter realizado ao menos uma doação de sangue entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2026.

A proposta é ampliar o alcance da conscientização e reforçar os estoques de sangue, que frequentemente operam em níveis abaixo do ideal e aumentar o número de doadores recorrentes. Além disso, a iniciativa fortalece o papel social da maratona, que vem se posicionando como mais do que um evento esportivo.

Com crescimento nacional e internacional, a Maratona Oficial de Ribeirão Preto reuniu, em sua última edição, atletas de todos os estados brasileiros e participantes de mais de oito países, consolidando-se como uma das principais provas de corrida de rua do calendário nacional.

A expectativa da organização é repetir o impacto dos anos anteriores e ampliar ainda mais o número de vidas salvas, conectando esporte, saúde pública e solidariedade.

Renovação de contrato deixa Claudio Tencati mais fortalecido no Botafogo podendo exigir mais do elenco

O Botafogo acertou ao manter o técnico Claudio Tencati no comando da equipe e ampliar seu contrato até dezembro de 2027. A decisão da diretoria mostra confiança no trabalho do treinador e representa um movimento importante para dar estabilidade ao projeto esportivo do clube em meio a um momento de pressão na Série B do Campeonato Brasileiro.

No entanto, a renovação não significa, necessariamente, permanência garantida até o fim do vínculo. A própria história recente da Botafogo S/A mostra que contratos longos não impediram mudanças no comando técnico. Em sete anos e meio de gestão, o clube acumulou quase 20 treinadores, demonstrando pouca continuidade no departamento de futebol.

A extensão contratual ocorreu após uma nova investida da Chapecoense pelo treinador. O clube catarinense já havia tentado contratar Tencati anteriormente, mas voltou à carga com uma proposta financeiramente mais atrativa. Diante do interesse e do desempenho irregular do Pantera na Série B, a diretoria se movimentou rapidamente para assegurar a permanência do comandante. O próprio Tencati, em determinados momentos, chegou a questionar seu trabalho à frente da equipe.

Ainda assim, a escolha de mantê-lo parece coerente e o deixa mais fortalecido no clube. Claudio Tencati tem histórico vencedor, acumula acessos na carreira e é reconhecido por trabalhos construídos a médio e longo prazo. O problema do Botafogo, hoje, não parece ser treinador. Jogadores que deveriam assumir protagonismo não têm correspondido, enquanto boa parte do elenco apresenta desempenho abaixo do nível exigido pela competição. A maioria são jogadores de Série C e D, outros foram contratados lesionado e alguns sem atividade no futebol, ou seja, parados.

Outro fator relevante é o mercado. Caso Tencati deixasse o clube neste momento, dificilmente o Botafogo encontraria um treinador do mesmo nível livre no mercado. Em vez de repetir a troca constante de técnicos, talvez seja hora de corrigir erros recorrentes na montagem do elenco, evitando apostas em atletas sem ritmo de jogo, lesionados ou com desempenho recente abaixo da exigência da Série B.

A renovação de Claudio Tencati também pode ser interpretada como um recado interno ao elenco. Com o novo contrato, o treinador ganha respaldo e chega fortalecido nos bastidores, enquanto a cobrança tende a aumentar sobre jogadores que ainda não conseguiram entregar o esperado dentro de campo.

Editorial Wilson Rocha

Fim de semana com ventos fortes e chuva na região de Ribeirão Preto

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de chuvas intensas e rajadas de vento em diversas regiões paulistas entre sábado (23) e domingo (24), em decorrência da atuação de um sistema de baixa pressão na costa do Estado. As condições meteorológicas aumentam o risco de transtornos como alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Também há previsão de ventos moderados a fortes em diferentes regionais do Estado. As rajadas devem ocorrer com intensidade moderada nas regiões de Campinas, Araraquara, São José dos Campos, Registro, Franca, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Barretos. Já nas regionais de Presidente Prudente, Itapeva, Araçatuba, Marília, Bauru, Sorocaba, Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista, os ventos podem atingir maior intensidade, aumentando o risco de queda de árvores e danos em estruturas mais vulneráveis.

Os maiores volumes de chuva são previstos para as regionais de Presidente Prudente, Itapeva, Araçatuba, Marília, Bauru, Sorocaba, Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Registro, São José dos Campos, Campinas e Araraquara. Nas regionais de São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, a previsão indica acumulados moderados.

Alerta – Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1

A fabricante Ypê divulgou um novo comunicado oficial com orientações aos consumidores que possuem em casa produtos da marca identificados com lote final 1, envolvidos recentemente em um caso investigado por possível contaminação. A recomendação da empresa é para que os itens não sejam utilizados nem descartados até a conclusão das análises conduzidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a empresa, os produtos envolvidos incluem lava-roupas líquido, lava-louças líquido e desinfetantes. A orientação é que os consumidores armazenem os itens em local adequado enquanto aguardam novas instruções dos órgãos sanitários. A Ypê informou ainda que continua realizando o ressarcimento dos produtos para os clientes que desejarem, mediante solicitação pelos canais oficiais da marca ou por meio de formulário disponível no site da empresa.

