O financiamento de veículos no Brasil começou o ano em alta e registrou o melhor resultado para um mês de janeiro desde 2008. De acordo com levantamento da B3, por meio da Trillia, sua nova linha de negócios de dados, foram financiadas 616 mil unidades em janeiro, considerando automóveis leves, motos e veículos pesados. O volume representa crescimento de 9,2% na comparação com o mesmo período de 2025, reforçando o aquecimento do mercado automotivo brasileiro no início de 2026.
Os veículos seminovos lideraram as operações de crédito, com 412 mil unidades financiadas, alta de 8,8% em relação a janeiro do ano passado. Já os modelos zero quilômetro somaram 204 mil financiamentos, avanço de 10,1% na mesma base de comparação. No recorte por categoria, o financiamento de automóveis leves cresceu 8,7%, enquanto as motos apresentaram forte expansão de 21,9%. Em contrapartida, o segmento de veículos pesados registrou retração de 3,2%, impactado pela queda de 25,1% nos modelos novos, apesar do aumento de 10,9% nos usados.
Em relação aos preços, o mercado mostrou estabilidade tanto para veículos novos quanto usados na comparação com dezembro de 2025. Os usados tiveram leve recuo médio de 0,30%, mesmo percentual de queda observado entre os modelos novos. Segundo a B3, a desaceleração na redução dos preços dos veículos zero quilômetro indica um início de ano mais equilibrado para o setor, sinalizando maior estabilidade nas vendas financiadas e nas condições de mercado.






