O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo resgatou mais de 1,1 mil pessoas durante o período de férias nas praias do litoral paulista. Os dados fazem parte do balanço da Operação Verão Integrada, ação inédita do Governo de São Paulo que reúne diferentes órgãos para reforçar a segurança, a saúde, a mobilidade e a proteção ambiental durante a alta temporada, marcada pelo aumento expressivo de turistas.
Desde 1º de dezembro, foram 1.184 pessoas salvas em situações de risco no mar, além do atendimento a 688 ocorrências nas praias paulistas. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, participou de pelo menos 20 salvamentos. Até o dia 4 de janeiro, as equipes realizaram cerca de 419 mil ações preventivas, com orientações e intervenções diretas para evitar acidentes em áreas consideradas perigosas.
A Operação Praia Segura segue em andamento até 31 de março, com mais de 500 guarda-vidas temporários e o efetivo do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) atuando ao longo do litoral. Segundo a capitão Karoline Burunsizian, o reforço é fundamental especialmente no período de festas de fim e começo de ano, quando há grande concentração de banhistas. De acordo com ela, a ampliação do efetivo tem contribuído diretamente para a redução do número de vítimas durante a alta temporada.
Somente nos três primeiros dias dos ano em 2026, 10 pessoas morreram afogadas.