Em nota, a fabricante afirmou que já notificou toda a cadeia de distribuição e os estabelecimentos comerciais para que os produtos abrangidos sejam imediatamente separados e retirados da exposição para venda. A companhia destacou ainda que segue colaborando com as autoridades sanitárias, fornecendo documentos, análises técnicas e informações necessárias para o esclarecimento do caso.

A empresa reforçou no comunicado que mantém o compromisso com a qualidade, a segurança dos consumidores e a responsabilidade sanitária. “A Ypê reitera seu compromisso histórico e inegociável com a transparência e a segurança dos consumidores”, informou a marca em trecho da nota oficial.

Comercial vai concentrar sua torcida nas arquibancadas cobertas e cativas na Copa Paulista

O Comercial Futebol Clube irá liberar apenas o setor de arquibancadas cobertas do estádio Estádio Dr. Francisco Palma Travassos para os jogos da equipe na Copa Paulista 2026. A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Wesley Rios, durante entrevista concedida ao Canal WSports Oficial e à rádio Jovem Pan News FM 107,5.

Segundo o dirigente, a decisão foi tomada para concentrar os torcedores em um único espaço do estádio, criando um ambiente de maior pressão e incentivo ao elenco dentro de campo.

“Vamos utilizar somente o setor de arquibancadas cobertas nos jogos da Copa Paulista. Vamos concentrar nossa torcida em um só lugar para que o apoio do torcedor chegue dentro do campo para os nossos jogadores”, afirmou Wesley.

A medida também leva em consideração o atual cenário de público nos jogos do Leão do Norte. Com capacidade elevada, o Palma Travassos tem registrado presença reduzida de torcedores nas últimas temporadas, o que motivou o clube a otimizar a ocupação do estádio durante a competição estadual.

Apesar disso, a diretoria comercialina não descarta a reabertura das arquibancadas descobertas ao longo do torneio. De acordo com Wesley Rios, caso o Comercial avance para as fases decisivas da competição e a procura por ingressos aumente, outros setores do estádio poderão voltar a receber público.

A Copa Paulista 2026 tem início previsto para o dia 18 de julho, e o Comercial já conhece a tabela de jogos da primeira fase da competição.

Jogos do Leão na Copa Paulista

  • 17/07 Comercial x Noroeste
  • 26/07 XV de Piracicaba x Comercial — 16h — Piracicaba
  • 31/07 Comercial x União São jJoão –
  • 09/08 União São João x Comercial
  • 19/08 Comercial x Xv Piracicaba – Quarta feira dia 19/08 as 20hrs (evento no estadio dia 16/08)
  • 22/08 Noroeste x Comercial

Mega Sena vai sortear R$ 300 milhões no próximo domingo

Os apostadores da Mega-Sena têm até as 22h (horário de Brasília) deste sábado (23) para fazer suas apostas no concurso 3.010, especial da Mega 30 anos. As seis dezenas serão sorteadas às 11h (horário de Brasília), de domingo (24), no Espaço da Sorte, em São Paulo.

Caso não haja ganhadores na faixa principal, com acerto de seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores das cinco dezenas e assim por diante, conforme as regras da modalidade.

Como o concurso é especial, o prêmio estimado em R$ 300 milhões não acumula. 

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Apostas

Apostas podem ser feitas até as 22h (horário de Brasília) de sábado (23) nas lotéricas de todo o país e pela internet, pelo portal Loterias Caixa, pelo aplicativo Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas Android e iOS, e pelo Internet Banking Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Ribeirão Preto oferece 342 vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional

O Centro de Qualificação Social e Profissional de Ribeirão Preto, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, abre na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, as inscrições para 342 vagas em 18 cursos gratuitos de capacitação profissional. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de qualificação, geração de renda e inserção no mercado de trabalho para a população.

As aulas serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde, na sede do Centro de Qualificação, localizada na Avenida Dom Pedro I, nº 45, no bairro Ipiranga. As inscrições seguem até o final da próxima semana, dia 29 de maio e devem ser feitas, preferencialmente, de forma on-line, pelo site https://ribeiraodigital.com.br . Também haverá atendimento presencial no local durante o período de inscrição.

Entre os destaques desta edição está o curso inédito de “bolos, salgados e doces”, além de opções nas áreas de gastronomia, beleza, informática e artesanato. Estão disponíveis os cursos de artesanato em materiais recicláveis, automaquiagem, barbearia, bolos, salgados e doces, corte e escova, culinária regional, depilação, design de sobrancelha, estética corporal, estética facial, excel, higiene na manipulação de alimentos, informática básica, macramê, manicure/pedicure, padaria criativa, petiscos e conservas e usando o celular 60+.

Podem participar pessoas alfabetizadas, com 16 anos ou mais, residentes em Ribeirão Preto. Os cursos possuem carga horária de 40 horas, com aulas duas vezes por semana. A exceção é o curso “bolos, salgados e doces”, que terá duração de 20 horas e encontros semanais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 98161-6785.