A meia Gabi Zanotti, do Corinthians, e a atacante Marta, do Orlando Pride (EUA), estão entre as finalistas do prêmio Rainha da América deste ano, concedido pelo jornal uruguaio El País à melhor jogadora em atividade no continente. A terceira concorrente é a jovem atacante paraguaia Cláudia Martínez, do Olímpia. A eleição reúne votos de jornalistas de toda a América, e o resultado será divulgado no dia 31 de dezembro.
Atual vencedora do prêmio, Gabi Zanotti teve temporada de destaque pelo Corinthians em 2025. Aos 40 anos, foi a artilheira da equipe, com 19 gols, seis deles na campanha do hexacampeonato da Libertadores, além de liderar a conquista do sétimo título brasileiro do clube. Já Marta brilhou com a seleção brasileira ao conquistar a Copa América, no Equador, marcando dois gols na final contra a Colômbia e sendo eleita a melhor jogadora do torneio. A camisa 10 também figurou entre as indicadas à Bola de Ouro da revista France Football.
Com apenas 17 anos, Cláudia Martínez desponta como a grande revelação do futebol feminino sul-americano em 2025. Destaque do Paraguai nos títulos do Sul-Americano sub-17 e da Supercopa nacional pelo Olímpia, ela também foi artilheira da Copa América, dividindo o posto com a brasileira Amanda Gutierrez. Criado em 2021, o prêmio Rainha da América teve domínio brasileiro em três das quatro edições anteriores, reforçando o protagonismo do país no futebol feminino do continente.






